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Ateca 1.6 TDI VS Ateca 1.0 TSI Auto Bild

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    [Comparativo] Ateca 1.6 TDI VS Ateca 1.0 TSI Auto Bild




    #2
    Que cabazada que o TSI dá no TDI, de referir que no final o TDI ganha o confronto porque ganha nos consumos e valor de retoma.

    E o autor diz que o TDI é a melhor escolha para quem faz mais de 20KKm anos com muita autoestrada..

    Comentário


      #3
      Interessante este comparativo e a forma como avaliam os consumos, com tipos de utilização variados.
      Ainda assim, podiam dizer se foram os km's todos de seguida ou em trajectos curtos, que é algo que faz alguma diferença.

      De resto, um teste é um teste, e só se tem real percepção do veículo depois de guiar o carro por vários milhares de km's nos vários tipos de utilização e sobretudo naquele que mais se utiliza.

      Comentário


        #4
        Turbo gasolina VS Turbo Diesel .

        O Diesel ganha nos custos de combustivel para quem faz muitos KM .

        Ou seja, o costume.

        De resto é melhor o gasolina.

        E daí depende, só depois de conduzir os 2 é que cada pessoa poderá dizer o que gosta mais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
          Turbo gasolina VS Turbo Diesel .

          O Diesel ganha nos custos de combustivel para quem faz muitos KM .

          Ou seja, o costume.

          De resto é melhor o gasolina.

          E daí depende, só depois de conduzir os 2 é que cada pessoa poderá dizer o que gosta mais.
          Com o preço dos combustiveis em espanha deve ser preciso uns 300Kkm para compensar, e em performance o TSI ganha em toda a linha.

          Comentário


            #6
            4 mil euros nesta faixa de preço é uma diferença muito significativa.

            Não teria grandes dúvidas em escolher o 3 cilindros

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
              Com o preço dos combustiveis em espanha deve ser preciso uns 300Kkm para compensar, e em performance o TSI ganha em toda a linha.
              A diferença de preço que vi em Espanha entre gasolina e gasóleo era de 5 a 6 cêntimos por litro.
              Para uns 1.5 litros a mais no 1.0, este deverá ser cerca de 2 euros mais caro por cada 100kms.

              A diferença no preço base é de 2600 euros. Dá para uns 130.000 kms. Alem disso tem outras vantagens pelo que se lê na parte de seguros e manutenção.

              Comentário


                #8
                27k por um Ibiza asmático em saltos altos? Ena. Até imagino quanto custará aqui no burgo

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                  27k por um Ibiza asmático em saltos altos? Ena. Até imagino quanto custará aqui no burgo
                  O que é que o Ateca tem a ver com o Ibiza?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                    O que é que o Ateca tem a ver com o Ibiza?
                    Oh, caramba! Eu a pensar que isto era o Arona.
                    Eles são todos iguais pá! Um gajo nem consegue distinguir

                    Comentário


                      #11
                      bom comparativo, lado a lado as medições todas mas...

                      e motores de jeito, não há???

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                        Com o preço dos combustiveis em espanha deve ser preciso uns 300Kkm para compensar, e em performance o TSI ganha em toda a linha.
                        Depende sempre dos KM. De qualquer forma eu prefiro sempre gasolina mesmo que o motor seja mais fraco.

                        A questão é que muita gente não é como eu. A propósito do Ateka, há um user que já conduziu esses 2 motores no Ateka e prefere de longe o 1.6 TDI.

                        Os números são uma coisa, as preferências do dia a dia na condução de cada um são outra.

                        Comentário


                          #13
                          O tempo dos 0-400m deve estar mal, então o TSI é mais rápido e fazem 18,9s os dois?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            Depende sempre dos KM. De qualquer forma eu prefiro sempre gasolina mesmo que o motor seja mais fraco.

                            A questão é que muita gente não é como eu. A propósito do Ateka, há um user que já conduziu esses 2 motores no Ateka e prefere de longe o 1.6 TDI.

