Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Pedido de Ajuda] Escolha de Carro Novo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Pedido de Ajuda] Escolha de Carro Novo

    Boas a todos, pessoal! Este é o primeiro post que estou a fazer - por favor, se quebrar alguma regra (apesar de as ter lido) perdoem-me e indiquem qual, para poder corrigir.

    Um resumo do que vem a seguir, que pode ser longo para as pessoas lerem, infelizmente:
    - pela primeira vez vou comprar um carro novo para a minha família em crescimento;
    - pretendia um carro que me durasse uns 10 a 15 anos, ou uns 300 000 a 500 000 Km, e por isso queria um motor extremamente fiável;
    - estou na dúvida quanto ao tipo de combustível que vou escolher, sendo que não me importo com as diferenças na condução entre os dois tipos de motores, apenas quero algo económico, porque faço cerca de 28 000 Km/ano (eléctrico não é opção para mim, e não gosto dos híbridos actuais);
    - estou dividido entre três modelos: Skoda Octavia, Ford Focus St-Line, Kia Ceed GT-Line.

    Será que alguém daqui me pode ajudar com as minhas dúvidas principais, que são as seguintes:
    - Os motores destas marcas são igualmente fiáveis, ou há algum que se destaca pela positiva/negativa? Ou nenhum deles é?
    - Os motores actuais, diesel ou gasolina, durarão estes 300 a 500 000 Km? Ou posso esquecer essa marca de quilometragem como um objectivo? Destes, qual seria o motor que escolheriam, se estivessem no meu lugar, a percorrer distâncias consideráveis todos os dias, e a não quererem gastar muito na bomba?
    - Há algumas destas marcas de que vocês fujam como o diabo da cruz? Más experiências com o pós-venda?

    Basicamente são estas as minhas questões. É a primeira vez que vou comprar carro (tendo usado sempre carros usados - e bem usados - até aqui), e se comprar a gasolina, também vai ser a primeira vez que vou conduzir um a gasolina a tempo inteiro (apesar de já ter alguma experiência com o Lupo a gasolina da minha mulher). O meu carro actual é um Passat CL TDI (Diesel) de 94, e já vai com 556 000 Km e uns trocos, e gostava de atingir esta marca com o próximo.

    Obrigado de antemão por toda a ajuda e experiência que me puderem dar! Cumprimentos!

    #2
    Bem mantidos, os motores deveriam durar umas centenas de milhares de kms, mas poderão ter despesas avultadas para o fazer.

    Tendo em conta o número de kms/ano, eu escolheria um motor diesel, ou então um a gasolina convertido a GPL (já há modelos novos bi-fuel).

    Desses 3, não tenho qualquer preferência pessoal, mas antes de mais e se reduziste a lista a esses 3, acho que não há bifuel nesses modelos...nas motorizações diesel, deverias fazer um test-drive a cada um e pedir propostas de compra, ver as condições (garantia, financiamento se for o caso, etc), até porque são questões que te podem empurrar numa direcção.

    Comentário


      #3
      Desses 3 optaria pelo focus e qualquer carro faz 300 mil km, uns com menos problemas que outros, a partir daí já a coisa começa a complicar, já não fazem motores como antigamente , mas desses 3 o melhor é o Focus.

      Cumps

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Bem mantidos, os motores deveriam durar umas centenas de milhares de kms, mas poderão ter despesas avultadas para o fazer.

        Tendo em conta o número de kms/ano, eu escolheria um motor diesel, ou então um a gasolina convertido a GPL (já há modelos novos bi-fuel).

        Desses 3, não tenho qualquer preferência pessoal, mas antes de mais e se reduziste a lista a esses 3, acho que não há bifuel nesses modelos...nas motorizações diesel, deverias fazer um test-drive a cada um e pedir propostas de compra, ver as condições (garantia, financiamento se for o caso, etc), até porque são questões que te podem empurrar numa direcção.
        Obrigado!

        Uma das coisas que me atrai mais no Ceed é precisamente o facto de ter 7 anos de garantia de fábrica, o que pode querer dizer alguma coisa.

        Já considerei a questão do bifuel, também, e do que consegui apurar qualquer um dos 3 pode levar o kit de adaptação.

        As minhas principais dúvida neste momento são:

        1 - se qualquer das marcas produz bons (fiáveis) motores.

        2 - as despesas avultadas que queria evitar; daí também a questão de gasolina/gasóleo. Do que sei (que, admito, é pouco), qualquer motor a gasóleo tem uma manutenção mais cara que o normal motor a gasolina. E a grande questão resume-se a esta: se alguém apontar para fazer 300 000 Km com um carro, que motor ganha em termos de despesa? O gasóleo, com uma manutenção mais cara, ou o gasolina, com o par combustível+consumos mais altos?

        A minha indecisão prende-se muito com esta questão.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 1975 Ver Post
          Desses 3 optaria pelo focus e qualquer carro faz 300 mil km, uns com menos problemas que outros, a partir daí já a coisa começa a complicar, já não fazem motores como antigamente , mas desses 3 o melhor é o Focus.

          Cumps
          Obrigado pela resposta!

          Essa também é a minha impressão. Mas como percebo pouco do assunto, não quero tomar decisões demasiado rápidas, nem por gosto (porque acho o carro lindo por dentro e por fora - apesar de o Ceed ter interiores ligeiramente melhores, acho eu - já fiz o test drive aos dois).

          Já agora, porque achas o Focus o melhor dos 3? (Se é que te posso tratar por tu. ;) )

          Comentário


            #6
            Ja que se fala em muitos km e motores de antigamente que tal um mercedes 190 será que ha algum novo esquecido numa concessionaria que faliu portas fechadas que ainda nao foi estreado, que por vezes le-se noticias que nos surpreendem

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tovra Ver Post
              Obrigado pela resposta!

              Essa também é a minha impressão. Mas como percebo pouco do assunto, não quero tomar decisões demasiado rápidas, nem por gosto (porque acho o carro lindo por dentro e por fora - apesar de o Ceed ter interiores ligeiramente melhores, acho eu - já fiz o test drive aos dois).

              Já agora, porque achas o Focus o melhor dos 3? (Se é que te posso tratar por tu. ;) )
              Claro que sim, podemos nos tratar por tu. Referi o Focus como sendo o melhor por aquilo que oferece como carro, tem uma boa relação comportamento/conforto, preço /equipamento e dos motores mais fiáveis e económicos do mercado, o Kia não conheço tão bem.

              Cumps

              Comentário


                #8
                Eu sou fã dos Octavia e Superb... se fazem 600 mil km? Fazem! Até 3 vezes mais todos fazem...

                Se vão dar problemas? Sim... todos irão dar!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tovra Ver Post
                  Boas a todos, pessoal! Este é o primeiro post que estou a fazer - por favor, se quebrar alguma regra (apesar de as ter lido) perdoem-me e indiquem qual, para poder corrigir.

                  Um resumo do que vem a seguir, que pode ser longo para as pessoas lerem, infelizmente:
                  - pela primeira vez vou comprar um carro novo para a minha família em crescimento;
                  - pretendia um carro que me durasse uns 10 a 15 anos, ou uns 300 000 a 500 000 Km, e por isso queria um motor extremamente fiável;
                  - estou na dúvida quanto ao tipo de combustível que vou escolher, sendo que não me importo com as diferenças na condução entre os dois tipos de motores, apenas quero algo económico, porque faço cerca de 28 000 Km/ano (eléctrico não é opção para mim, e não gosto dos híbridos actuais);
                  - estou dividido entre três modelos: Skoda Octavia, Ford Focus St-Line, Kia Ceed GT-Line.

