Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alfa Romeo 146 1.4 T.S (preciso de opiniões)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alfa Romeo 146 1.4 T.S (preciso de opiniões)

    Ora então aqui vai o meu 1º tópico desde que me inscrevi.

    Tenho em mãos um Alfa Romeo 146 1.4 T.S. (103cv para quem não sabe) de 1997. Tem 85000km, está muito bem estimado, e gasta como tudo (mau era) numa média de +/- 10 litros aos 100. Neste momento o carro precisa de aquecer durante uns 2kms para poder puxar bem por ele. Queria algumas sugestões, principalmente dos Alfistas e de quem estiver interessado.

    No Norte, mais precisamente na zona de Braga ou Maia, onde é que posso arranjar uma oficina de confiança onde se faça uma boa revisão, que me consigam ver se está realmente tudo bem com o carro e, quem sabe, até mesmo melhorar a performance deste com algumas afinações e substituições de peças. Este motor tem alguns "truques" ou peças especiais que deveria levar?

    Queria saber isto porque o carro já tem 10 anitos, levei-o a uma oficina da minha zona e disseram-me que os amortecedores traseiros estavam fracotes, precisam de saber substituídos e até lá, que não devia andar a mais de 120 para evitar "surpresas". Tenho sentido o carro inseguro a curvar, dá a sensação que me vai fugir constantemente, algo que não é nada normal neste carro, visto que me disseram que este carro é tem na direcção, um dos seus pontes mais fortes.

    Outra questão conjunta com a anterior é a das jantes e pneus. Neste momento tenho umas jantes de 14" com uns Bridgestone Firehawk de 185/65 (não me lembro do índice). Tinha ideia de colocar umas jantes de 15" e uns pneus de 195 para dar ao carro maior segurança e estética desportiva, mas gostava de saber que burocracias precisava eu para isso.

    Obrigado e espero a vossa opinião e concelhos ;)

    #2
    bem, tendo em conta as condições "normais" que se deve ter com um carro.......penso que das unicas diferenças assim mais obvias que podes ter problemas pode ser com o variador de fase..

    se um dia ligares o carro de manhã e ele fizer um barulho tipo carro a diesel, é o veriador de fase com os porcos !!

    de resto.......nao te sei informar nenhuma oficina ai pra cima!

    os consumos estão normais.......10lts é normal pa esse carro, o pessoal que nunca os teve é que diz que não! eu já tou farto de dizer que é normal....

    a andar muito devagar ou só em estrada em 5ª´s a 100 etc é que ainda baixa pa uns 8 mas a média anda sempre nos 10!

    para aumentares o diametro etc das rodas, tens que pedir homolgação á marca primeiro atráves de uma carta escrita, e caso te aprovem, tens depois que ir á dgv pedir pa te mudarem isso no DUA!

    Comentário


      #3
      Esqueci-me de referir que o carro só deu uns problemas eléctricos em início de vida, mas os TS tinham saído à pouco tempo quando o meu pai o comprou, logo presumo que fosse problema de 1ª fornada. Levei também 2 traseiradas valentes em menos de 1 mês este ano, e posso dizer que o carro ficou afectado menos do que esperava. Grande chapa e grande pára-choques!

      Esqueci-me de perguntar uma coisa também. Os meus símbolos frontal e traseiro estão algo gastos. Onde posso arranjar uns novos e a que preços? Sei que na marca se paga um balúrdo, mas não sei quanto.

      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

      bem, tendo em conta as condições "normais" que se deve ter com um carro.......penso que das unicas diferenças assim mais obvias que podes ter problemas pode ser com o variador de fase..

      se um dia ligares o carro de manhã e ele fizer um barulho tipo carro a diesel, é o veriador de fase com os porcos !!

      de resto.......nao te sei informar nenhuma oficina ai pra cima!

      os consumos estão normais.......10lts é normal pa esse carro, o pessoal que nunca os teve é que diz que não! eu já tou farto de dizer que é normal....

      a andar muito devagar ou só em estrada em 5ª´s a 100 etc é que ainda baixa pa uns 8 mas a média anda sempre nos 10!

      para aumentares o diametro etc das rodas, tens que pedir homolgação á marca primeiro atráves de uma carta escrita, e caso te aprovem, tens depois que ir á dgv pedir pa te mudarem isso no DUA!
      Hummm, essa do carro a diesel não sei identificar, daí gostar que alguém que percebesse bem destes Alfas, me visse o carro.

