Ter o óleo do motor no máximo num diesel com FAP é perigoso? Ou é o ideal?
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Oleo motor no máximo é perigoso?
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Originalmente Colocado por bigturbo Ver Postcom FAP é mau, e quer dizer que se o nível está no máximo andas pouco e abortar regenerações e vai continuar a subir até teres problemas.
Sem abortar regenerações pode subir?
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Originalmente Colocado por carlosrs Ver PostQual é suposto ser o nível ideal então? Não não aborto regenerações, simplesmente na oficina deixaram o óleo no máximo (devem ser uns 100ML dos 3/4 da vareta até ao máximo).
Sem abortar regenerações pode subir?
se não abortares regenerações o nível mantém-se...
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Fala do que sabes BigTurbo...
Há motores com FAP que mesmo fazendo todas as regenerações sem cancelar nenhuma, mistura gasoleo no oleo! Daí muito terem varetas do OLEO com Min, Max e "X"... este último normalmente acima do Max.
O óleo na vareta deve e tem que estar sempre no máximo... senao gripas a bomba de óleo e por consequente o motor por falta de lubrificação!
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Originalmente Colocado por carlosrs Ver PostTer o óleo do motor no máximo num diesel com FAP é perigoso? Ou é o ideal?
O meu ex-carro aumentava o nível entre revisões. O actual até tenho que acrescentar 0.5L. Mesmo condutor, mesma utilização e ambos diesel com FAP. Vai controlando o teu caso, para poderes perceber qual a melhor opção para ti.
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O óleo deve estar no mínimo, a meio ou acima disso na vareta. Dependendo do motor, estar abaixo do máximo podes stressar correntes de distribuição... E claro, desgaste no motor já que pouco óleo causa pouca pressão de óleo para lubrificar a parte superior do óleo.
Acima de tudo, é preferível ter óleo abaixo do máximo que acima do máximo. Acima, podes ter problemas em turbo, retentores etc.
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Este é um tema complicado. Há quem diga que a meio da vareta é o ideal, há quem diga que deve estar a 3/4 da vareta. Há quem diga que deve estar no máximo por ser de corrente de distribuição. É um tema complicado e ainda não consegui chegar a uma conclusão...
Para já tenho o óleo no máximo e vou controlando quase diariamente se sobe ou desce. Mas com o óleo no máximo o carro fica menos ruidoso, especialmente num arranque a frio.
Como devo medir o óleo? O manual manda medir a quente, 5 minutos após desligar. Costumo medir a quente, após 10 minutos. Faz algum sentido medir a quente?
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Originalmente Colocado por carlosrs Ver PostEste é um tema complicado. Há quem diga que a meio da vareta é o ideal, há quem diga que deve estar a 3/4 da vareta. Há quem diga que deve estar no máximo por ser de corrente de distribuição. É um tema complicado e ainda não consegui chegar a uma conclusão...
Para já tenho o óleo no máximo e vou controlando quase diariamente se sobe ou desce. Mas com o óleo no máximo o carro fica menos ruidoso, especialmente num arranque a frio.
Como devo medir o óleo? O manual manda medir a quente, 5 minutos após desligar. Costumo medir a quente, após 10 minutos. Faz algum sentido medir a quente?
Quanto à medição, faz como recomenda o manual. Se é a quente, é assim que o deves medir. Posso estar enganado, mas não diz para ver o nível 5 minutos depois de desligar, mas sim, pelo menos 5 minutos depois de desligar (à temperatura de serviço, claro). Portanto, podes medir aos 10 ou 15 minutos que não há diferença, ou é negligenciável.
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Originalmente Colocado por carlosrs Ver PostEste é um tema complicado. Há quem diga que a meio da vareta é o ideal, há quem diga que deve estar a 3/4 da vareta. Há quem diga que deve estar no máximo por ser de corrente de distribuição. É um tema complicado e ainda não consegui chegar a uma conclusão...
Para já tenho o óleo no máximo e vou controlando quase diariamente se sobe ou desce. Mas com o óleo no máximo o carro fica menos ruidoso, especialmente num arranque a frio.
Como devo medir o óleo? O manual manda medir a quente, 5 minutos após desligar. Costumo medir a quente, após 10 minutos. Faz algum sentido medir a quente?
Os 5 minutos que o manual indica é para o excesso de óleo que está no motor escoar para o cárter e dar uma medida +- acertada.
