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2015 Golf VII 1.6 TDI DSG ou Manual?

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    2015 Golf VII 1.6 TDI DSG ou Manual?

    Neste momento ando comprador deste modelo, de 2015/2016 e achei que estava na altura de optar por um carro automático, apenas pelo conforto que isso traz no dia a dia.

    No entanto, vinha tentar saber a opinião sobre esta caixa DSG de 7 velocidades. É fiável? Requer algum tipo de manutenção extra?
    Qualquer opinião é bem-vinda.

    Obrigado!

    #2
    O motor 1.6 TDI agradece o casamento com essa caixa. A caixa é boa o motor nem por isso. O motor sai revigorado com essa caixa pois ganha em baixas e a caixa espreme tudo o que tem a espremer do motor.

    Diria para teres mais preocupações com o motor em si do que com a caixa. A caixa não me recordo se tem oleo ou trabalha a seco, lamento.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
      O motor 1.6 TDI agradece o casamento com essa caixa. A caixa é boa o motor nem por isso. O motor sai revigorado com essa caixa pois ganha em baixas e a caixa espreme tudo o que tem a espremer do motor.

      Diria para teres mais preocupações com o motor em si do que com a caixa. A caixa não me recordo se tem oleo ou trabalha a seco, lamento.
      Obrigado! Pois, também me disseram isso. A DSG explora melhor este motor e os 105cv não parecem tão amorfos.
      A caixa creio que a designação é DQ200 e pelo que dizem trabalha a seco. Se isso é melhor ou pior, não sei...

      Comentário


        #4
        Se puderes optar por um com a cx DSG é, na minha opinião, a melhor opção.

        Comentário


          #5
          Caixa automática sem dúvidas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
            O motor 1.6 TDI agradece o casamento com essa caixa. A caixa é boa o motor nem por isso. O motor sai revigorado com essa caixa pois ganha em baixas e a caixa espreme tudo o que tem a espremer do motor.

            Diria para teres mais preocupações com o motor em si do que com a caixa. A caixa não me recordo se tem oleo ou trabalha a seco, lamento.
            O motor é tal como qualquer outro 1.5/1.6 desta gama... Cumpre com o que é preciso e permite andar ligeiramente acima de velocidades legais em AE.
            Tendo eu na garagem um S40 e um Golf com motores desses, estou à vontade para falar.
            Quem compra em princípio já sabe ao que vai, e não espera um carro de corridas.

            Em relação à DSG, a manutenção sofre naturalmente em relação ao manual, mas seria algo que eu escolheria sem pensar muito, tendo oportunidade.

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              #7
              Sendo de 2015, não sei se o motor é de 105 ou se já tem 110cv, mas tenho ideia que é o de 105.

              A questão aqui é mesmo a caixa ser um ponto forte ou não, uma vez que tenho aproximadamente pelo mesmo valor, uma de 2016 mas com caixa manual e o dobro dos kms.

              2015 - DSG - 40.000 kms
              2016 - Manual - 80.000 kms

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                Sendo de 2015, não sei se o motor é de 105 ou se já tem 110cv, mas tenho ideia que é o de 105.

                A questão aqui é mesmo a caixa ser um ponto forte ou não, uma vez que tenho aproximadamente pelo mesmo valor, uma de 2016 mas com caixa manual e o dobro dos kms.

                2015 - DSG - 40.000 kms
                2016 - Manual - 80.000 kms
                DSG all the way

                Comentário


                  #9
                  No caso do Golf, que tem um conjunto caixa/embraiagem particularmente agradável de usar, eu teria algumas duvidas em ir para a DSG, sobretudo se for a versão com caixa de 6 velocidades.

                  Se for a de 5v, eu iria para a DSG; se for a de 6v, eu talvez apostasse no manual e nem me preocupava com a fiabilidade da DSG.

                  Comentário


                    #10
                    DCTs são muito engraçadas enquanto a mecatrónica não dá o berro. Quando dá, deseja-se que se tivesse optado por um manual.
                    Então a fiabilidade de algumas DSGs...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                      No caso do Golf, que tem um conjunto caixa/embraiagem particularmente agradável de usar, eu teria algumas duvidas em ir para a DSG, sobretudo se for a versão com caixa de 6 velocidades.