                            Os números são uma coisa, as preferências do dia a dia na condução de cada um são outra.
                            Pois eu nunca os conduzi mas batendo o TSI o TDI nas recuperações e por tanto nas acelerações, algo que não está ali e que explica que o TSI bate o TDI nas acelerações são as relações de caixa que são muito longas no tdi.

                            TDI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª8,2 2ª15,8 3ª24,7 4ª34,5 5ª45,7 6ª56,6
                            TSI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª7,4 2ª14,3 3ª21,8 4ª28,7 5ª35,9 6ª43,2

                            Por outro lado e sem os experimentar, parece-me que o tdi é um dos piores diesel da classe, e o TSI um dos melhores da classe no que diz respeito aos otto

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                              O tempo dos 0-400m deve estar mal, então o TSI é mais rápido e fazem 18,9s os dois?
                              Pode por exemplo o escalonamento da caixa do TSI ser mais longo nas altas (dos 0-100 km/h devem ir até 3ª... Mas dos 0-400m já irão em 4ª).

                              Edit: o post anterior já desmonta esta teoria.
                              Editado pela última vez por tonirai; 30 December 2018, 22:08.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                O tempo dos 0-400m deve estar mal, então o TSI é mais rápido e fazem 18,9s os dois?
                                Há sempre uma margem de erro, pode ser o caso .
                                Mas também é preciso contar com as trocas de caixa e afins, que pode camuflar certos valores de aceleração.
                                Neste caso, aos 400m devem ir por volta dos 130, e aí pode haver algum ponto de contacto em termos de aceleração.

                                Medir performance dos 0-100, ou 0-400m aos dias de hoje vale perto de zero.
                                Já está mais que na altura de começarem a medir 0-150, onde dá para ter uma ideia melhor do fôlego do motor.
                                Então 0-50, não faz qualquer sentido!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tonirai Ver Post
                                  Pode por exemplo o escalonamento da caixa do TSI ser mais longo nas altas (dos 0-100 km/h devem ir até 3ª... Mas dos 0-400m já irão em 4ª).

                                  Edit: o post anterior já desmonta esta teoria.
                                  Neste caso parecem semelhantes nesse aspecto.
                                  Se fosse caixa de 5, muito provavelmente daria para fazer os 0-400m em 3a.

                                  Comentário


                                    #18
                                    é um erro de certeza, era uma coincidência muito grande ser igual ainda para mais com a diferença na aceleração.

                                    Comentário


                                      #19
                                      As recuperações dos 80-120 são ambas bem fracas. Então os mais de 23 segs do TDI é péssima. E as recuperações é que interessam na condução normal já que tempos dos 0-100 não dizem lá grande coisa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                        Pois eu nunca os conduzi mas batendo o TSI o TDI nas recuperações e por tanto nas acelerações, algo que não está ali e que explica que o TSI bate o TDI nas acelerações são as relações de caixa que são muito longas no tdi.

                                        TDI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª8,2 2ª15,8 3ª24,7 4ª34,5 5ª45,7 6ª56,6
                                        TSI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª7,4 2ª14,3 3ª21,8 4ª28,7 5ª35,9 6ª43,2

                                        Por outro lado e sem os experimentar, parece-me que o tdi é um dos piores diesel da classe, e o TSI um dos melhores da classe no que diz respeito aos otto
                                        A sério que as relações de caixa do diesel são mais longas?
                                        Então, mas não é um diesel?
                                        Como consegues determinar isso sem saber o regime máximo do motor?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                          A sério que as relações de caixa do diesel são mais longas?
                                          Então, mas não é um diesel?
                                          Como consegues determinar isso sem saber o regime máximo do motor?
                                          a relação de caixa não depende do regime máximo do motor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já conduzi ambos apesar de noutros modelos.

                                            Prefiro mais o TSI. Mas o TDI, as últimas versões, estão bem mais agradáveis de conduzir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                              a relação de caixa não depende do regime máximo do motor.
                                              Ai não?

                                              Vamos lá então. Contas com o Jorge, como diz o outro:

                                              TDI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª8,2 2ª15,8 3ª24,7 4ª34,5 5ª45,7 6ª56,6
                                              TSI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª7,4 2ª14,3 3ª21,8 4ª28,7 5ª35,9 6ª43,2

                                              Os regimes máximos são: 5000 RPM para o TDI e 6400 RPM para o TSI:

                                              Assim sendo temos:

                                              TDI:

                                              1ª velocidade: 41 Km/H
                                              2ª velocidade: 79 Km/H
                                              3ª velocidade: 123,5 Km/H
                                              4ª velocidade: 172,5 Km/H
                                              5ª velocidade: 228,5 Km/H

                                              6ª velocidade: 283 Km/H


                                              TSI:
                                              1ª velocidade: 47,36 Km/H
                                              2ª velocidade: 91,52 Km/H
                                              3ª velocidade: 139,52 Km/H
                                              4ª velocidade: 183,68 Km/H
                                              5ª velocidade: 229,76 Km/H
                                              6ª velocidade: 276,48 Km/H

                                              A bold todos os escalonamentos de velocidade que são mais curtas.

                                              Corolário com os dados do comparativo:

                                              - o TDI apresenta as 5 primeiras relações mais curtas do que o TSI.
                                              - na última velocidade o TDI tem a caixa mais longa.
                                              - o TDI pesa mais 133 Kg o que o prejudica nas prestações.
                                              - a recuperação 80 -120 Km/H é francamente pior no TDI, porque é precisamente em 6ª velocidade que os escalonamentos de caixa trocam em ambos motores. Mais longa no TDI o que o prejudica, conforme se constata, ainda mais neste capítulo.
                                              - na recuperação 60 - 100 Km/H a diferença não é tão significativa, porque o TDI volta a ter a caixa a seu favor. No entanto é prejudicado pelo seu peso superior.
                                              - a aceleração 0 - 100 Km/H, a diferença tão significativa deve-se ao facto de o TDI ter que andar mais tempo em 3ª velocidade. Desde os 79 Km/H ao passo que o TSI é desde os 91,5 Km/H. Claro que se o condutor engrenar as velocidades antes do regime máximo, estas diferenças serão mais notórias.
                                              - no exercício 0 - 400 m não sabemos as velocidades de saída, portanto não dá para se concluir muito.

                                              Em Matemática costuma-se colocar um c.q.d.!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estás a confundir os conceitos, como disse a relação de caixa não depende do regime do motor, para fazer o escalonamento sim já terás que ter isso em conta.

                                                a tua analise sobre a recuperação cai por terra se analisares a recuperação em 4 velocidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                                  Estás a confundir os conceitos, como disse a relação de caixa não depende do regime do motor, para fazer o escalonamento sim já terás que ter isso em conta.

                                                  a tua analise sobre a recuperação cai por terra se analisares a recuperação em 4 velocidade.
                                                  Eu confundir? Eu estou é a esclarecer.
                                                  Tu é que estavas a tentar provar que o TDI era mais lento por ter uma caixa mais longa. Isso é falso!
                                                  O TDI tem uma caixa mais curta.
                                                  E para saberes isso precisas de saber o regime máximo de rotação do motor.
                                                  O que estavas para aí a dizer que não.

                                                  A caixa do TDI é mais curta (com exceção para a última relação).
                                                  Apesar disso ele não consegue ser mais rápido.
                                                  Principalmente por causa do seu peso ser significativamente superior.
                                                  Para se saber mais, temos que ter a curva de potência e binário de ambos. Ou também vais dizer que não?

                                                  A minha análise está corretíssima e não cai nada por terra.
                                                  Como aliás até está devidamente apresentado no meu post em que falo precisamente sobre essa recuperação.

                                                  Este deve ser o duelo nº 19877374736272728, de motores a gasóleo vs gasolina, e ainda se fala sem se saberem interpretar os dados...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Eu confundir? Eu estou é a esclarecer.
                                                    Tu é que estavas a tentar provar que o TDI era mais lento por ter uma caixa mais longa. Isso é falso!
                                                    Não estás a esclarecer nada, porque nem sequer conseguiste interpretar o que estava escrito...

