Os carros estão cada vez a perder mais identidade?

A mostrar resultados 1 para 27 de 27
Like Tree10Likes
  • 4 Post By ExamplU
  • 1 Post By brkncrss
  • 2 Post By EscapeLivre
  • 1 Post By sgtscales
  • 1 Post By Panda4x4
  • 1 Post By brkncrss

Título: Os carros estão cada vez a perder mais identidade?

  1. #1
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    168

    Por Defeito Os carros estão cada vez a perder mais identidade?

    Algo muito falado no mundo automobilístico atualmente, é que dentro de uma mesma marca cada modelo perdeu a sua identidade própria. Por exemplo, um dia destes vi de longe um Polo, e ao longe parecia que era um Golf. Só quando me aproximei mais vi que era um Polo! Agora com o novo Renault Clio passa-se o mesmo. Parece um Megane mais pequeno. Queria abrir espaço neste tópico, para discussão desta questão.


  2. #2
    Piloto de Kart ExamplU's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2018
    Localização
    Não há nada tão bem distribuído como a inteligência: A maioria está convencida de que tem de sobra
    Posts
    100

    Por Defeito

    Isso nem é o pior. O pior é o facto de actualmente as pessoas colocarem um tablet giraço ou um software com muitas apps e funções à frente de um bom chassis ou uma boa caixa e motor
    M207, FapMaster, ddrexj and 1 others like this.

  3. #3
    Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    2,879

    Por Defeito

    Nah. Sempre foi assim.



    Em relação aos modelos de segmentos mais baixos parecerem segmentos mais altos downsized, também sempre foi assim com as marcas alemãs. Que agora a Renault tenta emular.
    (ver mercedes dos anos 80/90)
    RAD gosta disto.

  4. #4
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    168

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ExamplU Ver Post
    Isso nem é o pior. O pior é o facto de actualmente as pessoas colocarem um tablet giraço ou um software com muitas apps e funções à frente de um bom chassis ou uma boa caixa e motor
    O meu carro tem um, mas já vinha de série na versão que comprei. Havia como extra, uma versão melhor do mesmo com navegação incorporada. Só que entre dar 500€ por ele, e ter por mais 600€ um motor de 110cv turbo em vez de um de 82cv atmosférico, escolhi esta última opção. Mas é raro encontrar carros iguais ao meu com esse motor, mas com o GPS existem imensos

  5. #5
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    168

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Nah. Sempre foi assim.



    Em relação aos modelos de segmentos mais baixos parecerem segmentos mais altos downsized, também sempre foi assim com as marcas alemãs. Que agora a Renault tenta emular.
    (ver mercedes dos anos 80/90)
    Sim de facto lembrei-me do Classe C (na década de 90), que era um Classe S mais "magro". Acho que isso também se deve ao facto de os segmentos B terem crescido imenso, ali na altura dos anos 2000

  6. #6
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,530

    Por Defeito

    Diria isso é dos telemóveis.

  7. #7
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2017
    Posts
    1,347

    Por Defeito

    Que carros... não falta muito para serem completos aspiradores a pilhas.


  8. #8
    Piloto de Fórmula 1 EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Localização
    Movimento a favor do LIMITE de 20 km/h nas AUTOESTRADAS. Caracóis prego a fundo !
    Posts
    19,820

    Por Defeito

    Depende. Há carros que perderam identidade, outros ganharam.

    Eu, que sou um puro citroenista dos antigos, ri-se ao olhar para estes citroens novos com borrachas e muitas cores. Por outro lado tive o prazer de no passado ter tido um Xantia que é um carro único.

    Já nos carros japoneses, hoje agrada-me muito mais olhar para os actuais que os dos anos 90, altamente sem sal, esteticamente falando.

  9. #9
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    168

    Por Defeito

    Isso também acontece nos interiores, sim sempre se passou isso. Mas nesse caso é mais por contenção de custos, pois tendo interiores semelhantes, consegue-se utilizar as mesmas peças em vários carros. Recentemente, descobri que um Peugeot 5008, trás o mesmo retrovisor interior que o meu C3, que custa metade do preço

  10. #10
    Piloto de Fórmula 1 EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Localização
    Movimento a favor do LIMITE de 20 km/h nas AUTOESTRADAS. Caracóis prego a fundo !
    Posts
    19,820

    Por Defeito

    Olhem, por exemplo as marcas que perderam identidade foram a Jaguar ou a Bentley ou RR ou lamborghini
    midnightblack e Mat1977 gostam disto.

