Tenho visto que é cada vez mais frequente haver carros com motores de 3 cilindros. Devido ao meu desconhecimento sobre a qualidade destes motores, se alguém tiver algum conhecimento/opinião sobre este tema será bem vindo
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Motores de 3 cilindros?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por ForceOfWill Ver PostTenho visto que é cada vez mais frequente haver carros com motores de 3 cilindros. Devido ao meu desconhecimento sobre a qualidade destes motores, se alguém tiver algum conhecimento/opinião sobre este tema será bem vindo
Já há uns bons anos que por cá andam e tem provas dadas.
-
Tens vários tópicos cá no fórum com montes de informação que pretendes, e também encontras noutros dedicados a temas como por exemplo o do consumo.
Para terminar, tens na secção dos diários de bordo tópicos de praticamente todos os modelos e respectivas opiniões já mais que debatidas.
É só "googlar"
Comentário
-
Não compres! Um cilindro já fugiu e nunca se sabe quando não "salta" outro!
Mais a sério, são uma boa surpresa, tendo presente a pequena cubicagem e o aparente "desequilíbrio" por serem "mancos". Eu tenho um no meu Scross e continuo a dizer que foi uma excelente escolha para o uso que faço e uma alternativa aos diesel da praxe de 1.5 e 1.6 com cv entre os 100 e os 120...
PS: o grande responsável pela sua "vulgarização" tem sido o Ecoboost da Ford e tem corrido muito bem...
Comentário
-
Originalmente Colocado por petrus Ver PostNão compres! Um cilindro já fugiu e nunca se sabe quando não "salta" outro!
Mais a sério, são uma boa surpresa, tendo presente a pequena cubicagem e o aparente "desequilíbrio" por serem "mancos". Eu tenho um no meu Scross e continuo a dizer que foi uma excelente escolha para o uso que faço e uma alternativa aos diesel da praxe de 1.5 e 1.6 com cv entre os 100 e os 120...
PS: o grande responsável pela sua "vulgarização" tem sido o Ecoboost da Ford e tem corrido muito bem...
Vulgarização dos 3 cilindros com turbo. Pois antes destes já existiam muitos mas atmosféricos.
Tenho um 3 cilindros 999cc atmosférico de 75cv num Up e até ver a experiência está a ser muito boa. Bons consumos, boa resposta do motor e até uma sonoridade engraçada.
Até agora a única limitação que notei foi na A3, depois de Ponte de Lima, a subir em direcção a Valença. 4 pessoas e mala cheia notaram-se bem. Fez falta o turbo das versões TSI.
Comentário
-
Originalmente Colocado por petrus Ver PostNão compres! Um cilindro já fugiu e nunca se sabe quando não "salta" outro!
O desiquilibrio é mais na cabeça do pessoal porque os turbos e compressores acabam por diluir a aparente falta de cilindros.
Comentário
-
Tenho um "3 cilindros" 1.2 Puretech da PSA e até agora estou como o velhote do "anúncio" : Maravilhado!
Claro que ainda se pode revelar um bruto limão, pois tem apenas 8 mil KM´s, mas intrinsecamente é um excelente motor, com consumos muito aceitáveis para a potência/andamento demonstrado!
Comentário
-
Eu reparei que os SUV da Peugeot (3008 e 5008), apesar do aparente volume, comportam motores de 3 cilindros, o que me causou alguma estranheza.. Sempre associei motores de 3 cilindros a carros compactos/utilitários, e até estava a pensar equacionar a compra de um daqueles modelos para meio de 2020.
Comentário
-
Originalmente Colocado por ForceOfWill Ver PostEu reparei que os SUV da Peugeot (3008 e 5008), apesar do aparente volume, comportam motores de 3 cilindros, o que me causou alguma estranheza.. Sempre associei motores de 3 cilindros a carros compactos/utilitários, e até estava a pensar equacionar a compra de um daqueles modelos para meio de 2020.
Tens também e por exemplo, o Ford Mondeo, com o dito motor de 3 cilindros.
Comentário
-
A vantagem do menor número de cilindros é que, conjugado com um turbo, obtêm-se melhores valores de binário para uma mesma cubicagem. Assim sendo faz sentido o uso desse tipo de motor em carros de maior volumetria. Estes motores de três cilindros são motores muito redondos, isto é, com força desde baixas rotações. Longe de serem desportivos, são isso sim extremamente agradáveis de usar. Como um bom diesel mas sem os seus inconvenientes.
