Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio II 1.4 98cv de 2005 - Vale a Pena?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Clio II 1.4 98cv de 2005 - Vale a Pena?

    VIvam,

    Ando numa intifada para comprar um carrito e não está fácil. A maioria dos anúncio aqui pela zona, com valores abaixo dos 3000 euros, são chaços sem qualquer interesse. Quando aparece um carro de interesse (Honda, Toyota ou afim), por um preço razoável, são logo 100 cães a um osso e em poucos minutos fica vendido.

    No entretanto, surgiu-me um potencial negócio com algum interesse. Um Clio II 1.4 98cv de 2005 com AC. Tem cerca de 136.000 kms. O dono vende-o por 2300 euros.

    O Clio parece estar bom excepto um risco numa das portas e o facto do banco do condutor ter um rasgão. A correia de distribuição e a bomba de água também parece que nunca foram mudadas, pelo que é uma despesa a contar. De resto foi revisto há cerca de 2 meses, com mudança do óleo e dos filtros.

    As minhas expectativas de andamento são de cerca de 3000 kms por ano. Pouco mais de metade em Vias Rápidas.

    Este Clio será um negócio que pode interessar, tendo em conta o motor que é, os kms que tem e o preço pedido (2300 euros)?
    Editado pela última vez por goncalves72; 28 October 2018, 18:39.

    #2
    por esse preço, melhor impossível, quanto á distribuição não é nenhuma fortuna nesse carro, portanto avança sem medos...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
      por esse preço, melhor impossível, quanto á distribuição não é nenhuma fortuna nesse carro, portanto avança sem medos...
      O preço está bom mesmo considerando o risco na porta (nota-se um bocado e vai à chapa, pelo que pode enferrujar se não for tratado), o rasgão no banco do condutor (é grande e tem de ser reparado) e a despesa associada à mudança das correias e da bomba de água?

      Comentário


        #4
        Parece-me um bom preço e um bom motor eu avançava

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por goncalves72 Ver Post
          O preço está bom mesmo considerando o risco na porta (nota-se um bocado e vai à chapa, pelo que pode enferrujar se não for tratado), o rasgão no banco do condutor (é grande e tem de ser reparado) e a despesa associada à mudança das correias e da bomba de água?
          O preço parece bom. O risco só vendo, mas riscos em carros usados não me afastam de um potencial bom negócio. Já o rasgão no banco do condutor terás que contar com a sua reparação. O que mais me incomodaria é o facto de o carro ter 13 anos e nunca ter mudado a distribuição (já o deveria ter feito por 2 vezes, uma vez que a manutenção aconselhada pela Renault diz que essa operação deve ser feita de 5 em 5 anos ou 120.000kms - o que ocorrer primeiro) o que revela desleixo do(s) anterior(es) proprietário(s) do veículo. Se não fez essa manutenção outras questões que possam ter surgido podem ter sido igualmente ignoradas ou adiadas. Se o carro estiver mesmo bom e apenas com os problemas que relatas consegues arranjá-lo e ainda ficar a um preço justo.

          Mas atenção, há que verificar se o carro não tem outros problemas para além daqueles que referes. Estas séries da Renault tinham vários problemas crónicos sendo o das bobines o mais conhecido.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post

            Estas séries da Renault tinham vários problemas crónicos sendo o das bobines o mais conhecido.
            Há alguma maneira prática de se perceber se o Clio está com problemas nas bobines? Ou se tiver esse problema o motor simplesmente não trabalha?

            Comentário


              #7
              Subscrevo o que disse o Paulo Raposo. Mesmo depois do que o carro precisa de fazer, se aparentemente estiver bom e pronto para andar sem chatices a breve prazo, parece um negócio bem interessante. Ainda para mais porque é um motor superior ao básico 1.2 que se vê praí em 95% dos Clios a gasolina.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por goncalves72 Ver Post
                Há alguma maneira prática de se perceber se o Clio está com problemas nas bobines? Ou se tiver esse problema o motor simplesmente não trabalha?
                O motor trabalha mas não tem um funcionamento regular. Ao andar nele notarás que falha, não desenvolve de forma linear. As bobines de ignição de origem são da marca SAGEM e são frágeis. Se necessitarem de ser substituídas não voltes a colocar SAGEM. Opta por umas da VALEO.