  11. #11
    Piloto de Provas de Perícia hoffmannslr's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2013
    Localização
    Setúbal
    Posts
    694

    Por Defeito

    Onde se nota mais isso é na Audi. Desde o A1 ate ao A8, se forem vistos de longe parecem todos iguais. Se vistos de perto, também, mas vê-se que são mais largos

  12. #12
    Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2015
    Localização
    No sítio onde há gajas boas
    Posts
    6,245

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por hoffmannslr Ver Post
    Onde se nota mais isso é na Audi. Desde o A1 ate ao A8, se forem vistos de longe parecem todos iguais. Se vistos de perto, também, mas vê-se que são mais largos
    Isso é comum a qualquer das "premium". Diferencia-me lá um S3/S4 GC/S5, ou C/E/S à primeira vista.

  13. #13
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    168

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
    Isso é comum a qualquer das "premium". Diferencia-me lá um S3/S4 GC/S5, ou C/E/S à primeira vista.
    Acho o A1 talvez aquele que foge mais a esse padrão. Aquela saída de ar entre o capot e o pára-choque diferenciam-no bastante.

  14. #14
    Piloto de Rallye PePa's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2005
    Localização
    Arredores
    Posts
    12,240

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por hoffmannslr Ver Post
    Onde se nota mais isso é na Audi. Desde o A1 ate ao A8, se forem vistos de longe parecem todos iguais. Se vistos de perto, também, mas vê-se que são mais largos
    Discutível

    Podem ter perdido identidade modelo a modelo, mas a marca em si, ganha identidade ao ter uma imagem comum em todos os seus produtos.

  15. #15
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    168

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PePa Ver Post
    Discutível

    Podem ter perdido identidade modelo a modelo, mas a marca em si, ganha identidade ao ter uma imagem comum em todos os seus produtos.
    Isso lembra-me na Mercedes o novo Classe A ter o mesmo volante do Classe S. É bom para os donos de Classe A dizerem que têm um volante igual ao do S

  16. #16
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Sep 2012
    Posts
    204

    Por Defeito

    No outro dia postaram num topico que nao me recordo um mercedes que mal de distinguia se era um porsche, um audi ou um mercedes...

  17. #17
    Piloto Veterano TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Posts
    24,063

    Por Defeito

    ....apagar

  18. #18
    Piloto Veterano TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005
    Posts
    24,063

    Por Defeito

    A maior perca de identidade é por parte dos proprietários e as marcas sabem-no e fazem carros cada vez mais à medida dos estudos de mercado.
    Gadgets de todo o tipo e feitio e estéticas xpto com o ar chique ou desportivo, mas com uma tremenda falta de substancia mecânica.
    Atualmente apenas uma pequena percentagem percebe minimamente de automóveis ou o que representa ou representou determinada marca na história automóvel.

  19. #19
    Piloto de Provas de Perícia meialeca's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011
    Posts
    641

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    A maior perca de identidade é por parte dos proprietários e as marcas sabem-no e fazem carros cada vez mais à medida dos estudos de mercado.
    Gadgets de todo o tipo e feitio e estéticas xpto com o ar chique ou desportivo, mas com uma tremenda falta de substancia mecânica.
    Atualmente apenas uma pequena percentagem percebe minimamente de automóveis ou o que representa ou representou determinada marca na história automóvel.
    Basta ver a quantidade carros com motores anémicos com kits estéticos AMG M desta vida. Já nem se vê lobos em pele de cordeiro, coisa que há 20 anos havia bastante mais.

  20. #20
    Piloto de Troféu sgtscales's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2015
    Localização
    No sítio onde há gajas boas
    Posts
    6,245

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
    Basta ver a quantidade carros com motores anémicos com kits estéticos AMG M desta vida. Já nem se vê lobos em pele de cordeiro, coisa que há 20 anos havia bastante mais.
    Sim, hoje em dia o que se aproxima mais do "lobo em pele de cordeiro" é algo tipo o 308 GTI, sem grandes apetrechos visuais e com performance decente. Mas mesmo esse vê-se bem ao longe que não é um carro comum. Que saudades de algo como o A3 8p VR6, sem absolutamente nada que o distinguisse de um A3 normal, mas com V6 250cv debaixo do capot...
    ddrexj gosta disto.

  21. #21
    Piloto de Testes Panda4x4's Avatar
    Data de Registo
    May 2013
    Localização
    Grande Lisboa
    Posts
    2,002

    Por Defeito

    Diria que hoje é mesmo Cordeiro em pele de Lobo.
    crash gosta disto.

  22. #22
    CL
    CL está offline
    Piloto de Troféu CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!
    Posts
    6,271

    Por Defeito

    É verdade... há dias vi um carro que me parecia ser um XJ mas afinal era grande demais... era um XJL...

    Por acaso não era como nos Audi e BMW que eu nunca percebo se é um série 3 ou 5, só percebo quando leio as letras atrás... e se é diesel ou i...

    Pá... o Clio hoje em dia tem as dimensões do Megane de há 10 anos e certamente todos os demais. Hoje um Hiunday I20 que anda aí no WRC mete respeito aos carritos de há 10 anos...



    Para ser franco, muitos carros eu não reconheço se não vir o símbolo à frente... ou no volante ou nos interiores...

    Exceptuando talvez os Volvos... porque são tão feios/diferentes que só podem ser Volvo! Embora eu ambicione um XC60 D4, não haja cá confusões! Branco! Tecto panorâmico, jantes pequenas e pneus de perfil "alto" para os buracos da cidade e umas escapadelas ocasionais para o terreno (mas é FWD...)

    Ou os Porsche enquanto forem similares ao 911... chamem-se o que se chamarem!


    718... vê-se logo que é um Porsche! Podem tirar os símbolos todos! Até podem tirar os 6 cilindros boxer! Que até fazem bem... aquilo com 4 cilindros boxer e um turbo nas mãos daqueles senhores...
    Última edição por CL : 12-02-19 às 19:07:25

  23. #23
    Piloto de Fórmula 1 EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Localização
    Movimento a favor do LIMITE de 20 km/h nas AUTOESTRADAS. Caracóis prego a fundo !
    Posts
    19,820

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
    Basta ver a quantidade carros com motores anémicos com kits estéticos AMG M desta vida. Já nem se vê lobos em pele de cordeiro, coisa que há 20 anos havia bastante mais.
    Por outro lado há 20 e tal anos tinhas Vectras 1.7D 55cv, Xantia 1.9D 70cv, etc etc, e hoje raramente tens carros abaixo de 100cv no segmento D

  24. #24
    Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    2,879

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
    Diria que hoje é mesmo Cordeiro em pele de Lobo.
    Ia postar exactamente isto

    Não interessa o que está debaixo do capot, o que interessa é aquela jantola de 19'' da moda e o kit estético.
    Panda4x4 gosta disto.

  25. #25
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    43,951

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
    Isso lembra-me na Mercedes o novo Classe A ter o mesmo volante do Classe S. É bom para os donos de Classe A dizerem que têm um volante igual ao do S
    Já no tempo do 190 isso acontecia...

  26. #26
    Piloto de Provas de Perícia meialeca's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011
    Posts
    641

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Por outro lado há 20 e tal anos tinhas Vectras 1.7D 55cv, Xantia 1.9D 70cv, etc etc, e hoje raramente tens carros abaixo de 100cv no segmento D
    concordo mas os carros aumentaram muito o peso. Hoje qualquer segmento C pesa 1400-1500 kg. Com 100 cv's hoje é comparável a esses carros de há 20 anos com menos 300-400 kg.

  27. #27
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    168

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por meialeca Ver Post
    Basta ver a quantidade carros com motores anémicos com kits estéticos AMG M desta vida. Já nem se vê lobos em pele de cordeiro, coisa que há 20 anos havia bastante mais.
    Ainda no outro dia vi um A dos novos, com umas jantes de 18 ou 19 polegadas, do kit AMG. Pensei para comigo: deve ser um A200 ou um A220. Mas não. Era um A180D

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia