HELP! Primeiro carro. Qual comprar???

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  • Smart ForFour (antigo 2005)

    0 0%
  • Chevrolet Aveo Bi-fuel

    1 4.35%
  • Fiat Punto EVO

    12 52.17%
  • Chevrolet Aveo (modelo mais desportivo 2012)

    2 8.70%
  • Dacia Sandero Stepway

    6 26.09%
  • Smart ForFour (modelo recente)

    2 8.70%
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Título: HELP! Primeiro carro. Qual comprar???

  1. #1
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    Question HELP! Primeiro carro. Qual comprar???

    Olá pessoal.
    Um quase quase encartado começa à procura do primeiro carrito. Não quero um chasso porque este não é o primeiro carro para levar os amigos a apanhar a bebedeira e no final da noite me gregarem o carro todo . É uma coisa mais a sério. Estou indeciso principalmente nos modelos que ponho em baixo, mas também aceito sugestões. Preciso principalmente de ajuda para escolher ou um carro mais antigo ou mais recente e tudo o que isso trás (manutenção, seguros, uci e qualidade do carro em si, problemas usuais do modelo, etc. )

    1. Que tipo de carros gostas?
    Um carro económico, não muito grande, 5 portas, com interior mais moderno e tecnologicamente mais desenvolvido

    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
    Citadino e cabrio

    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
    Os carros para que estou mais inclinado são (por preço):
    - Smart ForFour (modelo antigo 2005)
    - Fiat Punto EVO
    - Chevrolet Aveo (modelo de 2012 ou o Bi-fuel se acharem que é uma boa opção)
    - Dacia Sandero Stepway
    - Smart ForFour (modelo recente)


    4. Precisarás de levar carga com frequência?
    Algumas vezes. Mais nas férias ou alguma vez que vá a Lisboa visitar a família

    5. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
    As típicas voltinhas na cidade (trabalho, casa, lazer), uma vez por mês que vá ao Porto e 6 vezes por ano a Lisboa, ou seja, prai uns 10000km a 13000km por ano

    6.Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
    Algumas

    7. Os consumos terão grande importância?
    Sim. Aliás pretendo ou comprar a GPL, ou passar o carro que comprar

    8. A potência do motor terá grande importância?
    Não

    9. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
    Pra isso tenho as pernas e escuso de gastar tanto

    10. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
    Entre os 4000 do Smart For four antigo e os 10000 do ForFour recente

    11. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
    É indiferente. A ideia de um carro mais antigo é no sentido de pesar menos a nível de UCI e na hora de pagar. Mas também não quero um carro que me leve a carteira ao suicídio (sabendo que isso também pode acontecer nos carros recentes)


  2. #2
    Piloto de Testes pedrolima678's Avatar
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    Acho que não sabes bem o que queres, pois apresentas carros com valores muito diferentes, deixo-te apenas umas notas que te poderão ajudar:

    - Comprar antigo por causa do IUC é um erro, ainda por cima a diferença de valores pode não ser assim tão grande, um carro antigo a gasolina paga cerca de 55 euros, um carro recente com uma cilindrada semelhante paga cerca de 100 euros.

    - Se for para colocares a GPL, esquece o Smart, os indicados serão o Fiat, Chevrolet e Dacia.

    - E por ultimo, penso que deves definir melhor o valor que queres gastar.

  3. #3
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    Opa sim. Eu sei que a nível de valores é uma grande diferença, mas deixei mesmo isso em aberto, para a escolha poder ser mais abrangente. Porque se virmos bem, a maior diferença é do ForFour antigo e o Bi-fuel para o EVO, porque os outros 4 rondam muito os 7000 a 9500.
    Em relação ao Smart era mesmo pelo fato de ser um carro mais pequeno, (no caso do modelo novo), mas ele tem uma coisa que detesto. Os vidros de trás não darem para abrir, mesmo sendo de 5 portas Em positivo alguns têm a capota em lona
    Última edição por Diogorodrigopgs : 30-11-18 às 10:56:00

