Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente buraco na estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente buraco na estrada

    Boas,

    No fim do ano tive um acidente, passei por cima de um buraco numa estrada municipal e furei um pneu. Chamei a GNR, disseram-me para ir a uma oficina e depois fazer a reclamação na Câmara.

    Ao colocar os pneus novos ao sitio e proceder ao alinhamento, disseram que não dava para alinhar pois estava com folga na caixa de direção :|

    Tive a ver preços e ainda são caras. Será que a câmara assume a reparação?

    #2
    Passados 12 dias vai ser difícil a entidade responsável pela via assumir esses custos..

    Foi feita participação pela GNR?
    Apresentou reclamação na entidade que regula ess via? Cm?

    Comentário


      #3
      Na participação da GNR diz que tenho 3 anos para fazer o pedido de indemnização, que deverá ser feito na camara municipal. A questão é que tenho medo que eles digam que o problema da caixa nao tem nada a ver com o buraco, visto que nao tenho como provar que foi.

      Do que li na internet, normalmente é só os pneus que sao trocados :|

      Comentário


        #4
        e já para te pagarem os pneus vai ser um filme do caraças! ao meu tio num carro normal há muitos anos trocaram os 4 pneus, ele disse que foram os dois do mesmo lado. ao meu pai, numa estrada de paralelos, saltou um paralelo, bateu-lhe no cárter, andou mais uns 400mts sem suspeitar que tinha furado, o óleo ficou todo no chão. na altura fez-se a participação à GNR, o carro foi de reboque para a volvo e foi um 31 para a câmara assumir alguma coisa, isto quando os telemóveis quase que nem tinham câmara VGA e o do meu pai era simples. só com um primo dele advogado que tinha processos nessa câmara e que conseguiram que pagassem 400 contos (o euro tinha entrado há pouco mais de ano ou ano e meio) e mesmo assim foi o cabo dos trabalhos para receber. isto em duas câmaras diferentes.

        pede uma peritagem e o documento comprovativo e faz a queixa na GNR ou junta à queixa, pois foi uma situação que não podias descobrir juntamente com os pneus, mas sim só ao trocar. e mesmo assim para "facilitar" o teu lado, o pedido indemnizatório até devia vir logo de um advogado, pois primeiro vão dar-te uma tanga ou uma nega valente.

        Comentário


          #5
          Que trabalheira...
          Uma peritagem é barato?
          Estava a pensar pedir a um advogado para fazer o pedido de indemnização com o orçamento de reparação da caixa e pneus.

          Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk

          Comentário


            #6
            alguém com mais experiência nestes casos há-de passar por aqui.

            Comentário


              #7
              Isso chama-se RC Exploração, e o município terá uma apólice para isso. Uma vez que, felizmente, desse evento não resultaram feridos graves ou mortos, tens 3 anos para reclamar. No entanto quanto mais rápido o fizeres, melhor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                Isso chama-se RC Exploração, e o município terá uma apólice para isso. Uma vez que, felizmente, desse evento não resultaram feridos graves ou mortos, tens 3 anos para reclamar. No entanto quanto mais rápido o fizeres, melhor.
                Até que enfim que chegou alguém pouco dado a cinema!!!

                1 - Obtens orçamento de reparação dos danos, sejam eles quais fores (desde que sejam...)
                2 - Diriges-te ao município que jurisdiciona a estrada, e questionas de que forma será melhor efetuar a reclamação (impresso próprio, email, etc...)
                3 - Fazes a reclamação, descrevendo pormenorizadamente a ocorrência, data, hora, local, intervenção de autoridades e danos sofridos, anexando o respetivo orçamento de reparação

                Se tudo correr como é normal em boa parte dos municípios, será efetuada participação á seguradora de RC Exploração e serás contactado por esta.

                Comentário


                  #9
                  Só para dar feedback.
                  Fui ao município fazer a reclamação, anexei orçamento reparação da caixa de direção, mais uma fatura da Norauto relativo aos pneus novos.