                                                    algo que não está ali e que explica que o TSI bate o TDI nas acelerações são as relações de caixa que são muito longas no tdi.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                                      Não estás a esclarecer nada, porque nem sequer conseguiste interpretar o que estava escrito...
                                                      Responde lá então, o TDI tem ou não tem uma caixa mais curta do que o TSI?
                                                      E para saberes isso, precisavas ou não do regime máximo do motor?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estás a confundir a velocidade máxima de cada velocidade com a desmultiplicação.

                                                        A caixa do TDI é mais longa ( maior desmultiplicação para a mesma velocidade) mas devido ao regime máximo do motor ser inferior a velocidade máxima até ao corte em cada velcidade é inferior.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                                          Estás a confundir a velocidade máxima de cada velocidade com a desmultiplicação.

                                                          A caixa do TDI é mais longa ( maior desmultiplicação para a mesma velocidade) mas devido ao regime máximo do motor ser inferior a velocidade máxima até ao corte em cada velcidade é inferior.
                                                          Ah eu estou a confundir...
                                                          Vamos lá então, "desconfundir" e ver quem está a confundir!

                                                          Primeiro, tudo certo o que disseste, tirando a parte das confusões e do seu autor.

                                                          Segundo, repara na sequência:

                                                          Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                                          Pois eu nunca os conduzi mas batendo o TSI o TDI nas recuperações e por tanto nas acelerações, algo que não está ali e que explica que o TSI bate o TDI nas acelerações são as relações de caixa que são muito longas no tdi.

                                                          TDI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª8,2 2ª15,8 3ª24,7 4ª34,5 5ª45,7 6ª56,6
                                                          TSI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª7,4 2ª14,3 3ª21,8 4ª28,7 5ª35,9 6ª43,2

                                                          Por outro lado e sem os experimentar, parece-me que o tdi é um dos piores diesel da classe, e o TSI um dos melhores da classe no que diz respeito aos otto
                                                          Ou seja, o user, o não confundido, "explica" (palavras dele) o motivo pelo qual o TSI é mais rápido do que o TDI.
                                                          Ainda faz outras conclusões dizendo que o TDI é o pior da classe e o TSI é o melhor.
                                                          Tudo isto analisando as "relações de caixa" de cada um dos modelos.

                                                          Ao que eu lhe perguntei, se ele não precisava de saber o regime máximo do motor?

                                                          Ao que ele responde:

                                                          Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                                          a relação de caixa não depende do regime máximo do motor.
                                                          Ou seja, e não vou estar aqui a discutir semântica a esta hora, eu deduzo isto como um NÂO!

                                                          Agora diz-me lá tu, já que entraste nesta discussão, espero que estejas bem contextualizado, porque dizer o que disseste é fácil, mas a conversa já vinha de trás, como é que podes fazer as conclusões que ele fez sem saber este dado?

                                                          Sabes, ou terás noção, que podes voltar novamente com essa lenga-lenga da desmultiplicação, escalonamentos, etc, etc, etc, (que está tudo certo... é certo!), mas que para além de não ser isso que era a essência do que se estava a falar, saberás contudo, que apenas com uma pergunta minha, essa teoria cai por terra. Tens noção disso, certo?
                                                          Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 01 January 2019, 18:00.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Testei ambos os motores no Ateca (anda para aí algures no fórum as minhas impressões), embora depois não tenha comprado nenhum deles...

                                                            Revejo-me em quase tudo o que está escrito no comparativo e as minhas impressões vão ao encontro disso mesmo, embora já se tenha passado mais de 1 ano.

                                                            O diesel apenas me seduziu nos consumos mais baixos (no meu teste a diferença não chegou a 1,5 litros) e no preço da gasóleo por cá (a diferença tem-se vindo a esbater)... Já o diferencial de aquisição superior a 3.000 euros assustava e bem! Em ambos os casos o prazo de entrega era elevado, tipo meio ano!

                                                            Seja como for, ambos os motores cumprem sem deslumbrar. Quem procurar performance não veio bater à porta certa!

                                                            Comentário

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