GPL opinião
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Título: GPL opinião

  1. #1
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    Question GPL opinião

    Boa tarde,
    Tenho uma Citroen Berlingo, gasolina, 2008. E estou a considerar GPL. Alguém tem experiência com GPL e dar-me uma estimativa do consumo? E já agora o vosso feedback.
    Obrigada e boas festas.
    Sónia Frasquilho


  2. #2
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    Por Defeito

    Nos carros que tive a GPL, os consumos aumentaram em cerca de 10%. Ou seja, por exemplo, se o carro te gastar 6.5l/100, ficará a gastar cerca de 7.15l/100 de GPL. Mais a gasolina durante cerca de 5min até o motor aquecer minimamente e depois passar automaticamente para GPL.
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  3. #3
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    Eu esperaria uma aumento de consumo maior, 20 a 30%, mas vai depender da afinação. Faz as contas a 30% para simulares o pior dos casos.
    Se tens um carro a gasolina já devias ter transformado ontem, a menos que andes poucos kms.
    E quantos kms tem o carro? Qual o motor?

    Podes consultar aqui se é transformável e se precisa de lubrificante de válvulas.

    https://www.borel.fr/faisabilites/ve...l.php?marque=6

  4. #4
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    Deve ser um motor 8v PSA, tipo 1.4i 75cv , é isso? Esse motor, salvo erro, dá-se bem com GPL.

    QUantos km fazes por ano?

  5. #5
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    Eu tenho GPL no meu e é um sistema de injecção directa, logo não precisa de consumir gasolina ao ligar o carro, liga ao combustível que desligamos o carro.
    Em termos de consumos face à gasolina diria que aumentou uns 2 litros.

    Em relação ao investimento e face à diferença de preço entre gpl e gasolina, um kit de 1500€ paga-se rápido.
    SoniaFrasquilho gosta disto.

  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por InCoGn1t0 Ver Post
    Eu tenho GPL no meu e é um sistema de injecção directa, logo não precisa de consumir gasolina ao ligar o carro, liga ao combustível que desligamos o carro.
    Em termos de consumos face à gasolina diria que aumentou uns 2 litros.

    Em relação ao investimento e face à diferença de preço entre gpl e gasolina, um kit de 1500€ paga-se rápido.
    Tens um kit de injecção directa e só custou 1500€?

  7. #7
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    Vê bem o preço do GPL na tua zona. Há grandes diferenças de preço no GPL.
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  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Tens um kit de injecção directa e só custou 1500€?
    Não, claro que não. Estava a referir me a um sistema para o carro da pessoa que está a pedir informação.

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  9. #9
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    Já vou no 3º carro a GPL cá em casa e só tenho a dizer bem.

    Os consumos são pouco maiores, 5% maximo, no entanto todos os meus carros são de cilindrada relativamente elevada. 10% é o expectável para um sistema moderno razoável e bem afinado.
    Caso o motor esteja bom e o sistema bem afinado, não demora mais de 2m a passar sozinho de gasolina a GPL, portanto o consumo de gasolina é marginal.

    Caso opte pelo depósito no lugar do pneu suplente, convém ter atenção ao tamanho do depósito que dá para instalar para depois não ter surpresas desagradáveis com a autonomia!
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  10. #10
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    Pode chegar aos 2, 3 KM a passar para GPL, em dias muito frios e em percursos a direito ou a descer em que o motor demore mais a aquecer.

    Se eu gastar 10 euros por mês em gasolina é muito. O resto é tudo GPL.
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  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por InCoGn1t0 Ver Post
    Eu tenho GPL no meu e é um sistema de injecção directa, logo não precisa de consumir gasolina ao ligar o carro, liga ao combustível que desligamos o carro.
    Em termos de consumos face à gasolina diria que aumentou uns 2 litros.

    Em relação ao investimento e face à diferença de preço entre gpl e gasolina, um kit de 1500€ paga-se rápido.
    O sistema de GPL não tem injetores próprios?

    Se o motor for de injeção direta não gastará gasolina ao ligar mas em viagens mais longas e situações de utilização mais severa, utilizar gasolina porque a mesma serve também para arrefecer os injetores, a bomba, etc.

    Mesmo um motor com injeção indireta se for instalado um kit de injeção líquida, a comutação para GPL é muito rápida (menos de 1 minuto) e o gasto de gasolina é reduzido.

  12. #12
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    Sim utiliza os injectores do carro. E não consome gasolina nenhuma enquanto tiver gpl. Nunca consumiu gasolina a não ser que passe para gasolina

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  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por InCoGn1t0 Ver Post
    Sim utiliza os injectores do carro. E não consome gasolina nenhuma enquanto tiver gpl. Nunca consumiu gasolina a não ser que passe para gasolina

    Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk
    Exato. Em percursos mais longos aconselham a andar a gasolina para os injetores não sobreaquecerem. Se bem que sendo o GPL frio, nem percebo a razão de tal conselho.

