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Adaptador OBDII bluetooth: o que comprar ?

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    Adaptador OBDII bluetooth: o que comprar ?

    Vivam,

    Tenho dois carros a diesel e pretendo monitorizar uma série de parâmetros do funcionamento do motor, nomeadamente as regenerações do DPF.

    Sei que isso pode ser feito através de apps que se ligam ao carro através de OBDII/Bluetooth.

    Há vários adaptadores chineses baratuchos na net (clones), mas há muitos relatos de fraca fiabilidade e algumas limitações.

    Assim, pergunto-vos: qual o adaptador recomendado, em termos de qualidade, compatibilidade com vários carros e abrangência da totalidade das funções OBDII ?

    #2
    vou seguir este tópico porque tenho o mesmo interesse

    Comentário


      #3
      Tenho um desses baratuchos e até agora sempre me deu as informações que eu queria, e sempre funcionou, nunca teve um comportamente "errático".
      No entanto relativamente á questão das regenerações não te sei dizer ,foi coisa que nunca procurei ver usando o OBDII.

      Comentário


        #4
        nao te fies que consigas ler tudo o que pretendes....

        depende de carro para carro e de adaptador para adaptador (versões dos mesmos tb altera)...

        Comentário


          #5
          A maior parte desses adaptadores baratos usam um clone do microcontrolador ELM327. A versão 1.0 do original não tinha o código protegido, o que levou a muitas cópias, incluindo os bugs da própria versão original. Entretanto a ELM foi corrigindo esses erros e adicionando funcionalidades e a maior parte dos clones continuaram com a versão original (incluindo os erros) mas anunciando que suportavam determinada versão superior, muitas vezes inexistente. A versão 1.5, uma das mais fáceis de encontrar à venda, é o caso típico de quererem indicar funcionalidades superiores, mas por ser uma versão inexistente, não há dúvidas que se trata de um clone. Mais informações em https://en.wikipedia.org/wiki/ELM327

          Na Google Play Store (portanto para Android), existe uma App, a ELM327 Identifier - https://play.google.com/store/apps/d...m327identifier , que verifica o suporte a determinada versão e pode servir para identificar clones.

          Para além disso, para verificar coisas mais específicas no veículo, normalmente implica um hardware proprietário ligado à ficha de diagnóstico, por limitações do próprio ELM. Por exemplo, para os PSA, existe a App FAPlite - https://play.google.com/store/apps/d....fap.c.faplite - e a versão "Full" em https://www.amazon.com/FAP-Citroen-P.../dp/B01LJUI2TA que usa um destes adaptadores ELM. Mas com os ECU da actual geração que suportam UDS - https://en.wikipedia.org/wiki/Unifie...ostic_Services - e cujas respostas são maiores do que o ELM alguma vez vai suportar, nesses casos a App está muito limitada.

          Comentário


            #6
            Excelente informação adicional

            Apenas adiciono um pequeno detalhe sobre o ELM327.... já existe à venda a versão 2.1

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
              Excelente informação adicional

              Apenas adiciono um pequeno detalhe sobre o ELM327.... já existe à venda a versão 2.1
              De acordo com os próprios, 2.2: https://www.elmelectronics.com/products/ics/obd/
              Não que isso faça diferença. A maior parte das Apps não usa comandos para além da versão 1.4.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Vivam,

                Tenho dois carros a diesel e pretendo monitorizar uma série de parâmetros do funcionamento do motor, nomeadamente as regenerações do DPF.

                Sei que isso pode ser feito através de apps que se ligam ao carro através de OBDII/Bluetooth.

                Há vários adaptadores chineses baratuchos na net (clones), mas há muitos relatos de fraca fiabilidade e algumas limitações.

                Assim, pergunto-vos: qual o adaptador recomendado, em termos de qualidade, compatibilidade com vários carros e abrangência da totalidade das funções OBDII ?
                Os de 3€ chegam e sobram. Depois para software android, Torque Free ou o Pro.

                São ambos limitados mas podes ler alguns valores. Máquinas a sério são xxxx€

                Comentário


                  #9
                  é isso mesmo.

                  Qualquer um barato serve, o software faz a diferença.
                  Eu uso o car scanner, o delay na informação é quase nulo, muito melhor que nos outros que experimentei. Para ler parametros em tempo real sem pagar, é isto.

                  Como contra, dá uma breve descrição do código de erro, mas geralmente está errada. é preciso tirar o código e ir à procura.

                  Comentário


                    #10
                    Tenho 2 Elm327 1.5 e sempre trabalharam bem. Tanto o normal como o Slim. Como acima referido, depende igualmente do programa q vai gerir a informação emitida pelo ELM.
                    O custo foi na ordem dos 5 a 8 euros se não estou enganado

                    Comentário

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