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Mazda3 2.0 SportSedán VS Hyundai i30 Fastback 1.0 e o downsizing Autobild

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    [Comparativo] Mazda3 2.0 SportSedán VS Hyundai i30 Fastback 1.0 e o downsizing Autobild


    https://www.autobild.es/comparativas...rtsedan-335141

    Artigo no link acima.









    Curva Potencia/ Binário Mazda




    Curva Potencia/ Binário I30

    Editado pela última vez por johndeamon; 06 January 2019, 19:14.

    #2
    Mazda contra a corrente, com o dobro da cilindrada consegue melhores consumos e performance. Em espanha é possivel vender porque não é penalizado pela carga fiscal.

    Comentário


      #3
      Ai está a velha questão de baixa cilindradas significar consumos mais baixos... Ja no meu mazda 2 1.5 skyactiv g 90cv vejo perfeitamente q mm a fundo o carro não dispara nos consumos...
      Em suma acelerações bem melhores, nos 400m são quase dois segundos, e o mazda leva jante maior.. Melhores consumos, menos co2, melhor insonorização, etc..
      Editado pela última vez por CMiguelQ; 06 January 2019, 19:13.

      Comentário


        #4
        O Mazda anda mais (menos nas recuperações) e gasta menos e tem menores emissões, o downsizing é uma treta, pode fechar.

        Comentário


          #5
          Esse motor 1.0 da Hyundai/Kia também não tem fama (nem proveito) de ser particularmente económico.
          Pelo que dizem a concorrência faz melhor, como por exemplo a Ford e até o 1.2 da Peugeot também dizem que é económico.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
            Esse motor 1.0 da Hyundai/Kia também não tem fama (nem proveito) de ser particularmente económico.
            Pelo que dizem a concorrência faz melhor, como por exemplo a Ford e até o 1.2 da Peugeot também dizem que é económico.
            Nem esse nem nenhum desse grupo. Por norma, gastam mais e andam menos que a concorrência.

            Comentário


              #7
              O Hyundai é muito mais agradável de conduzir que um 2.0 atmosférico.

              Comentário


                #8
                O 1.0 continua a ter melhores recuperações, que dá muito jeito que ter mais fulgor. Depois de embalados, todos andam, recuperar é que alguns se vêm gregos

                Comentário


                  #9
                  2L com 120cv?

                  Valha-me todos os santos da potência anémica.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                    Esse motor 1.0 da Hyundai/Kia também não tem fama (nem proveito) de ser particularmente económico.
                    Pelo que dizem a concorrência faz melhor, como por exemplo a Ford e até o 1.2 da Peugeot também dizem que é económico.
                    O Ecoboost não é mais económico. Os pequenos 3cl estão todos na mesma linha, nenhum oferece consumos milagrosos.

                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                    2L com 120cv?

                    Valha-me todos os santos da potência anémica.
                    Cilindrada não significa potência. O 2.0 da Mazda é um motor de economia. Mesmo na versão de 165cv, que por incrível que pareça, apresenta consumos idênticos à de 120cv.

                    Comentário


                      #11
                      Para um 2L até estou impressionado com os consumos, mesmo em condução desportiva.
                      É mesmo um motor virado para a economia e quem sabe, fiabilidade através do oversizing.
                      Faz lembrar os D2 da volvo, 2L com com 120cv com consumos de 1.6L.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                        O Ecoboost não é mais económico. Os pequenos 3cl estão todos na mesma linha, nenhum oferece consumos milagrosos.



                        Cilindrada não significa potência. O 2.0 da Mazda é um motor de economia. Mesmo na versão de 165cv, que por incrível que pareça, apresenta consumos idênticos à de 120cv.
                        Tens comparativos para mostrar?

                        Algures há umas semanas alguém publicou algures precisamente um comparativo entre um Focus mk3.5 e um Mazda 3 2.0 120cv.

                        Comentário


                          #13
                          Então desta vez não temos as relações de caixa?

                          Queres ver que é mais uma pergunta que fica sem resposta?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                            O 1.0 continua a ter melhores recuperações, que dá muito jeito que ter mais fulgor. Depois de embalados, todos andam, recuperar é que alguns se vêm gregos
                            Pena só terem aqueles dois exemplos de recuperações.

                            A conclusão que tiraste pode não ser absolutamente correta.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                              Pena só terem aqueles dois exemplos de recuperações.

                              A conclusão que tiraste pode não ser absolutamente correta.
                              Porque não?