    Dizem ainda que motores com injeção direta convertidos a GPL são mais propensos avarias, nomeadamente nas bombas de alta pressão como no caso dos motores TSI.
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  14. #14
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    esse motor deverá ser o 1360cc de 75cv. se assim for, gastando cerca de 7 litros, deverás ter um consumo a rondar os 8,5lts. o meu é um 1.6 e gasta 8, 8,5, gastando a GPL 10 litros. dando o meu exemplo, o GPL com 8 ou 10º lá fora anda cerca de 30 a 50mt e passa logo a GPL, mas eu ponho-o sempre a gsolina de manhã e depois de uns segundos mudo para o gás. um sistema desses atualmente fica a 1400€ ou menos, pelo menos em braga.

    quanto a consumos de gasolina, geralmente gasto 5€ por semana, mas neste momento estou a fazer 1400/1500kms por mês para ir trabalhar e gasto cerca de 7€ por dia (não faço contas muito exaustivas). contudo, eu páro e desligo o carro algumas vezes ao final da tarde, pelo que gasta sempre mais gasolina.

    em relação ao depósito, convém por sempre algo de 50lts ou mais, senão vais estar sempre a ir à bomba. o meu é de 61lts. atenção que não é como os carros normais, cujo depósito pode ser enchido até cima. só levam 80% da capacidade por causa do gás poder expandir. mas conheço um caso de um rapaz que tem um corsa de 2014 que de fábrica traz um depósito de 29lts. até me fez rir, mas os depósitos de série são geralmente pequenos.
    SoniaFrasquilho gosta disto.

  15. #15
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    É isso.
    De momento o carro está parado porque não resido em Portugal, mas a ideia é regressar e fazer a transformação para GPL. Mas não sei até que ponto será rentável.

  16. #16
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    Sim mas vais fazer quantos KM/ano ?
    Já agora, tambem ja conduzi uma Berlingo 1.4i 75cv Exclusive e adorei. Extremamente fácil de conduzir, espaçosa, confortável, versátil.
    O motor obviamente está longe de ser para corridas, mas, o pior são os consumos em cidade. 9/10 L / 100.

  17. #17
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    eu tive esse motor em dois ZX espaçados por muitos anos. em cidade não consumia aÍ POR ALÉM, NUNCA ME FEZ 10 OU ASSIM, CERCA DE 8 OU 8.5LTS, MAS NÃO APANHAVA MUITO TRÂNSITO OU ENTÃO ERA AO LADO DA CIDADE EM TRAJETOS BASTANTE CURTOS, SITUAÇÕES DE 1,5KMS, 3KMS, PÁRAR E VOLTAR.

    mas se vais fazer menos de 10 mil por ano vais demorar uns 3 anos a amortizar o valor...

    edit: desculpem o caps lock, deve ter sido quando fui por o acento.
    Última edição por caditonuno : 06-12-18 às 14:57:28

  18. #18
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    Sim mas isso é no ZX claro. No xsara deve ser igual. Já numa berlingo o consumo sobe e não é pouco.

  19. #19
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    Essa dos trajetos longos ter de ser a gasolina é uma beca rebuscada, não?

    Fiz quase 200k km no Yaris a GPL e nunca tive qualquer problema com o kit. Aliás, cheguei a fazer alguns TD a gpl, incluindo no Estoril...

  20. #20
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  21. #21
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    Pode é haver motores que não lubrificam bem as válvulas mas isso tem os kits especificos para atenuar.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Já vou no 3º carro a GPL cá em casa e só tenho a dizer bem.

    Os consumos são pouco maiores, 5% maximo, no entanto todos os meus carros são de cilindrada relativamente elevada. 10% é o expectável para um sistema moderno razoável e bem afinado.
    Caso o motor esteja bom e o sistema bem afinado, não demora mais de 2m a passar sozinho de gasolina a GPL, portanto o consumo de gasolina é marginal.

    Caso opte pelo depósito no lugar do pneu suplente, convém ter atenção ao tamanho do depósito que dá para instalar para depois não ter surpresas desagradáveis com a autonomia!
    Não sei como fazem essas contas. Os sites dos fabricantes, que tenho vist, apontam um aumento de 20 a 30% no consumo a GPL.

    Por exemplo este da fiat diz:

    *Calcoli su Panda 1.2 69 cv Easy Power – Capacità serbatoi: bz 37l, GPL 30,5l. Consumi ciclo combinato: 5,1 (l/100Km), GPL 6,5 (l/100 Km)

  23. #23
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    Depende da afinação que tenham. Diria que é normal que o fiat 1.2 69cv tenha de consumir mais GPL do que é suposto para não perder performance daí vir afinado assim. Mas é só uma possibilidade.

  24. #24
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    eu só sei que o meu carro consome qualquer coisa menos que 7 no CB (valores da gasolina) e depois a GPL anda sempre nos 9,8, 10, 10,2lts...

  25. #25
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    Sobretudo um Kit GPL conhecido de grande marca para no Futuro ter garagens para a Manutençao ,Cumps!

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Eu esperaria uma aumento de consumo maior, 20 a 30%, mas vai depender da afinação. Faz as contas a 30% para simulares o pior dos casos.
    Se tens um carro a gasolina já devias ter transformado ontem, a menos que andes poucos kms.
    E quantos kms tem o carro? Qual o motor?

    Podes consultar aqui se é transformável e se precisa de lubrificante de válvulas.

    https://www.borel.fr/faisabilites/ve...l.php?marque=6
    Os Kits dos Meus carros foram feitos nessa casa.

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