Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Troca de carro - opiniões HDi vs Dci

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Troca de carro - opiniões HDi vs Dci

    Bom dia ao forum


    Esta ultima semana comecei a pensar em trocar de carro, embora esta troca nao seja para ja, mas sim nos proximos meses e estara dependente de outros fatores que para aqui nao interessam. O meu bolide actual (vai a caminho de 15 anos - embora ainda muito longe de ir para a sucata) tem um problema um tanto bicudo, e digamos q este facto e´correspondente a ''meia-vontade'' de trocar de carro para um mais recente. O estante da vontade de trocar é que o carro esta com 15 anos e 160.000 Km e tambem ficar com um carro mais recente.

    Para um carro novo , nao quero e nao tenho hipotese de la chegar, por isso tera de ser usado. Idealmente seria bom uma viatura com 3/4 anos de uso, mas continua a ser puxado para mim. Tera de ser uma maq. com mais uns anos de idade, o ideal seria 6.

    Para medir o pulso ao mercado automovel usado, e uma vez q estava afastado destas lides, fui ao OLX ver preços.

    Aquilo que tenho em mente é um carro do segmento C, pois o que tenho e desse segmento e nao queria baixar, e queria mudar para Diesel, como tal dentro do meu orçamento ha 2 carros que se encaixam com (relativa) facilidade:

    -Renault Megane III 1.5 dCI 90cv: https://is.gd/ySrMqD
    -Citroen C4 1.6 Hdi 90cv: https://is.gd/eyPLWJ

    Como nunca andei em nenhum dos carros acima mencionados, pergunto se são carros agradaveis e interessantes de conduzir, quer em acelerações, quer em recuperações.
    O meu estilo de condução é descontraido, mas tb nao quero um carro q seja pastelão. Qanto a conforto ja sei o que esperar, pois o o Megane e o C4 sao franceses e eu tenho um carro frances, aqui sei ao que vou.

    A questao de mudar de gasolina para diesel dá certamente para outro topico de discussão , mas o objetivo deste topico e mesmo saber o que há a dizer de cada um dos carros que acima menciono. Pelo que li são ambos muito equilibrados, mas no DCI li algumas coisas (FAP) e outros que nao me agradou.
    Em relação ao HDi, creio ser um motor com provas dadas e com tratamento adequado e muito fiavel. É a ideia q tenho...


    Outros carros que (potencialmente) me interessavam:
    -Toyota Auris D4D (e´ sempre mais caro que os que acima mencionei)
    -Peugeot 308 1.6Hdi (e´ sempre mais caro que os que acima mencionei)

    *Nao quero:
    -Opel Asta
    -WW Golf



    Porem tb tenho a noção de q o mesmo orçamento (ou talvez ate menos) poderia ir para um carro do segmento B, do tipo 1.2 gasolina, algo como o Fiat Punto ou Renault Clio, mas estou mesmo inclinado para aquele segmento (C).

    Como o orçamento não é elevado (10 a 11Mil eur), terei de ir para um carro ja com alguma kilometragem e uma boa meia duzia de anos(ou mais) .

    Qualquer opinião ou dica sera bem vinda
    Obg

    #2
    Ora bem diesel, o teu atual tem 160000km, que dá uma media anual de 10666 km ano, não sei mas acho que a troca a médio prazo vai ficar mais cara, devido a pouca quilometragem que tens feito, a não ser que passes a fazer uma media de uns 20mil por ano.

    Comentário


      #3
      A carro actual q tenho ao fim de 3 anos (de 2004 a 2007) ja tinha 60mil Km, mas gradualmente fui fazendo menos KM.
      Mais recentemente fiz pouco mais de 20mil Km em 3 anos. Confesso que por vezes me corto mais por ser um carro gasolina, mas la esta um gajo tem de olhar a medio/longo prazo.

      A questao do diesel agora prende-se numa retoma mais tarde nao ser tao desvalorizado como o gasolina q agora tenho.
      No futuro nao sei se tenha de ir trabalhar para mais longe de casa e ai um diesel pode fazer alguma diferença.

      Comentário


        #4
        Mais que os kms anuais, o mais importante nos Diesel modernos é não fazer muitos percursos curtos e/ou de pára-arranca.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Mais que os kms anuais, o mais importante nos Diesel modernos é não fazer muitos percursos curtos e/ou de pára-arranca.
          Aqui está uma boa observação. Dentro do possível um pouco de estrada faz bem ao motor.l diesel. Efetivamente leio e ouço muito se falar q se faz xxxx km/ano o gasolina serve bem. Contudo eu pessoalmente nao partilho da observação, porque a realidade orçamental do mês varia de pessoa para pessoa e ter 100eur para combustível, vai diferenciar os km percorridos se for carro a gasolina ou diesel. Outro tema é hoje efetivamente o comprador não estar a fazer km, mas um carro não é para 6 a 12 meses... Logo se tiver a fazer km terá orçamento se for a gasolina? Toca a trocar de carro? Terá orçamento para isso tudo? Para mim independentemente da aquisição e km atualmente percorridos, faço projetos por cima, ou seja se tiver q fazer km....

