- Que tipo de carros gostas? todo o tipo, nos últimos anos a tendência tem caído para SUV, TT carros com maior altura ao solo.
- Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Pequeno familiar, Jipe.
- Que marcas e modelos gostas e equacionas? Toyota, Nissan, Suzuki, Honda
- Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, todos os dias
- Precisarás de levar carga com frequência? não, mas de inverno uns sacos de lenha semanalmente
- Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 15.000km, sim
- Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Não, basicamente, Percurso em mau piso, subidas e descidas em cidade, vilas, aldeias
- Os consumos terão grande importância? Não
- A potência do motor terá grande importância? Não
- Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? sim
- Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 30.000€ (MAXIMO)
- Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? semi-novo/serviço.
A Maria quer um carro novo, eu quero gastar pouco.
A Maria procura estilo, eu procuro fiabilidade.
A procura para um carro a gasolina para a maria fazer um percurso diário de 40km em estradas sinuosas, com algumas subidas e descidas levou-me a que ficasse indeciso entre varias viaturas de diferente segmentos e utilizações.
A velocidade media ronda os 50km/h, o percurso exige algum uso da caixa de velocidades e alguma agilidade na viatura.
Neste momento o que procuro é uma viatura com poucos ou zero problemas, boa insonorizarão interior, suspensão macia em mau piso, mas que seja Robusto o suficiente em caso de um infortúnio ou acidente.
Opção 1 Juke Gt Sport 1.2 DIG-T Limited edition (2018) (eliminado)
Era a minha primeira opção e também a da Maria por estar a bom preço e ser semi-novo, ficou de parte porque este motor é um bebedolas de Oleo , existe uma thread gigante no reino unido sobre este modelo.
Opção 2 Jimny 1.5 Gasolina (Novo)
Era a opção numero 2, mas cancelei a reserva, pois o tempo de espera é grande, é o segundo mais barato, não tenho lido nada de preocupante sobre a fiabilidade ou problemas de maior, não sei se aguento tanto tempo de espera.
Não ter bagageira é ponto negativo.
Ja fiz test drive (embora um percurso pequeno) e gostei do comportamento.
Opçao 3 Rav4 hybrido (2017)
Neste momento o meu favorito, mas são 2000€ acima do orçamento, usado com 28.000km, garantia (modelos de serviço são poucos ou inexistentes )
Adoro o espaço interior desta viatura tanto para o condutor como para passageiros, não tem full extras, falta-lhe limitador de velocidade, cruise control adaptativo, sensores de estacionamento, e não tem estofos em pele, a consola interior é um pouco mais "antiquada" relativamente ao C-HR e Prius (menos tecnologia).
Nao li nada de alarmante relativamente á fiabilidade, não encontrei muito discussão sobre este carro em Portugal.
Preocupa-me o conforto da suspensão em estradas com mau piso e os ruídos parasitas que se venham a verificar ao longo do tempo, alem da fiabilidade da caixa CVT.
Agrada-me que a viatura "convide" a fazer viagens longas.
Degrada-me que seja um carro para fazer 20km manha e 20km noite e talvez 1 viagem de 200km 1 vez por mes, os 1700kg para fazer percursos pequenos e estacionamento em cidade é possível que tenha de adicionar sensores de estacionamento futuramente (extra)
Teste drive a fazer futuramente num modelo de 2018 para atestar o conforto em mau piso VS C-HR
Opção 4 Toyota C-HR 1.8 (2017 ou 2018)
É o favorito da Maria, tem os melhores consumos, versão lounge 30.000€, garantia, preocupa-me a robustez, o conforto da suspensão em estradas com mau piso e os ruídos parasitas que se venham a verificar ao longo do tempo, alem da fiabilidade da caixa CVT.
Ja fiz teste drive, foram apenas 14 kms, mas gostei da condução e do silencio, mas não gostei do Ruído em piso mais degradado e a suspensão pouco macia.
Os problemas de vidros da frente rachados, alguns recalls devido tipo de cabos, problemas com sensores devido a "muita tecnologia" faz-me colocar em causa esta compra apesar de ter full extras.
Opção 5 Prius Híbrido 1.8 (2017)
Viatura de serviço, garantia, pouco abaixo de 30.000€, full extras, preocupa-me a robustez, o conforto da suspensão em estradas com mau piso e os ruídos parasitas que se venham a verificar ao longo do tempo, alem da fiabilidade da caixa CVT.
Também já li muitas queixas dos utilizadores usando o google, não aprofundei muito porque procuro uma viatura com mais altura ao solo.
Opção 6 Outro Usado a gasolina (temporário por 6 meses, venda facil)
Para desenrascar e esperar a chegada outros modelos
Toyota Corolla Hatchback Híbrido
Toyota Corolla Hatchback 1.2
Toyota Corolla Touring Sports
RAV4 Hybrido Pure Dark Serviço (2018) Depende dos valores
RAV4 Hybrido (2019) Depende dos valores
Opiniões de terceiros: (true or false)
Ps: Alguém que já testou o Rav4 2019 disse-me que é muito mais insonorizado que os modelos anteriores, e que o C-HR de 2018 é superior ao RAV4 de 2017 nesse aspecto do Ruído e mais insonorizado.
PPs: Uma segunda opinião (fã) é que RAV4 (2017) é melhor insonorizado que o C-HR de 2018, e que o de RAV4 de 2018 Pure Dark poderia ser melhor opção em relação á versão de 2017 por ter full extras.
A ca
Comentário