Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Valores devolvidos pela OBDII

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Valores devolvidos pela OBDII

    Boas,

    Mais ou menos à duas semanas mandei vir um leitor bluetooth OBDII da china para um projeto que vou fazer com um raspberry pi, e como o meu quadrante tem os motores dos ponteiros (rotaçoes e velocidade) avariados resolvi usar o leitor juntamente com uma aplicação android para ter essas informaçoes essenciais enquanto nao arranjo o quadrante.
    Ao fim de testes e brincadeiras com o novo brinquedo fui ver se os valores lidos com o leitor eram (no minimo) identicos aos lidos pelo computador de bordo principalmente o consumo instantaneo visto que para ver a media teria que andar sempre com a aplicação ligada, juntamente com o leitor, para ter uma média 'certa' e honestamente so utilizo a aplicação para percursos com AE ou que eu saiba que tem radares.
    Para meu espanto, são completamente diferentes, enquanto muitas vezes o consumo instantaneo no CB me mostrava 6~7L/100KM a aplicação dizia me 3~4L/100KM, esperava valores diferentes mas nao assim tanto. Alguem me consegues explicar o porque desta diferença se tanto o CB como o leitor OBD estao a ler o valores da centralina?

    Cumprimentos,
    null

    #2
    deve haver um problema qq de calibragem do leitor OBDII...

    mas também não me espanta.. já uma vez liguei um, dos melhores até, a um carro com 5 cilindros e o gajo detetou SEIS cilindros.. wtf???

    Comentário


      #3
      Eu consigo calibrar ou é algo do aparelho em si?

      Comentário


        #4
        sim os valores via OBD são aproximados e não totalmente exactos, tem aquilo que se chama margem de erro, ai não há nada a fazer, uses o que usares no que toca a OBD2, até mesmo o quadrante não é totalmente exacto, mas a margem de erro é muito menor...

        seja como for pensa mas é em mandar arranjar o quadrante ou trocar por um usado, para ficares com isso a 100%...

        Comentário


          #5
          Eu tenho um OBD2 e sei a pressão do turbo é quase igual á que tenho, erra por muito pouco, temperatura de agua velocidade e rotações também, quanto a consumos nunca usei

          Comentário


            #6
            Sim o quadrante ja estou a tratar disso... Pois a questao é que como é que ele consegue obter valores 'certos' como as rotações e a valocidade mas nao o consumo ints. de combustivel... a pressao do turbo por acaso nao sei se consigo ver, a apicaçao que uso nao tem um dashboard com isso

            Comentário


              #7
              Boa tarde,
              A explicação será o software usado no quadrante. Isto é, para os valores de velocidade e rotações provavelmente não existe grande transformação a ser feita ao valores lidos da centralina. No que respeita ao consumo, provavelmente, o software do quadrante estará a aplicar uma forma de cálculo (mais ou menos complexa) para converter os valores da centralina no consumo real.
              Para completar, se conseguires construir uma tabela com valores da centralina vs valores do CB poderás usar cálculo matemático para obter uma fórmula aproximada (reverse engeneering).
              Editado pela última vez por edgar24969; 16 October 2018, 13:04.

              Comentário


                #8
                Valores lidos directamente dos sensores são correctos, com leitor OBD ou não (temperaturas, pressões, velocidades)
                Valores obtidos através de cálculos (consumo instantâneo) não serão exactos.

                Eu também tenho um leitor OBD que uso no carro com o Torque Pro na altura para fazer umas medições ao nível do circuito de refrigeração e o que constatei é que, para além de haverem carros mais ou menos compatíveis, há muitas funções que necessitam de ser calibradas/aproximadas para obteres valores que fazem sentido. Existe um fórum do Torque onde tens muitos addons e tópicos sobre tudo e mais alguma coisa.

                Comentário


                  #9
                  Edgar, a ideia do reverse engeneering parece engraçada, quando tiver umas horas livres vou me entreter com isso eheh.

                  CHB, pois o torque pro tem essa vantagem, a free que eu estou a utilizar acho que nao permite muitos mods vou ver se consigo obter alguma coisa com o RE e talvez escreva algum codigo com isto e a partir dai talvez consiga fazer um dashboard decente

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X