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Porque é que as marcas não apostam mais no GPL?

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    Porque é que as marcas não apostam mais no GPL?

    Sendo este um combustível tão barato (face à gasolina e ao gasóleo) estranho a razão pela qual as marcas não apostam mais em versões a GPL.

    São muito poucas as marcas que oferecem esta opção nos seu produtos. E as que têm esta opção geralmente reservam para as versões mais básicas e com motores de entrada (leia-se de baixa cilindrada, normalmente 1.0 ou 1.2).

    Há uns anos atrás ainda apareceram marcas como a Mitsubishi com o Lancer 1.6 e a Subaru com o Legacy 2.0 que apostaram neste tipo de combustível em motores de maior cilindrada, mas eram marcas com vendas marginais e não se viu grande aceitação do público.

    Atualmente apenas a Dacia com o Sandero parece ter algum sucesso (é apenas uma sensação que tenho, mas não conheço números para sustentar isto).Será que a Fiat com o 500 e com o Panda vende bem as versões a GPL?

    A oferta atual no nosso mercado é muito limitada. Parece-me que apenas a Dacia, Fiat, Hyundai e Opel têm motorizações a GPL. Existem mais opções que eu não esteja a ver?

    #2
    É uma boa questão, mas, por exemplo não é na Itália que existe várias marcas e modelos com opções de GPL ?

    Entretanto falando de PT, quando falas em GPL às pessoas....a resposta é " ah...parques...ah, espaço na bagageira....ah, é perigoso "....e portanto tambem não há muita procura.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      É uma boa questão, mas, por exemplo não é na Itália que existe várias marcas e modelos com opções de GPL ?

      Entretanto falando de PT, quando falas em GPL às pessoas....a resposta é " ah...parques...ah, espaço na bagageira....ah, é perigoso "....e portanto tambem não há muita procura.

      É um facto que não há muita procura mas a oferta tb é muito reduzida o que leva as pessoas a nem ponderarem bem a hipótese GPL. O que é estranho num País com um SMN de 600 euros e o litro do combustível a variar entre os 1,35 - 1,45 EUR.

      Se virmos bem a oferta nacional, as (poucas) opções a GPL são quase tudo citadinos. Quem compra um citadino não está a pensar fazer muitos Kms/ano, e embora tenha ganhos interessantes devido ao preço do GPL estes seriam muito superiores se a quilometragem fosse bem maior. Mas quem faz mais Kms não vai querer um citadino. No mínimo vai querer um segmento C (digo eu). E neste segmento julgo que não existe nada a GPL a não ser a Astra (se é que ainda existe).

      Comentário


        #4
        Porque é perigoso

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bulhaa Ver Post
          Porque é perigoso
          Porque não é.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            É uma boa questão, mas, por exemplo não é na Itália que existe várias marcas e modelos com opções de GPL ?

            Entretanto falando de PT, quando falas em GPL às pessoas....a resposta é " ah...parques...ah, espaço na bagageira....ah, é perigoso "....e portanto tambem não há muita procura.
            METANO (Gás Natural).

            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
            É um facto que não há muita procura mas a oferta tb é muito reduzida o que leva as pessoas a nem ponderarem bem a hipótese GPL. O que é estranho num País com um SMN de 600 euros e o litro do combustível a variar entre os 1,35 - 1,45 EUR.

            Se virmos bem a oferta nacional, as (poucas) opções a GPL são quase tudo citadinos. Quem compra um citadino não está a pensar fazer muitos Kms/ano, e embora tenha ganhos interessantes devido ao preço do GPL estes seriam muito superiores se a quilometragem fosse bem maior. Mas quem faz mais Kms não vai querer um citadino. No mínimo vai querer um segmento C (digo eu). E neste segmento julgo que não existe nada a GPL a não ser a Astra (se é que ainda existe).
            Alfa Romeo Giulietta 1.4 GPL.

            Comentário


              #7
              Rede de abastecimento pouco extensa. Muito preconceito.

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                #8
                Os melhores motores para GPL são os de injecção indirecta. O 800cc da Fiat e o 900cc da Renault ainda são dos já poucos motores modernos com injecção indirecta. Estes motores permitem o uso dos kits de gpl mais simples (cerca de 1500 euros) e qualquer instalador domina a coisa. Os motores mais recentes já pia mais fino. Os kits são mais caros (2500 euros) e mais problemáticos. Um caso paradigmático é o dos motores TSI da VW que eram um cancro para os infelizes proprietários que arriscavam a transformação. Mesmo em Itália as marcas não arriscam o GPL nesses motores. Usam motores 1.6 mais antigos com os kits tradicionais.

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                  #9
                  Ainda é pouco extensa a rede de posto de abastecimento a GPL?, a Europa moderna, motorizada a discutir (e a implementar), rede eléctrica de abastecimento público, H, CNG, carro híbrido, aqui o contraste de um mercado sub-motorizado.

                  Comentário


                    #10
                    Não existe mais modelos em Portugal porque o mercado é muito pequeno. Certamente se exitisse uma vasta gama seria um sucesso de vendas.

                    Mas os veículos são fabricados relativamente aos grandes mercados, Alemanha, França, etc, e se existisse uma grande aposta não seria no GPL, mas sim no GNL.

                    Comentário


                      #11
                      Quem usa GPL tem mais é que agradecer a pouca oferta por parte das marcas!

                      Se fosse muita, o Semtino e sus muchachos logo arranjava forma de o tributar mais para aproximar do preço da zagolina e diesel...

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                        #12
                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                        Quem usa GPL tem mais é que agradecer a pouca oferta por parte das marcas!

                        Se fosse muita, o Semtino e sus muchachos logo arranjava forma de o tributar mais para aproximar do preço da zagolina e diesel...
                        Quase metade do preço do GPL já é imposto, se fosse mais caro ia ter menos procura e as pessoas largavam logo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bulhaa Ver Post
                          Porque é perigoso
                          Ah cum crl, é cada tiro cada melro

                          Comentário


                            #14
                            No meu caso, o que me levou a nunca procurar muito esta "oferta", foi mesmo a questão "garagem do prédio", parques de estacionamento.

                            Comentário


                              #15
                              Garagem de prédio eu percebo. Mas parques de estacionamento olha, fica cá fora que se lixe

                              Comentário


                                #16
                                Mas agora com a nova legislação essa lei não foi alterada? Não passou a ser permitido o estacionamento em parques fechados?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                  Mas agora com a nova legislação essa lei não foi alterada? Não passou a ser permitido o estacionamento em parques fechados?

                                  Acho que só a partir de uns novos sistemas em que o dístico de GPL era verde. Os azuis continuam a não poder estacionar em parques fechados.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Garagem de prédio eu percebo. Mas parques de estacionamento olha, fica cá fora que se lixe

                                    Onde moro, é quase impossível. E como sou cívico, detesto ver carros em dupla fila, em locais onde não podem estacionar, etc... procuro sempre um lugar "legal" para estacionar. E na minha cidade, em determinadas alturas é quase impossível, até nos parques de estacionamento. A cidade tem um parque subterrâneo que cobre quase toda a área do centro e por vezes mesmo esse está cheio, apesar de caríssimo. No verão, a população quadriplica. É complicado arranjar onde estacionar muitas vezes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                      Onde moro, é quase impossível. E como sou cívico, detesto ver carros em dupla fila, em locais onde não podem estacionar, etc... procuro sempre um lugar "legal" para estacionar. E na minha cidade, em determinadas alturas é quase impossível, até nos parques de estacionamento. A cidade tem um parque subterrâneo que cobre quase toda a área do centro e por vezes mesmo esse está cheio, apesar de caríssimo. No verão, a população quadriplica. É complicado arranjar onde estacionar muitas vezes.
                                      Claro que sim.

                                      Eu queria referir-me por ex a idas a sítios que tenham parques de estacionamento subterrâneos epá quero lá saber deixo cá fora.

                                      Mas na tua situação sim a coisa é bem complicada a GPL.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Porque somos um país que é extremamente preocupado com a segurança, e para bem de todos não deixa que os carros a GPL tenham o mesmo acesso a estacionamentos que os outros carros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
                                          Mas agora com a nova legislação essa lei não foi alterada? Não passou a ser permitido o estacionamento em parques fechados?
                                          Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                          Acho que só a partir de uns novos sistemas em que o dístico de GPL era verde. Os azuis continuam a não poder estacionar em parques fechados.
                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Porque somos um país que é extremamente preocupado com a segurança, e para bem de todos não deixa que os carros a GPL tenham o mesmo acesso a estacionamentos que os outros carros.
                                          Somos um país parvo é o que é.

                                          Acontece que mesmo os carros com dístico verde não podem entrar nos parques subterrâneos que tenham proibição de GPL, excepto se disserem " proibido GPL excepto veículos que cumpram bla bla bla ".

                                          Mas muitos não permitem ainda nem GPL distico verde nem azul.

                                          CC Colombo é um dos exemplos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Somos um país parvo é o que é.

                                            Acontece que mesmo os carros com dístico verde não podem entrar nos parques subterrâneos que tenham proibição de GPL, excepto se disserem " proibido GPL excepto veículos que cumpram bla bla bla ".

                                            Mas muitos não permitem ainda nem GPL distico verde nem azul.

                                            CC Colombo é um dos exemplos.
                                            Completamente parvo mesmo. E tão parvo que até inventam sinais e leis que não existem no código da estrada. Os carros a GPL não estão proibidos de entrar em lado nenhum, esse sinal que eles colocam de proibição de carros a GPL não existe, não é legal, e portanto é para ignorar.
                                            O que é proibido é o estacionamento, não é proibida a circulação, e o sinal que eles colocam é de proibição de circulação.
                                            Com o distico verde eu estaciono à vontade em qualquer lugar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              Completamente parvo mesmo. E tão parvo que até inventam sinais e leis que não existem no código da estrada. Os carros a GPL não estão proibidos de entrar em lado nenhum, esse sinal que eles colocam de proibição de carros a GPL não existe, não é legal, e portanto é para ignorar.
                                              O que é proibido é o estacionamento, não é proibida a circulação, e o sinal que eles colocam é de proibição de circulação.
                                              Com o distico verde eu estaciono à vontade em qualquer lugar.
                                              Sim, exacto.

                                              Eu só nao estaciono sabes porquê ? Porque já ouvi dizer que em caso do carro pegar fogo ( tipo curto circuito, etc ) ou mesmo em caso de acidentes, as seguradoras descartam-se logo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Face à insignificância do mercado (português) e ao pouco sucesso de vendas das viaturas novas a GPL aqui no cantinho (também são poucas). provavelmente não lhes compensa formar toda uma estrutura de assistência em mais um sistema.

                                                Como é a asisstência dessas viaturas da FCA? No concessionário, ou é como as da Opel, que descartavam para uma oficina fora da rede, especializada em GPL?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                                  Acho que só a partir de uns novos sistemas em que o dístico de GPL era verde. Os azuis continuam a não poder estacionar em parques fechados.
                                                  os azuis podem pedir nova inspecção e ter a vinheta verde

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TuCa21 Ver Post
                                                    os azuis podem pedir nova inspecção e ter a vinheta verde
                                                    Pois, mas é uma inspeção tipo B, em que se paga mais de 100€ e eles verificam tudo, não é apenas para o sistema de GPL, o que é ridiculo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Rede de abastecimento menos difundida, restrições ao estacionamento, outras desvantagens variadas e ainda um pouco a forma como o GPL é visto por cá.

                                                      A rede de abastecimento pode ser fraca nalgumas zonas mas a maior parte da população está bem servida. E se alguém tiver de andar meia dúzia de kms a gasolina também não é o fim do mundo.

                                                      A nova lei em 2012 alterou a questão dos estacionamentos mas os parques que já existiam não eram obrigados a colocar ventilação ao nível do piso, pelo que nesses continua a ser proibido. Não sei se em novos parques e garagens já será obrigatória a ventilação ao nível do piso.

                                                      Outra questão é que o GPL tem uma combustão com temperaturas superiores e em andamentos mais vivos a temperatura sobe ainda mais o que poderá causar desgaste interno do motor, nomeadamente a nível das válvulas, o que contraria a poupança.

                                                      O espaço que o depósito ocupa no carro e a autonomia menor (face ao uso de gasolina) também acabam por ter o seu peso. E se isto já era verdade quando os pneus eram de tamanho "completo", actualmente muitos carros apenas têm espaço para um pneu space saver, ou nem sequer têm esse espaço. A alternativa é colocar um depósito maior e perder uma parte significa da bagageira, o que para muitos está fora de questão.

                                                      Acresce ainda que a conversão de carros com injecção directa nem sempre é muito pacífica.

                                                      Quanto à imagem do GPL, esta parte mistura algumas ideias mal fundamentadas e algumas com fundo de verdade. Num extremo há quem ache que o gpl é uma bomba relógio pronta a explodir, literalmente, apesar de ter sistemas de segurança com que os gasolina nem sonham. Ainda há uns anos creio que houve um acidente na A25 com um choque em cadeira e um dos carros era a GPL, durante alguns dias houve comentários que o fogo teria vindo daí.

                                                      Do outro lado há gente que reconhece vantagens mas sabe que para além do que referi acima a conversão aumenta a complexidade do carro e quando há problemas por vezes é um jogo de empurra entre a oficina de mecânica e a oficina de GPL. Conheço quem tenha despachado um carro assim, por desânimo, não era um problema grave e a resolução provavelmente até seria barata mas acabou por andar dum lado para o outro e não conseguir resolver.

                                                      Lembro-me também de ler feedback aqui no fórum de quem tinha um carro que foi comprado novo a GPL e as revisões eram caras e a marca não lidava bem com o sistema. Fiquei com a ideia que isso de já vir com GPL de fábrica podia ter mais desvantagens do que vantagens.

                                                      Há alguns anos ainda havia desconto de 50% no IA para veículos vendidos novos a GPL, entretanto deixou de haver.

                                                      O GPL tem o potencial de uma poupança considerável? Sem dúvida que sim. Mas também tem várias desvantagens que vão pesando.

                                                      Itália tem boas condições para o GPL e usa-o há décadas. Algumas das marcas de GPL que vemos por cá são Italianas, têm benefícios para a conversão e no meio disto tudo também há várias modelos novos vendidos já a GPL.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        Porque somos um país que é extremamente preocupado com a segurança, e para bem de todos não deixa que os carros a GPL tenham o mesmo acesso a estacionamentos que os outros carros.
                                                        Nao acho que somos asim tanto. Se fosse nassim nunca deveriam colocar o abastecimento dos carros a gás nas bombas perto dos restantes. No minimo.deveria haver uns 200 mts de separação devido ao elevado risco de explosão e incendio. Vi um video no yt em que por causa disso deu-se um enorme incendio e explosão nas bombas.

                                                        Muito perigoso mesmo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Somos um país parvo é o que é.

                                                          Acontece que mesmo os carros com dístico verde não podem entrar nos parques subterrâneos que tenham proibição de GPL, excepto se disserem " proibido GPL excepto veículos que cumpram bla bla bla ".

                                                          Mas muitos não permitem ainda nem GPL distico verde nem azul.

                                                          CC Colombo é um dos exemplos.
                                                          Desconhecia por completo, sempre pensei que qualquer viatura GPL com dístico verde tivesse os mesmos “direitos” que as viaturas “normais”, pelos vistos não é bem assim.

                                                          Estava a considerar comprar um carro a GPL, mas sendo assim já fico com dúvidas.

                                                          Ja agora deixo uma questão aos mais entendidos, os sistemas GPL usados no estrangeiro são iguais aos usados cá em Portugal?

                                                          No caso de importar uma viatura a GPL de um país da UE ( Alemanha, França, Itália) é necessária alguma adaptação?


                                                          Por exemplo:

                                                          I found this offer at mobile.de:


                                                          https://m.mobile.de/fahrzeuge/detail...utm_medium=ios


                                                          Opel OPEL Astra 1.4 Turbo 140CV Sports Tourer GPL Tec
                                                          First Registration: 01/2015
                                                          Mileage: 95.214 km
                                                          Fuel Type: LPG


                                                          Price: 10 100 €
                                                          Editado pela última vez por Viriauto; 07 March 2019, 12:10.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                                            Nao acho que somos asim tanto. Se fosse nassim nunca deveriam colocar o abastecimento dos carros a gás nas bombas perto dos restantes. No minimo.deveria haver uns 200 mts de separação devido ao elevado risco de explosão e incendio. Vi um video no yt em que por causa disso deu-se um enorme incendio e explosão nas bombas.

                                                            Muito perigoso mesmo
                                                            O melhor mesmo era não usar gás em lado nenhum...
                                                            Nos outros países também está junto como cá, e não consta que dêem menos importância à segurança.

                                                            Comentário

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