                  Será que alguém daqui me pode ajudar com as minhas dúvidas principais, que são as seguintes:
                  - Os motores destas marcas são igualmente fiáveis, ou há algum que se destaca pela positiva/negativa? Ou nenhum deles é?
                  - Os motores actuais, diesel ou gasolina, durarão estes 300 a 500 000 Km? Ou posso esquecer essa marca de quilometragem como um objectivo? Destes, qual seria o motor que escolheriam, se estivessem no meu lugar, a percorrer distâncias consideráveis todos os dias, e a não quererem gastar muito na bomba?
                  - Há algumas destas marcas de que vocês fujam como o diabo da cruz? Más experiências com o pós-venda?

                  Basicamente são estas as minhas questões. É a primeira vez que vou comprar carro (tendo usado sempre carros usados - e bem usados - até aqui), e se comprar a gasolina, também vai ser a primeira vez que vou conduzir um a gasolina a tempo inteiro (apesar de já ter alguma experiência com o Lupo a gasolina da minha mulher). O meu carro actual é um Passat CL TDI (Diesel) de 94, e já vai com 556 000 Km e uns trocos, e gostava de atingir esta marca com o próximo.

                  Obrigado de antemão por toda a ajuda e experiência que me puderem dar! Cumprimentos!
                  Nenhum automóvel actual durará sem graves problemas 15 anos. E isso até terá menos a ver com a parte mecânica e mais com a electrónica. Com realismo poderás conceber a compra de uma viatura por 8 a 10 anos no máximo. Praticamente todos os motores de combustão interna actuais têm turbo. Logo verás que isso é um elemento a diminuir a fiabilidade. Para durar eu apostaria na Mazda. O problema depois é arranjar peças que não sejam estupidamente caras. Em alternativa compra um Ford Focus a diesel que deverá aguentar esses 300.000 km de que falas. Mas os interiores com aqueles plásticos é que não sei. Nada de VW ou outros do grupo VAG que têm tido imensos problemas de fiabilidade mecânica, apesar da tua boa experiência com esse Passat. Desses já não há.

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho o Focus e digo: Se é para durar, Ceed.

                    Comentário


                      #11
                      o octavia é espaçoso, o kia tem a manutenção "paga" nos primeiros 7 anos, o focus esquecendo estes dois factores deve ser o que aguenta um valor maior futuramente e será o mais global dos 3, agora com 10 anos e 300 mil no lombo, todos terão coisas para mudar e valerão relativamente pouco ao fim desses 10 anos, talvez meia dúzia de milhar de euros. ainda para mais metendo putos de 3, 4 e 6 anos na equaçãi. eu sei como andam os meus bancos de trás. ainda hoje os aspirei e aquilo mete nojo aos cães de cenas coladas que já nem devem sair, papéis, plásticos, ovos de plástico, pecinhas de brinquedos desses ovos, etc (é um carro com 14 anos e meio e praticamente 300 mil).

                      Comentário


                        #12
                        Cuidado, que a garantia de 7 anos da Kia não é "à Lagardère"!

                        Se alguém fizer 50.000 km/ano, desengane-se de ter garantia durante 350.000 km. Falando de cor, creio que o limite são 150.000 km.

                        Quanto à sujidade, vai muito da disciplina.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Cuidado, que a garantia de 7 anos da Kia não é "à Lagardère"!

                          Se alguém fizer 50.000 km/ano, desengane-se de ter garantia durante 350.000 km. Falando de cor, creio que o limite são 150.000 km.

                          Quanto à sujidade, vai muito da disciplina.