      O melhor consumo médio que fiz foi de 8l aos 100 sim, a andar como disseste. Foi sofrível!

      Tenho de pedir homolgação à Alfa em Portugal ou à casa mãe?? E é preciso dar alguma razão especial?

      Comentário


        #4
        Isso é um boxer?

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por OrDoS

          Esqueci-me de referir que o carro só deu uns problemas eléctricos em início de vida, mas os TS tinham saído à pouco tempo quando o meu pai o comprou, logo presumo que fosse problema de 1ª fornada. Levei também 2 traseiradas valentes em menos de 1 mês este ano, e posso dizer que o carro ficou afectado menos do que esperava. Grande chapa e grande pára-choques!

          Esqueci-me de perguntar uma coisa também. Os meus símbolos frontal e traseiro estão algo gastos. Onde posso arranjar uns novos e a que preços? Sei que na marca se paga um balúrdo, mas não sei quanto.
          ah mas afinal o carro ja estava na tua familia? entao o teu pai saberá te responder se o carro está com um comportamento normal ou nao!

          os simbolos na alfa sao muito caros, procura no ebay que deves encontrar!!!

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

            Isso é um boxer?
            twin spark!;)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

              Isso é um boxer?
              errr.... [8)] Os Twin Spark não são Boxer julgo eu... ou serão? [8)][8)][8)]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por OrDoS

                Hummm, essa do carro a diesel não sei identificar, daí gostar que alguém que percebesse bem destes Alfas, me visse o carro.

                O melhor consumo médio que fiz foi de 8l aos 100 sim, a andar como disseste. Foi sofrível!

                Tenho de pedir homolgação à Alfa em Portugal ou à casa mãe?? E é preciso dar alguma razão especial?
                á alfa em portugal ! razão em especial? bem........eu po terrano disse apenas que queria maiores....mas tbem o erro era deles! pá diz apenas que queres jantes maiores!ou inventa qq coisa!

                pois isso dos consumos esquece......é mesmo normal e quem te disser o contrário é pq nao tem um 1.4 alfa!

                o som do carro a diesel tu saberás identificar sim!

                é simples...ligas o carro a frio, e se ele fizer o barulho normal, tá bom! se fizer uma barulheira como se fosse um taxi com 30 anos,tens o variador de fase nas couves! nao tem nada que saber ;)

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por OrDoS

                  citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                  Isso é um boxer?
                  errr.... [8)] Os Twin Spark não são Boxer julgo eu... ou serão? [8)][8)][8)]
                  o boxer era o 90cv anterior ao T.S!andava menos, gastava mais, roncava mais!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                    citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                    Isso é um boxer?
                    twin spark!;)
                    Estou na mesma. É um boxer?

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                      citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                      Isso é um boxer?
                      twin spark!;)
                      Estou na mesma. É um boxer?
                      Nope.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                        citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                        citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                        Isso é um boxer?
                        twin spark!;)
                        Estou na mesma. É um boxer?
                        acho que nao , os boxers eram os 1.3 8v 90cv ,1.6 8v 103cv e 1.7 16v 129cv

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                          citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                          citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                          citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                          Isso é um boxer?
                          twin spark!;)
                          Estou na mesma. É um boxer?
                          acho que nao , os boxers eram os 1.3 8v 90cv ,1.6 8v 103cv e 1.7 16v 129cv
                          Não era 1.5? ou estou a fazer confusão?

                          Comentário


                            #14
                            Pena. Esse carro com o motor boxer tem um som que arrepia. Uma vez num estacionamento subterrâneo pensei que ia ver algum super-desportivo, tal o som que se aproximava... até ver um singelo 146 roxo! :D

                            Pode ter menos 13cv, mas se calhar estão melhor distribuidos. Se calhar. Eu não me arrisco muito porque nisto de motores a Alfa sabe o que faz, e o TS também deve ser um rapazola muito engraçado...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                              Pena. Esse carro com o motor boxer tem um som que arrepia. Uma vez num estacionamento subterrâneo pensei que ia ver algum super-desportivo, tal o som que se aproximava... até ver um singelo 146 roxo! :D

                              Pode ter menos 13cv, mas se calhar estão melhor distribuidos. Se calhar. Eu não me arrisco muito porque nisto de motores a Alfa sabe o que faz, e o TS também deve ser um rapazola muito engraçado...
                              Os motores Boxer e os 145/146 não resultam tão bem como com o 33 e restante familia.
                              O peso extra e restrições ambientais "matam-nos" nos 145/146.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

                                Não era 1.5? ou estou a fazer confusão?
                                +-, basicamente era um 1.5 com o curso aumentado, daí 1.6.
                                Não houve 1.5 nos 146.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                  citação:Originalmente colocada por OrDoS


                                  Tenho de pedir homolgação à Alfa em Portugal ou à casa mãe?? E é preciso dar alguma razão especial?
                                  á alfa em portugal ! razão em especial? bem........eu po terrano disse apenas que queria maiores....mas tbem o erro era deles! pá diz apenas que queres jantes maiores!ou inventa qq coisa!
                                  Não, a Alfa não trata disso...
                                  Ha uma empresa que o faz, julgo que houve um topico aberto pelo Baiones sobre isso.
                                  E não é preciso inventar nada, eles passam isso na boa (a troco de alguns € obviamente).

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por OrDoS

                                    Neste momento o carro precisa de aquecer durante uns 2kms para poder puxar bem por ele. Queria algumas sugestões, principalmente dos Alfistas e de quem estiver interessado.
                                    E achas muito ? 2 km ? [:0]
                                    citação:
                                    No Norte, mais precisamente na zona de Braga ou Maia, onde é que posso arranjar uma oficina de confiança onde se faça uma boa revisão, que me consigam ver se está realmente tudo bem com o carro e, quem sabe, até mesmo melhorar a performance deste com algumas afinações e substituições de peças. Este motor tem alguns "truques" ou peças especiais que deveria levar?
                                    Na zona de Braga tenho as melhores referencias do concessionario da marca de Braga (Alfasport se não me engano, quem vai para o autodromo).
                                    Anyway, aconselho-te a passares por :
                                    alfanord.pt
                                    alfa.paramim.com
                                    Ha por la pessoal dessa zona que te poderá ajudar melhor que eu (no caso de não quereres ir a Alfa).
                                    No que toca a "melhoramentos", no que toca melhoramentos, até aos ~110cv vais relativamente barato, daí para cima, não me parece que valha a pena.
                                    citação:
                                    Queria saber isto porque o carro já tem 10 anitos, levei-o a uma oficina da minha zona e disseram-me que os amortecedores traseiros estavam fracotes, precisam de saber substituídos e até lá, que não devia andar a mais de 120 para evitar "surpresas". Tenho sentido o carro inseguro a curvar, dá a sensação que me vai fugir constantemente, algo que não é nada normal neste carro, visto que me disseram que este carro é tem na direcção, um dos seus pontes mais fortes.
                                    Qual a tua experiencia com o carro ?
                                    O 146 tem uma traseira "deliciosamente solta" [8D][B)]
                                    As pressões dos pneus estão "controladas" ?
                                    Pode realmente ter os amortecedores nas ultimas, ou pode ser falta de habituação.
                                    citação:
                                    Outra questão conjunta com a anterior é a das jantes e pneus. Neste momento tenho umas jantes de 14" com uns Bridgestone Firehawk de 185/65 (não me lembro do índice). Tinha ideia de colocar umas jantes de 15" e uns pneus de 195 para dar ao carro maior segurança e estética desportiva, mas gostava de saber que burocracias precisava eu para isso.

                                    Obrigado e espero a vossa opinião e concelhos ;)
                                    Ha um topico sobre isso, pesquisa, se não encotrares manda PM ao user Baiones, que foi ele que criou o topico.
                                    É relativamente barato e simples.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por 1alfista

                                      citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

                                      Não era 1.5? ou estou a fazer confusão?
                                      +-, basicamente era um 1.5 com o curso aumentado, daí 1.6.
                                      Não houve 1.5 nos 146.
                                      ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por 1alfista

                                        citação:Originalmente colocada por OrDoS

                                        Neste momento o carro precisa de aquecer durante uns 2kms para poder puxar bem por ele. Queria algumas sugestões, principalmente dos Alfistas e de quem estiver interessado.
                                        E achas muito ? 2 km ? [:0]
                                        Não, acho aceitável, mas até aí o carro desenvolve meio a soluçar (o desenvolvimento é meio inconstante em 1ª e 2ª)

                                        citação:Originalmente colocada por 1alfista
                                        citação:
                                        No Norte, mais precisamente na zona de Braga ou Maia, onde é que posso arranjar uma oficina de confiança onde se faça uma boa revisão, que me consigam ver se está realmente tudo bem com o carro e, quem sabe, até mesmo melhorar a performance deste com algumas afinações e substituições de peças. Este motor tem alguns "truques" ou peças especiais que deveria levar?
                                        Na zona de Braga tenho as melhores referencias do concessionario da marca de Braga (Alfasport se não me engano, quem vai para o autodromo).
                                        Anyway, aconselho-te a passares por :
                                        alfanord.pt
                                        alfa.paramim.com
                                        Ha por la pessoal dessa zona que te poderá ajudar melhor que eu (no caso de não quereres ir a Alfa).
                                        No que toca a "melhoramentos", no que toca melhoramentos, até aos ~110cv vais relativamente barato, daí para cima, não me parece que valha a pena.
                                        Presumo que estejas a falar da Stock-Car? http://www.stock-car.pt
                                        Conheço um amigo meu que faz parte da Alfanord, eu depois pergunto-lhe, mas eu queria era mesmo a opinião de quem tem o carro ou já teve experiência de algum tempo com ele ou então que os arranje.

                                        citação:Originalmente colocada por 1alfista
                                        citação:
                                        Queria saber isto porque o carro já tem 10 anitos, levei-o a uma oficina da minha zona e disseram-me que os amortecedores traseiros estavam fracotes, precisam de saber substituídos e até lá, que não devia andar a mais de 120 para evitar "surpresas". Tenho sentido o carro inseguro a curvar, dá a sensação que me vai fugir constantemente, algo que não é nada normal neste carro, visto que me disseram que este carro é tem na direcção, um dos seus pontes mais fortes.
                                        Qual a tua experiencia com o carro ?
                                        O 146 tem uma traseira "deliciosamente solta" [8D][B)]
                                        As pressões dos pneus estão "controladas" ?
                                        Pode realmente ter os amortecedores nas ultimas, ou pode ser falta de habituação.
                                        O que queres dizer com a traseira "deliciosamente solta"? É que recentemente tive uma experiência numa curva de entrada na A3 (com sinal de máximo 40kmh) em que o carro (que não tem ABS) fez um pião de 180º num dia de sol após ter chuvido, e ia pra aí a 60 quando isso me aconteceu. A traseira fugiu à vontadem mas tambem devo ter sido nabo porque dei um cheiro de travão quando entrei. Mas mesmo assim pareceu-me que a traseira descolou facilmente.

                                        Os pneus ainda estão decentes e as pressões estão sempre controladas. Falta de habituação não me parece ;)

                                        citação:Originalmente colocada por 1alfista
                                        citação:
                                        Outra questão conjunta com a anterior é a das jantes e pneus. Neste momento tenho umas jantes de 14" com uns Bridgestone Firehawk de 185/65 (não me lembro do índice). Tinha ideia de colocar umas jantes de 15" e uns pneus de 195 para dar ao carro maior segurança e estética desportiva, mas gostava de saber que burocracias precisava eu para isso.

                                        Obrigado e espero a vossa opinião e concelhos ;)
                                        Ha um topico sobre isso, pesquisa, se não encotrares manda PM ao user Baiones, que foi ele que criou o topico.
                                        É relativamente barato e simples.
                                        Ok, vou ver isso, mas o tópico tem informação referente à homolgação junto para Alfa Romeos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por OrDoS

                                          Ok, vou ver isso, mas o tópico tem informação referente à homolgação junto para Alfa Romeos?
                                          Sim. Se eu encotrar o topico coloco aqui o link.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por OrDoS


                                            Presumo que estejas a falar da Stock-Car? http://www.stock-car.pt
                                            Conheço um amigo meu que faz parte da Alfanord, eu depois pergunto-lhe, mas eu queria era mesmo a opinião de quem tem o carro ou já teve experiência de algum tempo com ele ou então que os arranje.
                                            Exacto.
                                            Alfasport é a de Aveiro [8)]
                                            Eu tenho um 146 mas com outro motor. Conheço um bom mecanico de Alfas que é onde levo o meu, mas ainda fica um pouco longe de Braga (+-100km).
                                            Mas havia alguem no Alfanord de que conhecia alguem competente em Braga, mas não me lembro do nome ou contacto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por 1alfista

                                              citação:Originalmente colocada por OrDoS


                                              Presumo que estejas a falar da Stock-Car? http://www.stock-car.pt
                                              Conheço um amigo meu que faz parte da Alfanord, eu depois pergunto-lhe, mas eu queria era mesmo a opinião de quem tem o carro ou já teve experiência de algum tempo com ele ou então que os arranje.
                                              Exacto.
                                              Alfasport é a de Aveiro [8)]
                                              Eu tenho um 146 mas com outro motor. Conheço um bom mecanico de Alfas que é onde levo o meu, mas ainda fica um pouco longe de Braga (+-100km).
                                              Mas havia alguem no Alfanord de que conhecia alguem competente em Braga, mas não me lembro do nome ou contacto.
                                              Não me explicaste o que querias dizer com a traseira "deliciosamente solta" ;)

                                              No tópico do Baiones ( http://forum.autohoje.com/topic.asp?...archTerms=pneu ) pelo que percebi é preciso ir a Lisboa (!!??!) à TDS fazer isso. É preciso ir tão longe para isso?! Ach oque vou mandar um mail à Stock-Car (que até foi onde o automóvel foi comprado) [:P]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por OrDoS


                                                O que queres dizer com a traseira "deliciosamente solta"? É que recentemente tive uma experiência numa curva de entrada na A3 (com sinal de máximo 40kmh) em que o carro (que não tem ABS) fez um pião de 180º num dia de sol após ter chuvido, e ia pra aí a 60 quando isso me aconteceu. A traseira fugiu à vontadem mas tambem devo ter sido nabo porque dei um cheiro de travão quando entrei. Mas mesmo assim pareceu-me que a traseira descolou facilmente.

                                                Os pneus ainda estão decentes e as pressões estão sempre controladas. Falta de habituação não me parece ;)
                                                Talvez sejam realmente os amortecedores.
                                                No entanto a traseira dos 146 é "viva" q.b.. E facilemnte controlavel (quer dizer, tem dias :D).
                                                Pode ter sido uma travagem demasiado forte em apoio (ou seja voltamos a falta de habituação, erro de condução) ou... amortecedores nas lonas).
                                                Aqui é dificil ajudar, porque hão 1001 variaveis que desconheço.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por OrDoS


                                                  Não me explicaste o que querias dizer com a traseira "deliciosamente solta" ;)

                                                  No tópico do Baiones ( http://forum.autohoje.com/topic.asp?...archTerms=pneu ) pelo que percebi é preciso ir a Lisboa (!!??!) à TDS fazer isso. É preciso ir tão longe para isso?! Ach oque vou mandar um mail à Stock-Car (que até foi onde o automóvel foi comprado) [:P]
                                                  Quanto a questão dos pneus talvez seja a melhor solução.

                                                  Quanto a traseira, o que quis dizer é que vejo o facto de a traseira se soltar, e ajudar a curvar, como uma qualidade.
                                                  E que gosto de provocar saídas de traseira.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois, eu gosto bastante do carro de qualquer maneira, o prazer de condução é excelente de qualquer das maneiras.

                                                    Espero não ser o único no fórum a possuir um 146 Twin Spark 1.4... [8][xx(]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por OrDoS

                                                      Pois, eu gosto bastante do carro de qualquer maneira, o prazer de condução é excelente de qualquer das maneiras.

                                                      Espero não ser o único no fórum a possuir um 146 Twin Spark 1.4... [8][xx(]
                                                      outros membros já tiveram.......mas despacharam-no logo quando viram o quanto bebe

                                                      eu inclusive tive mesmo para comprar um junior há já quase 1 ano e pouco!

                                                      mas os 1.4 bebem muito........mais vale um 2.0!bebe o mesmo a andar normalmente por mais estupido que pareça!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tirando o facto de beber bem, a verdade é que bebe tanto como muitos mônos mais caros que por aí andam e faz o mesmo trabalho deles.

                                                        Mas também é verdade que o 156 1.6 TS do meu pai bebe menos do que este... [xx(] [xx(] [xx(]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por OrDoS

                                                          Tirando o facto de beber bem, a verdade é que bebe tanto como muitos mônos mais caros que por aí andam e faz o mesmo trabalho deles.

                                                          Mas também é verdade que o 156 1.6 TS do meu pai bebe menos do que este... [xx(] [xx(] [xx(]
                                                          pois e tbem é verdade que muitos mais baratos bebem menos e fazem o mesmo :D

                                                          o 155 1.8 t.s bebe o mesmo que o 1.4 ts! estupido?sim...mas verdade!

                                                          é claro que pézinho a fundo muda tudo de figura!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um conselho de amigo, vai a um concessionario fazer uma revisão geral ao carro, quando recebio o meu (igual ao teu), estáva "só" a mamar 20L aos 100. Tambem tinha esse problema de soluçar em 1ª e 2ª. Desde então tem sido só seguir as revisões por gasosa, e andar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X