                Comentário


                  #9
                  Convivo com um Clio II com o 1.2, e tenho um Megane de 2005 com o motor que falas.

                  A nível mecânico o 1.4 16v não desiludiu até agora (conta com 152 kkm). As bobines ainda são as de origem.

                  No Megane só há pulmão em rotações mais altas (acima das 3750 rpm), até lá é pastelão... No Clio, com o peso mais baixo, irá mexer-se melhor.

                  Quanto à experiência com o Clio, fora ruídos parasitas aguentou bem o desgaste dos anos e dos mais de 190 kkm que já leva.
                  Editado pela última vez por filipeGtturbo; 28 October 2018, 22:13.

                  Comentário


                    #10
                    Ora bem, já dei uma vista de olhos ao Clio.

                    Ao nível exterior tem o tal risco de alto a baixo na porta, mas não é nada medonho, embora tenha de ser reparado.
                    Tem alguns raspanços ligeiros em mais dois ou três sítios, mas não foram até à chapa.
                    O tejadilho já está um tanto baço e provavelmente também precisa de alguma pintura (o carro é preto).
                    Os vidros dos faróis de nevoeiro está partidos e têm de ser trocados.
                    As ópticas dos faróis também estão muito baças e têm de ser trocadas ou polidas.

                    Em termos de interiores, tem o banco do condutor roto e é uma coisa de dimensão considerável e que tem de ser reparado urgentemente pois as molas já estão à vista.
                    Os plásticos também estão algo afectados pelo sol, principalmente o manípulo das mudanças, o volante (para além de ter vários riscos) e a parte vermelha do encaixe dos cintos.

                    A última revisão feita há coisa de dois meses indicou que o carro tinha alguma dificuldade a pegar. Mudaram várias coisas para além do óleo (10w40) e respectivo filtro, nomeadamente um cabo de sensor.

                    Não há registo de mudança de velas, correia de distribuição ou bomba de água. Pelo que na dúvida também serão coisas que têm de ser mudadas.

                    Como particularidade, tem pneus R15, embora no livrete assinale R14. Não sei se isto levantará problemas na IPO, embora o dono me tenha dito que as jantes eram as de origem.
                    Também tem, supostamente, alarme, embora nas especificações não o indiquem, pelo que deduzo que tenha sido coisa Diy, embora o dono não tenha conhecimento.


                    Não tive oportunidade para o test-drive, mas o carro está a andar.
                    Editado pela última vez por goncalves72; 29 October 2018, 13:38.

                    Comentário


                      #11
                      As ópticas podem ser polidas e envernizadas mas os faróis de nevoeiro partidos só trocando.

                      Tens aí uma lista jeitosa de coisas a tratar e realmente fica a ideia de desleixo no ar, nomeadamente com a correia de distribuição. Se ela parte o mais provável é dar cabo do motor.

                      Talvez não fosse mau começar por fazeres uma previsão de quanto terias de gastar para o deixar em condições e confrontar com outras possíveis opções.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por goncalves72 Ver Post
                        Ora bem, já dei uma vista de olhos ao Clio.

                        Ao nível exterior tem o tal risco de alto a baixo na porta, mas não é nada medonho, embora tenha de ser reparado.
                        Tem alguns raspanços ligeiros em mais dois ou três sítios, mas não foram até à chapa.
                        O tejadilho já está um tanto baço e provavelmente também precisa de alguma pintura (o carro é preto).
                        Os vidros dos faróis de nevoeiro está partidos e têm de ser trocados.
                        As ópticas dos faróis também estão muito baças e têm de ser trocadas ou polidas.

                        Em termos de interiores, tem o banco do condutor roto e é uma coisa de dimensão considerável e que tem de ser reparado urgentemente pois as molas já estão à vista.
                        Os plásticos também estão algo afectados pelo sol, principalmente o manípulo das mudanças, o volante (para além de ter vários riscos) e a parte vermelha do encaixe dos cintos.

                        A última revisão feita há coisa de dois meses indicou que o carro tinha alguma dificuldade a pegar. Mudaram várias coisas para além do óleo (10w40) e respectivo filtro, nomeadamente um cabo de sensor.

                        Não há registo de mudança de velas, correia de distribuição ou bomba de água. Pelo que na dúvida também serão coisas que têm de ser mudadas.

                        Como particularidade, tem pneus R15, embora no livrete assinale R14. Não sei se isto levantará problemas na IPO, embora o dono me tenha dito que as jantes eram as de origem.
                        Também tem, supostamente, alarme, embora nas especificações não o indiquem, pelo que deduzo que tenha sido coisa Diy, embora o dono não tenha conhecimento.


                        Não tive oportunidade para o test-drive, mas o carro está a andar.


                        No caso dos pneus, o maior problema estará nas autoridades, porque se quiserem podem autuar, por não estarem averbadas.

                        Mas como referido, o carro aparenta de facto estar a precisar de alguns cuidados e manutenção...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por goncalves72 Ver Post
                          Ora bem, já dei uma vista de olhos ao Clio.

                          Ao nível exterior tem o tal risco de alto a baixo na porta, mas não é nada medonho, embora tenha de ser reparado.
                          Tem alguns raspanços ligeiros em mais dois ou três sítios, mas não foram até à chapa.
                          O tejadilho já está um tanto baço e provavelmente também precisa de alguma pintura (o carro é preto).
                          Os vidros dos faróis de nevoeiro está partidos e têm de ser trocados.
                          As ópticas dos faróis também estão muito baças e têm de ser trocadas ou polidas.

                          Em termos de interiores, tem o banco do condutor roto e é uma coisa de dimensão considerável e que tem de ser reparado urgentemente pois as molas já estão à vista.
                          Os plásticos também estão algo afectados pelo sol, principalmente o manípulo das mudanças, o volante (para além de ter vários riscos) e a parte vermelha do encaixe dos cintos.

                          A última revisão feita há coisa de dois meses indicou que o carro tinha alguma dificuldade a pegar. Mudaram várias coisas para além do óleo (10w40) e respectivo filtro, nomeadamente um cabo de sensor.

                          Não há registo de mudança de velas, correia de distribuição ou bomba de água. Pelo que na dúvida também serão coisas que têm de ser mudadas.

                          Como particularidade, tem pneus R15, embora no livrete assinale R14. Não sei se isto levantará problemas na IPO, embora o dono me tenha dito que as jantes eram as de origem.
                          Também tem, supostamente, alarme, embora nas especificações não o indiquem, pelo que deduzo que tenha sido coisa Diy, embora o dono não tenha conhecimento.


                          Não tive oportunidade para o test-drive, mas o carro está a andar.

                          Pela tua descrição, há aí muita coisa a fazer. O carro aparenta estar longe de uma boa condição pelo que o preço me parece agora, exagerado. E confirma o que disse anteriormente: desleixo do anterior(es) proprietário(s).

                          Essa questão que referes de que o carro tinha alguma dificuldade em pegar, provavelmente estará relacionada com o sensor pmh (point mort haut) ou pms (ponto morto superior). Também há quem lhe chame sensor da cambota. Outro problema crónico destes motores.

                          Quanto às jantes de 15'', se não estão averbadas terás que o fazer (e isso tem um custo) sob pena de não passar na IPO.

                          No final de tudo isso não fizeste o mais importante que era o test-drive. Só assim poderias ter ficado com uma real idéia de como o carro está mecanicamente (motor, cx., travões, suspensão, etc.).
                          Editado pela última vez por PauloRaposo; 29 October 2018, 14:34.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por goncalves72 Ver Post
                            Ora bem, já dei uma vista de olhos ao Clio.

                            Ao nível exterior tem o tal risco de alto a baixo na porta, mas não é nada medonho, embora tenha de ser reparado.
                            Tem alguns raspanços ligeiros em mais dois ou três sítios, mas não foram até à chapa.
                            O tejadilho já está um tanto baço e provavelmente também precisa de alguma pintura (o carro é preto).
                            Os vidros dos faróis de nevoeiro está partidos e têm de ser trocados.
                            As ópticas dos faróis também estão muito baças e têm de ser trocadas ou polidas.

                            Em termos de interiores, tem o banco do condutor roto e é uma coisa de dimensão considerável e que tem de ser reparado urgentemente pois as molas já estão à vista.
                            Os plásticos também estão algo afectados pelo sol, principalmente o manípulo das mudanças, o volante (para além de ter vários riscos) e a parte vermelha do encaixe dos cintos.

                            A última revisão feita há coisa de dois meses indicou que o carro tinha alguma dificuldade a pegar. Mudaram várias coisas para além do óleo (10w40) e respectivo filtro, nomeadamente um cabo de sensor.

                            Não há registo de mudança de velas, correia de distribuição ou bomba de água. Pelo que na dúvida também serão coisas que têm de ser mudadas.

                            Como particularidade, tem pneus R15, embora no livrete assinale R14. Não sei se isto levantará problemas na IPO, embora o dono me tenha dito que as jantes eram as de origem.
                            Também tem, supostamente, alarme, embora nas especificações não o indiquem, pelo que deduzo que tenha sido coisa Diy, embora o dono não tenha conhecimento.


                            Não tive oportunidade para o test-drive, mas o carro está a andar.
                            Faz o test-drive primeiro. Se estiver a andar bem, a pegar bem, sem perder óleo, eu tentava negociar para os 2000 ou perto disso, usando como argumento os danos que tem. Se não estiver bom de mecânica, eu não arriscava. Por esse preço já arranjas, por exemplo, Stilos 1.4 ou 1.6 que também andam bem.

                            Comentário


                              #15
                              Eis umas fotos:

                              IMG_20181029_141003_HDR.jpgIMG_20181029_141003_HDR.jpg

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                As ópticas podem ser polidas e envernizadas mas os faróis de nevoeiro partidos só trocando.

                                Tens aí uma lista jeitosa de coisas a tratar e realmente fica a ideia de desleixo no ar, nomeadamente com a correia de distribuição. Se ela parte o mais provável é dar cabo do motor.

                                Talvez não fosse mau começar por fazeres uma previsão de quanto terias de gastar para o deixar em condições e confrontar com outras possíveis opções.

                                Polir e envernizar não é a melhor opção. Pode resultar no imediato mas voltam a amarelar (o verniz tem tendência em amarelar). Já tive esse problema no Jazz e o que me aconselharam a fazer foi polir e depois colocar uma película. Optei por essa via e fiquei satisfeito com o resultado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais uma:
                                  IMG_20181029_141022_HDR.jpg

                                  Comentário


                                    #18
                                    E a última:

                                    IMG_20181029_141056_HDR.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                      Polir e envernizar não é a melhor opção. Pode resultar no imediato mas voltam a amarelar (o verniz tem tendência em amarelar). Já tive esse problema no Jazz e o que me aconselharam a fazer foi polir e depois colocar uma película. Optei por essa via e fiquei satisfeito com o resultado.
                                      No Accord fiz isso no início do ano, para já está impecável mas foi pouco tempo para tirar conclusões. Antes já tinha polido e em coisa de 1,5-2 anos voltou ao mesmo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                        No Accord fiz isso no início do ano, para já está impecável mas foi pouco tempo para tirar conclusões. Antes já tinha polido e em coisa de 1,5-2 anos voltou ao mesmo.
                                        Os do Jazz foram polidos há quase 2 anos e, até agora, não tenho queixas a reportar. Continuam branquinhos e a luz do Jazz está impecável. Parece da noite para o dia, face ao que estava anteriormente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          @PauloRaposo, vou buscar esta semana um Jazz mkII para a minha irmã e um dos problemas que detetei, foram mesmo as óticas a ficar amareladas.
                                          Eu no Yaris mkI cheguei a fazer o polimento completo por duas vezes e à terceira desisti e comecei a passar massa de polir de vez em quando. Tinha a recomendação para envernizar as óticas por dentro, mas acabei por me ir esquecendo.
                                          Que película colocaste no Jazz?!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tive um carro destes durante vários anos, o qual vendi quando estava perto dos 250.000 km. Apesar de nunca ter ficado apeado, gastei algum dinheiro em manutenção: bobines, coletor de admissão, sensor da cambota, motor dos esguichos dos vidros, elevador de uma janela, transmissão, apoios de motor, fecho da bagageira, rolamentos, etc.

                                            O carro levou-me algum dinheiro, mas também fui muito rigoroso com a manutenção. Aos 250.000 km, uma das poucas coisas que ainda estava original era a embraiagem. De resto, já tinha levado muita coisa.

                                            A correia de distribuição, como já disseram, muda-se de cinco em cinco anos, ou de 120 em 120.000 km. Não é uma coisa assim tão barata como isso, se for feito com material de qualidade.

                                            Os faróis queimados resolve-se com polimento, como fiz no meu. Mas não é uma solução definitiva. Dá para aguentar dois ou três anos.
                                            A pintura da chapa tende a perder o verniz, sim. No meu tive de pintar o tejadilho, o capot e a tampa da bagageira. O carro deveria ter uns 14 anos, nessa altura.

                                            As jantes de 15" têm de estar averbadas, pois eram de série nessa versão. Pneus 185/55R15.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Voltei a ver o carro por mais 20 minutos. Hoje foi difícil ter tempo por causa da quantidade de compromissos, mas como não está longe do trabalho lá foi dando para ir dar uma olhadela...

                                              Só tive tempo para ver o motor durante uns minutos. POr baixo do capot estava um autocolante da Gates com os dados "27/06/12 - 87083 kms". Parece que a correia foi mudada nessa altura. Mas já passaram mais de 6 anos, pelo que terá de ser mudada outra vez. O proprietário não se lembra se a mudou ou não, o que pode aparentar um completo desleixo.

                                              Outra coisa que notei foi que, após uns minutos com o motor a trabalhar, abri o depósito do óleo do motor e notei que saía um pouco de fumo. Não era muito mas parecia vapor. A tampa também parecia ter algo esbranquiçado. Fiquei na dúvida se não seria um indicio de fuga de água no motor. Vejam por favor a foto.

                                              IMG_20181029_172946.jpg

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                Polir e envernizar não é a melhor opção. Pode resultar no imediato mas voltam a amarelar (o verniz tem tendência em amarelar). Já tive esse problema no Jazz e o que me aconselharam a fazer foi polir e depois colocar uma película. Optei por essa via e fiquei satisfeito com o resultado.

                                                Interessante, que película foi?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                  @PauloRaposo, vou buscar esta semana um Jazz mkII para a minha irmã e um dos problemas que detetei, foram mesmo as óticas a ficar amareladas.
                                                  Eu no Yaris mkI cheguei a fazer o polimento completo por duas vezes e à terceira desisti e comecei a passar massa de polir de vez em quando. Tinha a recomendação para envernizar as óticas por dentro, mas acabei por me ir esquecendo.
                                                  Que película colocaste no Jazz?!

                                                  Não sei dizer que tipo de película foi colocada. Isso foi feito por um técnico que faz muito esse trabalho de colocar película em faróis. Apenas te posso dizer que paguei 65€ pelo polimento + colocação da película de protecção nos dois faróis dianteiros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem, isso a GPL é que era. E com esse motor deve ser bem engraçado o Clio.

                                                    Em tempos vi no SV um Clio II 1.6 16v 110cv a GPL

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      Eu tive um carro destes durante vários anos, o qual vendi quando estava perto dos 250.000 km.

