Boas,
Neste tempo frio, pelo menos para os padrões Portugueses, os bancos aquecidos podem ser uma mais valia interessante no conforto de viajem.
Na minha opinião, ter o rabo e as costas quentes é sinónimo de iniciar uma viajem confortável, sobretudo se o carro tiver dormido ao relento.
Deixo aqui a minha experiência com as diferentes marcas/carros que tenho e que têm aquecimento de bancos:
1- Mercedes Classe S W221, o meu tem Bancos Multicontorno, aquecidos e refrigerados: o aquecimento não é muito rápido, e parece que mesmo no nível mínimo acaba por aquecer um pouco em excesso, o que, ao fim de poucos minutos, acaba por não ser desejável. Acresce que podemos ligar a ventilação simultânea com o aquecimento, o que aumenta a sensação de calor. Botões de comando na porta, em cima e à frente bastante ergonómico.
2- Mercedes CLS (W219), bancos AMG aquecidos e refrigerados: Parece ter um acerto da intensidade de calor mais adequado que o S. Depois de aquecer, no nível mínimo, mantêm uma sensação de conforto térmico sem exagerar. Botões na consola, por baixo do rádio, fáceis de utilizar, mas obriga a desviar mais o olhar que o S.
3- BMW Z4 (e85), bancos de série aquecidos: o aquecimento nestes bancos parece mais rápido do que o dos Mercedes, mas o nível mínimo poderia ter um pouco menos de intensidade. Botões na consola central, em baixo, à frente da alavanca de velocidades, estão fora do conforto visual, mas são fáceis de encontrar pelo tacto.
4- Mini Cooper SD R56, bancos Recaro JCW: são bastante rápidos, como os do Z, e o nível mínimo parece o mais adequado de todos. Botões na consola central, em baixo, à frente da alavanca de velocidades, estão fora do conforto visual, mas são ainda mais fáceis de encontrar pelo tacto porque os botões são diferentes de todos os outros.
5- Renault Laguna III, Bancos da versão Initiale: o aquecimento é o mais fraco e mais lento de todos, além de que no nível mínimo, parece não estar ligado. Comando por roda, na lateral do banco, à frente do lado da porta, são os menos intuitivos de encontrar e controlar, porque estão fora do alcance visual, e acresce que caso o passageiro se "esqueça" de desligar, temos de sair do carro para chegar ao comando do passageiro... nada intuitivo!
Embora seja um equipamento que, no caso do nosso clima, não costuma ser determinante para a escolha da marca e ou modelo, fica aqui a minha experiência sobre o tema.
Votos de bons aquecimentos
Neste tempo frio, pelo menos para os padrões Portugueses, os bancos aquecidos podem ser uma mais valia interessante no conforto de viajem.
Na minha opinião, ter o rabo e as costas quentes é sinónimo de iniciar uma viajem confortável, sobretudo se o carro tiver dormido ao relento.
Deixo aqui a minha experiência com as diferentes marcas/carros que tenho e que têm aquecimento de bancos:
1- Mercedes Classe S W221, o meu tem Bancos Multicontorno, aquecidos e refrigerados: o aquecimento não é muito rápido, e parece que mesmo no nível mínimo acaba por aquecer um pouco em excesso, o que, ao fim de poucos minutos, acaba por não ser desejável. Acresce que podemos ligar a ventilação simultânea com o aquecimento, o que aumenta a sensação de calor. Botões de comando na porta, em cima e à frente bastante ergonómico.
2- Mercedes CLS (W219), bancos AMG aquecidos e refrigerados: Parece ter um acerto da intensidade de calor mais adequado que o S. Depois de aquecer, no nível mínimo, mantêm uma sensação de conforto térmico sem exagerar. Botões na consola, por baixo do rádio, fáceis de utilizar, mas obriga a desviar mais o olhar que o S.
3- BMW Z4 (e85), bancos de série aquecidos: o aquecimento nestes bancos parece mais rápido do que o dos Mercedes, mas o nível mínimo poderia ter um pouco menos de intensidade. Botões na consola central, em baixo, à frente da alavanca de velocidades, estão fora do conforto visual, mas são fáceis de encontrar pelo tacto.
4- Mini Cooper SD R56, bancos Recaro JCW: são bastante rápidos, como os do Z, e o nível mínimo parece o mais adequado de todos. Botões na consola central, em baixo, à frente da alavanca de velocidades, estão fora do conforto visual, mas são ainda mais fáceis de encontrar pelo tacto porque os botões são diferentes de todos os outros.
5- Renault Laguna III, Bancos da versão Initiale: o aquecimento é o mais fraco e mais lento de todos, além de que no nível mínimo, parece não estar ligado. Comando por roda, na lateral do banco, à frente do lado da porta, são os menos intuitivos de encontrar e controlar, porque estão fora do alcance visual, e acresce que caso o passageiro se "esqueça" de desligar, temos de sair do carro para chegar ao comando do passageiro... nada intuitivo!
Embora seja um equipamento que, no caso do nosso clima, não costuma ser determinante para a escolha da marca e ou modelo, fica aqui a minha experiência sobre o tema.
Votos de bons aquecimentos
Comentário