                          Sim, são 7 anos ou 150.000km (o que vier primeiro).
                          Tendo em conta que é garantia líder na indústria automóvel, se alguém quer ter um carro por muito tempo, a melhor escolha é o Ceed (e é o Ceed porque é muito bom carro, porque se não fosse podia ter 20 anos de garantia que de pouco valeria).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                            Nenhum automóvel actual durará sem graves problemas 15 anos. E isso até terá menos a ver com a parte mecânica e mais com a electrónica. Com realismo poderás conceber a compra de uma viatura por 8 a 10 anos no máximo. Praticamente todos os motores de combustão interna actuais têm turbo. Logo verás que isso é um elemento a diminuir a fiabilidade. Para durar eu apostaria na Mazda. O problema depois é arranjar peças que não sejam estupidamente caras. Em alternativa compra um Ford Focus a diesel que deverá aguentar esses 300.000 km de que falas. Mas os interiores com aqueles plásticos é que não sei. Nada de VW ou outros do grupo VAG que têm tido imensos problemas de fiabilidade mecânica, apesar da tua boa experiência com esse Passat. Desses já não há.
                            que engraçado. vou com 200000km num VW, e nada desses imensos problemas. conto fazer pelo menos mais 120000km.

                            Comentário


                              #15
                              Vamos lá ver uma coisa é para não baralhar ainda mais o comprador, todos carros dão problemas ponto, há pessoas que com o mesmo carro e motorização nunca tiveram problemas e outros que andam sempre na oficina, carros fiáveis ou minimamente fiáveis era antigamente a electrónica é boa mas estragou tudo.
                              As garantias esquece se fizeres muitos quilômetros eles iram sempre ou quase sempre dizer que é má utilização ou peça de desgaste o que não entra na garantia a não ser que proves que é mesmo defeito de fabrico.
                              Já que pensas na família vê e anda em todos para ver o que te dá mais espaço e conforto e aos materiais interiores o resto não penses muito ou nunca mais tens carro. Abraços.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                Sim, são 7 anos ou 150.000km (o que vier primeiro).
                                Tendo em conta que é garantia líder na indústria automóvel, se alguém quer ter um carro por muito tempo, a melhor escolha é o Ceed (e é o Ceed porque é muito bom carro, porque se não fosse podia ter 20 anos de garantia que de pouco valeria).
                                Eu ao fim de menos de 4 anos já não tinha garantia. As garantias são apenas e só marketing.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  Eu ao fim de menos de 4 anos já não tinha garantia. As garantias são apenas e só marketing.
                                  Mas não tinhas porque fizeste 150.000km?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                    Mas não tinhas porque fizeste 150.000km?
                                    claro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ás vezes lê-se aqui coisas que dá uma vontade de rir.

                                      Com que então os carros atuais têm todos avarias graves e os antigos é que eram bons e fiáveis...quais? Aqueles que praticamente era preciso ir verificar tudo antes de qualquer viagem para não perder "parafusos" pelo caminho?

                                      Digam-me lá em média quantos quilómetros faziam nos carros antigos e quantos fazem agora?

                                      Sobre a escolha, e se vai durar os 500 mil, só te digo para em primeiro lugar escolheres aquele que gostas mais, em 2o aquele que tem melhor garantia, em 3o aquele que gasta menos (se fazes muitos km's), e por fim um bom seguro que te proteja o veículo, porque esse sim é o maior problema dos carros actuais: qualquer merdice é cara e não há artistas bate chapas para resolver grandes problemas: normalmente vai para o "lixo".

                                      Quanto aos km's, como bom consumista que sou espero nunca passar pela experiência de fazer 300 mil km's com o mesmo carro, que deprimente . A quem o faz é ir vendo o que a casa gasta, porque hoje em dia qualquer um pode dar problemas, no entanto não é garantido que todos os irão dar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando uma pessoa pretende um carro fiável deve escolher aquele que tiver mais anos de mercado (tanto o modelo em si como o motor) porque quanto mais anos de mercado maior a probabilidade dos problemas de juventude estarem resolvidos. O ideal é comprar um carro logo após o restyling (que é uma altura em que as marcas resolvem pequenos problemas que afetaram os primeiros anos desse modelo) ou então comprar em final de vida.

                                        Por isso desses carros como o que tem mais anos de mercado é o Skoda seria a minha escolha. Ainda para mais é aquele carro que vais sentir menos diferença para o teu Passat pelas dimensões generosas do Octávia e pelo estilo de carro mais próximo de um segmento D.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tantas respostas! Obrigadíssimo a todos pelo tempo que perderam.

                                          De facto as peças electrónicas acrescentaram mais uma dimensão de reparações potenciais para fazer, mas o mercado está assim - e de facto algumas agradam-me; há coisas importantes em que a electrónica veio dar um excelente contributo (como o pré-aviso de colisão, por exemplo).

                                          Todas estas minhas dúvidas têm em comum eu não conhecer nenhuma das marcas - nem a fiabilidade dos respectivos motores - já que nunca tive nenhum carro de qualquer uma das marcas, nem conheço ninguém que tenha. Daí me ter virado para vocês com o pedido de ajuda. Já vai dando para ter mais umas luzes, e mais opiniões informadas. ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Amalgamut, mas achas que o Focus não é durável em termos de interiores, ou motor? Ou ambos?
                                            Editado pela última vez por tovra; 25 February 2019, 14:57.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O Focus dura tanto como outro qualquer, nenhum é perfeito e todos tem as suas falhas e como carro é um dos melhores a todos os níveis e é um projeto recente, se gostas desse é esse que deves comprar.

                                              Cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                Escolhe o que gostares mais

                                                Vê os 3 e escolhe o que mais te agradar, são todos muito equivalentes, mas penso que a Skoda será mais espaçosa, se isso for muito importante.

                                                E sim, penso que diesel será a melhor opção.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tovra Ver Post
                                                  Amalgamut, mas achas que o Focus não é durável em termos de interiores, ou motor? Ou ambos?
                                                  Não me parece que o motor do Focus seja problema, muito pelo contrário.
                                                  É apenas uma questão de aprumo interior. Aí o Ceed está um degrau acima.
                                                  Mas não restem dúvidas de que, no global, o Focus é provavelmente o melhor carro do segmento neste preciso momento, entre o que oferece e o que custa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Por falar nisso, ao fim de um mês o meu vai ter de ir à oficina. Deduzo que uma peça do revestimento térmico não esteja devidamente apertada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                      Por falar nisso, ao fim de um mês o meu vai ter de ir à oficina. Deduzo que uma peça do revestimento térmico não esteja devidamente apertada.
                                                      Ora bolas. :/ Quais foram os sintomas? Há feedback de problemas semelhantes que saibas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nada de especial; em aceleração alguma coisa metálica abana. Deduzo que seja dos revestimentos do sistema de escape, pela origem do barulho. A ver vamos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                          Escolhe o que gostares mais

                                                          Vê os 3 e escolhe o que mais te agradar, são todos muito equivalentes, mas penso que a Skoda será mais espaçosa, se isso for muito importante.

                                                          E sim, penso que diesel será a melhor opção.
                                                          É isto. Eu acrescentava apenas que não te deves resumir a apenas esses 3 modelos: experimenta mais, vai a concessionários de outras marcas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estavam aí a falar da garantia da Kia de sete anos.

                                                            Aconselho a consulta desta página.

                                                            https://kia.pt/7-anos-garantia/


                                                            E em relação à quilometragem...

                                                            EXISTE ALGUMA LIMITAÇÃO DE QUILOMETRAGEM?

                                                            R. Não há limite de quilometragem durante os 3 primeiros anos. Para o período subsequente, o limite é de 150.000 km. No caso de utilização profissional (Táxi, Rent a Car, Escolas de condução, etc.), o limite de 150.000 km vigora desde o inicio.

                                                            Quem quiser uma garantia sem limite de quilómetros, tem a garantia de cinco anos da Hyundai.

                                                            https://www.hyundai.pt/servicos/garantia/#collapseOne
                                                            Editado pela última vez por nferrari; 26 February 2019, 17:49.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X