                                                      (...)
                                                      Bom relato

                                                      Em 2003 também era para ser cliente de um Clio igual, mas na altura a concessão só tinha o 1.2lt disponível e recusaram arranjar um para eu fazer o test-drive.
                                                      Acabei por comprar o Yaris 1.5 TS e tendo em conta o teu descritivo, fiz a melhor escolha eheheh.

                                                      Tirando a manutenção normal (pneus, pastilhas, discos e amortecedores), o Yaris apenas levou um motor de arranque e um compressor do A/C. O catalizador foi trocado dentro da garantia, no 5º ano

                                                      Vendi-o há meses com 226k km (kit GPL desde os 68k km) neste estado:



                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho um motor igual, a única chatice foram umas bobinas de ignição de origem da sagem que duram 30k ou menos. É mudá-las por bobines da Beru e fica resolvido pra sempre.
                                                        Com 136k kms, a fazer 3k por ano vão ser precisos mais 100 anos pra gastar o carro até ao fim. E se for com gasolina espanhola, sem "incorporação de biocombustível" ainda mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                          Tenho um motor igual, a única chatice foram umas bobinas de ignição de origem da sagem que duram 30k ou menos. É mudá-las por bobines da Beru e fica resolvido pra sempre.
                                                          Com 136k kms, a fazer 3k por ano vão ser precisos mais 100 anos pra gastar o carro até ao fim. E se for com gasolina espanhola, sem "incorporação de biocombustível" ainda mais.

                                                          Não percebi a parte de a gasolina espanhola não ter biocombustivel (etanol)...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Eu tive um carro destes durante vários anos, o qual vendi quando estava perto dos 250.000 km. Apesar de nunca ter ficado apeado, gastei algum dinheiro em manutenção: bobines, coletor de admissão, sensor da cambota, motor dos esguichos dos vidros, elevador de uma janela, transmissão, apoios de motor, fecho da bagageira, rolamentos, etc.

                                                            O carro levou-me algum dinheiro, mas também fui muito rigoroso com a manutenção. Aos 250.000 km, uma das poucas coisas que ainda estava original era a embraiagem. De resto, já tinha levado muita coisa.

                                                            A correia de distribuição, como já disseram, muda-se de cinco em cinco anos, ou de 120 em 120.000 km. Não é uma coisa assim tão barata como isso, se for feito com material de qualidade.

                                                            Os faróis queimados resolve-se com polimento, como fiz no meu. Mas não é uma solução definitiva. Dá para aguentar dois ou três anos.
                                                            A pintura da chapa tende a perder o verniz, sim. No meu tive de pintar o tejadilho, o capot e a tampa da bagageira. O carro deveria ter uns 14 anos, nessa altura.

                                                            As jantes de 15" têm de estar averbadas, pois eram de série nessa versão. Pneus 185/55R15.

                                                            Este relato revela bem como são os Clio II em termos de fiabilidade. Das avarias que o JGTB teve no carro dele assinalei a bold aquelas que são bastante comuns nestes carros. Acrescentaria ainda o problema do ralenti instável, algo que também acontece com alguma regularidade nestes modelos e muito relatado por essa internet fora. Os AC e TA destes carros também deixam muito a desejar (no caso do teto de abrir não aconselho mesmo a compra de um carro com esta opção).

                                                            O que é mais curioso nisto é que embora sejam modelos com um historial de fiabilidade muito desfavorável, geralmente são carros que não nos deixam apeados, como referiu o JGTB. E são também carros com um fiabilidade muito aleatória (há proprietários que dizem nunca ter tido qualquer problema). Têm a seu favor as mecânicas robustas e o facto de existir muito material de substituição para eles. São carros confortáveis com bom comportamento, bom desempenho (sobretudo nos motores de 16v) e consumos decentes. O "calcanhar de Aquiles" é mesmo a parte elétrica/eletrónica, que deixa muito a desejar.
                                                            .
                                                            Editado pela última vez por PauloRaposo; 30 October 2018, 17:52.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X