Reprogramação tdi 90cv

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Título: Reprogramação tdi 90cv

  1. #1
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    Por Defeito Reprogramação tdi 90cv

    Boa tarde pessoal.
    Gostava de saber se podia fazer uma repro no meu popó.
    Tenho um polo de 2010 1.6 tdi com 90 cv.
    Estava a pensar numa repro leve pois até estou contente com o carro, nem tenho a ilusão de querer transformar aquilo num ferrari.
    Acho que o carro puxa muito bem até à 3ª mas daí para a frente é mais lento.
    Será que vale a pena ou mais vale ficar quieto?


  2. #2
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    Por Defeito

    Esse motor, bem feito e sem fumo, +/- 120cv/275nm. Em Lisboa sabia onde...

  3. #3
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    Sem fumo com FAP...mas não irá prejudicar mais o FAP ?

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Sem fumo com FAP...mas não irá prejudicar mais o FAP ?
    Claro que sim...normalmente para evitar erros intermitentes que possam surgir há quem anule o FAP, aquando da reprogramação.

  5. #5
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    A FAP mal aguenta com o fumo de origem, ainda vais meter mais carga? Sabes que isso pode dar buraco, certo? Pronto...

    Não é incentivar, mas vão sugerir uma "solução para filtros de partículas" nesse caso..


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
    Esse motor, bem feito e sem fumo, +/- 120cv/275nm. Em Lisboa sabia onde...
    Em 2min já li 135cv e 300nm...com prazo para recuperação do investimento.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    A FAP mal aguenta com o fumo de origem, ainda vais meter mais carga? Sabes que isso pode dar buraco, certo? Pronto...

    Não é incentivar, mas vão sugerir uma "solução para filtros de partículas" nesse caso..
    Oferecem sempre essa solução... e no arranque a frio (e em dias frios) vais notar o carro a "fumar" qualquer coisa...

    Tudo o que se resuma a eletrónica vai forçar os componentes do costume embraiagem e os outros periféricos associados... desde que não seja uma reprogramação "à là PD"!

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Em 2min já li 135cv e 300nm...com prazo para recuperação do investimento.
    Estamos a falar de 90cv no 1.6tdi e parto do princípio q todo o o material de origem. Assim o equilíbrio tende para incremento de 20 a 30% max para não estragar e não deitar fumo. Mantendo o máximo a embraiagem.... Se quer algo mais power pode ir até 140cv... Mas aqui tem de ter boa consciência caso contrário entra em custos

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
    Estamos a falar de 90cv no 1.6tdi e parto do princípio q todo o o material de origem. Assim o equilíbrio tende para incremento de 20 a 30% max para não estragar e não deitar fumo. Mantendo o máximo a embraiagem.... Se quer algo mais power pode ir até 140cv... Mas aqui tem de ter boa consciência caso contrário entra em custos
    Fui ao motor de busca dos "suspeitos do costume" coloquei os dados e na reprogramação Flex deu esses valores nem vi a performance nem a economy...

    E a questão do fumo...se removeres o fap a frio vai sempre fumar...depois com a temperatura optimizada estabiliza, mas se for para andar prego a fundo com "sapatadas" vai sempre fazer algum fumo (pouco mas faz).

  10. #10
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    Estão estamos de acordo. O pessoal pensa sempre em grande e depois está sempre a reclamar de fumo, material arrebentado etc... tem economia de combustível se com a reprodução andar nas 1400/ 2200rpm... Nas minhas viatura (3) tens 0.8 a 1.2litros a menos de stock.

    Este é o meu Passat 110cv a 148cv/320nm que ando normalmente em cidade. Para estrada uso o MB E220cdi com 218cv/530nm, pois é bem mais despachafo.... E a minha filha com o Smart CDI a 57cv/150nm faz 460km com 20litros igualmente em cidade mas sem preocupação de consumo.

