Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro novo - HV, PHEV ou EV?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro novo - HV, PHEV ou EV?

    Os tópicos relativos à estes veículos parecem os da bola, agradecia as vossas opiniões (com dados e valores fundamentados) sem picardias sff.

    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?

    Carrinha, sedan ou hatchback

    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?

    Toyota Corolla (novo)

    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?

    Sim, quase sempre

    5. Precisarás de levar carga com frequência?

    Fins de semana e viagens

    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?

    12500km/ano

    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?

    80% cidade, 20% AE

    8. Os consumos terão grande importância?

    Bastante, sobretudo em cidade

    9. A potência do motor terá grande importância?

    em AE não me estico muito, ando nos 135km/h sem trânsito mas gosto de ter potência para ultrapassar sem stress.

    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?

    não

    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?

    22k a pronto (já incluído a retoma da Skoda) e o máximo dos máximos que queria dar seriam 28 mil. Ficava mais confortável nos 26mil...

    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?

    novo

    Tenho 24 anos de carta, os últimos 3 carros foram sempre comprados novos e foram de marcas diferentes.
    A minha Skoda Octavia 1.6 tdi de 2010 foi uma das afectadas pelo dieselgate, já teve de mudar injectores, egr e FAP sempre ao abrigo das garantias.

    Já tenho um pequeno utilitário a gasolina, por isso a Skoda só faz 12500km anuais, o novo carro não irá fazer muito mais mas terá de ser um carro para fazer viagens pontualmente.

    Ainda estou muito indeciso em relação aos eléctricos por causa da autonomia, por outro lado apenas faço por ano 3 ou 4 viagens superiores a 250km.

    Neste momento o ideal seria um plug-in mas custam o mesmo que um eléctrico da mesma marca e parecem fora de hipótese.
    Por outro lado o eléctrico faz sentido e contas por alto em 10 anos pouparia esse dinheiro em combustível (tenho garagem).

    Neste momento poderia ir a um stand e trazia um Auris Hybrid mas gosto muito do novo Corolla, mas mesmo assim não sei se seria a melhor compra a longo prazo.

    EDIT: Posso ponderar um empréstimo e esticar um pouco o orçamento
    Editado pela última vez por bscuba; 28 January 2019, 12:18.

    #2
    Agora um CHR Hibrido semi-novo 28.000€
    A versão gasolina sao mais 3000€ mas rapidamente compensa devido ao baixo consumo.

    Espera pelo novo Corolla Hatchback hibrido

    Prius plug-in tens de subir ate aos 31.000€, mas eu pessoalmente nao me vejo a conduzir um prius.
    Editado pela última vez por M207; 28 January 2019, 12:13.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por M207 Ver Post
      Agora um CHR Hibrido semi-novo 28.000€
      A versão gasolina sao mais 3000€ mas rapidamente compensa devido ao baixo consumo.

      Espera pelo novo Corolla Hatchback hibrido

      Prius plug-in tens de subir ate aos 31.000€, mas eu pessoalmente nao me vejo a conduzir um prius.
      No site, o CH-R está a 26mil (novo)

      O Prius PHEV por 31mil até pode ser uma hipótese, não sou fã de comprar carros usados mas 10mil euros a menos dá que pensar. Tenho de explorar melhor a questão do plug-in e saber o feedback acerca da fiabilidade do sistema.

      Comentário


        #4
        Questão simples?

        Yantos km faz por dia? Porque um elétrico pode compensar bastante. O novo leaf 40kw (não o que vai sair agora novamente), consegue na casa dos 34mil, menos o incentivo do estado (2250€). Pode ir para um Zoe mais barato.

        Usados elétricos tb se arranjam a bons preços (comprei um Leaf 30kw com ainda 6 anos de garantia usado com 2 anos em que a bateria me dá perfeitamente para pelo menos 150km) na casa dos 22mil€.

        É uma questão de fazer boas compras, além de não pagar iuc as manutenção é mais barata. E se tem garagem melhor, tem sempre o carro com carga.

        Se colocar de parte o Ev, ou o C-HR que tem excelentes consumos ou espera um bocadinho pelo novo corola híbrido (não sei preços).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
          No site, o CH-R está a 26mil (novo)

          O Prius PHEV por 31mil até pode ser uma hipótese, não sou fã de comprar carros usados mas 10mil euros a menos dá que pensar. Tenho de explorar melhor a questão do plug-in e saber o feedback acerca da fiabilidade do sistema.
          O Prius phev novo vai mais prós 40mil. Pessoalmente acho que um phev não justifica a diferença de prevo (mais de 5-7k€ por uma bateria que dá apenas para 40 a 50km de autonomia...)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ramscosta Ver Post
            O Prius phev novo vai mais prós 40mil. Pessoalmente acho que um phev não justifica a diferença de prevo (mais de 5-7k€ por uma bateria que dá apenas para 40 a 50km de autonomia...)
            Então e se for um Prius Plug-in 4G por 31.000€ (10.000KM) que é 7000€ mais barato que o LEAF 40KW.

            O Leaf 40kw sem retoma e sem financiamento custa 38.000€, para recuperar esse investimento de 7000€ ainda vai demorar um bocado, pois tem de recorrer ao financiamento da Nissan vai sempre pagar Juro sobre os 13.000€ que faltam.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ramscosta Ver Post
              Questão simples?

              Yantos km faz por dia? Porque um elétrico pode compensar bastante. O novo leaf 40kw (não o que vai sair agora novamente), consegue na casa dos 34mil, menos o incentivo do estado (2250€). Pode ir para um Zoe mais barato.

              Usados elétricos tb se arranjam a bons preços (comprei um Leaf 30kw com ainda 6 anos de garantia usado com 2 anos em que a bateria me dá perfeitamente para pelo menos 150km) na casa dos 22mil€.

              É uma questão de fazer boas compras, além de não pagar iuc as manutenção é mais barata. E se tem garagem melhor, tem sempre o carro com carga.

              Se colocar de parte o Ev, ou o C-HR que tem excelentes consumos ou espera um bocadinho pelo novo corola híbrido (não sei preços).
              Um Zoe....o Horror (em minha opinião )

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ramscosta Ver Post
                O Prius phev novo vai mais prós 40mil. Pessoalmente acho que um phev não justifica a diferença de prevo (mais de 5-7k€ por uma bateria que dá apenas para 40 a 50km de autonomia...)
                O user M207 estava a falar de um Prius semi-novo ;)

                Faco cerca de 15km diários, ao fim de semana faço mais (passeio) e pretendo um carro para fazer viagens porque já tenho um citadino com 2 anos.
                Editado pela última vez por bscuba; 28 January 2019, 16:40.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ramscosta Ver Post
                  O Prius phev novo vai mais prós 40mil. Pessoalmente acho que um phev não justifica a diferença de prevo (mais de 5-7k€ por uma bateria que dá apenas para 40 a 50km de autonomia...)
                  Essa é boa. Se a pessoa fizer 2x50 km dia, com possibilidade de carregar no trabalho, são 2.000 km por mês sem gastar gasolina....mais de 20.000 por ano.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                    O user M207 estava a falar de um Prius semi-novo ;)

                    Faco cerca de 15km diários, ao fim de semana faço mais (passeio) e pretendo um carro para fazer viagens porque já tenho um citadino com 2 anos.
                    Leaf 30 ou ioniq semi-novos seriam boas opções, o primeiro um pouco mais barato.

                    Comentário


                      #11
                      40.000€ por um PHEV quando um Leaf começa nos 33.000€ ainda mais para 12.500km/ano? Sinceramente, preferia o Full EV, se a intenção é ainda em EV, mais vale ir logo para algo totalmente EV, ainda mais neste tipo de utilização.

                      Comentário


                        #12
                        Não sei se será hipótese, mas aqui fica mais um... tanto há em carro como em SW


                        https://www.ford.pt/passageiros/mondeo-hybrid

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                          O user M207 estava a falar de um Prius semi-novo ;)
                          Originalmente Colocado por bscuba Ver Post


                          Faco cerca de 15km diários, ao fim de semana faço mais (passeio) e pretendo um carro para fazer viagens porque já tenho um citadino com 2 anos.


                          Com esses Km diários e garagem é convidativo a ter um VE ou PHEV, mas faz o teste drive porque nenhum pode ser do teu agrado.


                          Quanto ao "conceito de passeio" ao fim de semana, para mim é andar livremente sem estar limitado ou ter de desviar caminho por nada, a não ser uma boa tasca de petiscos .
                          Com o VE para passear ao fim de semana fora da autonomia já implica planear a viagem do ponto A) + B) que por vezes podem não ser de encontro do posto de carga.

                          No Híbridos quando testei o C-HR acredito que para muitos condutores pode tornar-se "viciante" manter a velocidade (não acelerando) e ele regenera e apresenta um melhor consumo, no fundo muda comportamentos na estrada pois a sensação é a de conduzir "carrinhos de choque" economicamente e civilizadamente.



                          Como a resposta do motor em baixas tanto do Prius e do CHR não são nada por ai alem, para mim é mais fácil gostar de um RAV4 Hybrido, um tudo ou nada mais semelhante a um Diesel na resposta a baixa rotação, e puxando por ele num arranque em modo Sport ficas colado ao banco..


                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                            40.000€ por um PHEV quando um Leaf começa nos 33.000€ ainda mais para 12.500km/ano? Sinceramente, preferia o Full EV, se a intenção é ainda em EV, mais vale ir logo para algo totalmente EV, ainda mais neste tipo de utilização.
                            Não vou dar 40mil por carro nenhum... A sócia tb quer uma cozinha nova! [emoji28]
                            Estava-se a falar de semi-novo, houve um user que fez confusão uns posts acima do teu. [emoji6]
                            Originalmente Colocado por M207 Ver Post


                            Com esses Km diários e garagem é convidativo a ter um VE ou PHEV, mas faz o teste drive porque nenhum pode ser do teu agrado.


                            Quanto ao "conceito de passeio" ao fim de semana, para mim é andar livremente sem estar limitado ou ter de desviar caminho por nada, a não ser uma boa tasca de petiscos .
                            Com o VE para passear ao fim de semana fora da autonomia já implica planear a viagem do ponto A) + B) que por vezes podem não ser de encontro do posto de carga.

                            No Híbridos quando testei o C-HR acredito que para muitos condutores pode tornar-se "viciante" manter a velocidade (não acelerando) e ele regenera e apresenta um melhor consumo, no fundo muda comportamentos na estrada pois a sensação é a de conduzir "carrinhos de choque" economicamente e civilizadamente.



                            Como a resposta do motor em baixas tanto do Prius e do CHR não são nada por ai alem, para mim é mais fácil gostar de um RAV4 Hybrido, um tudo ou nada mais semelhante a um Diesel na resposta a baixa rotação, e puxando por ele num arranque em modo Sport ficas colado ao banco..


                            O problema é esse mesmo, gosto de pegar no carro ao fim de semana e fazer 500km sem ter de me preocupar com carregamentos. As viagens à terra são feitas non-stop (280km) e uma vez por ano ou a cada 2 anos faço uma road-trip.
                            Nesse aspecto o EV fica fora de hipótese.
                            Mas não é de todo para descartar.
                            Ainda não fiz as contas.

                            Provavelmente daqui a um ou dois anos já existirão EV's com o dobro da autonomia e nos 30 e poucos mil euros, mas não posso esperar tanto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Não sei se será hipótese, mas aqui fica mais um... tanto há em carro como em SW


                              https://www.ford.pt/passageiros/mondeo-hybrid
                              Esses Ford têm uma coisa porreira, o sistema híbrido é fornecido pela Toyota.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                Esses Ford têm uma coisa porreira, o sistema híbrido é fornecido pela Toyota.

                                Pois... possivelmente ou então, é oriundo da unidade existente nos EUA em que a FORD e TOYOTA desenvolvem e produzem em conjunto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                  Não vou dar 40mil por carro nenhum... A sócia tb quer uma cozinha nova! [emoji28]
                                  Estava-se a falar de semi-novo, houve um user que fez confusão uns posts acima do teu. [emoji6]O problema é esse mesmo, gosto de pegar no carro ao fim de semana e fazer 500km sem ter de me preocupar com carregamentos. As viagens à terra são feitas non-stop (280km) e uma vez por ano ou a cada 2 anos faço uma road-trip.
                                  Nesse aspecto o EV fica fora de hipótese.
                                  Mas não é de todo para descartar.
                                  Ainda não fiz as contas.

                                  Provavelmente daqui a um ou dois anos já existirão EV's com o dobro da autonomia e nos 30 e poucos mil euros, mas não posso esperar tanto.
                                  Com esta afirmação para que é que metes EV como possibilidade, ainda por cima não queres gastar muito dinheiro.

                                  Epa compra um hyndai i20 e ficas servido serve e chega bem para o que queres.

                                  Queres um carro barato e sem compromissos por isso compras um i20 e o resto do dinheiro pegas na patroa e vais viajar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                    Com esta afirmação para que é que metes EV como possibilidade, ainda por cima não queres gastar muito dinheiro.

                                    Epa compra um hyndai i20 e ficas servido serve e chega bem para o que queres.

                                    Queres um carro barato e sem compromissos por isso compras um i20 e o resto do dinheiro pegas na patroa e vais viajar.
                                    Porque a tecnologia está a evoluir em termos de autonomia, etc. e não estou a par de tudo acerca dos prós e contras dos EV's. Acho que não devo descartar.

                                    i20!? Não serve, até o novo Toyota Corolla Hatchback é pequeno comparado com a Skoda Octavia que pretendo substituir.

                                    Vocês leram o 1° post!?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estive a fazer contas e chego à conclusão que nem o HV compensa... face a um 1.0
                                      (Kia Ceed ou Ford Focus por exemplo)

                                      Fazendo os consumos a 7l para o 1.0 e 4.5l para o híbrido 1.8 e tendo em conta o IUC, em 10 anos pouparia 3673€ num híbrido face ao 1.0...

                                      O híbrido é cerca de 6000 a 8000€ mais caro com o mesmo nível de equipamento.

                                      Só não meti a manutenção, não faço ideia dos preços para ambos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os PHEV têm um acréscimo de preço considerável.

                                        Se um EV não servir, parece-me que uma carrinha Auris será uma excelente opção. Caso o EV entre na equação o mais convidativo, nomeadamente por causa do preço, será o Leaf, mas em termos de espaço será mais limitado que as carrinhas Octavia ou Auris e ainda assim uns bons milhares de euros mais caro que o Auris HSD.

                                        Só aconselho um bom test drive antes porque os HSD têm uma condução algo característica.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                          Essa é boa. Se a pessoa fizer 2x50 km dia, com possibilidade de carregar no trabalho, são 2.000 km por mês sem gastar gasolina....mais de 20.000 por ano.
                                          Quem é que carrega no trabalho?... Diretores, chefes?... e o resto da raia muida? [emoji6]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                            Os PHEV têm um acréscimo de preço considerável.

                                            Se um EV não servir, parece-me que uma carrinha Auris será uma excelente opção. Caso o EV entre na equação o mais convidativo, nomeadamente por causa do preço, será o Leaf, mas em termos de espaço será mais limitado que as carrinhas Octavia ou Auris e ainda assim uns bons milhares de euros mais caro que o Auris HSD.

                                            Só aconselho um bom test drive antes porque os HSD têm uma condução algo característica.
                                            Este fim de semana vou testar o Ionic HV. PVP: 30750€

                                            Também vi uma carrinha Auris HSD full extras, de serviço com 18mil km e menos de um ano com contrato de manutenção: 26mil euros.

                                            Os 1.0 do mesmo segmento com equipamento decente ficam no máximo em 21mil euros.

                                            O Ionic EV não tem autonomia suficiente para 1° carro (para as minhas necessidades) e nem ao fim de 10 anos ia conseguir o breakeven face ao 1.0

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estou numa situação parecida com a do bscuba, mas no meu caso os kms anuais são à volta de 17 mil kms, o que me faz ficar indeciso entre o híbrido convencional (corolla) ou se espero palas novidades plug in que se falam no segmento c (ceed, leon, golf). Actualmente os plug in só existem a partir do segmento d e são bastante caros para compra como particular.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                                Este fim de semana vou testar o Ionic HV. PVP: 30750€

                                                Também vi uma carrinha Auris HSD full extras, de serviço com 18mil km e menos de um ano com contrato de manutenção: 26mil euros.