                      Se for a de 5v, eu iria para a DSG; se for a de 6v, eu talvez apostasse no manual e nem me preocupava com a fiabilidade da DSG.
                      A manual ainda é de 5v...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                        DCTs são muito engraçadas enquanto a mecatrónica não dá o berro. Quando dá, deseja-se que se tivesse optado por um manual.
                        Então a fiabilidade de algumas DSGs...
                        Então? Mas é um problema conhecido da DSG? Requer alguma manutenção preventiva?

                        Comentário


                          #13
                          Deixo apenas um reparo em jeito de atenção (que custumo deixar várias vezes) , que a caixa DSG não é uma "caixa automática", mas sim uma caixa de dupla embraiagem!

                          E notem que isto não é um preciosismo, nem sequer estou a dizer o que é melhor ou pior, mas apenas para se informarem bem nas vantagens e desvantagens das diferentes caixas: Auto - DCT - Manual.

                          Por vezes o argumento do "conforto" e/ou moda pode a médio prazo trazer amargos de boca... informem-se bem, leiam e depois escolham!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                            Sendo de 2015, não sei se o motor é de 105 ou se já tem 110cv, mas tenho ideia que é o de 105.

                            A questão aqui é mesmo a caixa ser um ponto forte ou não, uma vez que tenho aproximadamente pelo mesmo valor, uma de 2016 mas com caixa manual e o dobro dos kms.

                            2015 - DSG - 40.000 kms
                            2016 - Manual - 80.000 kms
                            Vivo de perto com um 1.6 de 110cv precisamente de 2015 manual 6 velocidades. Verifica se a versão DSG também vem com 110 ou 105.

                            Embora nunca tenha conduzido a versão de 105 seja manual ou automática, a condução com a caixa de 6 velocidades na versão 110 é muito agradável sobretudo na economia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                              Então? Mas é um problema conhecido da DSG? Requer alguma manutenção preventiva?
                              A de 7 (DQ200 - embraiagens secas) é um cancro. A de 6 (DQ250 - embraiagens húmidas) é aparentemente fiável desde que lhe façam a manutenção a tempo e horas.

                              Comentário


                                #16
                                Manual, poupas dores de cabeça , a DSG é para se comprar nova com extensão de garantia, e tentativamente vender quando esta acaba.
                                A cx manual da VW é tão suave que seria a minha escolha.
                                Se queres auto escolhe outro modelo/ marca que a cx seja mais fiável (Ford esquece ).

                                My 2 cents

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                                  Vivo de perto com um 1.6 de 110cv precisamente de 2015 manual 6 velocidades. Verifica se a versão DSG também vem com 110 ou 105.

                                  Embora nunca tenha conduzido a versão de 105 seja manual ou automática, a condução com a caixa de 6 velocidades na versão 110 é muito agradável sobretudo na economia.
                                  Tem caixa de 6 e 110 cv porque é a versão Bluemotion.

                                  A caixa DSG torna a condução mais confortável, sem dúvida. Pelo mesmo preço, seria a minha escolha.

                                  Comentário


                                    #18
                                    @fraga, não está fácil não é?
                                    Aposto que sais daqui ainda mais confuso do que entraste [emoji16]
                                    Eu estive nessa situação há uns meses. Acabei por não comprar mas por outros motivos.
                                    Se o tivesse feito, tinha optado pela DSG sobretudo se fizeres muita cidade. É muuuito mais confortável.
                                    Boa sorte [emoji6]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Fraga! Deixa a pastilha elástica que faz mal aos maxilares! Ainda ganhas uma luxação! Passas os dias nisso, pá!

                                      Nesta altura o 1.6 tdi já é um motor fiável, mas algo anémico sendo que a DSG lhe retira o sumo, mesmo encarecendo o custo final e podendo trazer custos elevados numa futura reparação, além da questão da manutenção...

                                      Diz cá à malta: é para fazer muitos ou poucos km's? Em AE? Em cidade? Um misto?

                                      Eu sou suspeito por gostar de caixas manuais e fazer um misto, mas neste caso ia-me sentir tentado pela DSG...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                        A manual ainda é de 5v...
                                        Não chega para um 1.6 TDI ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mau, mas vocês estão a falar da DSG ser pouco fiável, então era a bandeira do grupo VAG, uma caixa rápida e que não aumenta consumos e que é fiável....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Não chega para um 1.6 TDI ?
                                            Chega e é optima. Andei um fim de semana com um t roc 1.6 tdi, e a caixa de 6 não acrescenta nada a de 5.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só posso dizer que tive a de 6 num V 2.0TDI durante 10 anos e a de 7 num VII 1.6TDI durante cerca de 3 anos. nenhuma apresentou qualquer tipo de problema. Reconheço apenas que a de 6 era mais suave.

                                              Nas versões diesel 1.6 gosto francamente mais do carro com a DSG de 7.

                                              No 2.0TDI vou mais longe atribuindo precisamente à DSG a razão de o carro ter por cá ficado 10 anos. A opção pela DSG em 2004 foi uma aposta certeira.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                Chega e é optima. Andei um fim de semana com um t roc 1.6 tdi, e a caixa de 6 não acrescenta nada a de 5.
                                                Não posso concordar nada com isso. Há diferenças na disponibilidade e elasticidade do motor.

                                                O cronómetro também assinala diferenças, ainda que parte possa ser atribuída às alterações aerodinâmicas das versões Ecomotive e Bluemotion.

                                                Acho que o Golf não chegou a ter a mesma potência com diferentes caixas, mas o Leon sim:

                                                SEAT Leon ST 1.6 TDI 110 CV Style (5 velocidades)

                                                Velocidade máxima - 194 km/h
                                                0-100 km/h - 10,9 s
                                                0-1000 m - 32,4 s
                                                Consumo urbano - 4,7 l/100 km
                                                Consumo extraurbano - 3,8 l/100 km
                                                Consumo medio - 4,1 l/100 km
                                                Emissões de CO₂ - 105 gr/km

                                                SEAT Leon ST 1.6 TDI 110 CV Style Ecomotive (6 velocidades)

                                                Velocidade máxima - 199 km/h
                                                0-100 km/h - 10,6 s
                                                0-1000 m - 32,2 s
                                                Consumo urbano - 3,9 l/100 km
                                                Consumo extraurbano - 3,2 l/100 km
                                                Consumo medio - 3,4 l/100 km
                                                Emisiones de CO₂ - 89 gr/km

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                  Chega e é optima. Andei um fim de semana com um t roc 1.6 tdi, e a caixa de 6 não acrescenta nada a de 5.
                                                  Não posso concordar nada com isso. Há diferenças na disponibilidade e elasticidade do motor.

                                                  O cronómetro também assinala diferenças, ainda que parte possa ser atribuída às alterações aerodinâmicas das versões Ecomotive e Bluemotion.

                                                  Acho que o Golf não chegou a ter a mesma potência com diferentes caixas, mas o Leon sim:

                                                  SEAT Leon ST 1.6 TDI 110 CV Style (5 velocidades)

                                                  Velocidade máxima - 194 km/h
                                                  0-100 km/h - 10,9 s
                                                  0-1000 m - 32,4 s
                                                  Consumo urbano - 4,7 l/100 km
                                                  Consumo extraurbano - 3,8 l/100 km
                                                  Consumo medio - 4,1 l/100 km
                                                  Emissões de CO₂ - 105 gr/km

                                                  SEAT Leon ST 1.6 TDI 110 CV Style Ecomotive (6 velocidades)

                                                  Velocidade máxima - 199 km/h
                                                  0-100 km/h - 10,6 s
                                                  0-1000 m - 32,2 s
                                                  Consumo urbano - 3,9 l/100 km
                                                  Consumo extraurbano - 3,2 l/100 km
                                                  Consumo medio - 3,4 l/100 km
                                                  Emisiones de CO₂ - 89 gr/km

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Só posso dizer que tive a de 6 num V 2.0TDI durante 10 anos e a de 7 num VII 1.6TDI durante cerca de 3 anos. nenhuma apresentou qualquer tipo de problema. Reconheço apenas que a de 6 era mais suave.

                                                    Nas versões diesel 1.6 gosto francamente mais do carro com a DSG de 7.

                                                    No 2.0TDI vou mais longe atribuindo precisamente à DSG a razão de o carro ter por cá ficado 10 anos. A opção pela DSG em 2004 foi uma aposta certeira.
                                                    Quantos km fizeste com cada carro?