    Dou nota q no CC a passat marca tendencialmente 5.4 l/100

  11. #11
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    Anular Egr, Fap e repro nisso. Recomendo a CheckAbout, para mim o melhor dos melhores a fazer repros em Pt.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
    Anular Egr, Fap e repro nisso. Recomendo a CheckAbout, para mim o melhor dos melhores a fazer repros em Pt.
    Depois no IPO fica a porta.... Eu tenho repro e com tudo

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Sonkinha Ver Post
    Boa tarde pessoal.
    Gostava de saber se podia fazer uma repro no meu popó.
    Tenho um polo de 2010 1.6 tdi com 90 cv.
    Estava a pensar numa repro leve pois até estou contente com o carro, nem tenho a ilusão de querer transformar aquilo num ferrari.
    Acho que o carro puxa muito bem até à 3ª mas daí para a frente é mais lento.
    Será que vale a pena ou mais vale ficar quieto?
    É vender esse e comprar outro, não vale a pena tentar meter foguetes num caracol.
    Ratcher gosta disto.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Sonkinha Ver Post
    Boa tarde pessoal.
    Gostava de saber se podia fazer uma repro no meu popó.
    Tenho um polo de 2010 1.6 tdi com 90 cv.
    Estava a pensar numa repro leve pois até estou contente com o carro, nem tenho a ilusão de querer transformar aquilo num ferrari.
    Acho que o carro puxa muito bem até à 3ª mas daí para a frente é mais lento.
    Será que vale a pena ou mais vale ficar quieto?
    Vais fazer uma retro que fique a deitar pouco fumo como o do video ou vai ser uma mais forte?


  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
    Depois no IPO fica a porta.... Eu tenho repro e com tudo
    Olha que não fica...porque o valores medidos (atualmente) permitem passar com fap e egr anulados e sem nota no cinzeiro.
    Scutar gosta disto.

  16. #16
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    Haveria de ser uma coisa esperta se um dia a IPO passasse a detectar carros em FAP......
    Scutar gosta disto.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Haveria de ser uma coisa esperta se um dia a IPO passasse a detectar carros em FAP......
    Acabava-se a nível nacional o stock de folhas cor de rosa.
    EscapeLivre gosta disto.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Vais fazer uma retro que fique a deitar pouco fumo como o do video ou vai ser uma mais forte?

    Que falta de bom senso pegada.

    O rapaz perguntou se podia e se valia a pena. Não disse que queria 2XX cv, fumo e corte...

    Se queres ficar com um carro mais despachado acho que fazes bem, uma soft sem precisar de anular FAP nem EGR e isso já anda mais qualquer coisa.
    Até pode reduzir consumos se bem conduzido e tornar a condução mais segura ao facilitar as ultrapassagens. O resto é tanga de quem não tem mais que fazer
    Billkid gosta disto.

  19. #19
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    Epá espera aí. Isso de reduzir consumos....enfim, acho um bocado mito mas pronto.

    Agora isso de ultrapassagens mais seguras? Isso sim é tanga.

    Cada condutor só tem de ultrapassar quando tem uma boa margem....

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Epá espera aí. Isso de reduzir consumos....enfim, acho um bocado mito mas pronto.

    Agora isso de ultrapassagens mais seguras? Isso sim é tanga.

    Cada condutor só tem de ultrapassar quando tem uma boa margem....
    E um 1.6tdi num polo...é bem despachadinho...
    EscapeLivre gosta disto.

  21. #21
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    para esse moto e sem stresses não mais que 120cv e aumento de binário. mas isto sou eu a falar.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Epá espera aí. Isso de reduzir consumos....enfim, acho um bocado mito mas pronto.

    Agora isso de ultrapassagens mais seguras? Isso sim é tanga.

    Cada condutor só tem de ultrapassar quando tem uma boa margem....
    Ainda bem que não me faltam aqui colegas de Engenharia Mecânica Automóvel. Ora, tangas e mitos

    Mito? O que não falta são casos comprovados disso mesmo por todos os cantos da net. Ou então há por aí muita empresa e particular enganado.
    É que até há serviços de reprogramação que visam precisamente a redução do consumo de combustível, serviço muito utilizado por empresas com frotas de pesados, para não falar só de ligeiros. O que não implica redução de performance.

    Se é preciso uma "boa margem" para ultrapassar, uma melhor aceleração / melhor resposta a dado regime, aqui de uma eventual reprogramação, pode precisamente encurtar a "margem" necessária para que a ultrapassagem seja feita em segurança.

    Os valores de potência/binário de fábrica estão condicionados por programações com o objetivo de fazer o consumo mais baixo possível nos ensaios NEDC/WLTP (o que não se traduz necessariamente em condições reais) e também por patamares fiscais ou simples posicionamentos em níveis de potência.

    Não é por fazer uma reprogramação "leve" que se vai dar cabo de alguma coisa na transmissão, muito menos num 1600 turbodiesel a fazer apenas 90 cv e 230 Nm. Tudo bem sobredimensionado, com fatores de segurança elevados. Ninguém falou em por a coisa com 400 Nm, digo eu.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    para esse moto e sem stresses não mais que 120cv e aumento de binário. mas isto sou eu a falar.
    Aumento de binário, isso dá quanto? Até gostava de ver subir 30 cv sem mais binário

  24. #24
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    Para um polo o 1.6 e mais q suficiente., Ajustando a potência fica equilibrado

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Epá espera aí. Isso de reduzir consumos....enfim, acho um bocado mito mas pronto.

    Agora isso de ultrapassagens mais seguras? Isso sim é tanga.

    Cada condutor só tem de ultrapassar quando tem uma boa margem....
    A baixas rotações com mais binário reduz consumo, isto pq é a diesel. Se for a gasolina é inverso. Com anteriormente falar um simples reprodução passar para uns 130/135cv e 320nm... Q é mais q suficiente para o carro ter outra agilidade.
    Como referido as viaturas estar castradas +/-30% nos alemães e +/-15% nos franceses por causa do diminuto turbo vs cilindrada
    Última edição por Billkid : 25-01-19 às 14:56:23

  26. #26
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    Pessoal peço desculpa por não responder antes mas o forum tava marado e nao conseguia fazer login.

    De qualquer das maneiras quando disse que queria fazer uma repro leve era mesmo leve
    Não quero o carro a "*****" fumo que não ando aí a vender azeite.
    Existem 3 cavalagens produzidas no meu TDI. 75cv, 90 cv e 105cv.
    Se for para fazer repro talvez seja só para por na versão de 105cv ou talvez um pouco mais, sei lá, 110,115,120cv...nada mais que isso.
    Li online que a única diferença entre a versão de 90 cv e de 105 cv era só mesmo a electrónica, nada de mecânica. (Duvido. Nem sequer tem outros injectores??)

    O meu polo por acaso surpreende-me bastante. As primeiras 3 mudanças são curtas e muito potentes em comparação com outros carros que conduzi.
    Tive um renault de 2004 de 65cv e como é obvio quando se muda para um de 90cv faz diferença mas não é só isso.
    Trabalhei numa rent-a-car e conduzi todo o tipo de carros. (Com mais e com cc de que o meu, com mais e menos cv's que o meu e eram tanto a gasolina como a diesel)

    O que quero dizer com isso é:
    Posso fazer repro leve sem ter de alterar a mínima coisa na mecânica?
    Posso fazer repro sem anular o FAP e EGR? E se sim, com eles anulados passa na inspecção?

  27. #27
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    Lol nada disso. Além de ficar com o vidro traseiro todo amolgado não estou para matar baleias e outros animais esquisitos por cada aceleração que eu dê loool

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por MotorSportElise Ver Post
    Aumento de binário, isso dá quanto? Até gostava de ver subir 30 cv sem mais binário
    é lógio que ao aumentar a cavalagem vai aumentar-se o binário. falei em conseguir mais algum binário, que mais que os cavalos, é mais importante para a força do carro. aí para uns 110cv apostaria em 270/280nm.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    é lógio que ao aumentar a cavalagem vai aumentar-se o binário. falei em conseguir mais algum binário, que mais que os cavalos, é mais importante para a força do carro. aí para uns 110cv apostaria em 270/280nm.
    Tens que aumentar o Binario nas rpms mais altas mas podes até nem aumentar mais do que o maximo que já tinhas.
    MotorSportElise gosta disto.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Billkid Ver Post
    A baixas rotações com mais binário reduz consumo, isto pq é a diesel. Se for a gasolina é inverso. Com anteriormente falar um simples reprodução passar para uns 130/135cv e 320nm... Q é mais q suficiente para o carro ter outra agilidade.
    Como referido as viaturas estar castradas +/-30% nos alemães e +/-15% nos franceses por causa do diminuto turbo vs cilindrada
    As marcas só aldrabam os consumos porque não conhecem os chipadores tugas, se eles soubessem que era só aumentar o binario e reduziam os consumos
    mike S3 e EscapeLivre gostam disto.

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