Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conta de oficina de um Renault 4 – Socorro, estou a ser roubado!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conta de oficina de um Renault 4 – Socorro, estou a ser roubado!!!

    Viva,

    O meu pai, já com 84 anos, acabou de passar por uma má experiência de oficina. Entregou o carro, Renault 4GTL de 1982, para uma revisão antes de ser levado à inspecção, tendo apenas se queixado de alguns problemas eléctricos, nomeadamente com os mínimos. Recebeu, após quase 4 semanas na oficina, uma contazinha de praticamente 500 euros.
    O meu pai, que ainda funciona com base nos principios antigos, mesmo sentindo estar a ser enganado, pagou a conta e levou o carro, deixando apenas a nota que não mais lá voltaria.
    Claro está que não fiquei nada contente sabendo dessa história. O erro foi ele ter pago na altura, caso assim não fosse seria mais fácil chegar-se a um entendimento entre as partes.

    Por exemplo, na factura consta que mudaram uns tubos e respectivas abraçadeira. E isto é um facto visível, embora fique a dúvida da real necessidade.
    E que mudaram uma lâmpada de farol. E também um condensador e um platinado.

    Depois, diz que aplicaram um anticongelante (25 euros, só do produto). Mas a cor do liquido do reservatório é completamente incolor...
    Depois, que repararam o fecho da ignição (42 euros). Mas o meu pai nunca tinha detectado qualquer problema com a dita ignição...
    E alinharam a direcção, dizem. Mais 18 euros. Sendo que os pneus da frente tinham sido mudados na mesma oficina há duas semanas atrás.
    E acrescentaram ainda, 4.5 horas de mecânico + 1.5 horas de electricista. A 33 euros/hora.

    Falta dizer que o carro foi entregue na oficina a andar e saiu de lá com a bateria descarregada. Ou seja, o meu pai trouxe o carro, estacionou-o, e no dia a seguir já não conseguiu ligá-lo outra vez... A bateria tem 4 anos, mas provavelmente o problema foi o carro ter ficado tanto tempo parado na oficina (quase 4 semanas), e sem a devida manutenção. Claro está que a dita oficina logo se ofereceu para trocar a bateria, isto por mais 90 euros.

    Quais são os procedimentos que aconselham que se tomem perante isto, nomeadamente reivindicar o que poderá ter sido pago indevidamente?

    #2
    1º não devia ter pago, 2º devia ter ido a um advogado aconselhar-se e consoante a situação, fazer reclamação no livro e apresentar queixa nas autoridades..

    basicamente essa oficina foi á grande a esticar-se na conta e no que devia ter feito...

    Comentário


      #3
      Que eu saiba, eles nao podem fazer alteracoes sem a aprovacao previa do dono do carro. Têm de oferecer um orcamento a ser revisto por quem paga.

      Como o teu pai pagou, chapeu, nada a fazer. Live and learn.

      Comentário


        #4
        E meter uma grande cruz nessa oficina..

        Comentário


          #5
          pediam orçamento antes

          Comentário


            #6
            fosse outro e não um senhor de 84 anos, era mandar meter tudo no sítio outra vez e só pagar o que foi devido, a revisão e troca das luzes/porventura algum componente elétrico/o tal tubo e braçadeiras.

            se não quisessem, que reclamassem o que lhes apetecesse, era só chamar a polícia e fazer queixa no respetivo livro.

            há muitos anos num E36 (acho que ainda não era E46) um amigo do meu pai foi à bmw fazer a revisão e mudar qualquer coisa. ia saindo de lá com uma conta de 1500€. mandou meter tudo no sítio e mudarem apenas o que mandara fazer ou ia chamar a polícia. até um farol inteiro lhe tinham mudado e tinha o carro poucos anos... enfim.

            Comentário


              #7
              500 sinceramente não me choca. Quer queiramos quer não, não é muito em termos de trabalho de oficina caso tenha sido bem feito e com material minimamente bom.

              Agora, o não terem avisado e dar orçamento é que de facto é inaceitável.

              Comentário


                #8
                E com jeitinho trocaram de bateria, por uma que tinham lá encostada, assim o cliente volta lá e dá cá mais 90 euros.....espera aí 90 euros para uma bateria para um 4L não é muito caro, infelizmente anda meio mundo a enganar outro meio.

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Caramba...até na bateria duplicaram o valor.
                  Já parece uns cromos (que até trabalham razoavelmente bem) de uma bosch car service em lx com o polo de 99 da minha sogra...disseram que lhe mudaram a sonda lambda numa revisão normal para ipo, só soube passado uns tempos, ela pagou e seguiu, quando fui saber do registo daquela intervenção em sistema...não constava.

                  De vez em quando têm sempre necessidade de faturar um extra e aparece sempre uma ou outra vítima aptecível...pumba.

                  Não martirizes o teu velhote, até porque está numa idade para levar as coisas com muita calma, estima-o.

                  Quanto à bateria atual do 4L(atas) tenta uma recuperação...não tens nenhum amigo com um optimizador de bateria? Por vezes resulta...se tiver de ser nova arranjas por metade do preço em casas de baterias com o bónus de alguns te montarem a dita (e então se fores com o teu cota à partida disponibilizam-se logo).