                              Comentário


                                #16
                                aqui fica mais um comparativo, neste caso entre o Focus da anterior geração e o Mazda 3.

                                https://www.autopista.es/pruebas-de-...iv-g-opiniones

                                PS: Ups
                                Editado pela última vez por brunomeleiro; 06 January 2019, 23:11.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                  aqui fica mais um comparativo, neste caso entre o Focus da anterior geração e o Mazda 3.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora uma das diferenças entre estes motores, e que é inerente ao tipo de aspiração de carateriza cada um deles, pois isto até é normal acontecer, mas não com valores tão elevados.
                                    Se realmente um motor aspirado normalmente apresenta uma taxa de compressão mais elevada do que um motor turbocomprimido, já não é muito normal os 13:1 do motor do Mazda. Acho que há motores a diesel com estes valores!
                                    Mas é isso precisamente que lhe confere um rendimento extra e uns consumos mais reduzidos.
                                    Depois, provavelmente terá uma caixa longa, longa, longa, o que já é habitual para reduzir emissões e consumos.
                                    Mas para se comparar a caixa do Hyundai com a do Mazda, para além das relações de caixa, temos que saber o regime máximo do motor!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O comparativo, por muito interessante que possa ser (e é), para a realidade cá do burgo (a minha) vale zero!

                                      O valor "extra" de IA e IUC (este anual) é uma barbaridade! Gosto de conhecer a realidade "lá fora", mas tenho que conviver com a minha!

                                      PS: não conheço nenhum dos motores/carros, mas o do meu Scross (1.0) a "pastar" faz menos que 5,8. Essa é a minha média normal por depósito e com bastante lx à mistura!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                        Tens comparativos para mostrar?

                                        Algures há umas semanas alguém publicou algures precisamente um comparativo entre um Focus mk3.5 e um Mazda 3 2.0 120cv.
                                        https://www.spritmonitor.de/en/

                                        É difícil encontrar um 1.0t que gaste menos que o 2.0 da Mazda. Então se a comparação for com o 1.5 da Mazda a tarefa torna-se praticamente impossível.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                          2L com 120cv?

                                          Valha-me todos os santos da potência anémica.

                                          O meu também tem 2.5 cc com 192 cv a gasolina e sem turbo, mas faz 6.4 de consumo !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                            O Hyundai é muito mais agradável de conduzir que um 2.0 atmosférico.
                                            Isso é uma afirmação baseada em experiência ou só na leitura de tabelas das reprises ?

                                            É interessante este comparativo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                              Esse motor 1.0 da Hyundai/Kia também não tem fama (nem proveito) de ser particularmente económico.
                                              Pelo que dizem a concorrência faz melhor, como por exemplo a Ford e até o 1.2 da Peugeot também dizem que é económico.
                                              Originalmente Colocado por A359 Ver Post
                                              Nem esse nem nenhum desse grupo. Por norma, gastam mais e andam menos que a concorrência.
                                              A questão dos consumos confirmo, os motores Hyundai/Kia são dos menos económios. Pelo menos nas comparações do que aparece nos computadores de bordo, porque em termos reais a diferença já não é assim tão acentuada.

                                              Quanto ao andamento, discordo.

                                              E falo dos motores que já tive/tenho 1.6 Crdi 115cv de 2010 , 1.6 Hdi 109cv de 2008 e 1.5d 115cv de 2015 tudo carros do mesmo segmento e com pesos muito semelhantes. Entre estes 3 poderia classificá-los da seguinte forma:

                                              Rapidez: 1º 1.5d com uma vantagem mínima em relação ao 2º) o 1.6 Crdi e 3º) Hdi
                                              Consumos: 1º 1.5d, 2º 1.6 Hdi, 3º 1.6 Crdi e aqui falo em consumos reais, o 1.5d faz cerca de menos 0.6l que o 1.6 Hdi e menos cerca 0.9l que o Crdi.

                                              Quanto ao 1.0 da Ford, em termos de consumos e pelo que tenho lido parece que tem mais fama que proveito, ou seja, pelo que tenho lido e visto é que na realidade consome tanto ou mais que a Touran 1.4 Tsi que eu tive de 2006
                                              O 1.2 da Peugeot, o único que eu conheço é de um 2008 de 2016 e também não faz depósitos a menos de 7.5l e é utilizado em condições normais
                                              Editado pela última vez por MikePug82; 07 January 2019, 10:54.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                A questão dos consumos confirmo, os motores Hyundai/Kia são dos menos económios. Pelo menos nas comparações do que aparece nos computadores de bordo, porque em termos reais a diferença já não é assim tão acentuada.

                                                Quanto ao andamento, discordo.

                                                E falo dos motores que já tive/tenho 1.6 Crdi 115cv de 2010 , 1.6 Hdi 109cv de 2008 e 1.5d 115cv de 2015 tudo carros do mesmo segmento e com pesos muito semelhantes. Entre estes 3 poderia classificá-los da seguinte forma:

                                                Rapidez: 1º 1.5d com uma vantagem mínima em relação ao 2º) o 1.6 Crdi e 3º) Hdi
                                                Consumos: 1º 1.5d, 2º 1.6 Hdi, 3º 1.6 Crdi e aqui falo em consumos reais, o 1.5d faz cerca de menos 0.6l que o 1.6 Hdi e menos cerca 0.9l que o Crdi.
                                                Atenção que estás a comparar gerações de motores distintas, é normal motores mais recentes serem mais eficientes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                  Atenção que estás a comparar gerações de motores distintas, é normal motores mais recentes serem mais eficientes.
                                                  No caso do Peugeot e do Kia são motores praticamente da mesma geração.

                                                  E tenho na familia uma 1.6 Crdi 128cv de 2014 e uma 308 de 1.6 hdi de 2015 e em termos de consumos não difere para aquilo que eu coloquei atrás.
                                                  Claro que nestes 2 casos ao contrário dos que expus anteriormente, há a diferença do condutor, da condução e dos trajetos que embora sejam aparentemente semelhantes à minha, não é a minha pelo que poderá haver aqui umas 2 ou 3 décima a mais ou a menos caso fosse eu a conduzir.
                                                  De qualquer das formas não me parece que esses motores em especifico tenham tido uma grande evolução nestes últimos 10 anos.
                                                  Já o da BMW, sim. Sendo um motor de origem muito recente poderá sair "benficiado" na comparação em relação aos outros 2

                                                  PS: Um individuo daqui pertinho (VN Famalicão) não vai aparecer a este encontro: https://forum.motorguia.net/eventos/...post1070223909 ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                    aqui fica mais um comparativo, neste caso entre o Focus da anterior geração e o Mazda 3.

                                                    https://www.autopista.es/pruebas-de-...iv-g-opiniones

                                                    PS: Ups

                                                    Gostei de ler o comparativo, principalmente aquela parte em que refere que o Ford acusou 137cv e o Mazda 145v, no banco de potência deles.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                      2L com 120cv?

                                                      Valha-me todos os santos da potência anémica.
                                                      Um carro que faz 8,9 seg dos 0-100 Km/h e 16,8 seg. nos 0-400m é anémico?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                                        Porque não?
                                                        Porque não tem em conta as relações de caixa.

                                                        Gostava de ver os valores mínimos de recuperação para cada um deles junto das recuperações em 5ª e 6ª.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                          Esse motor 1.0 da Hyundai/Kia também não tem fama (nem proveito) de ser particularmente económico.
                                                          Pelo que dizem a concorrência faz melhor, como por exemplo a Ford e até o 1.2 da Peugeot também dizem que é económico.
                                                          então o 1.0 da honda pelo que dizem parece uma caleira a beber água!


                                                          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                          2L com 120cv?

                                                          Valha-me todos os santos da potência anémica.
                                                          foi para compararem cavalagens parecidas, no entanto quem percebe alguma coisa disto sabe logo que é um motor para rodar apenas, não tem o intuito de ser rápido. o meu 1.6 é precisamente isso... mas o de 165cv não fazia fraca figura ao lado desse 1.0.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            então o 1.0 da honda pelo que dizem parece uma caleira a beber água!
                                                            Não é o que dizem os números: https://www.autofoco.pt/confronto/ver/750451
                                                            Também pode ver aqui os dados para o Focus e o Peugeot 308: https://www.autofoco.pt/confronto/ver/765250

                                                            Ou seja, andam todos entre os 7 e os 7,5, sendo o Ford Focus (1.0, 125cv) e o Honda Civic (1.0, 129cv)os mais económicos e o Kia Ceed (1.0, 120cv) e Peugeot 308 (1.2, 130cv) os mais gulosos. Mas as diferenças são poucas.
                                                            Editado pela última vez por PauloRaposo; 07 January 2019, 12:39.

                                                            Comentário

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