Olá, preciso da vossa ajuda, em Abril deste ano comprei um carro usado a um particular.
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Como diz ditado "Quem vende, vende bem e quem compra olhos tem"
Negocio entre privados nao ha garantias mesmo que o mesmo tenha afirmado estar impecável.
Isso agora esta por tua conta, isso de babar consumir oleo é comum ate nos carros novos.
Vai andando com isso e sempre de olho nos oleos e anticogelante sem stress
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Originalmente Colocado por Rools Ver PostComo diz ditado "Quem vende, vende bem e quem compra olhos tem"
Negocio entre privados nao ha garantias mesmo que o mesmo tenha afirmado estar impecável.
Isso agora esta por tua conta, isso de babar consumir oleo é comum ate nos carros novos.
Vai andando com isso e sempre de olho nos oleos e anticogelante sem stress
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Originalmente Colocado por MontanelasTDI Ver PostE provar que o vendedor sabia do defeito e/ou não foi causado após a venda? Boa sorte em provar isso em tribunal.
Como já disseram, quem compra entre particulares corre sempre estes riscos, é preciso sempre ter muita atenção e mesmo assim nunca se está imune a comprar um limão.
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recebi hoje esta informação penso que já nada me vale pois já passaram 8 meses, existe uma proteção divulguem:
Após a recepção do seu pedido de informação e em resposta às suas perguntas, de acordo com a informação que nos prestou vimos por este meio esclarecer o seguinte:
A situação que nos descreve corresponde à celebração de um contrato de compra e venda, de veículo usado, entre dois particulares, aplicando-se o regime do Código Civil (CC), que nos indica o seguinte:
De acordo com o art. 921.º (garantia de bom funcionamento), o vendedor deve garantir o bom funcionamento da coisa vendida e promover a sua reparação ou substituição, nos casos de mau funcionamento, dentro do prazo de 6 meses após a venda, excepto se outra coisa tiver sido acordada entre as partes.
O defeito de funcionamento deve ser denunciado ao vendedor até 30 dias após o conhecimento do mesmo.
O comprador tem direito de exigir do vendedor a reparação ou a substituição do bem, mas esta obrigação não existe, se o vendedor desconhecia sem culpa o vício ou a falta de qualidade de que a coisa padece (art. º914.º CC).
Para tanto, o comprador deve denunciar ao vendedor qualquer defeito que surja no veículo até ao prazo máximo de 30 dias após o seu conhecimento e durante o prazo dos seis meses após a entrega do bem (art. 916.º), caso não o faça, a possibilidade de exigir qualquer direito sobre o vendedor caduca.
A acção de anulação, caduca passados:
- 30 dias sem que o comprador tenha denunciado o defeito,
- e/ou, 6 meses depois da denúncia, sem ter recorrido a tribunal (art. 917.º).
Caso o problema que apresenta, não se resolva, poderá recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, formalizando um processo de reclamação com vista à resolução do litígio em http://www.arbitragemauto.pt/quer-ap...-de-reclamacao
A competência do Centro é nacional, por isso, pode resolver conflitos em qualquer ponto do país.
O processo inicia-se pela reclamação, apresentada no Centro. Este processo desenvolve-se pelas seguintes fases: informação, mediação, conciliação, instrução e a arbitragem.
O procedimento da mediação, conciliação e arbitragem são voluntários.
A informação, a mediação e a conciliação promovida pelo Director do Centro são gratuitas. A abertura do processo de reclamação importa o pagamento de €10.
Na fase de informação, o jurista responsável pelo processo contacta ambas as partes, para lhes prestar esclarecimentos sobre o modo de funcionamento do Centro e sobre a reclamação apresentada.
Posteriormente, caso as partes assim acordem, o processo segue para Mediação, fase em que o mediador auxilia os participantes a encontrar uma solução satisfatória para o problema. Caso a Mediação termine sem acordo, o processo transita para a fase de instrução, com vista à Conciliação e Arbitragem, devendo ambas os litigantes trazer para o processo todos os meios de prova que sustentem a sua posição.
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não estás a divulgar nada que nós não saibamos, no entanto, a lei não prevê qualquer garantia entre privados, nessa situação é o que já falamos atrás no topico, como é que provas que problema x ou y já existia antes de comprares o carro e foi omitido pelo anterior dono na venda, simples não consegues...
nada está isento de ter avarias a qualquer momento , mesmo que leves um mecânico contigo no acto da compra ou mesmo leves a uma oficina para um cheackup, não há milagres...
queres garantia compra a um stand mais caro como é óbvio...
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Já vendi um carro na casa dos 5 dígitos em que a pessoa que o comprou nem sequer entrou dentro dele (!!), e pagou na hora. Zero problemas.
Já comprei um carro em que fiz test-drive antes, vi histórico, fui à oficina fazer um check-up antes de o comprar, etc. etc. e só depois da compra é que descobri que o vendedor me tinha enganado em 2 aspectos, e avancei com queixa na GNR contra ele!
E após vários meses, o processo foi arquivado por esse mesmo motivo: Não foi possível de provar que o vendedor sabia dos 2 defeitos que lhe indiquei.
Pelo que, resumindo o que já foi dito aqui por outros users:
Compras entre particulares = não há garantia.
É por conta e risco de quem compra.
Cumps.
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Originalmente Colocado por Inf3rno Ver PostAproveito o tópico para perguntar se alguém sabe no caso de uma compra de um usado a um particular, quanto custa em termos gerais uma garantia de 1 ou 2 anos comprada por nossa conta.
Obrigado
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Originalmente Colocado por sgtscales Ver PostMas garantia de quê?
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Originalmente Colocado por superveloce Ver PostBoa tarde, quando se deteta uma avaria na semana a seguir, é possível obrigar o vendedor a reparar, ou anular a venda?
A compra foi entre particulares, sendo que foi analisado, feito test drive e não aparentava nada, contudo na semana a seguir já estava avariado.
basicamente, já foste.
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Originalmente Colocado por superveloce Ver PostBoa tarde, quando se deteta uma avaria na semana a seguir, é possível obrigar o vendedor a reparar, ou anular a venda?
A compra foi entre particulares, sendo que foi analisado, feito test drive e não aparentava nada, contudo na semana a seguir já estava avariado.
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