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o tema é até bastante simples.
O nível máximo é sempre, em todos os carros, sem qualquer tipo de excepção, o nível ideal. Teoricamente, pode ir até ao mínimo sem causar danos no motor, e em 99% dos casos não falha.
Tudo o resto são teorias de quem acha que o nível máximo da vareta é uma conspiração dos construtores para venderem oleo dos amigos, ou outra ideia parva similar.
Se é dos que aumenta o nível do oleo quando aborta regenerações, a solução é trocar o oleo mais vezes ou confiar no indicador de qualidade do oleo (se tiver, e se fôr bom...).
é que se passado 1 dia, 1000km ou 5000km o nível está na mesma (como estava no momento em que saiu da revisão), não sabe se gastou 100ml de oleo e tem 100ml de oleo+gasoleo, ou se não gastou nada e não abortou regeneração nenhuma.
A única certeza que tem é se o nível subir. Tem de certeza oleo com gasoleo.
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Originalmente Colocado por carlosrs Ver PostEste é um tema complicado. Há quem diga que a meio da vareta é o ideal, há quem diga que deve estar a 3/4 da vareta. Há quem diga que deve estar no máximo por ser de corrente de distribuição. É um tema complicado e ainda não consegui chegar a uma conclusão...
Para já tenho o óleo no máximo e vou controlando quase diariamente se sobe ou desce. Mas com o óleo no máximo o carro fica menos ruidoso, especialmente num arranque a frio.
Como devo medir o óleo? O manual manda medir a quente, 5 minutos após desligar. Costumo medir a quente, após 10 minutos. Faz algum sentido medir a quente?
O óleo deve estar sempre no máximo ou perto do máximo. Isso é indiscutível.
Se perguntares se há problema ir a meio da vareta? Não. Se convém repor até perto dos níveis máximos? Parece-me lógico.
A repor, digo sempre: mais vale deixar 1mm abaixo do máximo, que 1mm acima do máximo.
Quanto a medir o óleo. Pode medir cerca de 10-15 minutos depois de parares o carro. É tempo suficiente para ter escorrido praticamente todo o óleo e já tens uma leitura fiável. Para mim o ideal sera sempre a frio, principalmente depois de uma noite de repouso. E claro numa superfície plana.Editado pela última vez por Carmaniaco90; 21 March 2019, 00:39.
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Originalmente Colocado por brkncrss Ver PostMedes o óleo como qualquer outro fluído num carro: a frio.
Os 5 minutos que o manual indica é para o excesso de óleo que está no motor escoar para o cárter e dar uma medida +- acertada.
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Por regra o ideal era estar no máximo, porque quanto mais óleo melhor (sem passar o máximo). É importante para tudo, nomeadamente para a refrigeração dos internos, menor concentração de impurezas, melhor preservação da qualidade do óleo e para as correntes.
A questão é que no caso dos FAP o interesse pode ser contrário. Mudar o óleo e deixar no máximo e de seguida fazer regularmente viagens curtas vai resultar em regenerações forçadas e provavelmente várias interrompidas, fazendo subir o nível do óleo.
Diferentes carros lidam com as regenerações de forma que nem sempre são iguais mas eu diria que aqui também depende muito da utilização. Aqui depende também se há ou não consumo de óleo, algo que convém cada um ir verificando.
Para quem faz em média várias dezenas de kms de cada vez que pega no carro e habitualmente até centenas creio que será preferível deixar no máximo ou lá bem perto. Mas para quem faz por regra deslocações bem mais curtas em que é habitual nem sequer dar para o motor aquecer eu ficaria mais descansado se o óleo ficasse a 3/4 ou até a 2/4, por exemplo. E seria desejável antecipar a muda de óleo pois sabemos que a diluição de gasóleo no óleo vai deteriorar a qualidade a lubrificação.
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Se for SÓ óleo... perfeito e é assim que deve ser ou lá pertinho!
O problema é nos carros com FAQ em que ocorre o escorrimento de gasóleo para o cárter e daí resulta uma mistura pouco saudável para o motor e respetivos periféricos! Já não basta essa chatice pois acresce ainda que o nível acima aumenta a pressão no sistema e tem tudo para correr mal!
Quanto a medir a quente ou a frio... guio-me pelo manual e detesto os carros que não têm vareta! Antes os motores que apenas têm vareta como o Kubota lá de casa!
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