Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É verdade que os carros mais pesados têm melhor aderencia em curva que os mais leves?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É verdade que os carros mais pesados têm melhor aderencia em curva que os mais leves?

    Faço esta pergunta porque fiquei com serias duvidas acerca das razões após uma comparação de passagem em curva de 2 carros completamente diferentes.

    Após varias tentativas com trocas de condutores o mesmo carro fez sempre melhor tempo nessas passagens, a maioria das pessoas, incluindo eu, inicialmente apostaram no carro mais leve mas o resultado foi sempre o oposto, o mais pesado para surpresa de quase todos fez sempre os melhores tempos nessas passagens.

    Inicialmente dizia-se que era devido aos condutores e foi feita a troca de condutores e o resultado voltou novamente a repetir-se com o carro mais pesado a ganhar. Após muita discução ficou mais ou menos acordado que era devido ao maior peso que o carro mais pesado ganhava sempre devido a maior aderencia que obtinha em curva.

    Os carros foram um um Renault Clio 1.2 tce com 120cv e um bmw 420d com 190cv

    As regras eram as seguintes: Percurso plano sem obstaculos e fechado não havendo perigo de acidente no caso de saida de estrada, nenhum dos condutores era o dono do carro e com um carro de cada vez e entrar a rolar à mesma velocidade até 30 metros antes da primeira curva, tendo o percurso cerca de 250 metros com 2 curvas sendo a primeira mais aberta e a segunda mas fechada.

    De acordo com a minha observação notava que o clio a entrar bastante forte a curvar, mas iniciando-se uma ligeira subviragem após a metade das curvas com redução de velocidade, enquanto que o bmw entrava mais lento e cauteloso, mas depois de iniciar a curva acelarava bastante, demonstrava mais confiança aparentemente e aumentava a velocidade com boa estabilidade.

    O argumento do peso para maior estabilidade em curva do carr mais pesado foi apresentado com comparação ao carros de F1 que usam o downforce dos ailerons para terem mais aderencia em curva

    Será mesmo assim ou haverão outras razões???

    #2
    Se calhar se meteres na equação a suspensão muito mais evoluída do BMW e os pneus bastante superiores além da largura de eixos vais perceber que o peso é apenas mais um factor.

    Comentário


      #3
      Eu não defendo que seja o peso. A maioria é que defendeu esse motivo, eu acho que poderá ser outro o motivo

      A suspensão dos clios são a referencia, basta ver o clio williams e o rs, em termos de pneus até acho que os do renaul eram melhores pois eram michelin e os do bmw eram continental e estavam bastante mais gastos, a largura de eixos já não posso opinar, mas poderá ser mais um factor

      Comentário


        #4
        Que comparação mais desigual!

        Pegas em 2 carros do mesmo modelo e pesos diferentes e depois diz o resultado.

        Comentário


          #5
          Claro que sim

          Olha uma perseguição ao RS3 por este trator americano..

          https://youtu.be/aUCSKLS4JBM?t=33

          Comentário


            #6
            Nada disso... senão um camião curvava melhor que um m3

            Comentário


              #7
              Ok, td bem, mas nenhum deles era um camião nem um m3

              Quais os motivos para essa diferença?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nalbandyan Ver Post
                Eu não defendo que seja o peso. A maioria é que defendeu esse motivo, eu acho que poderá ser outro o motivo

                A suspensão dos clios são a referencia, basta ver o clio williams e o rs, em termos de pneus até acho que os do renaul eram melhores pois eram michelin e os do bmw eram continental e estavam bastante mais gastos, a largura de eixos já não posso opinar, mas poderá ser mais um factor
                As suspensões ERAM referência para o segmento em que o modelo se inseria.
                Em relação aos pneus o Clio tinha no máximo 205 de largura e o BM quanto? 245 pelo menos, isso conta bastante porque permite uma maior superfície de contato.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nalbandyan Ver Post
                  Ok, td bem, mas nenhum deles era um camião nem um m3

                  Quais os motivos para essa diferença?
                  Tens a resposta logo no segundo post.

