Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores de 3 cilindros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores de 3 cilindros?

    Tenho visto que é cada vez mais frequente haver carros com motores de 3 cilindros. Devido ao meu desconhecimento sobre a qualidade destes motores, se alguém tiver algum conhecimento/opinião sobre este tema será bem vindo

    #2
    Originalmente Colocado por ForceOfWill Ver Post
    Tenho visto que é cada vez mais frequente haver carros com motores de 3 cilindros. Devido ao meu desconhecimento sobre a qualidade destes motores, se alguém tiver algum conhecimento/opinião sobre este tema será bem vindo


    Já há uns bons anos que por cá andam e tem provas dadas.

    Comentário


      #3
      Tens vários tópicos cá no fórum com montes de informação que pretendes, e também encontras noutros dedicados a temas como por exemplo o do consumo.
      Para terminar, tens na secção dos diários de bordo tópicos de praticamente todos os modelos e respectivas opiniões já mais que debatidas.

      É só "googlar"

      Comentário


        #4
        a única coisa que notei quando conduzi um foi que ao ralenti tem mais vibrações que um 4 cilindros... de resto nada de especial.

        Comentário


          #5
          Não compres! Um cilindro já fugiu e nunca se sabe quando não "salta" outro!

          Mais a sério, são uma boa surpresa, tendo presente a pequena cubicagem e o aparente "desequilíbrio" por serem "mancos". Eu tenho um no meu Scross e continuo a dizer que foi uma excelente escolha para o uso que faço e uma alternativa aos diesel da praxe de 1.5 e 1.6 com cv entre os 100 e os 120...

          PS: o grande responsável pela sua "vulgarização" tem sido o Ecoboost da Ford e tem corrido muito bem...

          Comentário


            #6
            Mesmo antes da grande evolução, tenho o 1.2 num Skoda Fabia 2002 e nada a apontar até ao momento, os meus pais têm um Polo também 1.2 e o maior problema foram mesmo as bobines.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              Não compres! Um cilindro já fugiu e nunca se sabe quando não "salta" outro!

              Mais a sério, são uma boa surpresa, tendo presente a pequena cubicagem e o aparente "desequilíbrio" por serem "mancos". Eu tenho um no meu Scross e continuo a dizer que foi uma excelente escolha para o uso que faço e uma alternativa aos diesel da praxe de 1.5 e 1.6 com cv entre os 100 e os 120...

              PS: o grande responsável pela sua "vulgarização" tem sido o Ecoboost da Ford e tem corrido muito bem...

              Vulgarização dos 3 cilindros com turbo. Pois antes destes já existiam muitos mas atmosféricos.

              Tenho um 3 cilindros 999cc atmosférico de 75cv num Up e até ver a experiência está a ser muito boa. Bons consumos, boa resposta do motor e até uma sonoridade engraçada.

              Até agora a única limitação que notei foi na A3, depois de Ponte de Lima, a subir em direcção a Valença. 4 pessoas e mala cheia notaram-se bem. Fez falta o turbo das versões TSI.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                Não compres! Um cilindro já fugiu e nunca se sabe quando não "salta" outro!
                Não seja por isso na fiat fugiram 2...tens o 0.8 bi....a fiat também gosta dos mancos...de 5cil tipo o d5 da volvo...

                O desiquilibrio é mais na cabeça do pessoal porque os turbos e compressores acabam por diluir a aparente falta de cilindros.

                Comentário


                  #9
                  Tenho um "3 cilindros" 1.2 Puretech da PSA e até agora estou como o velhote do "anúncio" : Maravilhado!

                  Claro que ainda se pode revelar um bruto limão, pois tem apenas 8 mil KM´s, mas intrinsecamente é um excelente motor, com consumos muito aceitáveis para a potência/andamento demonstrado!