                                                Os 1.0 do mesmo segmento com equipamento decente ficam no máximo em 21mil euros.

                                                O Ionic EV não tem autonomia suficiente para 1° carro (para as minhas necessidades) e nem ao fim de 10 anos ia conseguir o breakeven face ao 1.0
                                                Isso dos 1.0 custarem 21.000 não é bem verdade, se considerares com caixa automática para ficar realmente igual ao híbrido aí o preço já sobe em média mais ou menos 1.800 - 2.000€. Se a caixa automática é algo que não estás a considerar pôr ou se não valorizas isso já é outra conversa.

                                                Na toyota, no caso do C-HR a versão 1.2 (por cá só existe manual) era cerca de 2.300€ mais barata do que o 1.8 HSD, para mim essa diferença de preço ficou praticamente esbatida porque eu estava interessado em ter caixa automática no carro que comprasse.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Conheço quem tenha comprado o Focus 1.0 SW novo por 20 mil há cerca de um ano [emoji6]

                                                  A Kia também está com boas promoções mas ainda não sei PVP.

                                                  Não faço questão de caixa auto, num motor convencional de baixa cilindrada até aumenta o consumo.

                                                  No teu caso, 3mil de diferença provavelmente já compensava o HSD e fazia o mesmo. Agora 6 mil ou mais, teria de ter o carro durante 15 anos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                    Isso dos 1.0 custarem 21.000 não é bem verdade, se considerares com caixa automática para ficar realmente igual ao híbrido aí o preço já sobe em média mais ou menos 1.800 - 2.000€. Se a caixa automática é algo que não estás a considerar pôr ou se não valorizas isso já é outra conversa.

                                                    Na toyota, no caso do C-HR a versão 1.2 (por cá só existe manual) era cerca de 2.300€ mais barata do que o 1.8 HSD, para mim essa diferença de preço ficou praticamente esbatida porque eu estava interessado em ter caixa automática no carro que comprasse.
                                                    Para muita gente a cx auto não é uma maior valia.
                                                    Por isso a diferença de preços é a que o bscuba referiu, pois não existem híbridos com cx manual (novos).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Reidoasfalto Ver Post
                                                      Quem é que carrega no trabalho?... Diretores, chefes?... e o resto da raia muida? [emoji6]
                                                      Para já deve ser isso ...num futuro será em muitos casos o segundo local lógico de carregamento...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        [QUOTE=bscuba;1070285211]Conheço quem tenha comprado o Focus 1.0 SW novo por 20 mil há cerca de um ano [emoji6]

                                                        A Kia também está com boas promoções mas ainda não sei PVP.

                                                        Não faço questão de caixa auto, num motor convencional de baixa cilindrada até aumenta o consumo.

                                                        De facto as carrinhas com esses pequenos motores turbinados estão a um preço muito competitivo (focus, ceed, leon, 308sw, Megane). Ainda há 3 semanas recebi uma proposta da 308 SW 1.2 puretech EAT 8 gt line abaixo dos 25 mil euros.
                                                        A minha dúvida é em termos de performance face a um híbrido. A ideia que tenho é que um híbrido dá uma condução mais calma, e mesmo quando se tiver pressa os consumos não se ressentem tanto como nesses motores a gasolina.
                                                        Depois também há a questão da manutenção em que aí os híbridos dão 15-0 a esses motores a gasolina.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                          Para já deve ser isso ...num futuro será em muitos casos o segundo local lógico de carregamento...
                                                          Acarreta um custo extra, pelo que não sei se é assim tão lógico... A menos que cobrem aos funcionários o custo da energia gasta.

                                                          EDIT: Se for totalmente gratuito, não é o segundo local lógico, mas sim o primeiro.
                                                          Editado pela última vez por pontopt; 22 February 2019, 10:29.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pontopt Ver Post
                                                            Acarreta um custo extra, pelo que não sei se é assim tão lógico... A menos que cobrem aos funcionários o custo da energia gasta.
                                                            Claro que não vai ser assim, como dizem.
                                                            Uma empresa com 1000 funcionários e todos a carregar os seus pópós!!!...devia de ser bonito

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X