                  A reparação, havendo fatura espero que na IPO corra tudo bem e tens uma garantia do trabalho.

                  Comentário


                    #10
                    Recuperar uma bateria...velerá a pena? Pergunto isto porque uma nova é o quê ? 50 euros?

                    Com o dinheiro que se der a quem fizer o favor de optimizar a bateria....reduz ainda mais o preço de uma nova por assim dizer.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
                      E com jeitinho trocaram de bateria, por uma que tinham lá encostada, assim o cliente volta lá e dá cá mais 90 euros.....espera aí 90 euros para uma bateria para um 4L não é muito caro, infelizmente anda meio mundo a enganar outro meio.

                      Cumps
                      Tem que ser uma bateria com potência suficiente para alimentar toda a parte elétrica e eletronica do carro!!

                      Comentário


                        #12
                        Aqui há uns anos fizeram o mesmo ao meu avô. Tinha já 90 anos e levaram-lhe 450 euros de levar ao IPO. Nem o óleo mudaram.

                        Quando soubemos do caso voltamos à oficina

                        Assim que lá chegámos um empregado começou a fugir que nem um desalmado, nunca mais ninguém o viu.

                        Resultado, o patrão nem sabia do valor da cobrança.

                        Comentário


                          #13
                          Valores de reparação superiores ao valor do carro, 450€ para levar à inspecção????.....mas, entramos num universo paralelo ou que?

                          Comentário


                            #14
                            eu acho é que cada vez mais não é meio mundo a enganar outro, isso era no tempo dos xutos & pontapés. neste momento devem ser uns 75 ou 80%...

                            Comentário


                              #15
                              Eu, só para marcar posição, fazia questão de os informar que iria trocar a bateria a outro lado.

                              Comentário


                                #16
                                Conselho de amigo:
                                Levem o carro à inspeção primeiro, mais vale dar os 10€ de uma reinspeção, mas ao menos vem-se com os problemas discriminados (se os tiver) e assim só se reparo o que for necessário.

                                Quanto ao caso em concreto, tendo em conta que pelo menos trocaram o material, já vi coisas piores, e digo se nem reclamação fizeram no livro no dia em que recolheram o carro à muito pouco a fazer, a não ser aprender.

                                Comentário


                                  #17
                                  é lá ir e confrontar as pessoas da oficina numa toada calma mas de exigir explicações.
                                  Se for explicado e evidenciado não há nada a fazer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Uma 4L com quase 40 anos já é um clássico, bela máquina..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Alguém tinha de pagar a mariscada da oficina.

                                      O único problema que vejo, foi ter procedido a alguma manutenção, sem avisarem o cliente, na altura era confrontar com a não permissão de algumas coisas e chegarem a acordo, agora está feito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ainda sou do tempo em que se procurava opiniões junto dos profissionais. Hoje, temos que saber tanto quanto eles para não nos sujeitarmos a um barrete.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                          Ainda sou do tempo em que se procurava opiniões junto dos profissionais. Hoje, temos que saber tanto quanto eles para não nos sujeitarmos a um barrete.
                                          Arranja um de confiança

                                          Comentário


                                            #22
                                            Podes dizer o nome da oficina , ao menos o pessoal fica a saber

                                            Comentário


                                              #23
                                              Foi numa oficina da rede oficial?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Arranja um de confiança
                                                Tive um problema difícil de resolver na minha carrinha, e o dono da oficina diz que acordava de noite a pensar onde estaria o gato, isso sim, é que é dedicação

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                  Tive um problema difícil de resolver na minha carrinha, e o dono da oficina diz que acordava de noite a pensar onde estaria o gato, isso sim, é que é dedicação
                                                  Pagaste horas noturnas?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Arranja um de confiança
                                                    Já me falaram de um muito porreiro para os lados do montijo... Mas parece que o gajo só trabalha quase "por convite"... xD

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                      Já me falaram de um muito porreiro para os lados do montijo... Mas parece que o gajo só trabalha quase "por convite"... xD
                                                      Confirmo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                        Já me falaram de um muito porreiro para os lados do montijo... Mas parece que o gajo só trabalha quase "por convite"... xD
                                                        Quais são os critérios?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                                          Quais são os critérios?
                                                          Pá honestamente não sei. Mas acho que o Eblase o conhece.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Hoje tive a oportunidade de analisar um pouco melhor o carro. Na questão do anticongelante é por demais evidente que o liquido que está no interior do reservatório é totalmente incolor e já aparenta alguma idade... Também observei que o problema da bateria deve-se ao facto de estar a ocorrer uma passagem de corrente continua com o carro desligado. Ou seja, a menos que o computador de bordo da 4L esteja a consumir… talvez os senhores da oficina aquando das supostas substituições do condensador, platinado, lâmpada do farol e da reparação da ignição tenham alguma responsabilidade nisto. Ainda não confirmei se o condensador foi realmente substituído, o que ponho em dúvida porque o meu pai nunca detectou problema no arranque e respectiva ignição do carro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X