                                                    Eu sou fã de caixas auto mas confesso que face aos relatos que vou ouvindo e lendo face à sua fiabilidade das DSG e os custos de reparação da mesma nas oficinas da marca, em que basicamente não querem reparar nada e é tira tudo e põe novo, tinha um bocado de receio de comprar um carro com DSG, especialmente um carro usado, pois acho que esquecendo a declaração da marca que a caixa não ter manutenção e mudar o óleo da mesma (uma das versões acho que nem tem óleo) a cada 60.000km é capaz de reduzir o risco.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Genericamente uma caixa automática é mais cara de reparar do que uma manual. Isso é indiscutível. Mas se vamos pensar só nisso então temos de deixar de usar maquina de lavar roupa para voltarmos ao mais fiável tanque. Ou temos de abandonar o ar condicionado e voltar à simples climatização, etc.

                                                      Em relação aos carros que referi, foram ambos carros de utilização principalmente citadina. O V (com embraiagem em banho de óleo) terá feito 150.000kms, o VII com embraiagem a seco terá feito 1/3 disso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Genericamente uma caixa automática é mais cara de reparar do que uma manual. Isso é indiscutível. Mas se vamos pensar só nisso então temos de deixar de usar maquina de lavar roupa para voltarmos ao mais fiável tanque. Ou temos de abandonar o ar condicionado e voltar à simples climatização, etc.

                                                        Em relação aos carros que referi, foram ambos carros de utilização principalmente citadina. O V (com embraiagem em banho de óleo) terá feito 150.000kms, o VII com embraiagem a seco terá feito 1/3 disso.
                                                        Precisamente.

                                                        E , além disso, por vezes antes desses 150 mil km já muitas manuais trocaram embraiagem/bimassa.

                                                        Essa de manual para poupar é sempre relativo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                          Não posso concordar nada com isso. Há diferenças na disponibilidade e elasticidade do motor.

                                                          O cronómetro também assinala diferenças, ainda que parte possa ser atribuída às alterações aerodinâmicas das versões Ecomotive e Bluemotion.

                                                          Acho que o Golf não chegou a ter a mesma potência com diferentes caixas, mas o Leon sim:

                                                          SEAT Leon ST 1.6 TDI 110 CV Style (5 velocidades)

                                                          Velocidade máxima - 194 km/h
                                                          0-100 km/h - 10,9 s
                                                          0-1000 m - 32,4 s
                                                          Consumo urbano - 4,7 l/100 km
                                                          Consumo extraurbano - 3,8 l/100 km
                                                          Consumo medio - 4,1 l/100 km
                                                          Emissões de CO₂ - 105 gr/km

                                                          SEAT Leon ST 1.6 TDI 110 CV Style Ecomotive (6 velocidades)

                                                          Velocidade máxima - 199 km/h
                                                          0-100 km/h - 10,6 s
                                                          0-1000 m - 32,2 s
                                                          Consumo urbano - 3,9 l/100 km
                                                          Consumo extraurbano - 3,2 l/100 km
                                                          Consumo medio - 3,4 l/100 km
                                                          Emisiones de CO₂ - 89 gr/km
                                                          Não és obrigado a concordar. Mas a minha carrinha tem o 1.6 tdi de 105cv caixa de 5. O t-roc tinha o 1.6tdi de 115 caixa de 6. andei pelos mesmo sitios. Não vi absolutamente vantagem nenhuma na caixa de 6. A comparação que tu colocas não é bem o mesmo carro. O ecomotive não muda só a caixa . há outras diferenças. Posso também dizer-te que o t-roc só gastou mais um litro em média que a minha carrinha.

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                                                            #30
                                                            2015 Golf VII 1.6 TDI DSG ou Manual?

                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Precisamente.

                                                            E , além disso, por vezes antes desses 150 mil km já muitas manuais trocaram embraiagem/bimassa.

                                                            Essa de manual para poupar é sempre relativo.

                                                            A questão é que a embraiagem e bimassa trocas por 1000€ e ainda há uns meses alguém postava aqui que estavam a pedir 6.000€ para reparar a DSG dele.
                                                            E se formas a ver se trocares o óleo da caixa de velocidades da automatica também custa dinheiro, na Mini tive um orçamento de 400€ para fazer essa operação porque tem que levar uma peça qualquer nova visto que a caixa não está pensada e preparada para fazer trocas de óleo para manutenção. Como já estava com ideias de vender o carro não fiz mas se ficasse com ele ainda antes da próxima revisão ia fazer e aconselhei quem me comprou o carro a fazer.

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