Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Ateca 1.6 TDI VS Ateca 1.0 TSI Auto Bild
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Interessante este comparativo e a forma como avaliam os consumos, com tipos de utilização variados.
Ainda assim, podiam dizer se foram os km's todos de seguida ou em trajectos curtos, que é algo que faz alguma diferença.
De resto, um teste é um teste, e só se tem real percepção do veículo depois de guiar o carro por vários milhares de km's nos vários tipos de utilização e sobretudo naquele que mais se utiliza.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostTurbo gasolina VS Turbo Diesel .
O Diesel ganha nos custos de combustivel para quem faz muitos KM .
Ou seja, o costume.
De resto é melhor o gasolina.
E daí depende, só depois de conduzir os 2 é que cada pessoa poderá dizer o que gosta mais.
Comentário
-
Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostCom o preço dos combustiveis em espanha deve ser preciso uns 300Kkm para compensar, e em performance o TSI ganha em toda a linha.
Para uns 1.5 litros a mais no 1.0, este deverá ser cerca de 2 euros mais caro por cada 100kms.
A diferença no preço base é de 2600 euros. Dá para uns 130.000 kms. Alem disso tem outras vantagens pelo que se lê na parte de seguros e manutenção.
Comentário
-
Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostCom o preço dos combustiveis em espanha deve ser preciso uns 300Kkm para compensar, e em performance o TSI ganha em toda a linha.
A questão é que muita gente não é como eu. A propósito do Ateka, há um user que já conduziu esses 2 motores no Ateka e prefere de longe o 1.6 TDI.
Os números são uma coisa, as preferências do dia a dia na condução de cada um são outra.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostDepende sempre dos KM. De qualquer forma eu prefiro sempre gasolina mesmo que o motor seja mais fraco.
A questão é que muita gente não é como eu. A propósito do Ateka, há um user que já conduziu esses 2 motores no Ateka e prefere de longe o 1.6 TDI.
Os números são uma coisa, as preferências do dia a dia na condução de cada um são outra.
TDI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª8,2 2ª15,8 3ª24,7 4ª34,5 5ª45,7 6ª56,6
TSI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª7,4 2ª14,3 3ª21,8 4ª28,7 5ª35,9 6ª43,2
Por outro lado e sem os experimentar, parece-me que o tdi é um dos piores diesel da classe, e o TSI um dos melhores da classe no que diz respeito aos otto
Comentário
-
Originalmente Colocado por Fraga Ver PostO tempo dos 0-400m deve estar mal, então o TSI é mais rápido e fazem 18,9s os dois?
Edit: o post anterior já desmonta esta teoria.Editado pela última vez por tonirai; 30 December 2018, 22:08.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Fraga Ver PostO tempo dos 0-400m deve estar mal, então o TSI é mais rápido e fazem 18,9s os dois?
Mas também é preciso contar com as trocas de caixa e afins, que pode camuflar certos valores de aceleração.
Neste caso, aos 400m devem ir por volta dos 130, e aí pode haver algum ponto de contacto em termos de aceleração.
Medir performance dos 0-100, ou 0-400m aos dias de hoje vale perto de zero.
Já está mais que na altura de começarem a medir 0-150, onde dá para ter uma ideia melhor do fôlego do motor.
Então 0-50, não faz qualquer sentido!
Comentário
-
Originalmente Colocado por tonirai Ver PostPode por exemplo o escalonamento da caixa do TSI ser mais longo nas altas (dos 0-100 km/h devem ir até 3ª... Mas dos 0-400m já irão em 4ª).
Edit: o post anterior já desmonta esta teoria.
Se fosse caixa de 5, muito provavelmente daria para fazer os 0-400m em 3a.
Comentário
-
Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostPois eu nunca os conduzi mas batendo o TSI o TDI nas recuperações e por tanto nas acelerações, algo que não está ali e que explica que o TSI bate o TDI nas acelerações são as relações de caixa que são muito longas no tdi.
TDI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª8,2 2ª15,8 3ª24,7 4ª34,5 5ª45,7 6ª56,6
TSI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª7,4 2ª14,3 3ª21,8 4ª28,7 5ª35,9 6ª43,2
Por outro lado e sem os experimentar, parece-me que o tdi é um dos piores diesel da classe, e o TSI um dos melhores da classe no que diz respeito aos otto
Então, mas não é um diesel?
Como consegues determinar isso sem saber o regime máximo do motor?
Comentário
-
Originalmente Colocado por johndeamon Ver Posta relação de caixa não depende do regime máximo do motor.
Vamos lá então. Contas com o Jorge, como diz o outro:
TDI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª8,2 2ª15,8 3ª24,7 4ª34,5 5ª45,7 6ª56,6
TSI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª7,4 2ª14,3 3ª21,8 4ª28,7 5ª35,9 6ª43,2
Os regimes máximos são: 5000 RPM para o TDI e 6400 RPM para o TSI:
Assim sendo temos:
TDI:
1ª velocidade: 41 Km/H
2ª velocidade: 79 Km/H
3ª velocidade: 123,5 Km/H
4ª velocidade: 172,5 Km/H
5ª velocidade: 228,5 Km/H
6ª velocidade: 283 Km/H
TSI:
1ª velocidade: 47,36 Km/H
2ª velocidade: 91,52 Km/H
3ª velocidade: 139,52 Km/H
4ª velocidade: 183,68 Km/H
5ª velocidade: 229,76 Km/H
6ª velocidade: 276,48 Km/H
A bold todos os escalonamentos de velocidade que são mais curtas.