                  Comentário


                    #10
                    Eu reparei que os SUV da Peugeot (3008 e 5008), apesar do aparente volume, comportam motores de 3 cilindros, o que me causou alguma estranheza.. Sempre associei motores de 3 cilindros a carros compactos/utilitários, e até estava a pensar equacionar a compra de um daqueles modelos para meio de 2020.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ForceOfWill Ver Post
                      Eu reparei que os SUV da Peugeot (3008 e 5008), apesar do aparente volume, comportam motores de 3 cilindros, o que me causou alguma estranheza.. Sempre associei motores de 3 cilindros a carros compactos/utilitários, e até estava a pensar equacionar a compra de um daqueles modelos para meio de 2020.

                      Tens também e por exemplo, o Ford Mondeo, com o dito motor de 3 cilindros.

                      Comentário


                        #12
                        A vantagem do menor número de cilindros é que, conjugado com um turbo, obtêm-se melhores valores de binário para uma mesma cubicagem. Assim sendo faz sentido o uso desse tipo de motor em carros de maior volumetria. Estes motores de três cilindros são motores muito redondos, isto é, com força desde baixas rotações. Longe de serem desportivos, são isso sim extremamente agradáveis de usar. Como um bom diesel mas sem os seus inconvenientes.

                        O que melhor conheço é o da Ford e acho-o uma maravilha. Com o TSI 1.0 da VW tive apenas um breve contacto mas também não me deixou nenhum "amargo de boca".

                        Comentário


                          #13
                          A BMW/Mini também usa o 3 cilindros no série 1, 2, 3, X1, X2 e todos os Mini.

                          Comentário


                            #14
                            Cá por casa já passou em termos de 3 cil :

                            - Corsa 1.0i 55cv 12v
                            - Polo 1.2 64cv
                            - Smart Brabus 0.7 T 75cv
                            - C1 1.0i 12v 68cv
                            - Sandero 0.9 TCE 90cv


                            É óbvio que ao ralenti e a baixas RPM nenhum deles tem a suavidade de um simples 1.2 4 cil da FIAT por ex.

                            No entanto este tipo de motores não são nem de perto nem de longe para ser os reis da suavidade. É mais para ser um conjunto de boa performance / consumo e motores leves tambem.

                            Não é nem de perto critério de escolha o número de cilindros.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              A vantagem do menor número de cilindros é que, conjugado com um turbo, obtêm-se melhores valores de binário para uma mesma cubicagem. Assim sendo faz sentido o uso desse tipo de motor em carros de maior volumetria. Estes motores de três cilindros são motores muito redondos, isto é, com força desde baixas rotações. Longe de serem desportivos, são isso sim extremamente agradáveis de usar. Como um bom diesel mas sem os seus inconvenientes.

                              O que melhor conheço é o da Ford e acho-o uma maravilha. Com o TSI 1.0 da VW tive apenas um breve contacto mas também não me deixou nenhum "amargo de boca".
                              Mesmo o TCE da renault que tantos desgostam, para mim safa-se muito bem em baixas RPM

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho um 0.9 Tce num Sandero,e safa-se bem.

                                O único defeito são os consumos sobretudo com cinco pessoas dentro e em AE.

                                A andar entre 130-160km/h consumos andam na casa dos 8,5/9,5.

                                Mas também não há milagres.

                                A andar normal e a respeitar mais ou menos as limitações de velocidade e em ciclo misto anda na casa dos 7 litros.

                                De resto não sinto vibrações comparado com um 4 cilindros,em rotações mais altas até se torna engreçado,o barulho parece um 6 cilindros[emoji28]

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, mesmo o little C1 com motor tricilindrico da toyota tem um som bem engraçado a partir das 3500 RPM

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Sim, mesmo o little C1 com motor tricilindrico da toyota tem um som bem engraçado a partir das 3500 RPM
                                    Bem verdade, motorzinho bem fixe, é vê-lo correr no trofeu C1... Bem engraçado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                      em rotações mais altas até se torna engraçado,o barulho parece um 6 cilindros[emoji28]
                                      parece metade de um 6 cilindros, queres dizer

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                        parece metade de um 6 cilindros, queres dizer
                                        [emoji1787]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ainda ninguém falou do mítico 1.4 TDI?

                                          Aquele manco do PD130 que andava bem, fazia excelentes consumos, super fiável e ainda com boa margem para reprogramação.


                                          E claro, fumo, trator e vibrações, mas não se pode ter tudo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            o PD130 é de 4 cilindros, o manco é o PD75 com barulho de traineira, mora aqui um com 400.000km do aço [emoji4]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não fui bem explicito, o PD75 é o PD130 com menos 1 cilindro, por isso o ser manco*.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                parece metade de um 6 cilindros, queres dizer

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por aqui passou um Ibiza 1.2 de 2004 e agora o 216d

                                                  O problema do primeiro era os consumos elevados.
                                                  O 216d ainda não encontrei problemas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Há cerca de 13 meses comprei um Polo 1.0 TSI (o meu primeiro tricilindrico) e o motor até agora tem superado as minhas expectativas em todos os aspetos. Consumos muito agradáveis, muito disponível logo às 1500 rpm e, com 95cv, até tem um desempenho muito satisfatório em AE.

                                                    Quanto a fiabilidade só tenho 23 mil km feitos sem qualquer problema.

                                                    Até ter comprado o TSI já tinha muitos milhares de km feitos em Ibizas mancos PD75 (carros de trabalho) e nunca foi uma experiência particularmente agradável com a proliferação de ruidos e vibrações, e mesmo em termos de fiabilidade, apesar das quilometragens elevadas (acima dos 300 mil km), ocorreram 2 casos de rotura da corrente de acionamento da bomba de óleo que resultaram motores gripados, mas também eram carros que sofriam muito com viagens em AE a fundo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A minha experiência com mancos:

                                                      1.2 TDI, sim este belo exemplo, silencioso, poucas vibrações, bons consumos.
                                                      Anda pouco, mas isso não é culpa dos 3 cilindros. São pequenos!

                                                      1.4 TDI PD, nunca gostei deste motor, apesar de falarem tanto dele.
                                                      Só lhe destaco a resistência. De resto não tinha ponta por onde se lhe pegue.

                                                      1.4 TDI CR, a evolução da bosta.
                                                      Muito ruidoso (menos do que o PD), consumos não referenciais (mas melhores do que o PD), boas baixas, corta-se todo em altas (2 válvulas / cilindro apenas).

                                                      Em Diesel acho que foram todos...

                                                      1.0 Opel - Só ao relanti é que se notam os 3 cilindros. Não tem baixas, por culpa de uma caixa longa, longa, longa...
                                                      A partir das 4000 RPM, responde muito bem.
                                                      Bons consumos.

                                                      1.0 Ford, mesma coisa que o 1.0 Opel, mais ruidoso. Mais progressivo, não se nota tanta a diferença entre baixas e altas.

                                                      1.2 PSA atmosférico, num 208, caixa horrível de manusear, sim eu sei, isto não tem nada a ver com o motor.
                                                      Anda bem em baixas, gasta muito em altas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ForceOfWill Ver Post
                                                        Tenho visto que é cada vez mais frequente haver carros com motores de 3 cilindros. Devido ao meu desconhecimento sobre a qualidade destes motores, se alguém tiver algum conhecimento/opinião sobre este tema será bem vindo
                                                        Tirando o facto de o "equilibrio" de forças do motor não ser tão simples (mas que pode ser conseguido evitando frequências de ressonancia no regime de funcionamento do motor) como um 4 cilindros, podem ser tão bons ou melhores que um 4 cilindros em tudo o resto! Este ano em principio vem um 3 cilindros.
                                                        Editado pela última vez por JMSVS; 12 January 2019, 18:56.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho um monocilindro refrigerado a ar e nada a apontar, por isso tudo que seja de um cilindro para cima é bom

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                            Tenho um monocilindro refrigerado a ar e nada a apontar, por isso tudo que seja de um cilindro para cima é bom
                                                            Motor Hatz? [emoji16][emoji39]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X