          Comentário


            #6
            Falas em maior valor de retoma - só queria alertar para a incógnita que isso será num diesel daqui a 10 (se comprares com meia dúzia de anos e venderes como agora com cerca de 15 anos)...
            Tudo leva a crer que o oposto poderá acontecer - os diesel passarem a desvalorizar mais que os gasolina (com a crescente estigmatização do diesel e crescimento do mercado nos restantes combustíveis).

            Comentário


              #7
              Mas em 6 a 10 anos o custo dos km percorridos de certo altera esse cenário.
              Lembrando-me as andava com um Punto 1.2 75cv... Guardei faturas durante um ano e contabilizei +/-2200eur... Isto em 1998... Apartir desse ano passei para diesel. Hoje o orçamento anos está perto de 2000eur e faço muito mais km

              Comentário


                #8
                Sim, mas o user diz fazer atualmente 20 mil km em 3 anos, o que dá menos de 7 mil por ano, o que é muito pouco.
                Depois, aí entra outra incógnita, que é adivinhar se a diferença do preço de combustíveis se mantém... Nunca foi tão baixa como agora, e muitos vaticinam que o gasóleo irá ultrapassar a gasolina (à semelhança de como já é há muitos anos em alguns países) - se ultrapassar, vai "comer" a economia que se faz por consumir menos.

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho (e sempre tive) diesel. Comprado há 2 anos, com agora 4 anos de idade, faço 15 a 20 mil por ano, e não penso trocar;
                  Mas agora 2 anos depois, e se fizesse apenas esses 7 mil por ano, antevendo-se a evolução que se antevê, provavelmente não compraria diesel.

                  Comentário


                    #10
                    Se conseguires arranjar uma Megane tce a preço justo, seria o ideal.

                    Mas os anúncios que vi... Esta malta anda a dar no "cavalo".

                    Comentário


                      #11
                      O Citroen C4 que mostras apenas numa foto, se estiver com os interiores impecáveis como parece estar o exterior, poderá ser uma excelente compra já que esse motor é muito fiável, o carro é bastante confortável e não é lá muito mal acabado. O Renault também pode ser boa escolha mas não conheço a marca tão bem como a Citroen.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                        O Citroen C4 que mostras apenas numa foto, se estiver com os interiores impecáveis como parece estar o exterior, poderá ser uma excelente compra já que esse motor é muito fiável, o carro é bastante confortável e não é lá muito mal acabado. O Renault também pode ser boa escolha mas não conheço a marca tão bem como a Citroen.
                        Tu nem o teu pai conheces, fará a Renault.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por A359 Ver Post
                          Tu nem o teu pai conheces, fará a Renault.
                          Afirmação típica de um grande jurista formado em Cacilhas. De facto a a Renault não conhece o meu pai. Mas será que eu sei o nome da tua mãe?

                          Que o OP desculpe o off-topic.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                            Afirmação típica de um grande jurista formado em Cacilhas. De facto a a Renault não conhece o meu pai. Mas será que eu sei o nome da tua mãe?

                            Que o OP desculpe o off-topic.
                            Não filho, tu não conheces o teu pai. Se ele conhece a Renault? Capaz... calhando era mecânico lá.
                            Mas pergunta à galdéria da tua mãe, a ver se se lembra...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por A359 Ver Post
                              Não filho, tu não conheces o teu pai. Se ele conhece a Renault? Capaz... calhando era mecânico lá.
                              Mas pergunta à galdéria da tua mãe, a ver se se lembra...
                              Insultuoso, digno de ti. Post reportado à moderação. Em frente de mim não te atreverias, isso te garanto, a dizeres isto. Mas ele há os valentes do teclado, claro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                                O Citroen C4 que mostras apenas numa foto, se estiver com os interiores impecáveis como parece estar o exterior, poderá ser uma excelente compra já que esse motor é muito fiável, o carro é bastante confortável e não é lá muito mal acabado. O Renault também pode ser boa escolha mas não conheço a marca tão bem como a Citroen.
                                As fotos que coloquei, de ambos foi apenas para referenciar os modelos. Nao correspondem a negócios que esteja interessado.

                                Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  A versão 90cv 1.5 dci ainda sofre do problema dos bronzes ou capa das bielas ou lá o que é ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por amdremix Ver Post
                                    As fotos que coloquei, de ambos foi apenas para referenciar os modelos. Nao correspondem a negócios que esteja interessado.

                                    Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
                                    Bem, desculparás o off-topic. Voltando à questão esse modelo da Citroen que já se não fabrica saiu bom e um carro desses por bom preço é uma escolha acertada. Há uma versão de 110 cv que talvez seja preferível mas depende do estado geral da viatura, do preço e de outros elementos do negócio como a proveniência e a garantia. O Peugeot 308 tem motorizações idênticas mas é mais caro. Já pensaste no Ford Focus a diesel? Existem com esse motor 1.6 e depois com o 1.5 que até é mais potente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                                      Bem, desculparás o off-topic. Voltando à questão esse modelo da Citroen que já se não fabrica saiu bom e um carro desses por bom preço é uma escolha acertada. Há uma versão de 110 cv que talvez seja preferível mas depende do estado geral da viatura, do preço e de outros elementos do negócio como a proveniência e a garantia. O Peugeot 308 tem motorizações idênticas mas é mais caro. Já pensaste no Ford Focus a diesel? Existem com esse motor 1.6 e depois com o 1.5 que até é mais potente.
                                      Preferia que nao houvesse off-topic, mas adiante...
                                      Quanto ao Ford Focus, não sei, por algum motivo nao me chamou a atenção. Que tal é a motorização diesel?

                                      Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                                        Insultuoso, digno de ti. Post reportado à moderação. Em frente de mim não te atreverias, isso te garanto, a dizeres isto. Mas ele há os valentes do teclado, claro.
                                        Cala-te seu taco de pia imberbe.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por amdremix Ver Post
                                          Preferia que nao houvesse off-topic, mas adiante...
                                          Quanto ao Ford Focus, não sei, por algum motivo nao me chamou a atenção. Que tal é a motorização diesel?

                                          Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
                                          O motor do Ford é igual ao do Citroën e já agora do Peugeot também, são fiáveis, em relação ao tópico e fazendo 7 mil km por ano, não compraria a diesel, até podes fazer mais km que esses e continua a não compensar, se me disseres que pensas fazer o dobro dos 7 mil aí sim, a escolha a diesel seria acertada.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Que o fórum anda um bocado pelo lodo eu já sabia, mas está-se a tornar um bocado....sei lá....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quanto à questão do diesel eu sei que estou a pensar mais com o coração do que com a razão, típico na escolha de um carro.
                                              A kilometragem que faço agora é baixa, mas nada me garante que nao venha q fazer mais.

                                              Que carro a gasolina recomendam no segmento C?
                                              A ideia que tenho é que neste segmento as motorizações a gasolina sao menos interessantes (a nivel de prestações) que a diesel.

                                              Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
                                              Editado pela última vez por amdremix; 24 March 2019, 20:49.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Qual é o orçamento que tens disponível? Referiste idade dos carros, dá para ter uma ideia, mas é um bocado relativo.
                                                Pela quilometragem que fazes não exitava em manter-me na gasolina, a dificuldade é encontrar um que encaixe num orçamento tipico dos que andas a ver.
                                                Se a tua vontade é mesmo um Megane III ou mesmo um C4, se por acaso andares de olho nos importados podes sempre ser tu a tratar do assunto e consegues algo mais recente e a melhor preço.
                                                Eu nem sou muito destas coisas, mas recentemente acompanhei a importação dum carro desses por parte de um colega e amigo e o processo foi bastante simples. Acabou por trazer um mais recente, menos km, mais equipado e mais barato uns milhares dos que andava a ver já cá em Portugal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por amdremix Ver Post
                                                  Quanto à questão do diesel eu sei que estou a pensar mais com o coração do que com a razão, tipo na escolha de um carro.
                                                  A kilometragem que faço agora é baixa, mas nada me garante que nao venha q fazer mais.

                                                  Que carro a gasolina recomendam no segmento C?
                                                  A ideia que tenho é que neste segmento as motorizações a gasolina sao menos interessantes (a nivel de prestações) que a diesel.

                                                  Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
                                                  Bem dito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por amdremix Ver Post
                                                    Quanto ao Ford Focus, não sei, por algum motivo nao me chamou a atenção. Que tal é a motorização diesel?
                                                    1º- retira a assinatura do telemóvel, é ilegal segundo as regras do fórum.
                                                    2º- o motor do focus é o mesmíssimo do C4. são motores muito bons e afamados, com montes e montes de anos de utilização pelo mundo fora (principalmente europa).
                                                    3º - para 7 mil kms, nem 110cv nem gasóleo. eu procuraria uma versão a gasolina, embora haja muito poucas, especialmente no citroen. para percursos curtos como o teu, em menos de 1 ano estás a mandar limpar o FAP e a pagares bem por isso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Desculpem a assinatura, ja desliguei.
                                                      Não sabia que a ford usava o Hdi da Psa.

                                                      Quanto ao FAP encontrei este artigo:

                                                      http://www.filtroparticulas.com/?page_id=25

                                                      É isto?

                                                      Comentário


                                                        #28


                                                        Clones de clones de clones a falarem com eles mesmos .. mas como o que conta é page views não se bane.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por amdremix Ver Post
                                                          Quanto à questão do diesel eu sei que estou a pensar mais com o coração do que com a razão, típico na escolha de um carro.
                                                          A kilometragem que faço agora é baixa, mas nada me garante que nao venha q fazer mais.

                                                          Que carro a gasolina recomendam no segmento C?
                                                          A ideia que tenho é que neste segmento as motorizações a gasolina sao menos interessantes (a nivel de prestações) que a diesel.

                                                          Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk
                                                          Actualmente há é cada vez mais, motorizações a gasolina, mais interessante e em conta que Diesel.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Como por exemplo...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X