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Sabia que o gasóleo contém óleo de palma? Não sabia, mas paga mais por menos qualidad

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    Sabia que o gasóleo contém óleo de palma? Não sabia, mas paga mais por menos qualidad

    Sabia que o gasóleo contém óleo de palma? Não sabia, mas paga mais por menos qualidade

    https://pplware.sapo.pt/informacao/s...nos-qualidade/

    Grande parte das pessoas no velho continente não faz a mínima ideia que abastece o depósito do seu veículo a gasóleo com óleo de palma adicionado. No entanto, quando têm conhecimento, as pessoas têm uma posição determinada.
    #NotInMyTank – 7 em cada 10 europeus são contra a queima de óleo de palma nos seus carros, mas a maioria não sabe que este biodiesel é o mais popular na União Europeia. Sabia deste facto?

    Os automóveis têm hoje tecnologia capaz de “queimar” um grande leque de combustíveis, para produzir a força motriz. Gasolina, gasóleo, gás e outros produtos são usados para fabricar um combustível que seja eficaz mas, sobretudo, barato e lucrativo.
    Há já associações ambientalistas a lutar contra a utilização de biodiesel à base de óleo de palma no gasóleo dos postos de abastecimento, que em Portugal este ano atingiu 7,632 metros cúbicos.
    Um inquérito europeu que envolveu 4 500 cidadãos em nove países, realizado pela consultora de mercado Ipsos, concluiu que 82% dos inquiridos não estavam conscientes do facto de que o gasóleo contém biodiesel à base de óleo de palma.
    23 ativistas da Greenpeace em protesto contra a utilização do óleo de palma nos combustíveis

    Já conhecem a campanha #NotInMyTank?

    Os portugueses, tal como os cidadãos europeus na sua generalidade, desconhecem a realidade desta mistura entre gasóleo e óleo de palma que está a ser incorporado na bomba de combustível. Nesse sentido os portugueses querem-se juntar à campanha #NotInMyTank, onde já estão cerca de 10 ONGs, para dizerem que não querem esta mistura nos seus motores.
    A campanha tem como mote “No meu depósito não #notlnMyTank”, e será lançada na passada quarta-feira em Bruxelas.
    Quando falamos de óleo de palma, a primeira coisa em que a pessoa pensa é no setor dos alimentos, que nos últimos anos se tornou um alvo fácil no debate ambiental. Contudo, poucas pessoas sabem que a maior parte deste “petróleo”, pelo menos na Europa, não acaba nos aperitivos ou biscoitos, mas nos tanques de carros a gasóleo.


    O biodiesel é um embuste?

    A partir da diretiva europeia para a promoção de biocombustíveis em 2009, o óleo de palma foi rapidamente introduzido no transporte, a ponto de se tornar hoje a matéria-prima mais difundida e económica para produzir biodiesel. De acordo com os últimos dados da UE, três quartos do atual mercado de biocombustíveis são alocados ao seu combustível.
    Esta explosão no setor tornou os carros e camiões os principais consumidores europeus: 51% do óleo de palma importado para a Europa acaba em veículos, em comparação com 39% usados ​​no setor de alimentos e cosméticos.

    É urgente controlar uma “praga poluente” mascarada de ecológica

    Bruxelas está a tentar resolver o problema, especialmente após a publicação de alguns estudos que acusam este biodiesel de ser mais poluente que os combustíveis fósseis, mas o caminho para o proibir não é fácil.
    A Comissão Europeia tem até 1 de fevereiro de 2019 para deixar um ato delegado para estabelecer os critérios científicos com intenção de eliminar progressivamente o óleo de palma nos biocombustíveis, e pressão dos países produtores é alta.

    Para exortar o governo a não baixar a guarda sobre o problema, uma coligação internacional de ONGs (em Portugal conta com a associação ambientalista Zero) lançou a campanha #NotInMyTank em vários Estados-membros.
    A iniciativa envolverá uma série de eventos públicos e culminará num “Dia Europeu da Ação”, com manifestações em Roma, Madrid, Berlim, Paris e em frente ao Edifício Berlaymont, sede da Comissão Europeia.
    A coligação também emitiu um pedido aos cidadãos, anunciando vários “encontros macacos” para convencer os políticos a tomar medidas para evitar a extinção de muitas espécies, incluindo orangotangos, causadas pela desflorestação.

    #NotInMyTank – É importante informar

    Um dos principais pontos da campanha #NotInMyTank será divulgar informações sobre este problema. Numa pesquisa com 4 500 europeus em nove países, 82% dos cidadãos admitiram que não sabiam que o óleo de palma era adicionado ao combustível. Quase 70%, no entanto, era a favor de acabar com o apoio político e subsídios para o óleo de palma nos biocombustíveis.

    #2
    Só me faltava mais esta.

    Para a semana que vem vamos descobrir que os aditivos do gasoleo mais caro levam chifre de rinoceronte para dar mais pau.

    Comentário


      #3
      a palmeira do óleo de palma é a cultura mais produtiva para biodiesel.. quase duas vezes melhor que a seguinte, o arbusto subtropical jatrofa

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        #4
        E depois ainda há quem diga que os carros eléctricos não são os mais ecológicos por causa da poluição que a produção da electricidade emite...

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          #5
          Originalmente Colocado por srgloureiro Ver Post

          23 ativistas da Greenpeace em protesto contra a utilização do óleo de palma nos combustíveis
          Só vejo 10 na foto.

          Chachadas à parte, isto é o quê, lobi dos hidrocarbonetos tirados de buracos no chão contra lobi dos hidrocarbonetos tirados das plantas?

          Comentário


            #6
            Também a gasolina tem bioetanol misturado. O objectivo é prejudicar o rendimento do motor, fazendo com que gaste mais litros e assim render mais impostos ao Estado.
            A gasolina espanhola não tem bioetanol.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
              Também a gasolina tem bioetanol misturado. O objectivo é prejudicar o rendimento do motor, fazendo com que gaste mais litros e assim render mais impostos ao Estado.
              A gasolina espanhola não tem bioetanol.
              Não tem bioetanol mas deve ter alguma coisa...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                Também a gasolina tem bioetanol misturado. O objectivo é prejudicar o rendimento do motor, fazendo com que gaste mais litros e assim render mais impostos ao Estado.
                A gasolina espanhola não tem bioetanol.
                Tanto trabalho só para isso? Mais valia não aumentar só o imposto dos combustiveis?

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                  #9
                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                  a palmeira do óleo de palma é a cultura mais produtiva para biodiesel.. quase duas vezes melhor que a seguinte, o arbusto subtropical jatrofa
                  Estava com tanto sono que juro que li algo como " a palmira gosta de matogrosso da trofa "

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rostabal Ver Post
                    Tanto trabalho só para isso? Mais valia não aumentar só o imposto dos combustiveis?
                    O movimento dos gilets jaunes versus Emanuel Morcão responde a essa pergunta.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                      Também a gasolina tem bioetanol misturado. O objectivo é prejudicar o rendimento do motor, fazendo com que gaste mais litros e assim render mais impostos ao Estado.
                      A gasolina espanhola não tem bioetanol.
                      De certeza?

                      Comentário


                        #12
                        Bioetanol, não devia existir na gasolina, corroi, destroi, os componentes do motor que entram em contacto com esse produto.
                        Mesmo em baixas percentagens.
                        Quando começarem a ver pó branco já é tarde, o processo de corrosão aluminio, antimónio e outros metais menos nobres já vão muito avançados.


                        https://www.youtube.com/watch?v=jarpUWkJjrA

                        Agora imaginem o que faz a um sistema de injecção, moderno.

                        Comentário

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