                  Em abril ligaram-me da seguradora a agendar uma peritagem, marquei peritagem. Resultado:
                  - caixa de direcção é desgaste do carro
                  - os pneus não estavam na oficina logo não teria direito a pagamento.

                  Não pagaram nada, segui o caso para um advogado



                  Sent from my Mi 9T using Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    Incrível...

                    Vai-nos mantendo ao corrente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sfarfals2 Ver Post
                      Só para dar feedback.
                      Fui ao município fazer a reclamação, anexei orçamento reparação da caixa de direção, mais uma fatura da Norauto relativo aos pneus novos.

                      Em abril ligaram-me da seguradora a agendar uma peritagem, marquei peritagem. Resultado:
                      - caixa de direcção é desgaste do carro
                      - os pneus não estavam na oficina logo não teria direito a pagamento.

                      Não pagaram nada, segui o caso para um advogado



                      Sent from my Mi 9T using Tapatalk
                      Que é isso de os pneus não estarem na oficina?

                      Comentário


                        #12
                        O perito queria ver os pneus danificados, como n estavam lá não pagaram os pneus

                        Sent from my Mi 9T using Tapatalk

                        Comentário


                          #13
                          Devo dizer que faz algum sentido...

                          Ainda assim, sugeria que reclamasses e apresentasses testemunhas comprovando o dano. Mas pode ser mais difícil.

                          Comentário


                            #14
                            A GNR não fez um auto de ocorrência? Deveria ser o suficiente para pelos menos te pagarem os pneus.

                            Comentário


                              #15
                              E os pneus rebentados, o que lhes aconteceu?

                              Comentário


                                #16
                                Fiz o que a GNR indicou, fui á Norauto trocar os oneus e apresentei a fatura na câmara junto com o documento da GNR.

                                Agora vou ter que ir para tribunal com a câmera ou seguradora

                                Sent from my Mi 9T using Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu pai já teve algo semelhante, a Policia a desviar o transito para outra estrada, e nesse novo trajeto caiu num buraco com um dos pneus (cedeu pavimento), furou e ainda lixou não sei o quê. Nem foi preciso chamar a policia, estava ali ao lado.

                                  Fez o auto da ocorrência, recolheu oçamentos e depois de algumas visitas nada se passou, simplesmente se descartaram...

                                  Arranjou o carro do bolso dele, voltou-se a "carregar" mas o resultado foi o mesmo...
                                  Editado pela última vez por Im4real; 03 January 2020, 13:24.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Compreendo a parte da necessidade de verificar os pneus, pois nenhuma seguradora paga uns pneus sem antes analisar os anteriores, até para verificar o estado dos mesmos e compatibilidade dos danos com o embate no buraco.

                                    Caso os pneus já apresentassem desgaste elevado, a seguradora nunca iria pagar uns pneus novos, mas sim uma percentagem do valor atendendo a esse desgaste.

                                    Nestas situações em que se pretende reclamar algo a seguradoras é sempre recomendável guardar o máximo de elementos possíveis (fotos, objetos, peças, etc) até que os valores sejam pagos e o processo concluído.

                                    Sem ver os pneus anteriores, a seguradora não sabe se os pneus que la tinhas eram uns ling long nos arames, a aproveitaste para colocar uns Michelin novinhos topo de gama.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E o ditado, quem estraga velho paga novo? :D

                                      Não faltam casos de carros novos (meia dúzia de dias) que levam pancadas e vão para reparação... Nesses casos já serve "emendar" a coisa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                        E o ditado, quem estraga velho paga novo? :D

                                        Não faltam casos de carros novos (meia dúzia de dias) que levam pancadas e vão para reparação... Nesses casos já serve "emendar" a coisa

                                        Não confundir ditados com a lei portuguesa... obrigado!

                                        Pensa lá então... um carro novo tem um acidente cuja reparação custa 3000€. Devíamos deitar o carro fora e trazer um novo? Um carro usado de 2015 tem um acidente cuja reparação custa 3000€. Devíamos deitar o carro fora e dar outro novo ou então ir ao mercado procurar outro com a mesma idade e kilometragem?