                  Comentário


                    #10
                    Há que ter em conta também o tipo de traçado... sinuoso....curvas longas....tudo isso faz a diferença. Acho a pergunta demasiado simplista para uma resposta concreta

                    Comentário


                      #11
                      Em geral, um carro mais leve tende a ser mais ágil que um mais pesado, ou seja, tem reacções mais directas e imediatas e consegue contornar ganchos de forma mais expedita. No entanto, isso é bem diferente de conseguir curvar a menor ou maior velocidade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                        As suspensões ERAM referência para o segmento em que o modelo se inseria.
                        Em relação aos pneus o Clio tinha no máximo 205 de largura e o BM quanto? 245 pelo menos, isso conta bastante porque permite uma maior superfície de contato.
                        O bmw tem 225 na frente e 255 nos traseiros, isso não seria mais um motivo para ele sair de frente como o clio?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por heartracer Ver Post
                          Há que ter em conta também o tipo de traçado... sinuoso....curvas longas....tudo isso faz a diferença. Acho a pergunta demasiado simplista para uma resposta concreta

                          Eram 2 curvas, a 1ª era longa e a 2ª mais fechada

                          O que mais impessionou era mesmo a trajectoria do bmw, sempre certa sem desvios, como se estivesse "preso" ao chão e isto apesar de aumentar a velocidade depois do meio da curva com saidas das mesmas bastante impressionantes

                          Comentário


                            #14
                            Quanto mais pesado for o carro, pior fará curvas. Há uma coisa chamada inércia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                              Quanto mais pesado for o carro, pior fará curvas. Há uma coisa chamada inércia.

                              Tambem acho isso e foi exactamente isso que argumentei. Mas a resposta foi, então porque que os F1 usam o downforce para obterem mais peso nos carros para se conseguirem colar ao chão e poderem curvar a mais velocidade?

                              Comentário


                                #16
                                Mas que comparação mais sem sentido!!!

                                Agora vou gozar com quem inventou esse teste (não com o autor do tópico): um camião tir tem muito mais aderência e é melhor em curva que um citroen ax...

                                Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais uma vez, nenhum deles era um camião e mesmo que fosse o camião tem uma altura enorme e pelo que vi o bmw serie 4 é mais baixo que o Renault Clio

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bastava em cada um dos carros fazerem o percurso só com o condutor e com 4 pessoas para poderem ter uma conclusão um pouco mais clara.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                      Bastava em cada um dos carros fazerem o percurso só com o condutor e com 4 pessoas para poderem ter uma conclusão um pouco mais clara.
                                      Essa está muito boa, não sei porque ninguem se lembrou disso

                                      Mas poderá haver um obstaculo a essa experiencia, o local onde o peso estaria a ser aplicado, com as pessoas a bordo poderia estar demasiado elevado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nalbandyan Ver Post
                                        Tambem acho isso e foi exactamente isso que argumentei. Mas a resposta foi, então porque que os F1 usam o downforce para obterem mais peso nos carros para se conseguirem colar ao chão e poderem curvar a mais velocidade?
                                        Uma coisa nada tem a ver com a outra.
                                        Downforce é peso artificial. Um F1 de 700kg a curvar e a gerar 500kg de downforce é totalmente diferente de um F1 de 1200kg e que não gera downforce, se algo como isto existisse.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Meu, pegas numa Kangoo sem peso e fazes uma curva apertada. Depois pegas nessa mesma kangoo mas com umas centenas de KG de carga e vais ver se o peso lhe dá aderência nas curvas......

                                          Comentário


                                            #22
                                            A força de atrito será de facto proporcional ao peso, mas por outro lado também há mais inércia, pelo que ambos os efeitos se anulam.

                                            Por isso é que um carro pesar 800 kg ou pesar 1600 kg não tem um impacto significativo na distância de paragem (depende mais de outros fatores).

                                            Diria que em curva também terá mais a ver com outros factores como os amortecedores, centro de gravidade, etc, do que propriamente com o peso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Meu, pegas numa Kangoo sem peso e fazes uma curva apertada. Depois pegas nessa mesma kangoo mas com umas centenas de KG de carga e vais ver se o peso lhe dá aderência nas curvas......
                                              O problema é que a carga vai elevar o centro de gravidade. A culpa do pior comportamento não será diretamente do peso mas sim da elevação do centro de gravidade.

