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Carregamentos elétricos: Já há preços da GalpElectric

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    Carregamentos elétricos: Já há preços da GalpElectric

    Carregamentos elétricos: Já há preços da GalpElectric


    No dia 01 de novembro de 2018 inicia-se o pagamento dos carregamentos de veículos elétricos efetuados nos Postos de Carregamento Rápido (PCR).
    Após essa data, para utilizar os PCR, os utilizadores deverão ter um cartão de acesso à rede de mobilidade elétrica emitido por um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) atualmente existentes.
    Conheça quais os valores que serão praticados pela GalpElectric.

    De acordo com a informação publicada no site MOBI.E, serão quatro as empresas que irão apresentar propostas:
    • EDP Comercial
    • GALP Power
    • PRIO.E
    • GRCAPP

    O cartão emitido por qualquer um destes CEME dará acesso a todos os PCR da rede MOBI.E, independentemente do Operador do Posto de Carregamento (OPC). Estes cartões darão, igualmente, acesso a todos os postos de carregamento normal (PCN) da rede MOBI.E, apesar da sua utilização continuar a ser gratuita.
    Para a utilização dos PCR, os utilizadores irão pagar os valores definidos no contrato que estabelecerem com o CEME, o qual tem total autonomia para definir a sua proposta.
    Considerando a legislação, de uma forma genérica, o custo que o CEME irá cobrar engloba três componentes:
    • Serviço do CEME, o qual inclui o custo da energia (energia e tarifas de acesso às redes de energia)
    • Serviço de operação do posto de carregamento definida para cada posto pelo respetivo OPC, cujos valores para os PCR existentes pode ser consultado na tabela em baixo
    • Tarifa de Entidade Gestora, que será 0€ nesta fase

    Afinal qual o custo de carregamento?

    O custo de um carregamento será igual ao valor que o seu CEME lhe cobra pelo serviço (que inclui a energia), mais o valor do serviço de operação do respetivo posto.
    Preço do Serviço de Operação do Posto de Carregamento (OPC)


    GALP já anunciou os valores

    A GalpElectric anunciou hoje os tarifários que irá praticar. A tabela pode ser obtida aqui. A empresa oferece um desconto de 20% para quem aderir ao cartão GalpEletric até 31 de dezembro de 2018. Em termos de energia, os valores apresentados dependem do ciclo horário e também do tipo de tarifa. Segundo a tabela, os valores situam-se entre os 0,1575 €/KWh e 0,2377 €/KWh.

    Não esquecer que o custo de um carregamento será igual ao valor do comercializador de energia, mais o valor do serviço de operação do respetivo posto.

    fonte:
    https://pplware.sapo.pt/motores/carregamentos-eletricos-ja-ha-precos-da-galpelectric/

    #2
    Interessante, vão vender o kWh mais caro que o que pagamos em casa... realmente não há almoços grátis, e até os eléctricos vão levar por tabela. Vamos ver até quando compensa "ajudar o ambiente", que também não deixa de ser uma falsa questão com tudo o que está por detrás dos carros eléctricos.

    Comentário


      #3
      Na galp com o preço mais caro para carregar 40kw gastamos 9,5 euros (40*0.2377).

      Se tivermos em conta que conseguimos em média (Leaf 2) fazer 250 km com 40kw fica a 3,8 euros por 100 km, isto contas de merceeiro..

      E isto? O que acham do preço?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
        Na galp com o preço mais caro para carregar 40kw gastamos 9,5 euros (40*0.2377).

        Se tivermos em conta que conseguimos em média (Leaf 2) fazer 250 km com 40kw fica a 3,8 euros por 100 km, isto contas de merceeiro..

        E isto? O que acham do preço?
        A esse preço falta a taxa de activação do posto + iva e em abril 2019 acaba os 20% de promoção

        Esses preços são uma campanha para angariar clientes na electricidade em casa, o preço final deve rondar sem promoções vai-se mandar-se para os 0,34€ (em casa)

        Valores para 25.000km num ano.

        Não esquecer que o consumo de um Leaf 40 são 20.6 kWh/100 km segundo mediçoes WLTP

        Editado pela última vez por M207; 16 October 2018, 15:48.

        Comentário


          #5
          O pessoal da Uber que acampanhava em postos de carregamento, nao deve estar nada feliz

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por M207 Ver Post
            A esse preço falta a taxa de activação do posto + iva e em abril 2019 acaba os 20% de promoção

            Esses preços são uma campanha para angariar clientes na electricidade em casa, o preço final deve rondar sem promoções vai-se mandar-se para os 0,34€ (em casa)

            Valores para 25.000km num ano.

            Não esquecer que o consumo de um Leaf 40 são 20.6 kWh/100 km segundo mediçoes WLTP
            Não tenho experiencia com o novo Leaf, mas o de 30kwh só gastava este valor em AE a velocidades de 120kmh, nem todos fazem estas medias no casa/trabalho diário.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
              Não tenho experiencia com o novo Leaf, mas o de 30kwh só gastava este valor em AE a velocidades de 120kmh, nem todos fazem estas medias no casa/trabalho diário.
              No geral tenho media de 4l/100km em casa-trabalho-casa (na poupança/a pastar) mas ao fim de semana a media aumenta para os 4,5L, no entanto fiz as contas a 5L, vai haver casos em que as medias serão de 6, 7, 8, 9 ou 10L.

              O mesmo nos VE, vejo gente a dizer que faz 13kwh/100km no urbano, mas em AE não desce de um consumo de 20khw a 120kmh.

              O Leaf não é a ultima coca-cola no deserto, pois dar 35.000€ por um carro que é poupado no ambiente citadino e 250km de autonomia e depois gasta tanto como um Diesel em AE acrescendo os 30minutos de espera não é carro para todos.

              Os censos 2011 indicam que em media um português faz/fazia 80km por dia, isso num Leaf 40 indica carregar o carro a cada 3 dias (tipo os GPL)
              Editado pela última vez por M207; 16 October 2018, 16:32.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por M207 Ver Post
                Os censos 2011 indicam que em media um português faz/fazia 80km por dia, isso num Leaf 40 indica carregar o carro a cada 3 dias (tipo os GPL)
                Como assim? VE é para ligar à tomada todas as noites como um telemóvel...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                  Na galp com o preço mais caro para carregar 40kw gastamos 9,5 euros (40*0.2377).

                  Se tivermos em conta que conseguimos em média (Leaf 2) fazer 250 km com 40kw fica a 3,8 euros por 100 km, isto contas de merceeiro..

                  E isto? O que acham do preço?
                  Acho que faço 100km com 80 cêntimos em cidade em duas rodas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                    Acho que faço 100km com 80 cêntimos em cidade em duas rodas
                    Ah e tal, mas não fazes Porto Algarve sem parar para abastecer (não faço ideia se fazes on não, mas é o que se costuma ler por aqui...)

                    Comentário


                      #11
                      Serei o único a achar que no final vai ficar igual ao GPL!??

                      É que para carregar uma bateria de 100kw são 20€ com autonomia para 400km, ou seja para percorrer 800km são 40€...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                        Interessante, vão vender o kWh mais caro que o que pagamos em casa... realmente não há almoços grátis, e até os eléctricos vão levar por tabela. Vamos ver até quando compensa "ajudar o ambiente", que também não deixa de ser uma falsa questão com tudo o que está por detrás dos carros eléctricos.
                        Isso é o mesmo que dizer que a comida no restaurante é mais cara do que se comermos em casa...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                          Serei o único a achar que no final vai ficar igual ao GPL!??

                          É que para carregar uma bateria de 100kw são 20€ com autonomia para 400km, ou seja para percorrer 800km são 40€...
                          Que exagero, um leaf de 40 custa cerca de 7€ a carregar e poderá varias consoante o posto. Se fizeres uma média de 250kms, consumo de 16kwh/100kms, dá cerca de 2,80€/100kms. Perfeitamente razoável para um abastecimento fora de casa.

                          Comentário


                            #14
                            Digamos que o preço de andar num Leaf, e pagando no post do user Scutar, fica +/- ao mesmo preço de um AX 1.4D , Saxo 1.5D a gastarem 3.5L nas nacionais lá pelos anos de 2000, 2001 hehe...gasoil a € 0.65 talvez.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                              O pessoal da Uber que acampanhava em postos de carregamento, nao deve estar nada feliz
                              what? havia malta da uber que eram acompanhantes em postos de carregamento?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                Serei o único a achar que no final vai ficar igual ao GPL!??

                                É que para carregar uma bateria de 100kw são 20€ com autonomia para 400km, ou seja para percorrer 800km são 40€...
                                Mesmo que seja esse valor, isto mais reforça algo que ja se fala a muito: um EV é para abastecer em casa, e é ai que fazem sentido. Mais ainda quando se pode investir em produçao de energia.

                                Os postos de carregamento, eram usados ate agora, muitas vezes de forma exclusiva de carregamento, porque eram gratis, o fundamento dos mesmos, deve ser para usar em caso de necessidade, nao como forma habitual de carregamento.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                  what? havia malta da uber que eram acompanhantes em postos de carregamento?


                                  Queria dizer ''acampava''. Acompanhantes devem transportar muitas de facto

                                  Comentário


                                    #18
                                    Até que enfim se acaba a mama!

                                    Comentário


                                      #19
                                      la se foi a vantagem dos elétricos, um carro a GPL fica bem mais barato por km, isto claro tendo em conta o preço de aquisição do veiculo
                                      Quando os preços dos elétricos for semelhante a um de combustão ai sim terá vantagem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                        Mesmo que seja esse valor, isto mais reforça algo que ja se fala a muito: um EV é para abastecer em casa, e é ai que fazem sentido. Mais ainda quando se pode investir em produçao de energia.

                                        Os postos de carregamento, eram usados ate agora, muitas vezes de forma exclusiva de carregamento, porque eram gratis, o fundamento dos mesmos, deve ser para usar em caso de necessidade, nao como forma habitual de carregamento.
                                        Então vai compensar para aqueles que tem varias casas espalhadas pelo pais, pois o normal é ter mesmo que carregar ao meio das viagens.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                          Então vai compensar para aqueles que tem varias casas espalhadas pelo pais, pois o normal é ter mesmo que carregar ao meio das viagens.
                                          Estas a assumir que a maioria das pessoas fazem mais de 200km diarios em AE? Isso esta longe de ser uma utilizaçao habitual de um carro em Portugal.

                                          A grande utilizaçao de veiculos, sera em media de 40km diarios em percursos pendulares (casa-trabalho-trabalho-casa, por exemplo), logo ter de carregar a meio de uma viagem que muitos, fazem meia duzia por ano, nao é grande drama.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                            Estas a assumir que a maioria das pessoas fazem mais de 200km diarios em AE? Isso esta longe de ser uma utilizaçao habitual de um carro em Portugal.

                                            A grande utilizaçao de veiculos, sera em media de 40km diarios em percursos pendulares (casa-trabalho-trabalho-casa, por exemplo), logo ter de carregar a meio de uma viagem que muitos, fazem meia duzia por ano, nao é grande drama.
                                            Também não podes assumir que todas as outras podem carregar as viaturas em casa.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              Até que enfim se acaba a mama!
                                              Os postos que passam a ser pagos em Novembro são apenas os PCR (Postos de Carregamento Rápido).

                                              Os
                                              PCN (Postos de Carregamento Normal) por agora continuam grátis.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Deixo um comparativo (Mobiletric, KLC, Prio e Galp) apresentado pela UVE (Associação Utilizadores de Veículos Eléctricos):



                                                Editado pela última vez por Accord7; 16 October 2018, 19:01.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  Até que enfim se acaba a mama!
                                                  Então e os de GPL que têm combustivel barato tambem é mama ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não é com isto que vão incentivar o uso de eletricos..
                                                    Quando dermos por ela vai ficar mais caro andar de electrico do que de diesel... Quando a esmola é muita... Quando o mercado electrico tiver em força vamos pagar forte.. Não há mesmo almoços grátis.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                      Não é com isto que vão incentivar o uso de eletricos..
                                                      Quando dermos por ela vai ficar mais caro andar de electrico do que de diesel... Quando a esmola é muita... Quando o mercado electrico tiver em força vamos pagar forte.. Não há mesmo almoços grátis.
                                                      Se carregares em casa fica sempre mais barato. Com tarifa bi-horária carregas um leaf 40 com 4€ que dão para 250kms = 1,60€ / 100kms

                                                      Se tiveres produção eólica ou fotovoltaica, tendo o carro a carregar consegues armazenar energia que de outra forma não conseguirias.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                        Não é com isto que vão incentivar o uso de eletricos..
                                                        Quando dermos por ela vai ficar mais caro andar de electrico do que de diesel... Quando a esmola é muita... Quando o mercado electrico tiver em força vamos pagar forte.. Não há mesmo almoços grátis.
                                                        Achas mesmo? Então já ninguém carrega em casa? ACho muito bem que se pague o serviço de carregamento, pois prefiro ter que pagar e ter do que ser de borla e não ter.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                          Não é com isto que vão incentivar o uso de eletricos..
                                                          Quando dermos por ela vai ficar mais caro andar de electrico do que de diesel... Quando a esmola é muita... Quando o mercado electrico tiver em força vamos pagar forte.. Não há mesmo almoços grátis.
                                                          Nem em combustivel, nem em impostos ou manuntençao, um EV sera mais caro que um Diesel.

                                                          Para alem disso, quem tem um EV, presumo que tenha casa com possibilidade para carregar, logo, este é um nao assunto. So em caso de viagem ou aperto, é que usa os carregamentos publicos, de resto, em casa, a poupança é enorme.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Então e os de GPL que têm combustivel barato tambem é mama ?
                                                            Quem mama bem é o estado a conta do imposto sobre combustivel.

                                                            Comentário

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