Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aumento de distância para o trabalho. Manter o que tenho ou adquirir outra viatura?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aumento de distância para o trabalho. Manter o que tenho ou adquirir outra viatura?

    Boa a tarde a todos.

    O meu 106 1.0, com 18 anos e 176 mil kms, lá vai cumprindo as encomendas.

    No entanto, mudei de empresa e vou passar a trabalhar em Janeiro a 30 kms de casa, de 2ª a 6ª.

    Contas feitas, passarei a fazer 1320 kms mensais, só em deslocações laborais. Juntando as rotinas, deve ir aos 1500-1600, conforme as rotinas no mês.

    As deslocações para o trabalho são em nacional, regra geral com pouco ou muito pouco trânsito.

    O carro consome por volta dos 5-6 litros aos 100, fazendo percursos variados, mas com mais frequência percursos de 4-5 kms cada vez.

    Com o aumento da distância, valerá a pena comprar outro carro? E a diesel?

    De orçamento posso disponibilizar entre 3 a 4 mil euros. 5 mil no máximo. Quero ter algum de lado para dar uma revisão geral.

    Não tenho preferência por segmento. Apenas quero algo fiável e um pouco mais confortável que o 106. De preferência com lugares traseiros.

    Procuro no Distrito de Coimbra. Tenho hipótese de ir ao Porto, mas preferia não fazer uma deslocação tão grande desnecessariamente.

    #2
    Se achas que vale a pena ou é necessário, já consegues dar o "salto" para um segmento C. Falta ver se preferes a gasóleo (talvez já valha a pena) ou gasolina. Vais já ser bombardeado com o GPL, por isso esclarece logo se isso é opção para ti ou não.

    Comentário


      #3
      Eu não tenho preferência por combustível.

      Comentário


        #4
        Qual é o aumento em €€€ mensal, em combustível?

        Quando gastarias mensalmente com um carro a gasóleo?

        Quanto te custaria mensalmente esse carroa gasóleo?

        Comentário


          #5
          Para os quilómetros anuais acho que não se justifica a gasóleo, e para viagens de 30kms um segmento B mais recente dá bem conta do recado. Se precisares de um carro maiorzinho, por esses valores também se conseguem segmentos C decentes a gasolina.

          Comentário


            #6
            Deslocações em nacional é melhor um segmento B, seja a diesel ou não.
            Um segmento C a diesel provavelmente vai-te gastar mais do que o teu 106 a gasolina gasta.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
              Deslocações em nacional é melhor um segmento B, seja a diesel ou não.
              Um segmento C a diesel provavelmente vai-te gastar mais do que o teu 106 a gasolina gasta.
              Nem sonhes...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Nem sonhes...
                Em condições reais, um segmento C a diesel não gasta menos de 6L em nacional, a não ser que andes a pisar ovos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                  Em condições reais, um segmento C a diesel não gasta menos de 6L em nacional, a não ser que andes a pisar ovos.
                  Engraçado, isso fazia eu com uma banheira do segmento D. E sem grande preocupações. Com alguma contenção baixava dos 6.

                  Não te esqueças que estes motores a gasolina são bem antigos, não estamos a falar dos prodígios de eficiência energética até à última gota que são os carros actuais.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                    Em condições reais, um segmento C a diesel não gasta menos de 6L em nacional, a não ser que andes a pisar ovos.
                    Claro que gasta. Até um a gasolina recente gasta menos de 6 em nacional e trajectos de 30km.
                    Mais que isso é porque anda a javardar e a não cumprir os limites.

                    Comentário


                      #11
                      Sobre o assunto do tópico, se fosse eu trocava porque o 106 é já um carro bastante antigo e com pouca segurança, especialmente para fazer uns 20 mil km por ano ou coisa parecida.

                      Mas se os euros são importantes e não queres trocar já, não me parece dramático aguentarem esse mais uns tempos, especialmente enquanto a diferença entre gasolina e gasóleo estiver tão baixa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                        Claro que gasta. Até um a gasolina recente gasta menos de 6 em nacional e trajectos de 30km.
                        Mais que isso é porque anda a javardar e a não cumprir os limites.
                        Recente; coisa que os motores PSA dos anos 90 não eram - já naquela altura!

                        Comentário


                          #13
                          Não tenho nenhum carro em referência, apesar de ter visto muitos e parecerem que levam ouro na mala.

                          Volto a repetir!
                          Não Tenho Preferência Por Combustível!
                          Não Tenho Preferência Por Segmento!

                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          Qual é o aumento em €€€ mensal, em combustível?

                          Quando gastarias mensalmente com um carro a gasóleo?

                          Quanto te custaria mensalmente esse carroa gasóleo?
                          Até agora enchia o depósito uma vez por mês, que dá por volta de 70 euros.

                          Vou passar a gastar 130 euros mensais em média. Isto a contar com o carro a andar em nacional a maior parte do tempo, o que leva aos 5 litros.
                          Num diesel poupado, gasto 100 com os mesmos 5 litros aos 100.
                          Se for a pisar ovos para 4 litros, gasto 79€.

                          PS: Os valores que usei foi a 95 a 1.479 e o diesel a 1.339 euros.

                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                          Sobre o assunto do tópico, se fosse eu trocava porque o 106 é já um carro bastante antigo e com pouca segurança, especialmente para fazer uns 20 mil km por ano ou coisa parecida.

                          Mas se os euros são importantes e não queres trocar já, não me parece dramático aguentarem esse mais uns tempos, especialmente enquanto a diferença entre gasolina e gasóleo estiver tão baixa.
                          A troca não vai ser já feita a correr. Vou dar pelo menos um mês a mim próprio para pesquisar melhor.

                          Os euros serão sempre importantes.

                          O meu medo com o 106 é o efeito do aumento da quilometragem anual.
                          Não é um carro que use para correrias nem para pára-arrancas, mas será usado para fazer kms enquanto o manter na situação em que me encontro.
                          E já há uns bons anos que tem o habito de papar óleo a cada 10 mil kms.

                          Apesar de ter trocado a embraiagem, velas, kit distribuição no início do ano, assim como amortecedores frontais e revisionado o circuito de travagem há um ano atrás, haverá sempre alguma coisa a queixar-se, mesmo fazendo uma revisão regular.

                          Por enquanto vou mantendo-o. Depois fica para a companheira dar umas voltas na cidade quando precisar.
                          Editado pela última vez por ASOT; 12 December 2018, 19:13.

                          Comentário


                            #14
                            Muitos aqui são anti-Diesel, que a economia de combustível nunca compensa diferenças na manutenção, mas eu não corroboro essa opinião.

                            No teu caso procuraria um carro a gasóleo do segmento B ou C, conforme o melhor negócio que aparecesse.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                              Em condições reais, um segmento C a diesel não gasta menos de 6L em nacional, a não ser que andes a pisar ovos.
                              Não largues não....

                              Comentário


                                #16
                                Esse 106 1.0 já é de 5 velocidades ou ainda é o de 4?

                                Comentário


                                  #17
                                  Vou dar o meu exemplo.

                                  No VW Up 1.0 75cv no meu dia a dia, e sem estar preocupado com consumos, faço médias de depósito de 5.5l/100. O meu pior depósito foi de 5.9 e o meu melhor de 5.1. O normal é 5.5, 5.6.
                                  Quando tinha o 307 1.6 HDi 110 os consumos eram semelhantes. Fazia entre 5.5 a 6 na maioria das situações.
                                  Com o gasóleo apenas 11 a 12cts mais barato eu não trocava. Fazes bons consumos nesse 106.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Edununo, o peso do Up, menos um cilindro e uma caixa escalonada para a economia, ajuda a que não gaste muito.

                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Muitos aqui são anti-Diesel, que a economia de combustível nunca compensa diferenças na manutenção, mas eu não corroboro essa opinião.

                                    No teu caso procuraria um carro a gasóleo do segmento B ou C, conforme o melhor negócio que aparecesse.
                                    A manutenção num diesel é mais cara, mas a de um gasolina com uns bons anos em cima também pode não sair barata.

                                    Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                                    Esse 106 1.0 já é de 5 velocidades ou ainda é o de 4?
                                    5

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Myself Ver Post
                                      Não largues não....
                                      Faço 100km de nacional com relativamente pouco trânsito e 20km de AE todos os dias num segmento B 1.3 diesel com jante de 17.
                                      Velocidades médias de 70~90 (mais um pouco quando as condições o permitem) em Nacional e 130 em AE. O consumo médio ronda os 5.5/5.7L.
                                      Não estou aqui a atirar postas ao ar.

                                      Obviamente que a AE não é muito favorável a motores pequenos a diesel mas ainda assim, está longe de fazer os tais consumos miraculosos.
                                      Editado pela última vez por brkncrss; 12 December 2018, 20:31.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                        Edununo, o peso do Up, menos um cilindro e uma caixa escalonada para a economia, ajuda a que não gaste muito.



                                        A manutenção num diesel é mais cara, mas a de um gasolina com uns bons anos em cima também pode não sair barata.


                                        5
                                        Se tens um azar num turbo e/ou injectores e/ou bomba e/ou outra mariquice dos diesel, lá se vão uns anos de poupança.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                          Sobre o assunto do tópico, se fosse eu trocava porque o 106 é já um carro bastante antigo e com pouca segurança, especialmente para fazer uns 20 mil km por ano ou coisa parecida.

                                          Mas se os euros são importantes e não queres trocar já, não me parece dramático aguentarem esse mais uns tempos, especialmente enquanto a diferença entre gasolina e gasóleo estiver tão baixa.
                                          Tendo em conta o consumo de óleo e encontrar misturado no deposito do radiador, a troca é uma hipótese que equaciono há muito. Não fosse ter cuidado em repor níveis, já o motor tinha ido para o lixo há muito tempo.

                                          Ando a ver ambos os combustíveis.

                                          Obrigado pelas opiniões, apesar de estar um pouco desiludido com o fórum por ainda ninguém dar um exemplo de uma boa opção de um site qualquer de automóveis....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Papinha feita?

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                              Faço 100km de nacional com relativamente pouco trânsito e 20km de AE todos os dias num segmento B 1.3 diesel com jante de 17.
                                              Velocidades médias de 70~90 (mais um pouco quando as condições o permitem) em Nacional e 130 em AE. O consumo médio ronda os 5.5/5.7L.
                                              Não estou aqui a atirar postas ao ar.

                                              Obviamente que a AE não é muito favorável a motores pequenos a diesel mas ainda assim, está longe de fazer os tais consumos miraculosos.
                                              Em várias viagens para o Allgarve, com segmento C, primeiro com uma 1.3 cdti e jante de 16 e agora com segmento C 1.5 tdci e jante de 17, anda as médias entre 4.5 e 4.7 reais com velocidade média de Cb acima de 100.

                                              AE até Marateca e nacional até lá abaixo. Para cima, subia a média de consumo 2 décimas

                                              Não é por me apetecer, que ando mandar postas para o ar.

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                Em condições reais, um segmento C a diesel não gasta menos de 6L em nacional, a não ser que andes a pisar ovos.
                                                Não concordo eu no meu A4 que é segmento D em Nacional faço facilmente menos de 6L e às vezes pontualmente até menos de 5L a velocidades normais sem andar a pisar ovos

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Eu manteria o 106, já tive um e são carros fiáveis desde que tenham a manutenção rigorosamente em dia e óleo adequado.

                                                  Consegues encontrar facilmente um carro que consuma menos que o 106, mas mais depressa se calhar trocas de trabalho do que recuperas a poupança em combustível. Poupança essa que pode nem existir, se o usado que comprares vier a necessitar de uma reparação, e pelo que dizes o teu 106 teve recentemente uma grande beneficiação.

                                                  A meu ver, o argumento mais forte para a troca prendia-se pelo 106 ser um carro pequeno, com segurança ativa e passiva péssima, e eventualmente arranjares algo mais confortável para a viagem.

                                                  Cumps.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                    Em condições reais, um segmento C a diesel não gasta menos de 6L em nacional, a não ser que andes a pisar ovos.
                                                    Uso frequentemente um seg C praticamente so nacional, actualmente com media de 4.2, e um seg D com media 5.3

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Só por si não vale a pena.

                                                      Vais gastar € num carro, para poupar 2 € (? ) aos 100 Km. Vais comprar um carro que não sabes o que tem que ser gasto em manutenção.

                                                      Mas como o ser humano é lixado, se quiseres trocar apenas porque sim, aí já é outra questão.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Se não tens preferência por combustivel, tenta evitar o Diesel a todo o custo.
                                                        Gasolina é um roubo, por isso se tiveres postos de GPL perto de ti acho que deves ponderar esta opção. Olha aqui tantos à venda já com sistema GPL:

                                                        https://www.custojusto.pt/portugal/c...ps=4&pe=6&fu=3

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                          Só por si não vale a pena.

                                                          Vais gastar € num carro, para poupar 2 € (? ) aos 100 Km. Vais comprar um carro que não sabes o que tem que ser gasto em manutenção.

                                                          Mas como o ser humano é lixado, se quiseres trocar apenas porque sim, aí já é outra questão.
                                                          Se ele fizer 25k por ano já serão cerca de 500€ de poupança. Em meia dúzia de anos já poupou 3k, o que é bastante dinheiro.

                                                          Eu aproveitaria para fazer já a troca e começar a poupar.

                                                          Procura algo deste género: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#9e78408e5c

                                                          Barato, poupado, manutenção básica, selo barato. E para quem vem de um 106 vais achar um luxo. Em meia dúzia de anos tens os 3k amortizados da compra só na poupança de combustível. E vais passar a andar com um carro muito superior a tudo em relação ao 106.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X