  4. #4
    Piloto de Testes pedrolima678's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Diogorodrigopgs Ver Post
    Opa sim. Eu sei que a nível de valores é uma grande diferença, mas deixei mesmo isso em aberto, para a escolha poder ser mais abrangente. Porque se virmos bem, a maior diferença é do ForFour antigo e o Bi-fuel para o EVO, porque os outros 4 rondam muito os 7000 a 9500.
    Em relação ao Smart era mesmo pelo fato de ser um carro mais pequeno, (no caso do modelo novo), mas ele tem uma coisa que detesto. Os vidros de trás não darem para abrir, mesmo sendo de 5 portas Em positivo alguns têm a capota em lona
    Nesse caso o conselho que te dou, é para comprares o mais recente e com menos kms, pois teoricamente será o que te irá dar menos problemas futuros.

    Quanto ao Smart não abrir os vidros de trás, abrem em compasso, mas também tu não vais andar atrás eu não me preocupava muito com isso.

  5. #5
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    Olha realmente pensava que os vidros atrás do Smart não abriam até que fui ver agora um teste. Obrigado


  6. #6
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    os meus não abrem, mas é um carro de 3 portas. bem queria que abrissem!

    quanto a GPL, há uma semana e tal soube de uma instalação num smart em braga. que tal?

    em relação ao valor a gastar, o mínimo possível no carro mais recente possível. desses que apresentas, eliminaria o aveo, que aquilo de desportivo não tem nada. as peças dantes também havia só originais, hoje em dia penso que já há da concorrência. ou um smart forfour bem cuidado ou então um punto EVO, que é mais moderno, mais carro e arranjas um motor fire muito bom para consumos (embora não para AE e subidas) ou um 1.4, que seria sempre muito mais equilibrado.

  7. #7
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    Os vidros de trás do meu também não abrem, portas também não tem.
    Pensando bem, não sei o que está lá a fazer o banco de trás

    Desses todos acho que descartaria o Forfour mais antigo.
    Tirando o design mais ireverende, não me parece que seja um carro que acrescenta muito.
    Dos outros, o Punto é o mais convencional, e também podes tentar encontrar um já a GPL de origem.
    O Aveo acho que descartava pela Raridade e o que isso implica num carro que se quer barato. Mas até acho um carro com um design engraçado.
    O Sandero Stepway e o Smart estão num patamar diferente de valores, e neste caso, pese embora ser um produto low costuma, o Dacia deve conseguir manter melhor o valor e é um produto que oferece mais em termos de espaço.(para todos os efeitos é um segmento B). Também tens o Sandero normal, mais barato, como o do Escapelivre.
    Se gostas do formato do Smart também podes ver o Twingo que é basicamente a mesma base.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    os meus não abrem, mas é um carro de 3 portas. bem queria que abrissem!

    quanto a GPL, há uma semana e tal soube de uma instalação num smart em braga. que tal?

    em relação ao valor a gastar, o mínimo possível no carro mais recente possível. desses que apresentas, eliminaria o aveo, que aquilo de desportivo não tem nada. as peças dantes também havia só originais, hoje em dia penso que já há da concorrência. ou um smart forfour bem cuidado ou então um punto EVO, que é mais moderno, mais carro e arranjas um motor fire muito bom para consumos (embora não para AE e subidas) ou um 1.4, que seria sempre muito mais equilibrado.
    Por acaso sou sincero, aqueles que ando mais inclinado era o Aveo (2012), o EVO ou o ForFour recente. Mas pela poll que tenho em cima estou bem a ver que o pessoal gosta mais do EVO

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    os meus não abrem, mas é um carro de 3 portas. bem queria que abrissem!

    quanto a GPL, há uma semana e tal soube de uma instalação num smart em braga. que tal?