Corolário com os dados do comparativo:
- o TDI apresenta as 5 primeiras relações mais curtas do que o TSI.
- na última velocidade o TDI tem a caixa mais longa.
- o TDI pesa mais 133 Kg o que o prejudica nas prestações.
- a recuperação 80 -120 Km/H é francamente pior no TDI, porque é precisamente em 6ª velocidade que os escalonamentos de caixa trocam em ambos motores. Mais longa no TDI o que o prejudica, conforme se constata, ainda mais neste capítulo.
- na recuperação 60 - 100 Km/H a diferença não é tão significativa, porque o TDI volta a ter a caixa a seu favor. No entanto é prejudicado pelo seu peso superior.
- a aceleração 0 - 100 Km/H, a diferença tão significativa deve-se ao facto de o TDI ter que andar mais tempo em 3ª velocidade. Desde os 79 Km/H ao passo que o TSI é desde os 91,5 Km/H. Claro que se o condutor engrenar as velocidades antes do regime máximo, estas diferenças serão mais notórias.
- no exercício 0 - 400 m não sabemos as velocidades de saída, portanto não dá para se concluir muito.
Em Matemática costuma-se colocar um c.q.d.!
Comentário
-
Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostEstás a confundir os conceitos, como disse a relação de caixa não depende do regime do motor, para fazer o escalonamento sim já terás que ter isso em conta.
a tua analise sobre a recuperação cai por terra se analisares a recuperação em 4 velocidade.
Tu é que estavas a tentar provar que o TDI era mais lento por ter uma caixa mais longa. Isso é falso!
O TDI tem uma caixa mais curta.
E para saberes isso precisas de saber o regime máximo de rotação do motor.
O que estavas para aí a dizer que não.
A caixa do TDI é mais curta (com exceção para a última relação).
Apesar disso ele não consegue ser mais rápido.
Principalmente por causa do seu peso ser significativamente superior.
Para se saber mais, temos que ter a curva de potência e binário de ambos. Ou também vais dizer que não?
A minha análise está corretíssima e não cai nada por terra.
Como aliás até está devidamente apresentado no meu post em que falo precisamente sobre essa recuperação.
Este deve ser o duelo nº 19877374736272728, de motores a gasóleo vs gasolina, e ainda se fala sem se saberem interpretar os dados...
Comentário
-
Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostEu confundir? Eu estou é a esclarecer.
Tu é que estavas a tentar provar que o TDI era mais lento por ter uma caixa mais longa. Isso é falso!
algo que não está ali e que explica que o TSI bate o TDI nas acelerações são as relações de caixa que são muito longas no tdi.
Comentário
-
Originalmente Colocado por NothingFace Ver PostEstás a confundir a velocidade máxima de cada velocidade com a desmultiplicação.
A caixa do TDI é mais longa ( maior desmultiplicação para a mesma velocidade) mas devido ao regime máximo do motor ser inferior a velocidade máxima até ao corte em cada velcidade é inferior.
Vamos lá então, "desconfundir" e ver quem está a confundir!
Primeiro, tudo certo o que disseste, tirando a parte das confusões e do seu autor.
Segundo, repara na sequência:
Originalmente Colocado por johndeamon Ver PostPois eu nunca os conduzi mas batendo o TSI o TDI nas recuperações e por tanto nas acelerações, algo que não está ali e que explica que o TSI bate o TDI nas acelerações são as relações de caixa que são muito longas no tdi.
TDI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª8,2 2ª15,8 3ª24,7 4ª34,5 5ª45,7 6ª56,6
TSI Desarrollos (km/h cada 1.000 rpm)1ª7,4 2ª14,3 3ª21,8 4ª28,7 5ª35,9 6ª43,2
Por outro lado e sem os experimentar, parece-me que o tdi é um dos piores diesel da classe, e o TSI um dos melhores da classe no que diz respeito aos otto
Ainda faz outras conclusões dizendo que o TDI é o pior da classe e o TSI é o melhor.
Tudo isto analisando as "relações de caixa" de cada um dos modelos.
Ao que eu lhe perguntei, se ele não precisava de saber o regime máximo do motor?
Ao que ele responde:
Originalmente Colocado por johndeamon Ver Posta relação de caixa não depende do regime máximo do motor.
Agora diz-me lá tu, já que entraste nesta discussão, espero que estejas bem contextualizado, porque dizer o que disseste é fácil, mas a conversa já vinha de trás, como é que podes fazer as conclusões que ele fez sem saber este dado?
Sabes, ou terás noção, que podes voltar novamente com essa lenga-lenga da desmultiplicação, escalonamentos, etc, etc, etc, (que está tudo certo... é certo!), mas que para além de não ser isso que era a essência do que se estava a falar, saberás contudo, que apenas com uma pergunta minha, essa teoria cai por terra. Tens noção disso, certo?Editado pela última vez por nebuchadnezzar; 01 January 2019, 18:00.
Comentário
-
Testei ambos os motores no Ateca (anda para aí algures no fórum as minhas impressões), embora depois não tenha comprado nenhum deles...
Revejo-me em quase tudo o que está escrito no comparativo e as minhas impressões vão ao encontro disso mesmo, embora já se tenha passado mais de 1 ano.
O diesel apenas me seduziu nos consumos mais baixos (no meu teste a diferença não chegou a 1,5 litros) e no preço da gasóleo por cá (a diferença tem-se vindo a esbater)... Já o diferencial de aquisição superior a 3.000 euros assustava e bem! Em ambos os casos o prazo de entrega era elevado, tipo meio ano!
Seja como for, ambos os motores cumprem sem deslumbrar. Quem procurar performance não veio bater à porta certa!
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário