Faço esta pergunta porque fiquei com serias duvidas acerca das razões após uma comparação de passagem em curva de 2 carros completamente diferentes.
Após varias tentativas com trocas de condutores o mesmo carro fez sempre melhor tempo nessas passagens, a maioria das pessoas, incluindo eu, inicialmente apostaram no carro mais leve mas o resultado foi sempre o oposto, o mais pesado para surpresa de quase todos fez sempre os melhores tempos nessas passagens.
Inicialmente dizia-se que era devido aos condutores e foi feita a troca de condutores e o resultado voltou novamente a repetir-se com o carro mais pesado a ganhar. Após muita discução ficou mais ou menos acordado que era devido ao maior peso que o carro mais pesado ganhava sempre devido a maior aderencia que obtinha em curva.
Os carros foram um um Renault Clio 1.2 tce com 120cv e um bmw 420d com 190cv
As regras eram as seguintes: Percurso plano sem obstaculos e fechado não havendo perigo de acidente no caso de saida de estrada, nenhum dos condutores era o dono do carro e com um carro de cada vez e entrar a rolar à mesma velocidade até 30 metros antes da primeira curva, tendo o percurso cerca de 250 metros com 2 curvas sendo a primeira mais aberta e a segunda mas fechada.
De acordo com a minha observação notava que o clio a entrar bastante forte a curvar, mas iniciando-se uma ligeira subviragem após a metade das curvas com redução de velocidade, enquanto que o bmw entrava mais lento e cauteloso, mas depois de iniciar a curva acelarava bastante, demonstrava mais confiança aparentemente e aumentava a velocidade com boa estabilidade.
O argumento do peso para maior estabilidade em curva do carr mais pesado foi apresentado com comparação ao carros de F1 que usam o downforce dos ailerons para terem mais aderencia em curva
Será mesmo assim ou haverão outras razões???
Após varias tentativas com trocas de condutores o mesmo carro fez sempre melhor tempo nessas passagens, a maioria das pessoas, incluindo eu, inicialmente apostaram no carro mais leve mas o resultado foi sempre o oposto, o mais pesado para surpresa de quase todos fez sempre os melhores tempos nessas passagens.
Inicialmente dizia-se que era devido aos condutores e foi feita a troca de condutores e o resultado voltou novamente a repetir-se com o carro mais pesado a ganhar. Após muita discução ficou mais ou menos acordado que era devido ao maior peso que o carro mais pesado ganhava sempre devido a maior aderencia que obtinha em curva.
Os carros foram um um Renault Clio 1.2 tce com 120cv e um bmw 420d com 190cv
As regras eram as seguintes: Percurso plano sem obstaculos e fechado não havendo perigo de acidente no caso de saida de estrada, nenhum dos condutores era o dono do carro e com um carro de cada vez e entrar a rolar à mesma velocidade até 30 metros antes da primeira curva, tendo o percurso cerca de 250 metros com 2 curvas sendo a primeira mais aberta e a segunda mas fechada.
De acordo com a minha observação notava que o clio a entrar bastante forte a curvar, mas iniciando-se uma ligeira subviragem após a metade das curvas com redução de velocidade, enquanto que o bmw entrava mais lento e cauteloso, mas depois de iniciar a curva acelarava bastante, demonstrava mais confiança aparentemente e aumentava a velocidade com boa estabilidade.
O argumento do peso para maior estabilidade em curva do carr mais pesado foi apresentado com comparação ao carros de F1 que usam o downforce dos ailerons para terem mais aderencia em curva
Será mesmo assim ou haverão outras razões???
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