Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Primeiro carro até 1300€

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Primeiro carro até 1300€

    Boas. O meu irmão vai comprar o seu primeiro carro mas só tem 1100-1300€. A ideia é usá-lo para se deslocar para o trabalho (< 10 Km).

    Ele queria algo:

    - Económico - circulação 20% autoestrada, 80% urbana, com talvez um máximo de 50 Km semanais;
    - Fiável de mecânica, dentro do possível;
    - Do ano 2001 ou acima;
    - Com baixa quilometragem;

    A estética é pouco importante, embora ele prefira carros menos "quadrados"; por exemplo, prefere um Punto 2 ou um Clio 2 a um Peugeot 106/306.

    Encontrei nos sites do costume alguns Puntos de 2002/2003 com 130'000-140'000 Km ou até com 100'000 Km (embora este já seja difícil de acreditar...). No entanto, será muito arriscado comprar um carro por este valor? O que sugerem?

    Outra hipótese seria pedir um empréstimo e procurar algo mais perto dos 2500€-3000€...




    #2
    O Punto II com o motor fire parece-me o melhor que consegues comprar com esse orçamento.

    Os Clios são bons mas mais caros para nem falar nos Yaris.

    Comentário


      #3
      Os Clio II também não têm uma fiabilidade por aí além. E os Puntos desmancham-se por dentro com o passar dos anos, mesmo que o motor aguente. Mas um carro está longe de ser só motor . Há a parte eléctrica, etc.

      Eu procurava talvez um pequeno japuna.

      Cá em casa mora um 206 de 2002 e tem um tipo de utilização parecida ao que se descreve no início. Custou 1.800 € há 2 anos e até agora tem-se portado bem.

      Comentário


        #4
        @Fabulous: Algo deste género? Clio, encontrei este. Não lhe interessa que o carro seja muito potente.

        E quanto a quilometragens baixas (<100000 Km) para carros destes anos, são de suspeitar, não?

        @LinoMarques: Quantos Km tinha? Japunas são caros (ou antigos), pelo que vejo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Os Clio II também não têm uma fiabilidade por aí além. E os Puntos desmancham-se por dentro com o passar dos anos, mesmo que o motor aguente. Mas um carro está longe de ser só motor . Há a parte eléctrica, etc.

          Eu procurava talvez um pequeno japuna.

          Cá em casa mora um 206 de 2002 e tem um tipo de utilização parecida ao que se descreve no início. Custou 1.800 € há 2 anos e até agora tem-se portado bem.
          Os Clios a gasolina são fiáveis, os Puntos II não me parece que tenham assim tantos problemas elétricos. O 206 também uma boa opção, fiabilidade mecânica é decente mas o motor 1.1 é bem mais fraco do que os 1.2 do Clio e do Punto e tem os problemas elétricos da multiplexagem mas não são graves penso eu.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Thorq Ver Post
            @Fabulous: Obrigado pela ajuda. Algo deste género? Clio, encontrei este. Não lhe interessa que o carro seja muito potente.

            E quanto a quilometragens baixas (<100000 Km) para carros destes anos, são de suspeitar, não?
            Grande máquina esse Clio 1.6 Lobo em pele de cordeiro. Se estiver em condições mecânicas é uma excelente compra.

            Comentário


              #7
              Eu adoro Japunas mas infelizmente são demasiado sobrevalorizados em usados principalmente os Toyota/Honda, é uma loucura.

              Comentário


                #8
                Por ser "lobo" não vai consumir mais?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Thorq Ver Post
                  @Fabulous: Algo deste género? Clio, encontrei este. Não lhe interessa que o carro seja muito potente.

                  E quanto a quilometragens baixas (<100000 Km) para carros destes anos, são de suspeitar, não?

                  @LinoMarques: Quantos Km tinha? Japunas são caros (ou antigos), pelo que vejo.
                  Comprei com 147.000 e está agora perto dos 160.000 km.


                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                  Grande máquina esse Clio 1.6 Lobo em pele de cordeiro. Se estiver em condições mecânicas é uma excelente compra.
                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                  Os Clios a gasolina são fiáveis, os Puntos II não me parece que tenham assim tantos problemas elétricos. O 206 também uma boa opção, fiabilidade mecânica é decente mas o motor 1.1 é bem mais fraco do que os 1.2 do Clio e do Punto e tem os problemas elétricos da multiplexagem mas não são graves penso eu.
                  Esse Clio dá quase para desconfiar - bom demais para ser verdade.

                  Atenção ao mito de que o 1.1 no 206 é o mais lento do universo. Tenho aqui um comparativo entre 10 utilitários (incluindo esses 2) em que o 206 bate o Clio em todos os valores de acelerações e recuperações. Curiosamente, um C3 com o mesmo motor e no mesmo comparativo tem os piores valores entre estes 3.

                  Comentário


                    #10
                    Infelizmente, o único 206 que encontrei dentro daqueles parâmetros custa 1500€.

                    Entretanto vi um Matiz, um Accent e um Lancia Y. Algum vale a pena?

                    Comentário


                      #11
                      Os únicos problemas eléctricos de que o Punto II padece são a falta de massa na traseira e eventuais glitches da direcção eléctrica.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Thorq Ver Post
                        Infelizmente, o único 206 que encontrei dentro daqueles parâmetros custa 1500€.

                        Entretanto vi um Matiz, um Accent e um Lancia Y. Algum vale a pena?
                        O Matiz esquece, tinha uma carroçaria extremamente frágil em caso de acidente.

                        Parecendo que não, dessa época já se encontram utilitários com segurança razoável em caso de acidente (4 estrelas Euro NCAP na altura). Nesses incluem-se o 206, o Punto II, o Clio II só a versão com reforços, o VW Lupo/Seat Arosa, etc. Muitos já trazem pelo menos airbag para o condutor (fundamental!) e até ABS.

                        Eu faria disso um critério de compra também.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                          Esse Clio dá quase para desconfiar - bom demais para ser verdade.

                          Atenção ao mito de que o 1.1 no 206 é o mais lento do universo. Tenho aqui um comparativo entre 10 utilitários (incluindo esses 2) em que o 206 bate o Clio em todos os valores de acelerações e recuperações. Curiosamente, um C3 com o mesmo motor e no mesmo comparativo tem os piores valores entre estes 3.
                          Não é mito, o 1.1 sempre foi um motor lento e gastador exceto no 106/Saxo.

                          Não esquecer que esse 1.1 e outros motores TU da PSA tem o problema crónico da junta da colaça queimada, é preciso ter atenção a isso porque costuma acontecer ali por volta dos 200kkm ou até antes.

                          Eu evitaria esse motor a todo o custo, se queres um 206 procura o 1.4.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                            Os únicos problemas eléctricos de que o Punto II padece são a falta de massa na traseira e eventuais glitches da direcção eléctrica.
                            O Punto II é um bom carro, foi o modelo que fez a transição da Fiat problemática dos anos 90 para a Fiat fiável, é um carro desvalorizado pela marca que tem. Quanto aos interiores que o Lino referiu, não são piores do que o 206.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                              Não é mito, o 1.1 sempre foi um motor lento e gastador exceto no 106/Saxo.

                              Não esquecer que esse 1.1 e outros motores TU da PSA tem o problema crónico da junta da colaça queimada, é preciso ter atenção a isso porque costuma acontecer ali por volta dos 200kkm ou até antes.

                              Eu evitaria esse motor a todo o custo, se queres um 206 procura o 1.4.
                              Eu não disse que o 1.1 era bom, mas não é o pior. E aliás, disseste que era pior que o 1.2 do Clio e no comparativo referido é melhor.


                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                              O Punto II é um bom carro, foi o modelo que fez a transição da Fiat problemática dos anos 90 para a Fiat fiável, é um carro desvalorizado pela marca que tem. Quanto aos interiores que o Lino referiu, não são piores do que o 206.
                              Tenho entretanto 23 anos sempre com pelo menos 1 Peugeot em casa e não posso confirmar isso. Os Pug podem ter materiais duros e ranhosos mas a montagem é robusta e não cai aos bocados como já vi em mais que um Uno, Punto I e II, etc. Até na Vectra C que tive houve mais episódios de falta de resistência nos materiais interiores do que nos Peugeots que já passaram por estas mãos. E em todos falamos de quilometragens acima de 150.000 km / 10 anos (nos carros secundários) e mais de 200.000 / 10 anos nos principais.

                              Aliás, quando andava à procura do 2.º carro que viria a ser o 206, fui ver e conduzi um Punto II e aquilo era estava num estado perfeitamente assustador... Ok, podem dizer que vai da estimação, mas será então que todos os Fiat são mal tratados e todos os Peugeot bem?

                              Comentário


                                #16
                                @LinoMarques: Não tinha pensado nisso, mas claro que será decisivo na escolha. Por agora, o Punto e o Clio são os que mais interessam por serem também os que mais se encontram dentro do que ele quer.

                                Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                Os únicos problemas eléctricos de que o Punto II padece são a falta de massa na traseira e eventuais glitches da direcção eléctrica.
                                É sempre bom saber estas coisas, obrigado.


                                O Saxo, o Fiesta e o Astra, para além do Accent e do Lancia Y, são razoáveis?
                                Editado pela última vez por Thorq; 03 February 2019, 19:38.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Eu não disse que o 1.1 era bom, mas não é o pior. E aliás, disseste que era pior que o 1.2 do Clio e no comparativo referido é melhor.
                                  Isso é apenas um comparativo, esse 1.2 do Clio deve ser o phase I que tem apenas 60cv, no phase II tem 75cv e é melhor em tudo do que o 1.1 da PSA que sempre teve os mesmos anémicos 60cv.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                                    Os Pug podem ter materiais duros e ranhosos mas a montagem é robusta e não cai aos bocados como já vi em mais que um Uno, Punto I e II, etc. Até na Vectra C que tive houve mais episódios de falta de resistência nos materiais interiores do que nos Peugeots que já passaram por estas mãos. E em todos falamos de quilometragens acima de 150.000 km / 10 anos (nos carros secundários) e mais de 200.000 / 10 anos nos principais.

                                    Aliás, quando andava à procura do 2.º carro que viria a ser o 206, fui ver e conduzi um Punto II e aquilo era estava num estado perfeitamente assustador... Ok, podem dizer que vai da estimação, mas será então que todos os Fiat são mal tratados e todos os Peugeot bem?
                                    Eu tive um Uno com 200.000km e mais de 20 anos e o interior estava em perfeito estado. Acho que tiveste azar com esse Punto II ruídos parasitas acredito que faça bastante mas cair aos bocados não, só se foi muito mal tratado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      Não é mito, o 1.1 sempre foi um motor lento e gastador exceto no 106/Saxo.

                                      Não esquecer que esse 1.1 e outros motores TU da PSA tem o problema crónico da junta da colaça queimada, é preciso ter atenção a isso porque costuma acontecer ali por volta dos 200kkm ou até antes.

                                      Eu evitaria esse motor a todo o custo, se queres um 206 procura o 1.4.
                                      Nunca ouvi tanto dislate. Esses motores do grupo PSA eram extremamente fiáveis, embora não fossem muito económicos nem potentes. Tive dois Citroen BX equipados com esse tipo de motor e nunca tive problema algum de fiabilidade nem me pareceu que outros o tenham tido. Aqui no fórum aparecem uns "experts" que de mecânica pouco ou nada sabem mas que acreditam em tudo o que pesquisam na net e depois dão este tipo de conselhos disparatados.
                                      Tenho lido aqui tanto disparate sobre a fiabilidade de certos carros que até me arrepio. E já agora não é junta da "colaça"; é junta da cabeça já que essa palavra - colaça - não existe em Português. Não é "colaça", é culasse que em Francês é o mesmo que cabeça em Português.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                                        Nunca ouvi tanto dislate. Esses motores do grupo PSA eram extremamente fiáveis, embora não fossem muito económicos nem potentes. Tive dois Citroen BX equipados com esse tipo de motor e nunca tive problema algum de fiabilidade nem me pareceu que outros o tenham tido. Aqui no fórum aparecem uns "experts" que de mecânica pouco ou nada sabem mas que acreditam em tudo o que pesquisam na net e depois dão este tipo de conselhos disparatados.
                                        Tenho lido aqui tanto disparate sobre a fiabilidade de certos carros que até me arrepio. E já agora não é junta da "colaça"; é junta da cabeça já que essa palavra - colaça - não existe em Português. Não é "colaça", é culasse que em Francês é o mesmo que cabeça em Português.
                                        Onde é que eu disse que o 1.1 não era fiável? Junta da cabeça queimada é um problema crónico dos TU da PSA a gasolina principalmente o 1.1, não acontece em todos obviamente, e não é pelo facto de um motor ter um problema crónico que deixa de ser fiável, em vez de chamares disparates ao que os outros escrevem deverias interpretar melhor as coisas.

                                        O que parece é que isto está cheio de fanáticos de certas marcas, não se pode falar dos problemas sem se ser insultado ou atacado de alguma forma.
                                        Editado pela última vez por Fabulous; 03 February 2019, 19:48.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Thorq Ver Post
                                          @LinoMarques: Não tinha pensado nisso, mas claro que será decisivo na escolha. Por agora, o Punto e o Clio são os que mais interessam por serem também os que mais se encontram dentro do que ele quer.



                                          É sempre bom saber estas coisas, obrigado.


                                          O Saxo, o Fiesta e o Astra, para além do Accent e do Lancia Y, são razoáveis?
                                          Depende das gerações que estás a falar, em todo o caso, Astra e penso que o Accent também, eram de segmento C e não B.
                                          De qualquer modo, carros mais comuns é sempre mais fácil e mais barato encontrar peças de substituição.

                                          Desses últimos que referes, tendo passado um Saxo pelas minhas mãos até à 2 anos atrás, nesta altura do campeonato não recomendo a ninguém. Apesar de ser um carro globalmente fiável e económico de manter, a realidade é que a segurança do dito deixa muito a desejar, e isto é válido também para o irmão 106, entre outros típicos dos anos 90 (como o Y, que além de velho é mais raro).

                                          Para já esquecia isso dos km's, estás a pedir demais para um carro tão velho e tão barato. É preferível veres aquele que está em melhor estado e longe de intervenções futuras.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                            Onde é que eu disse que o 1.1 não era fiável? Junta da cabeça queimada é um problema crónico dos TU da PSA a gasolina principalmente o 1.1, não acontece em todos obviamente, e não é pelo facto de um motor ter um problema crónico que deixa de ser fiável, em vez de chamares disparates ao que os outros escrevem deverias interpretar melhor as coisas.

                                            O que parece é que isto está cheio de fanáticos de certas marcas, não se pode falar dos problemas sem se ser insultado ou atacado de alguma forma.
                                            Eu não sou fanático de marca alguma. Se sou fanático é apenas do rigor que deveria haver ao escrever em bom Português e também sou fanático quanto ao rigor devido às informações que prestamos aos outros. E para já ninguém te insultou, que eu saiba. E os motores 1.1 e 1.4 do grupo PSA designados por TU não têm problema crónico algum de junta de cabeça queimada. Há por aí carros com esse tipo de motores a circular há muitos anos. Onde é que tiveste conhecimento desses problemas com os motores TU da Peugeot/Citroen? És mecânico dessas marcas?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                              Isso é apenas um comparativo, esse 1.2 do Clio deve ser o phase I que tem apenas 60cv, no phase II tem 75cv e é melhor em tudo do que o 1.1 da PSA que sempre teve os mesmos anémicos 60cv.
                                              Tenho ideia que tanto no Phase I como no II houve motores com 60/65 e 75cv(16v), e se é melhor ou pior que o 1.1 PSA neste caso pouco importa.

                                              faz cerca de 2 anos um colega precisou de arranjar um charuto barato para 2º carro, na altura desencorajei-o de "latas" mais antigas, acabou por comprar um 206 1.4 por 1000 e poucos € (estava em mau estado de pintura), mas o que é certo é que até à data é sempre a rolar e tem-se revelado bem mais fiável que um 307 HDI que também tem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                                                E os motores 1.1 e 1.4 do grupo PSA designados por TU não têm problema crónico algum de junta de cabeça queimada. Há por aí carros com esse tipo de motores a circular há muitos anos. Onde é que tiveste conhecimento desses problemas com os motores TU da Peugeot/Citroen? És mecânico dessas marcas?
                                                Têm sim, se não queres acreditar não acredites, nem todos os motores apresentam esses sintomas, tudo depende também muito do tratamento, se o tratamento for mais intenso a probabilidade dos problemas crónicos se revelarem é maior, é fácil de perceber porquê. O ideal é trocar as junta antes dos 200.000km porque podem apodrecer. Não é por isso e deixa de ser um motor fiável.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  Tenho ideia que tanto no Phase I como no II houve motores com 60/65 e 75cv(16v), e se é melhor ou pior que o 1.1 PSA neste caso pouco importa.

                                                  faz cerca de 2 anos um colega precisou de arranjar um charuto barato para 2º carro, na altura desencorajei-o de "latas" mais antigas, acabou por comprar um 206 1.4 por 1000 e poucos € (estava em mau estado de pintura), mas o que é certo é que até à data é sempre a rolar e tem-se revelado bem mais fiável que um 307 HDI que também tem.

                                                  Só compraria o 206 precisamente com o 1.4.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                    Só compraria o 206 precisamente com o 1.4.
                                                    Eu também preferia o 1.4, mas compraria sem pestanejar um 1.1 se estivesse em óptimo estado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Punto MK2 fire ou Clio II 1.2 8V. Mais fiável e barato não é fácil.

                                                      Os interiores do Clio são super duráveis. Nem seria para menos, afinal, é tudo plástico duro!

                                                      O motor se tiver sido bem mantido é um tanque. O carro não parece ter apenas 60cv.

                                                      Já do lado do Punto, tens um carro mais confortável e com um motor tão ou ainda mais fiável.

                                                      Compraria o que encontrasse em melhor estado para o preço, com a correia de distribuição mudada mais recentemente, uma vez que é sempre uma despesa generosa que quem tem esses carros tende a adiar.

                                                      Não descartava procurar japoneses, que por vezes se encontram a bons preços. Qualquer coisa como Almera 1.4, Corolla 1.4...

                                                      Não descartes comprar algo abaixo de 2000. Nesse orçamento desde que tenha airbags e esteja em bom estado...!
                                                      Editado pela última vez por MartinsTM; 03 February 2019, 23:20.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                                                        Punto MK2 fire ou Clio II 1.2 8V. Mais fiável e barato não é fácil.

                                                        Os interiores do Clio são super duráveis. Nem seria para menos, afinal, é tudo plástico duro!

                                                        O motor se tiver sido bem mantido é um tanque. O carro não parece ter apenas 60cv.

                                                        Já do lado do Punto, tens um carro mais confortável e com um motor tão ou ainda mais fiável.

                                                        Compraria o que encontrasse em melhor estado para o preço, com a correia de distribuição mudada mais recentemente, uma vez que é sempre uma despesa generosa que quem tem esses carros tende a adiar.

                                                        Não descartava procurar japoneses, que por vezes se encontram a bons preços. Qualquer coisa como Almera 1.4, Corolla 1.4...

                                                        Não descartes comprar algo abaixo de 2000. Nesse orçamento desde que tenha airbags e esteja em bom estado...!
                                                        Nada mais errado.
                                                        Com tantos anos o mais certo é os airbags nem funcionarem, já a segurança estrutural é algo que não se deve menosprezar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MartinsTM Ver Post
                                                          Punto MK2 fire ou Clio II 1.2 8V. Mais fiável e barato não é fácil.

                                                          Os interiores do Clio são super duráveis. Nem seria para menos, afinal, é tudo plástico duro!

                                                          O motor se tiver sido bem mantido é um tanque. O carro não parece ter apenas 60cv.

                                                          Já do lado do Punto, tens um carro mais confortável e com um motor tão ou ainda mais fiável.

                                                          Compraria o que encontrasse em melhor estado para o preço, com a correia de distribuição mudada mais recentemente, uma vez que é sempre uma despesa generosa que quem tem esses carros tende a adiar.

                                                          Não descartava procurar japoneses, que por vezes se encontram a bons preços. Qualquer coisa como Almera 1.4, Corolla 1.4...

                                                          Não descartes comprar algo abaixo de 2000. Nesse orçamento desde que tenha airbags e esteja em bom estado...!
                                                          Já que falas da distribuição o motor Punto tem também uma vantagem em relação à concorrência que é o facto da distribuição se por alguma razão ceder é só meter outra, não necessita de reparação como os motores das outras marcas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                            Nada mais errado.
                                                            Com tantos anos o mais certo é os airbags nem funcionarem, já a segurança estrutural é algo que não se deve menosprezar.
                                                            Com 1300€ falar de segurança de estrutural...não estou a ver onde um Clio de 2001 seja mais seguro que um Corolla de 99.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X