Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Ajuda] Escolher carro novo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Ajuda] Escolher carro novo

    Olá!

    Antes demais peço desculpa se não for esta a maneira ideal de pedir opiniões sobre a escolha de um carro. Estou a usar este fórum pela primeira vez.

    Um pequeno contexto que pode ser útil: não sou uma pessoa que goste particularmente de carros e não percebo muito da parte técnica. Ligo provavelmente mais ao aspecto, ao conforto e à tecnologia do que ao motor. Desde que o motor seja suficiente para puxar bem o carro não me faz diferença o número de cilindros, a potência ou outro aspecto técnico.

    Em relação ao questionário:

    • Que tipo de carros gostas?


    Não tenho grande preferência por tipo de carros mas deixo alguns modelos que acho visualmente interessantes por uma ou outra razão: todos os modelos da Tesla, muitos modelos mais recentes da Mercedes, a maior parte dos Audis, o Volvo XC40, o BMW i3, o novo Nissan Leaf, o Opel Adam e o Insignia e o Fiat 500. De notar que não são necessariamente modelos que compraria mas algo que indique o estilo de carro que gosto.


    • Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?


    Neste momento ainda considero qualquer carro de 4 ou 5 lugares e de 5 portas, preferencialmente, desde Citadinos a Utilitários e Pequenos Familiares (SUV pode ser uma opção também).


    • Que marcas e modelos gostas e equacionas?


    Já vi alguns modelos e já fiz alguns test-drives. Até agora gostei muito do BMW i3 (que consideraria mas apenas usado) e do novo Ford Focus. Gostei muito do novo Classe A da Mercedes, mas aqui em Portugal está fora do orçamento. Também achei interessante o novo Micra, o Opel Astra e o Opel Adam.


    • Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?


    Raramente. Será para usar sozinho a maior parte do tempo mas gostava de ter lugar para, no mínimo, 4 passageiros. Se tiver que fazer uma estimativa da frequência diria que 2 passageiros ao mesmo tempo de 2 em 2 meses para um percurso de poucos km.


    • Precisarás de levar carga com frequência?


    Não. Desde que tenha uma mala minimamente razoável por mim será confortável já que é raro usá-la.


    • Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?


    Esta é uma das particularidades da minha utilização do carro. Faço muito poucos km. Anuais não chego a 5000km e não devo fazer, em geral, mais do que 60km semanais (numa perspectiva exagerada). Não tenho a certeza se se manterá assim mas previsivelmente sim, pelo menos no próximo par de anos.


    • Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?


    Percurso citadino, com algumas circulares. Atualmente é muito raro usar a auto-estrada.


    • Os consumos terão grande importância?


    Os consumos por si só não serão o mais importante para mim, até pelo número de km que faço. No entanto existe algo que está intimamente ligado aos consumos com o qual me importo e muito: as emissões.


    • A potência do motor terá grande importância?


    Não. Desde que consiga subir uma rampa bastante inclinada (por exemplo de uma garagem) iniciando a marcha com o carro parado, sem muitas dificuldades, não me faz muita diferença.


    • Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?


    Não.


    • Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?


    Como ainda não decidi bem o que quero também ainda não defini bem o orçamento. Para mim o custo é muito importante e por isso gostava de gastar pouco, mas estou disponível para esticar um bocado se for muito interessante para mim. Provavelmente um valor entre os 15000€ e os 25000€, se possível mais para baixo. Se me valer mesmo a pena posso esticar para um valor máximo de 30000€ mais ou menos. No entanto, dada a minha utilização de um carro acho difícil justificar esse valor. O único modelo no qual me vejo a gastar isso seria eventualmente o i3.


    • Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?


    A minha ideia inicial era um usado até porque não queria gastar muito dinheiro. Mas depois apercebi-me que a maior parte dos carros recentes (depois de 2016, que eram aqueles que eu procurei inicialmente) não baixavam muito o valor no início e procurei mais novos. Não tenho no entanto decidido um ou outro. Desde que seja um carro recente, compro o que valer mais a pena seja novo ou usado.

    Existem outros fatores importantes a ter em consideração. O primeiro é que gostava de ter um carro ecológico. Por isso e por causa do meu percurso diário estava inicialmente virado para um carro elétrico. O meu único problema é que ainda são carros caros (com excepção de alguns usados como o Leaf antigo que não gosto muito ou o Zoe que a maior parte das vezes é barato porque tem aluguer de baterias). Por essa razão estou bastante inclinado para o i3 tendo inclusivamente feito um test-drive que gostei. É possível encontrar alguns à volta ou pouco acima de 25000€ e ainda por cima tem a opção com o EXA que permitia um pouco de liberdade se precisasse de fazer um percurso maior. Para além disso identifico-me com o modelo por usar muitos materiais reciclados e ser minimalista no interior. Também vi carros híbridos mas dentro do orçamento o Yaris deve ser dos únicos que existe. Não acho que seja um carro feio mas tenho algum receio pelo facto de um carro híbrido ser um carro mais complexo.

    O segundo fator é o facto de não querer diesel. Não se adequa à minha situação porque teria que fazer km só para limpar o filtro de partículas porque não faço suficientes no dia-a-dia, mas mesmo que se adequasse preferia gasolina, se a escolha fosse entre os dois.

    O terceiro é o facto de não querer carros do grupo Volkswagen, por princípio. Este fator exclui muitos modelos da própria Volkswagen, Seat, Skoda, Audi e talvez outros.

    Peço desculpa por mencionar carros de segmentos e gamas completamente diferentes mas a ideia aqui é mais ajudar a perceber o tipo de carro que pode fazer mais sentido para mim. Eu mencionei estes todos porque ainda não sei bem o que quero.

    #2
    Fazes poucos km não tens grandes requerimentos em termos de potencia e de espaço... diria para ficares na margem inferior do orçamento comprando um segmento B ou C a gasolina

    tipo isto
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#35cf5603cc

    Comentário


      #3
      Outra hipótese bastante aceitável. Existem vários à venda e pelo que sei são automóveis excelentes para o preço:

      https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#d13820d883

      Comentário


        #4
        Eu ia para o BMW i3, visto gostares do carro, e já arranjas por 20.000 euros...

        Atenção que se for o Rex (extensor de autonomia), paga IUC, ao passo que o normal não paga.

        https://www.olx.pt/anuncio/bmw-i3-ga...tml#176457d794

        Comentário


          #5
          Do que li, parece-me que um híbrido ou especialmente um eléctrico encaixaria bem no pretendido, mas teria de se esticar bem o orçamento.
          Neste sentido, quanto mais recente melhor, não pelo desgaste mas sim pela tecnologia que, sendo recente, está em constante evolução.
          Um Leaf dos novos parece-me um bom candidato ao lugar, mas assumo que desconheço o preço dele em novo (provavelmente até ultrapassa os 30 mil).
          Dentro dos híbridos há mais oferta, mas do ponto de vista racional parece-me que um gasolina é o mais indicado, uma vez que os preços são mais baixos.

          Comentário


            #6
            penso que o leaf andava mesmo a bater nos 30 em novo. ainda são muito recentes para se verem a 25 mil, talvez mesmo só importando um dos primeirinhos (estão quase a fazer 1 ano).

            Comentário

            AD fim dos posts Desktop

            Collapse

            Ad Fim dos Posts Mobile

            Collapse
            Working...
            X