                                              Além disso há que ter em conta que os amortecedores, pneus, etc, podem estar otimizados para melhor desempenho com um certo peso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                Uma coisa nada tem a ver com a outra.
                                                Downforce é peso artificial. Um F1 de 700kg a curvar e a gerar 500kg de downforce é totalmente diferente de um F1 de 1200kg e que não gera downforce, se algo como isto existisse.

                                                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                A força de atrito será de facto proporcional ao peso, mas por outro lado também há mais inércia, pelo que ambos os efeitos se anulam.

                                                Por isso é que um carro pesar 800 kg ou pesar 1600 kg não tem um impacto significativo na distância de paragem (depende mais de outros fatores).

                                                Diria que em curva também terá mais a ver com outros factores como os amortecedores, centro de gravidade, etc, do que propriamente com o peso.

                                                Bem....peço desculpa, mas acho que fiquei mais confuso ainda...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nalbandyan Ver Post
                                                  Tambem acho isso e foi exactamente isso que argumentei. Mas a resposta foi, então porque que os F1 usam o downforce para obterem mais peso nos carros para se conseguirem colar ao chão e poderem curvar a mais velocidade?
                                                  Porque o downforce empurra o carro para baixo, maximizando a aderência mecânica. Não aumenta a massa do objecto.
                                                  A inércia afecta a massa que está em movimento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                    Porque o downforce empurra o carro para baixo, maximizando a aderência mecânica. Não aumenta a massa do objecto.
                                                    A inércia afecta a massa que está em movimento.

                                                    À, ok, se percebi e pço desculpa pelos termos basicos: O donforce nos F1 apenas fazem força para baixo mas não empurram o carro para fora da curva enquanto que maior peso do carro em si faz ambas coisas. Será isto?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nalbandyan Ver Post
                                                      À, ok, se percebi e pço desculpa pelos termos basicos: O donforce nos F1 apenas fazem força para baixo mas não empurram o carro para fora da curva enquanto que maior peso do carro em si faz ambas coisas. Será isto?
                                                      A inércia, neste caso, é a força lateral que aumenta ou diminui conforme a massa do carro. É essa força que vai dificultar a vida ao curvar, como dizes.
                                                      O downforce apenas vai colocar pressão nessa massa que se desloca e fazer com que tenha maior atrito, que resulta em aderência mecânica entre o pneu e a estrada.

                                                      Como já disseram anteriormente, teres um carro sem downforce que tenha a mesma massa que um carro com metade dessa massa mais outra metade que represente a força descendente criada (em kg) por downforce não é igual, exactamente porque a inércia afecta a massa em movimento.
                                                      Editado pela última vez por brkncrss; 09 February 2019, 22:54.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                                        A inércia, neste caso, é a força lateral que aumenta ou diminui conforme a massa do carro. É essa força que vai dificultar a vida ao curvar, como dizes.
                                                        O downforce apenas vai colocar pressão nessa massa que se desloca e fazer com que tenha maior atrito, que resulta em aderência mecânica entre o pneu e a estrada.

                                                        Como já disseram anteriormente, teres um carro sem downforce que tenha a mesma massa que um carro com metade dessa massa mais outra metade que represente a força descendente criada (em kg) por downforce não é igual, exactamente porque a inércia afecta a massa em movimento.

                                                        Ok, então de acordo com isso o bmw deveria perder em curva, pois são cerca de 1615kg + condutor para 1165 kg + condutor do clio

                                                        Renault Clio IV 1.2 TCe 120 cv - especificações e desempenho
                                                        BMW 420 dA Gran Coupé (F36) 190 cv - especificações e desempenho

                                                        Apenas o facto de o bmw ser mais baixo e ter uma suposta melhor suspenção (questionavel acho eu) é suficiente para tais diferenças?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Estás a comparar 2 carros tão diferentes que é complicado fazer uma comparação.
                                                          O peso é diferente.
                                                          A distribuição dos pesos é muito diferente. O BMW deve ter perto de 50% de peso por cada eixo e o Clio deve ter mais de 60% à frente e menos de 40% atrás.
                                                          A distância entre eixos e larguras das via também é bem diferente.
                                                          Os pneus idem. O BMW tem muito mais borracha no chão.
                                                          A tracção também é diferente. O BMW é rwd e o Clio é fwd.

                                                          Muitas diferenças além do peso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pergunto-me quem se dá ao trabalho de fazer um teste tão sem sentido como este

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X