                                        A lei faz todo o sentido. Deve ser ressarcido do valor dos danos. Se os danos foram nuns pneus ling long com 50000km em cima é diferente de serem nuns michelin novos. Se os danos forem num ferrari é diferente de num opel corsa. Não é menos justo por causa disso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                          Não confundir ditados com a lei portuguesa... obrigado!

                                          Pensa lá então... um carro novo tem um acidente cuja reparação custa 3000€. Devíamos deitar o carro fora e trazer um novo? Um carro usado de 2015 tem um acidente cuja reparação custa 3000€. Devíamos deitar o carro fora e dar outro novo ou então ir ao mercado procurar outro com a mesma idade e kilometragem?

                                          A lei faz todo o sentido. Deve ser ressarcido do valor dos danos. Se os danos foram nuns pneus ling long com 50000km em cima é diferente de serem nuns michelin novos. Se os danos forem num ferrari é diferente de num opel corsa. Não é menos justo por causa disso.
                                          A parte do ditado era obviamente irónica.

                                          Existem danos que são reparáveis mas pode por exemplo em termos estruturais não ser a mesma coisa (não me venham com tangas que fica igual). Já tive um carro que teve uma pancada traseira que "enrugou" chapa até aos bancos de trás... Vai à mestra, repara e está a andar? Está nas condições anteriores? Claro que não.

                                          Não sei bem como funciona na Alemanha, mas um amigo tinha uma C class que levou uma pancada... O tombo comercial derivado do histórico do acidente era elevado (e não foi nada extraordinário), arranjaram o carro e tratou de o vender fora da Alemanha.. Tinhas um carro de valor X que depois de uma pancada e reparação vale %X... Em carros muito recentes é uma mer**, a partir de uma certa idade se calhar a perda não é tao significativa, e de facto um acidentado terá menos valor que um não acidentado..

                                          Não disse deitar o carro fora, mas eu tenho um carro novo com 2 ou 3 dias, levar uma pancada que disparasse airbags e afins, ficava lixado se fosse para reparar...que o despachassem de outra forma e viesse outro.. Se está certo ou não, se segue a lei ou não, não sei, mas é a minha opinião.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Resumindo, qual o procedimento mais correto para podermos reaver o dinheiro gasto no material danificado? O que não faltam é buracos para estragarmos tudo e mais alguma coisa no carro, já agora, existe alguma lei que obrigue a câmara a pagar o que quer que seja?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tirar imensas fotos imediatamente, dos danos visíveis, das imediações, das curvas, do nome da rua, do causador dos danos. Chamar a PSP/GNR para fazer o auto no local. Portanto... 1ª coisa! Nunca abandonar o local do crime!

                                              Depois ir à CM do local, munido do auto e pics do tlm. Vão dizer, passados 5 meses, que não é competência deles mas da Companhia das Águas (que é deles mas é autónoma...), ou da Companhia da Electricidade, ou da Companhia das Estradas/Infraestruturas ou se calhar até da Companhia das Índias!

                                              12 meses depois talvez saibas de quem era a competência e responsabilidade pelas obras ou não-obras (buracos) nesse local. E vão-te dizer que estava lá colocado um sinal a dizer "Estrada/arruamento em más condições"!

                                              Portanto a culpa é sempre tua porque caíste num buraco com 20 cm de profundidade, partiste duas jantes, danificaste dois pneus, partiste uma caixa de direcção, mais tudo o resto que entretanto veio atrás... porque não conduziste preventivamente, defensivamente e nem sequer ligaste ao sinal que lá não estava colocado nessa noite à uma hora da manhã! E que, miracolosamente, apareceu lá colocado às 10h da manhã seguinte!

                                              Daí eu te ter dito: tira imensas fotos mesmo que te pareçam desnecessárias! Gasta o "rolo" do tlm! Chama a GNR/PSP com o carro no local!

                                              Porque a CM vai pôr-se ao fresco a menos que consigas demonstrar que a culpa não foi tua!


                                              Tristemente... por norma a gente só dá pelo estrago 300-500 metros depois do acidente... Conselho? Volta 400 metros atrás!

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X