O que melhor conheço é o da Ford e acho-o uma maravilha. Com o TSI 1.0 da VW tive apenas um breve contacto mas também não me deixou nenhum "amargo de boca".
Comentário
-
Cá por casa já passou em termos de 3 cil :
- Corsa 1.0i 55cv 12v
- Polo 1.2 64cv
- Smart Brabus 0.7 T 75cv
- C1 1.0i 12v 68cv
- Sandero 0.9 TCE 90cv
É óbvio que ao ralenti e a baixas RPM nenhum deles tem a suavidade de um simples 1.2 4 cil da FIAT por ex.
No entanto este tipo de motores não são nem de perto nem de longe para ser os reis da suavidade. É mais para ser um conjunto de boa performance / consumo e motores leves tambem.
Não é nem de perto critério de escolha o número de cilindros.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostA vantagem do menor número de cilindros é que, conjugado com um turbo, obtêm-se melhores valores de binário para uma mesma cubicagem. Assim sendo faz sentido o uso desse tipo de motor em carros de maior volumetria. Estes motores de três cilindros são motores muito redondos, isto é, com força desde baixas rotações. Longe de serem desportivos, são isso sim extremamente agradáveis de usar. Como um bom diesel mas sem os seus inconvenientes.
O que melhor conheço é o da Ford e acho-o uma maravilha. Com o TSI 1.0 da VW tive apenas um breve contacto mas também não me deixou nenhum "amargo de boca".
Comentário
-
Eu tenho um 0.9 Tce num Sandero,e safa-se bem.
O único defeito são os consumos sobretudo com cinco pessoas dentro e em AE.
A andar entre 130-160km/h consumos andam na casa dos 8,5/9,5.
Mas também não há milagres.
A andar normal e a respeitar mais ou menos as limitações de velocidade e em ciclo misto anda na casa dos 7 litros.
De resto não sinto vibrações comparado com um 4 cilindros,em rotações mais altas até se torna engreçado,o barulho parece um 6 cilindros[emoji28]
Comentário
-
Há cerca de 13 meses comprei um Polo 1.0 TSI (o meu primeiro tricilindrico) e o motor até agora tem superado as minhas expectativas em todos os aspetos. Consumos muito agradáveis, muito disponível logo às 1500 rpm e, com 95cv, até tem um desempenho muito satisfatório em AE.
Quanto a fiabilidade só tenho 23 mil km feitos sem qualquer problema.
Até ter comprado o TSI já tinha muitos milhares de km feitos em Ibizas mancos PD75 (carros de trabalho) e nunca foi uma experiência particularmente agradável com a proliferação de ruidos e vibrações, e mesmo em termos de fiabilidade, apesar das quilometragens elevadas (acima dos 300 mil km), ocorreram 2 casos de rotura da corrente de acionamento da bomba de óleo que resultaram motores gripados, mas também eram carros que sofriam muito com viagens em AE a fundo.
Comentário
-
A minha experiência com mancos:
1.2 TDI, sim este belo exemplo, silencioso, poucas vibrações, bons consumos.
Anda pouco, mas isso não é culpa dos 3 cilindros. São pequenos!
1.4 TDI PD, nunca gostei deste motor, apesar de falarem tanto dele.
Só lhe destaco a resistência. De resto não tinha ponta por onde se lhe pegue.
1.4 TDI CR, a evolução da bosta.
Muito ruidoso (menos do que o PD), consumos não referenciais (mas melhores do que o PD), boas baixas, corta-se todo em altas (2 válvulas / cilindro apenas).
Em Diesel acho que foram todos...
1.0 Opel - Só ao relanti é que se notam os 3 cilindros. Não tem baixas, por culpa de uma caixa longa, longa, longa...
A partir das 4000 RPM, responde muito bem.
Bons consumos.
1.0 Ford, mesma coisa que o 1.0 Opel, mais ruidoso. Mais progressivo, não se nota tanta a diferença entre baixas e altas.
1.2 PSA atmosférico, num 208, caixa horrível de manusear, sim eu sei, isto não tem nada a ver com o motor.
Anda bem em baixas, gasta muito em altas!
Comentário
-
Originalmente Colocado por ForceOfWill Ver PostTenho visto que é cada vez mais frequente haver carros com motores de 3 cilindros. Devido ao meu desconhecimento sobre a qualidade destes motores, se alguém tiver algum conhecimento/opinião sobre este tema será bem vindoEditado pela última vez por JMSVS; 12 January 2019, 17:56.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário