[Mercado] O que sustenta o mercado inflacionado de carros antigos em Portugal?

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Título: O que sustenta o mercado inflacionado de carros antigos em Portugal?

  1. #1
    Piloto de Testes Anualmix's Avatar
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    Por Defeito O que sustenta o mercado inflacionado de carros antigos em Portugal?

    Com o passar dos anos e com uma tendência crescente em 2017/2018 o valor de carros com interesse histórico e outros nem tanto tem atingido valores record. Na vossa opinião o que sustenta este mercado? Como é possível carros que em 2015 se compravam por 15000€ estarem a ser vendidos por 40000-55000€? Muitos pensam que os valores pedidos estão longe do valor de comercialização mas o que tenho visto é o contrário. Existe efetivamente mercado.

    Será que os carros atuais estão menos atrativos? Não creio porque as vendas continuam a crescer.
    Será que os usados permitem formas de financiamento/ pagamento mais facilitadas? Dúvido, aliás até costuma ser mais complicado.
    Será que estamos numa época em que tudo o que é vintage é que está a dar?

    Deixo a questão no ar para ouvir as vossas opiniões.

    Em 2014 existiam EVO 6 por 16500€ e M5 E39 por 15000. Atualmente basta irem ver a um site de usados a que preço estão estes carros.


  2. #2
    Piloto de Testes CoelhoImprudent's Avatar
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    Gaia
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    Por Defeito

    Estamos em Portugal. Não há poupança nem investimento em capital físico que tenha retorno económico-financeiro. O pessoal compra os carros usados a preços completamente pornográficos (em parte por causa dos belíssimos impostos à importação) e pensa que têm ali uma mina de ouro quando na realidade a maioria não vale a ponta de um chaveiro.

    Além disso é necessário analisar modelo a modelo. O E39 atingiu a barreira dos 20 anos, onde os carros topo de gama/desportivos começam a recuperar valor. O problema é que a subida é demasiado acentuada. Agora estão a 30k...

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia MainstreamBias's Avatar
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    Selva
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    Por Defeito

    Falta de concorrência. Estamos num pseudo mercado unico onde na pratica é só de nome, onde se paga um imposto brutal para comprar um carro noutro membroda união. Num verdadeiro mercado unico o preçodos carros, novos ou usados, caia drasticamente

  4. #4
    Piloto de Testes bigturbo's Avatar
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    Por Defeito

    eu vejo praticamente todos os dias o mercado no seu geral(todas as categorias e tipos), seja a nível particular ou stand, quando toca a viaturas clássicas ou de uma determinada gama mesmo que ainda recentes, é a loucura total neste País... e depois por mais incrível disto é que os preços já são um abuso mas há sempre compradores, independentemente do estado em que estejam...

  5. #5
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    Por Defeito

    Ainda ontem fez-me pensar sobre isso... Carros de outros tempos que eram uns autenticos cancros que so davam problemas maioritariamente foram bater a sucata quase ate extinção e os que sobreviveram ate os nossos dias sao umas autenticas relíquias inflacionadas. Depois tem outras viaturas top gama naquela altura que so uma minoria poderia adquirir como sao tao poucos tambem estao com uns preços de altos. Como maioria dos comuns mortais nao tem meios financeiros muitos vao parar ao estrangeiro empobrecendo nossa frota automovel de classicos


  6. #6
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    Por Defeito

    Atenção que preço de anúncio não corresponde ao preço de venda.

    E o mercado não está assim tão bom quanto isso. Tenho intermitentemente desde o início do ano passado (2017!) colocado à venda um descapotável da década de 90, sempre ao nível do melhor preço entre outros anúncios do mesmo modelo à venda, e nem propostas recebo.

    E os outros anúncios também continuam lá desde há um ano, pelo que nem esses tem conseguido vender.

    A minha sensação é que há claramente excesso de viaturas usadas no mercado.

  7. #7
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    Ja agora que descapotável é esse decada 90 é mazda mx5?

  8. #8
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    Por Defeito

    Ate em carros baratos vemos isso.
    Pedirem 2000 euros por utilitários a gasolina de 2003, carregados de kms, quando em 2008 paguei 2500€ pelo meu 106 de 2000 com 80 mil e poucos kms.

    E não me venham com a conversa do quanto vale 2500 euros de 2008 nos dias de hoje, porque os ordenados estagnaram muito nestes últimos 10 anos e as especulações sobre os próximos anos não são as melhores...

  9. #9
    Piloto de Testes CoelhoImprudent's Avatar
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    Por Defeito

    Conheço carros que estão há venda há 4 anos, sem exagerar

    O pessoal diz que dá x mas ninguém se chega à frente.

    O problema é que isto leva a deturpações no mercado e a especulação pura e dura.

  10. #10
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    Por Defeito

    Mas falando modelos mais recentes os carros que sofreram uma hiper inflaçao sao land rover defender, pedem valores absurdos por carros com mais de 200k e com porrada de anos em cima o que nem sempre estao no seu melhor, por isso dou razao isso de especulaçao depois ficam la anos a fio nao vendem, e ainda vem outros que se fiam nos preços praticados como referencia tambem para vender o seu

  11. #11
    Piloto de Rallye Scutar's Avatar
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    Por Defeito

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    Pouca oferta

  12. #12
    Piloto de Troféu marelo's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Anualmix Ver Post
    Com o passar dos anos e com uma tendência crescente em 2017/2018 o valor de carros com interesse histórico e outros nem tanto tem atingido valores record. Na vossa opinião o que sustenta este mercado? Como é possível carros que em 2015 se compravam por 15000€ estarem a ser vendidos por 40000-55000€? Muitos pensam que os valores pedidos estão longe do valor de comercialização mas o que tenho visto é o contrário. Existe efetivamente mercado.

    Será que os carros atuais estão menos atrativos? Não creio porque as vendas continuam a crescer.
    Será que os usados permitem formas de financiamento/ pagamento mais facilitadas? Dúvido, aliás até costuma ser mais complicado.
    Será que estamos numa época em que tudo o que é vintage é que está a dar?

    Deixo a questão no ar para ouvir as vossas opiniões.

    Em 2014 existiam EVO 6 por 16500€ e M5 E39 por 15000. Atualmente basta irem ver a um site de usados a que preço estão estes carros.
    Cada caso é um caso. O principal motivo é o dos impostos absurdos de importação que acabam por sobrevalorizar o que cá existe (e quanto maior a cilindrada pior o problema, como sabemos). Outro motivo é que alguns acham que tem uma mina de ouro e na verdade o carro não vale assim tanto. O que se deve fazer é comparar o preço do carro nacional com o do carro estrangeiro. Em alguns casos o desfasamento é pequeno ou inexistente, noutros é gritante. Se estiver muito desfasado, vai-se lá importar. End of story.

  13. #13
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    Por Defeito

    Há muita especulação no mercado. Ando comprador de um carro clássico (ou velho vá ) e ando em pesquisa há algum tempo. Não são raras as vezes que vejo o mesmo anúncio durante bastante tempo. Há muita gente que ao pesquisar pelo carro X que tem em casa, que encontra alguém a vender o mesmo modelo por Y, que imediatamente põe à venda e assume que aquilo que pede é o correcto porque viu num anúncio o mesmo modelo aquele preço.

    E depois é uma pescadinha de rabo na boca.

    Actualmente é um mercado super inflacionado, em que é preciso muita pesquisa e muita sorte para encontrar alguém a vender os charutos antigos a um preço justo. Curiosamente das duas vezes que estive quase a concluir negócio foi com pessoas que participavam em grupos de entusiastas automóveis e faziam passeios, almoços, etc, e tinham os carros em excelentes condições.

    E depois temos os patos-bravos em larga maioria a tentar fazer o negócio deles por preços absurdos.

  14. #14
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por marelo Ver Post
    Cada caso é um caso. O principal motivo é o dos impostos absurdos de importação que acabam por sobrevalorizar o que cá existe (e quanto maior a cilindrada pior o problema, como sabemos). Outro motivo é que alguns acham que tem uma mina de ouro e na verdade o carro não vale assim tanto. O que se deve fazer é comparar o preço do carro nacional com o do carro estrangeiro. Em alguns casos o desfasamento é pequeno ou inexistente, noutros é gritante. Se estiver muito desfasado, vai-se lá importar. End of story.


    Senão no caso da importação, é que certos carros que estavam ao abrigo do antigo IUC... passam a estar ao abrigo do novo IUC...

  15. #15
    Piloto de Testes MicroMC's Avatar
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    Depois queixam-se que anunciam por 10 mil e recebem propostas de metade do valor.

    Especulação pura e dura, que distorce por completo o valor de mercado dos veículos.

    Mas uma coisa é certa, prefiro pagar um pouco mais e comprar um carro com histórico, bem estimado e bem mantido do que um, igual, a metade do preço, que esteja apenas em razoáveis condições.

    A melhor sensação de todas é ter carros na garagem cujo valor é "Não está à venda!".

    Esse é o ponto rebuçado que todos os aficionados do mundo automóvel deviam procurar. Quero lá saber se para o mercado ou para a seguradora o carro vale 5, 10, 15 ou 20 mil euros. É meu, está óptimo e não está à venda.

  16. #16
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  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Senão no caso da importação, é que certos carros que estavam ao abrigo do antigo IUC... passam a estar ao abrigo do novo IUC...
    exacto , e a carga fiscal imposta para legalizar o carro, neste momento só mesmo alguém com bolsos fundos importa carros antigos, logo se não existisse esse entrave o mercado não andava assim como anda...

  18. #18
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    O mercado de automóveis clássicos tem o seu paralelo no mundo da Arte...

    É tudo uma questão de oferta, procura e necessidade de lavar de dinh€iro.

    Depois existe, ainda, o lado sentimental, mas não é por aí que a coisa sobe.
    marelo gosta disto.

  19. #19
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    A nivel mundial todas as classes de ativas estão caras: imobiliário, acções, obrigações, alternativos e por conseguinte ativos coleccionáveis etc.

  20. #20
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    Quaisquer viatura tem seu valor mínimo atribuído de desvalorização depois bater no fundo so existe um caminho que é subir e depois ja nao desce mais, mantém-se mais menos naquele patamar

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
    exacto , e a carga fiscal imposta para legalizar o carro, neste momento só mesmo alguém com bolsos fundos importa carros antigos, logo se não existisse esse entrave o mercado não andava assim como anda...
    Isso é um exagero, depende dos casos, podes importar um MGB por ex.

  22. #22
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por marelo Ver Post
    Isso é um exagero, depende dos casos, podes importar um MGB por ex.


    Sim, há sempre a possibilidade da isenção de IUC para as viaturas que sejam certificados de "interesse histórico".

  23. #23
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    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
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    Fundamentalmente, 2 causas:

    1) A sensação de que "a crise acabou" fez as pessoas perder novamente o juízo e a noção, pensando que agora está tudo rico para esbanjar dinheiro sem olhar a preços
    2) A ideia instalada de que "tudo o que é antigo tem alto valor"


    Deviam ver "O Preço da História" para aprenderem umas lições!

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Sim, há sempre a possibilidade da isenção de IUC para as viaturas que sejam certificados de "interesse histórico".
    claro só nesses moldes, de resto esquece, por isso é que isto chegou ao que chegou...

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Sim, há sempre a possibilidade da isenção de IUC para as viaturas que sejam certificados de "interesse histórico".
    A isenção de IUC vale o que vale, se o carro levar com a marreta do I.A. e restantes impostos só para ser legalizado.

    E pelo que julgo saber, para que obtenham essas isenções de impostos e seguros mais baixos têm limites reduzidos no número de km anuais que podem percorrer.

  26. #26
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    Por Defeito

    Anteriores a 19 e tal não pagam IUC, penso

  27. #27
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    A isenção de IUC vale o que vale, se o carro levar com a marreta do I.A. e restantes impostos só para ser legalizado.

    E pelo que julgo saber, para que obtenham essas isenções de impostos e seguros mais baixos têm limites reduzidos no número de km anuais que podem percorrer.


    Sim, também.

  28. #28
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    Por Defeito

    Há muitos sonhadores por aí a pedir valores absurdos mas também é verdade que os preços efectivos têm de facto subido.

    Razões há muitas:

    1. Fim da crise, pelo menos a nível psicológico.
    2. Taxas de juro irrisórias levam as pessoas a pensar nos clássicos como uma alternativa para "estacionar dinheiro". Podem não ganhar muito, mas no banco também não ganhariam e assim sempre se entretêm.
    3. Cada vez maior número de eventos e clubes dedicados a carros antigos/clássicos/desportivos leva as pessoas a querer ter um para poderem participar (factor moda).
    4. Maior procura de carros dos anos 80 e 90 devido a serem os ídolos da juventude de muita gente que está agora nos 30s/40s e começa a ter dinheiro para brinquedos (i.e. maior procura).
    5. Carros modernos que não apelam aos entusiastas. Carros interessantes e acessíveis em PT só mesmo o MX-5 1.5, de resto é tudo ou desinteressante ou demasiado caro. Por isso mais vale ir para usados, o que faz o preço dos mesmos subir (i.e. maior procura).
    6. Cada vez maior facilidade de vender para fora do país, o que obriga à equiparação de preços, ainda que o nível de vida Português seja inferior ao de muitos outros sítios.
    7. Juntar ao ponto 6 a inviabilidade de importar viaturas do estrangeiro, o que leva a que existam cada vez menos exemplares no mercado nacional (i.e. menor oferta).

    Estas são só algumas razões, certamente existem muitas mais.
    Última edição por MSchumacher : 13-11-18 às 22:35:24
    Atadinho e MicroMC gostam disto.

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