O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

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Título: O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

  1. #1
    Piloto de Kart JohnLiberty's Avatar
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    Por Defeito O futuro da mobilidade será através do hidrogenio?

    Parece que cada vez mais se está a encarar a possibilidade do hidrogenio com mais seriedade, cada vez se fala mais nesta alternativa e as apostas serias têm vindo a crescer a olhos vistos.

    Sem alguns dos inconvenientes dos carros a baterias, tais como os enormes tempos de carga e a pouca autonomia principalmente quando se necessita de fazer viagens a velocidades decentes.

    Será o hidrogenio o futuro da mobilidade?


    Michelin e Faurecia unem-se para liderar a mobilidade através do hidrogénio


    Parece a canção “juntaram-se os dois à esquina”, o líder mundial em pneus e mobilidade sustentável e o líder tecnológico na indústria automóvel, não para “ticar a concertina e dançar o só li dó”, mas para criar uma “joint venture” que aglutine as atividades relacionadas com as pilhas de combustível que a Michelin (através da Symbio) e a Faurecia, desenvolviam separadamente.Assim, nascerá uma nova empresa detida 50% pela Michelin, 50% pela Faurecia, especializada em soluções relacionadas com o uso do hidrogénio, construída em redor de um ecossistema único. Será responsável pela produção e comercialização de sistema de células de combustível de hidrogénio para automóveis ligeiros, camiões e outras aplicações.

    Tudo porque a Faurecia e a Michelin estão convencidas da importância da tecnologia do hidrogénio na busca de uma mobilidade sem emissões, e da necessidade de criar uma forte indústria, francesa e europeia, em torno deste combustível.



    Desta forma, as duas empresas querem criar um líder mundial em sistemas de pilhas de combustível de hidrogénio, combinando os ativos existentes e complementares que cada grupo possui. Esta simbiose permitirá que a nova empresa ofereça, de forma imediata, uma gama única de sistemas de células de combustível de hidrogénio para diferentes utilizações.

    O que cada uma das partes oferece? A Michelin entrega toda a atividade da Symbio, filial da casa francesa desde 1 de fevereiro e que fornece sistemas de células de combustível de hidrogénio associados a uma gama de serviços digitais, assim como as suas próprias atividades de pesquisa e desenvolvimento, e produção. Já a Faurecia aportará a experiência tecnológica em células de combustível que desenvolveu através de uma parceria estratégica com a CEA, além do seu conhecimento industrial e das suas relações estratégicas com os fabricantes de automóveis. Além disso, a empresa francesa prosseguirá o seu desenvolvimento de depósitos de hidrogénio de alta pressão em parceria com a Stelia Aerospace Composites, levando para a “joint venture” esta mais valia.

    Na ocasião da assinatura do acordo entre as duas empresas francesas, o diretor geral executivo da Michelin, referiu que “esta inovadora parceria facilitará o desenvolvimento da mobilidade através do hidrogénio, abrindo caminho a uma nova forma de mobilidade sustentável. Dou as boas vindas à aliança entre a Michelin e a Faurecia, incorporando a Symbio como ativo estratégico próprio. O objetivo final é desenvolver uma oferta de mobilidade completa para veículos de hidrogénio, desde células de combustível até serviços de manutenção”.

    Por seu turno, Patrick Koller, CEO da Faurecia, sustentou que “estou muito satisfeito por ter assinado este acordo estratégico com a Michelin para criar o líder mundial na mobilidade com hidrogénio. A nossa visão conjunta, assim como a complementaridade dos nossos conhecimentos tecnológicos, acelerará o lançamento no mercado de sistemas eficientes de pilhas de combustível adaptados a diferentes utilizações. A nossa ambição conjunta é criar um centro de excelência para a mobilidade do hidrogénio em França, combinando de forma gradual as nossas atividades”.

    https://automais.autosport.pt/notici...do-hidrogenio/
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  2. #2
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    Por Defeito

    Qual é o avanço de gastar 3 a 4 vezes mais energia para obter o mesmo resultado?
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  3. #3
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  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
    Parece que cada vez mais se está a encarar a possibilidade do hidrogenio com mais seriedade, cada vez se fala mais nesta alternativa e as apostas serias têm vindo a crescer a olhos vistos.

    Sem alguns dos inconvenientes dos carros a baterias, tais como os enormes tempos de carga e a pouca autonomia principalmente quando se necessita de fazer viagens a velocidades decentes.

    120 km em 5 minutos, enorme tempo de carga?
    550km pouca autonomia?