    em relação ao valor a gastar, o mínimo possível no carro mais recente possível. desses que apresentas, eliminaria o aveo, que aquilo de desportivo não tem nada. as peças dantes também havia só originais, hoje em dia penso que já há da concorrência. ou um smart forfour bem cuidado ou então um punto EVO, que é mais moderno, mais carro e arranjas um motor fire muito bom para consumos (embora não para AE e subidas) ou um 1.4, que seria sempre muito mais equilibrado.
    Por acaso sou sincero, aqueles que ando mais inclinado era o Aveo (2012), o EVO ou o ForFour recente. Mas pela poll que tenho em cima estou bem a ver que o pessoal gosta mais do EVO

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Os vidros de trás do meu também não abrem, portas também não tem.
    Pensando bem, não sei o que está lá a fazer o banco de trás

    Desses todos acho que descartaria o Forfour mais antigo.
    Tirando o design mais ireverende, não me parece que seja um carro que acrescenta muito.
    Dos outros, o Punto é o mais convencional, e também podes tentar encontrar um já a GPL de origem.
    O Aveo acho que descartava pela Raridade e o que isso implica num carro que se quer barato. Mas até acho um carro com um design engraçado.
    O Sandero Stepway e o Smart estão num patamar diferente de valores, e neste caso, pese embora ser um produto low costuma, o Dacia deve conseguir manter melhor o valor e é um produto que oferece mais em termos de espaço.(para todos os efeitos é um segmento B). Também tens o Sandero normal, mais barato, como o do Escapelivre.
    Se gostas do formato do Smart também podes ver o Twingo que é basicamente a mesma base.
    Gosto muito do design do Aveo (interior e exterior, mesmo a traseira não sendo a mais bonita comparativamente à frente). O Dacia de todos é o que estava com menos interesse, por ser mais carrão (o que para um recém encartado não deve ser fácil, sendo que na escola conduzo um mini ) mas falaram-me nele por ser um carro low cost e com um equipamento já razoável. Não conhecia essa versão do Twingo, só a versão antiga, feia e mal amanhada do mais antigo
    Até me pareceu porreiro, mas a nível de interior e computador de bordo, acho que o ForFour ganha.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Os vidros de trás do meu também não abrem, portas também não tem.
    Pensando bem, não sei o que está lá a fazer o banco de trás

    Desses todos acho que descartaria o Forfour mais antigo.
    Tirando o design mais ireverende, não me parece que seja um carro que acrescenta muito.
    Dos outros, o Punto é o mais convencional, e também podes tentar encontrar um já a GPL de origem.
    O Aveo acho que descartava pela Raridade e o que isso implica num carro que se quer barato. Mas até acho um carro com um design engraçado.
    O Sandero Stepway e o Smart estão num patamar diferente de valores, e neste caso, pese embora ser um produto low costuma, o Dacia deve conseguir manter melhor o valor e é um produto que oferece mais em termos de espaço.(para todos os efeitos é um segmento B). Também tens o Sandero normal, mais barato, como o do Escapelivre.
    Se gostas do formato do Smart também podes ver o Twingo que é basicamente a mesma base.
    Gosto muito do design do Aveo (interior e exterior, mesmo a traseira não sendo a mais bonita comparativamente à frente). O Dacia de todos é o que estava com menos interesse, por ser mais carrão (o que para um recém encartado não deve ser fácil, sendo que na escola conduzo um mini ) mas falaram-me nele por ser um carro low cost e com um equipamento já razoável. Não conhecia essa versão do Twingo, só a versão antiga, feia e mal amanhada do mais antigo
    Até me pareceu porreiro, mas a nível de interior e computador de bordo, acho que o ForFour ganha.

  12. #12
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    Eu acho este tipo de topicos o seguinte :

    Tenho uma namorada loira e outra morena , depois entrar num fórum e preguntar , devo ficar com a loira ou com a morena ?

    Filho , penso que só tu é que podes escolher , e responder , é ao teu gosto não ao gosto dos outros.

  13. #13
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    por acaso venderam-se uns quantos twingos nos últimos dois anos, muitos deles para rent-a-car. ainda anteontem vi um. de longe a longe lá aparece um preto como o que vi ou então um branco.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por cadilac Ver Post
    Eu acho este tipo de topicos o seguinte :

    Tenho uma namorada loira e outra morena , depois entrar num fórum e preguntar , devo ficar com a loira ou com a morena ?

    Filho , penso que só tu é que podes escolher , e responder , é ao teu gosto não ao gosto dos outros.
    '1. Que tipo de carros gostas?
    Um carro económico, não muito grande, 5 portas, com interior mais moderno e tecnologicamente mais desenvolvido'

    'Preciso principalmente de ajuda para escolher ou um carro mais antigo ou mais recente e tudo o que isso trás (manutenção, seguros, uci e qualidade do carro em si, problemas usuais do modelo, etc. )'

    Por isto é que convém ler tudo, porque eu também não quero saber que namorada acham mais gira, mas sim, depois de desmaquilhada e de roupa tirada qual é que vai estar em melhor estado

  15. #15
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    Fui o único que até agora votou no Smart novo. O Punto e o Dacia são 2 das vacas sagradas deste fórum, não sei bem porquê, pelo que há que ler as votações com algum cuidado.

    O melhor é sempre encontrar o equilíbrio entre (principalmente) o mais recente possível e o gosto pessoal. Ou seja, se olhares para o mais recente e menos usado e gostares dele, é com esse que deves ficar.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Diogorodrigopgs Ver Post
    Olá pessoal.
    Um carro económico, não muito grande, 5 portas, com interior mais moderno e tecnologicamente mais desenvolvido
    Clio II 1.2

    É económico: é colocar gasolina e andar; bastante fiável em geral.
    Não é muito grande: tem menos de 4m de comprimento.
    5 Portas ou 3 portas: á vontade do freguês.
    Interior de concepção moderna: com os comandos todos à mão e, para o segmento, bancos confortáveis.
    Tecnologicamente desenvolvido: exemplo clássico de um chassis bem desenvolvido, muito fácil de conduzir, com um amortecimento exemplar para o segmento e transmitindo de forma clara (e progressiva) ao condutor quando este está a abusar.
    ddrexj gosta disto.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por To Ver Post
    Clio II 1.2

    É económico: é colocar gasolina e andar; bastante fiável em geral.
    Não é muito grande: tem menos de 4m de comprimento.
    5 Portas ou 3 portas: á vontade do freguês.
    Interior de concepção moderna: com os comandos todos à mão e, para o segmento, bancos confortáveis.
    Tecnologicamente desenvolvido: exemplo clássico de um chassis bem desenvolvido, muito fácil de conduzir, com um amortecimento exemplar para o segmento e transmitindo de forma clara (e progressiva) ao condutor quando este está a abusar.
    Tendo em conta os carros que se estão aqui a considerar, acho que qualquer um deles é melhor do que um Clio desenvolvido ainda no século passado. Mas posso estar enganado!
    E tendo em conta os valores, a considerar o Clio poderia entrar nas contas o III ou mesmo o IV.

    Dentro dos referidos acho que não disse qual escolhia, cá vai:
    - Punto Evo para valores mais baixos
    - Provavelmente o Sandero Stepway para valores mais altos. O Smart riscaria se fosse o de 70cv, é um bocado curto.

    Um aspecto importante sobre conversão a GPL: O Forfour e o Twingo mais recentes não dão para colocar depósito, certo?
    têm o motor atrás.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Um aspecto importante sobre conversão a GPL: O Forfour e o Twingo mais recentes não dão para colocar depósito, certo?
    têm o motor atrás.
    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    quanto a GPL, há uma semana e tal soube de uma instalação num smart em braga. que tal?
    bruno, lê lá o que eu escrevi num post lá para trás. não é um forfour, ainda é mais pequeno. se calhar foi um depósito de 29lt ou assim, mas mesmo que seja um de 40lts é muito bom. aposto que naquele smart ele anda a uns 5€ por cada 100kms. eu já faço quase 7... quanto ao twingo não faço a mínima.

    quanto aos clios, se ele pretende gastar entre 4 e 10 mil, porque é que estão a falarm em clios II com 15 anos e por aí???
    um clio III de meados do modelo, aí de 2008 e até 100 mil, já anda a menos de de 6000/7000.

    tens aqui uma série deles nas duas margens.

    https://www.olx.pt/carros-motos-e-ba...h%5Bdist%5D=15


    destaco este dos mais baratos, sendo já de 2011 e tendo menos de 50 mil kms. pouco mais que um azul com 125 mil e já de 2008 (4250) de marvila. instalando o kit de GPL fica a menos de 7500€ um carro bastante recente e seguro. mais uns 1000€ em cima e fica mais próximo dos 10 mil, mas se calhar apanhas algum de 2013.

    https://www.olx.pt/anuncio/renault-c...tml#4916cc8ee5

  19. #19
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    já agora, um 0.9 TCE é que era porreiro, mas ou fazes mais um esforço porque ainda andam na barreira dos 10 mil (de 2015, no entanto!) ou então tentas arranjar um noutro local que esteja abaixo dos 10 mil. não sei é se tendo turbo se poderá ser boa opção a GPL. o 1149cc com 75v para andar na geografia de lisboa vai gastar-te bastante, mesmo tendo já essa cavalagem.

    edit: ou então o antigo TCE de 100cv (1.2).
    Última edição por caditonuno : 02-12-18 às 10:42:27

  20. #20
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    Qual é o aveo mais desportivo? Se for o T300 é uma boa escolha, principalmente o bifuel.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por To Ver Post
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    É económico: é colocar gasolina e andar; bastante fiável em geral.
    Não é muito grande: tem menos de 4m de comprimento.
    5 Portas ou 3 portas: á vontade do freguês.
    Interior de concepção moderna: com os comandos todos à mão e, para o segmento, bancos confortáveis.
    Tecnologicamente desenvolvido: exemplo clássico de um chassis bem desenvolvido, muito fácil de conduzir, com um amortecimento exemplar para o segmento e transmitindo de forma clara (e progressiva) ao condutor quando este está a abusar.
    Realmente mesmo sendo económico e pronto a andar, não é propriamente o meu estilo de carro. Fora que já estamos a falar de um carro também com uns aninhos valentes.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
    Qual é o aveo mais desportivo? Se for o T300 é uma boa escolha, principalmente o bifuel.
    Sim é o t300. A mim o carro parece me bastante bem. Seguro, com consumos porreiros e bonito tanto interior como exterior, excepto a traseira, mas já vi que o pessoal aqui não é fã

  23. #23
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    se é esse que gostas, força! não há volta a dar. é procurar um e siga! há-de haver um dono feliz por o vender.

  24. #24
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    Ola amigo eu tenho um chevrolet aveo 1.2 de 2011. Quando comprei comprei pela oferta/preço/qualidade. A carroçaria e boa e o carro é seguro. O meu tem pneus 205/55/16. Aquilo amarrasse muito bem mas refletesse no consumo. 1.2 86cv é pouco motor porque nao tens binário. So depois das 4000 rpm é que el mexe. O carro é bom mas pesado para aquele motor. Outra coisa ja nao é comercializado em Portugal os preços baicharam e ainda tens assistência. O carro tem caráter desportivo.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Diogorodrigopgs Ver Post
    Sim é o t300. A mim o carro parece me bastante bem. Seguro, com consumos porreiros e bonito tanto interior como exterior, excepto a traseira, mas já vi que o pessoal aqui não é fã
    Entre o Sandero e o Punto ficas bem servido.
    Poupa o que puderes e usa o dinheiro para investires no futuro, aí sim é altura de abusar na comprar de carro se for algo que gostes

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