    Está bem está.
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  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
    Qual é o avanço de gastar 3 a 4 vezes mais energia para obter o mesmo resultado?

    É uma tecnologia que está a dar os primeiros passos, por isso tem muito para evoluir. Parece-me que dizer 3 4 vezes é um exagero

    Mas que me adianta gastar pouco se nao vou longe? É quase como dizer que um foguetão gasta muito por isso devemos continuar a tentar em ir a lua de balão


  6. #6
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    Já há carros Fuel cell desde os anos 90.

    O único argumento pro é o facto de emitirem apenas água. Na prática, são a tentativa desesperada das petrolíferas de apostarem no “verde” mas continuarem a ter os carros a abastecer nos postos.
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  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
    É uma tecnologia que está a dar os primeiros passos, por isso tem muito para evoluir. Parece-me que dizer 3 4 vezes é um exagero

    Mas que me adianta gastar pouco se nao vou longe? É quase como dizer que um foguetão gasta muito por isso devemos continuar a tentar em ir a lua de balão
    Devias fazer o mesmo raciocínio para as baterias e carregamentos...
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  8. #8
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    Os carros a baterias surgiram há muitos mais anos, aliás, os carros electricos a baterias foram os primeiros automoveis

    A questão do abastecimento em postos é tão valida para uns como para outros, terá que haver sempre abastecimento

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
    Os carros a baterias surgiram há muitos mais anos, aliás, os carros electricos a baterias foram os primeiros automoveis
    Sim...mas o desenvolvimento esteve praticamente parado...

    Citação Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
    A questão do abastecimento em postos é tão valida para uns como para outros, terá que haver sempre abastecimento
    Exacto...mas baterias carregas onde queres...em casa, no trabalho, na casa do amigo, no restaurante, no Hotel, no Hiper...a um preço muito inferior...em viagens grandes, usas os postos conforme a necessidade...

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
    Os carros a baterias surgiram há muitos mais anos, aliás, os carros electricos a baterias foram os primeiros automoveis

    A questão do abastecimento em postos é tão valida para uns como para outros, terá que haver sempre abastecimento
    Claro que sim, os carros ICE ganharam mercado porque eram mais simples e a gasosa mais barata nos anos 20...

    ...mas tu sabes que um carro elétrico pode ser carregado em qualquer lado, certo? Devem haver muitos carros elétricos que só carregam na garagem durante a noite...

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
    É uma tecnologia que está a dar os primeiros passos, por isso tem muito para evoluir. Parece-me que dizer 3 4 vezes é um exagero

    Mas que me adianta gastar pouco se nao vou longe? É quase como dizer que um foguetão gasta muito por isso devemos continuar a tentar em ir a lua de balão
    Exagero? Vai ver as sucessivas perdas de conversão de energia...ainda que melhore nunca poderá competir com o simples processo de meter a energia numa bateria e depois usá-la num carro elétrico, processo wue tem perdas mínimas.
    Nuno156 gosta disto.

  12. #12
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    Em relação a perdas de energia não vas por aí, a electricidade desde que é gerada até chegar às baterias.... upa upa

    E as baterias têm muitas perdas de energia, não são como um deposito de agua estanque

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver Post
    Em relação a perdas de energia não vas por aí, a electricidade desde que é gerada até chegar às baterias.... upa upa

    E as baterias têm muitas perdas de energia, não são como um deposito de agua estanque
    Cerca de 90% do Hidrogénio actual é fossil. Mas claro, pode ser produzido de outras formas, e a mais comum passa por utilizar a mesma eletricidade que usas para carregar baterias. As perdas da rede aplicam-se aos 2.

    Por falar nas perdas de rede, que em Portugal ronda os 10%, voces sabem que a maior parte das perdas se deve a contadores adulterados?

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post

    120 km em 5 minutos, enorme tempo de carga?
    550km pouca autonomia?

    Está bem está.
    Como se não soubéssemos que esses valores são mais do domínio da teoria (= condições ideais) do que da prática...

  15. #15
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    Bem-vindos ao maravilhoso mundo das baterias:

    https://ionline.sapo.pt/644256

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Como se não soubéssemos que esses valores são mais do domínio da teoria (= condições ideais) do que da prática...
    Tão dificil de concretizar num TM3 como um consumo de 5L/100km num Megane ou num Golf

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Bem-vindos ao maravilhoso mundo das baterias:

    https://ionline.sapo.pt/644256
    Pois nos combustíveis fosseis não há reclamações, olha os coletes amarelos, era por causa do preço da água?

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
    Cerca de 90% do Hidrogénio actual é fossil. Mas claro, pode ser produzido de outras formas, e a mais comum passa por utilizar a mesma eletricidade que usas para carregar baterias. As perdas da rede aplicam-se aos 2.

    Por falar nas perdas de rede, que em Portugal ronda os 10%, voces sabem que a maior parte das perdas se deve a contadores adulterados?
    A REN fala de muito menos que isso.

    http://www.centrodeinformacao.ren.pt...31-12-2017.pdf

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    A REN fala de muito menos que isso.

    http://www.centrodeinformacao.ren.pt...31-12-2017.pdf
    Tinha em mente uma notícia mais antiga, que falava entre 8 a 11%.
    https://www.dinheirovivo.pt/empresas...ar-os-ladroes/

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
    Tinha em mente uma notícia mais antiga, que falava entre 8 a 11%.
    https://www.dinheirovivo.pt/empresas...ar-os-ladroes/
    Sabes que agora com os novos contadores a EDP tem apanhado muita gente.
    Mas mesmo assim 10% é demasiado, em relatórios mais antigos da REN lembro-me de ver no máximo uns 6%.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    Sabes que agora com os novos contadores a EDP tem apanhado muita gente.
    Mas mesmo assim 10% é demasiado, em relatórios mais antigos da REN lembro-me de ver no máximo uns 6%.
    Sim eu sei, no entanto continua a ser possível.
    Mas o ponto onde eu queria chegar era ao facto de, com a inclusão de contas das perdas, estamos a diluir o roubo de energia no consumo dos veículos elétricos.

  22. #22
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    Pois nos combustíveis fosseis não há reclamações, olha os coletes amarelos, era por causa do preço da água?
    Não é minimamente o preço da electricidade que está em causa. Tal como eles não protestam por... as bombas de abastecimento estarem avariadas!!!

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Não é minimamente o preço da electricidade que está em causa. Tal como eles não protestam por... as bombas de abastecimento estarem avariadas!!!
    São os postos mais instalados no mundo e funcionam.
    Em Portugal é o costume...

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por JohnLiberty Ver Post
    É uma tecnologia que está a dar os primeiros passos, por isso tem muito para evoluir. Parece-me que dizer 3 4 vezes é um exagero

    Mas que me adianta gastar pouco se nao vou longe? É quase como dizer que um foguetão gasta muito por isso devemos continuar a tentar em ir a lua de balão
    E num hidrogênio vais?

    Um Toyota Mirai tem uma autonomia de 502km. O novo Model Y da Tesla tem autonomia de 482km.

    E agora pergunta, que te adianta está maior autonomia mais que insignificante quando não tens sítio para abastecer o carro?

    Entre demorar a abastecer e não haver se quer local para tal... Acho que a escolha é obvia...

    Quando começarem a haver locais de abastecimento de hidrogênio, pode ser que se comece a falar seriamente em tal solução.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Não é minimamente o preço da electricidade que está em causa. Tal como eles não protestam por... as bombas de abastecimento estarem avariadas!!!
    Pois não, é mais pelo preço dos combustiveis, coisa que não interessa ao comum dos mortais.

  26. #26
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    Bem-vindos ao maravilhoso mundo das baterias:

    https://ionline.sapo.pt/644256
    O que é que vandalismo tem a ver com baterias?

  27. #27
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    O que é que vandalismo tem a ver com baterias?
    Os postos não funcionam por vandalismo ou falta de manutenção?

  28. #28
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    Os postos não funcionam por vandalismo ou falta de manutenção?
    Ok, então pelo que li, essa tal empresa Mobi.e deve ser jeitosa, deve.

    São postos de carregamento, não centrais nucleares! Que tipo de avarias os postos têm?

    Aqui é raro (mas já vi) ver um posto que não esteja operacional, e é sempre por vandalismo.

  29. #29
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    Os carros de fuel cells são tão caros de produzir que pra já nem ficção científica são como solução de massas. Depois, o hidrogénio é um processo de perdas. Devolve sempre menos energia que a aplicada no processo de produção dele. Pode ser uma solução pra aproveitar e armazenar energia renovável momentaneamente sobrante,
    rrrfff gosta disto.

  30. #30
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    Não há nada tão bem distribuído como a inteligência: A maioria está convencida de que tem de sobra
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    Mas não tem o inconveniente das baterias, com tudo que tem associado, carregamentos demorados, pouca autonomia e depois há a maior vantagem do ponto de vista ambiental, em que se evita a mineração do litio e as complicações no que diz respeito à contaminação aquando do fim de vida das mesmas

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