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Porque é que agora nos IPO´s embirram com as luzes baixas?...

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    Porque é que agora nos IPO´s embirram com as luzes baixas?...

    Já é o terceiro carro desde o ano passado que levo á inspeçao e um outro amigo meu aconteceu-lhe o mesmo, hoje por acaso o examinador pegou numa chave de fendas e andou para la a mexer ao que eu perguntei o que andava a fazer e ele disse-me que as luzes estavam baixas.

    Mas dantes embirravam por estar altas agora em tres carros que e eu levo, embirram que estao baixas.

    Mas que se passa?...

    Eu nao mexi na regulação delas...


    PS-No proximo ano vou subi-las de proposito a ver o que dizem...

    #2
    Creio que eles costuma embirrar quando não estão conforme os parâmetros definidos por lei.

    Eu não tenho tido razão de queixa

    Cump.

    Comentário


      #3
      eles não embirram, pelos vistos tu é que tens algo em inconformidade
      sempre foram (ou deveriam ser) controlados esse parâmetros, a diferença é que luzes altas dá um anotação mais grave que se não me engano dá logo chumbo pois encandeia outros condutores ao passo que baixas somente ilumina mal a estrada dando por isso uma anotação inferior.

      muita sorte tiveste em o inspetor fazer de mecânico e afinar-te o farol.

      Comentário


        #4
        provavelmente tem o botaozinho lá dentro mal regulado e nem dá conta

        Comentário


          #5
          Dêem-se por sortudos do inspetor ter feito o ajuste dos faróis. É que eles estão proibidos de fazer isso e se cumprissem tudo certinho chumbavam o carro na hora. Vá lá que nem todos os inspectores são bestas.

          Comentário


            #6
            Quem embirra és tu.

            Há parâmetros, e se as luzes não estão dentro dos parâmetros, o inspector só tem que alertar para o facto e aplicar a sanção devida.

            Comentário


              #7
              Também já me aconteceu, ele dizer, como estão passa, mas estão um pouco baixas, posso ajustar e ficam boas.

              Eu achei impecável.

              Comentário


                #8
                Quer dizer, o carro estava com iluminação deficiente, o inspetor resolveu o problema e tu ainda reclamas?

                Comentário


                  #9
                  Não sabia que eles não podem afinar as luzes... já por duas vezes foram impecáveis e afinaram as minhas...

                  Obrigado Srs. Inspetores.

                  Comentário


                    #10
                    Sendo assim é muito simpático da parte dos inspectores.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                      Não sabia que eles não podem afinar as luzes... já por duas vezes foram impecáveis e afinaram as minhas...

                      Obrigado Srs. Inspetores.
                      Teoricamente, eles não podem mexer em nada...

                      Comentário


                        #12
                        É dos poucos sítios onde se medem decentemente os faróis. O ajuste é tão simples como ajustar um parafuso.

                        O que o meu bom senso diz é:
                        Luzes baixas vemos pior, (mas deve ter um intervalo entre X-Y graus que passa)
                        Pode estar muito perto do valor inferior X graus (desajustam com a vibração) e dão um toquezinho para ficar mais perto do limite superior do Y - Pura cortesia.

                        Luzes altas +que Y graus deve dar apontamento (perigo para 3ºs)

                        Os inspectores têm o bom senso de dar um toque para ficar ok, e evitar apontamentos, deslocações extra, custos etc por 30 segundos de chave de estrela. Ainda há gente práctica nesta terra cá.

                        Até por cortesia se reclama
                        É o que dar ser pessimista.

                        Comentário


                          #13
                          Deixei de ir ao centro de inspeção onde costumava ir desde há muitos anos mesmo só por causa disso. Acabei por ser eu a afinar os faróis virados para uma parede mas se o examinador o fizer, melhor. Nem estou a ver ninguém mais habilitado.

                          Comentário


                            #14
                            E os de xénon?

                            É que a mim fiquei com anotação por um dos faróis de xénon estar supostamente mais baixo que o outro. Curiosamente numa parede branca na garagem estão alinhadíssimos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                              E os de xénon?

                              É que a mim fiquei com anotação por um dos faróis de xénon estar supostamente mais baixo que o outro. Curiosamente numa parede branca na garagem estão alinhadíssimos.
                              Os de Xénon também têm afinação no farol, os meus têm, e o tipo da IPO disse-me isso.

                              Não sei se o alinhamento do esquerdo e direito são iguais

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                E os de xénon?

                                É que a mim fiquei com anotação por um dos faróis de xénon estar supostamente mais baixo que o outro. Curiosamente numa parede branca na garagem estão alinhadíssimos.
                                O farol esquerdo tem de estar mais baixo que o direito. A anotação pode ser por estarem iguais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só acho estranho porque desde 1983 ja comprei 17 carros e só um é que foi novo, e nunca tive problemas com a "baixeza" dos farois!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Resumindo...tendes que escolher melhor os centros de IPO.

                                    É a ideia que retiro depois destas dissertações.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bianom Ver Post
                                      O farol esquerdo tem de estar mais baixo que o direito. A anotação pode ser por estarem iguais.
                                      Foi ao contrário. O direito é que estava mais baixo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                        Os de Xénon também têm afinação no farol, os meus têm, e o tipo da IPO disse-me isso.

                                        Não sei se o alinhamento do esquerdo e direito são iguais
                                        Pois têm, e o inspetor ainda abriu o capot para afinar, mas não conseguiu.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bianom Ver Post
                                          O farol esquerdo tem de estar mais baixo que o direito. A anotação pode ser por estarem iguais.
                                          Esse mito já tem para aí 30 anos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                            Esse mito já tem para aí 30 anos.
                                            Confere, tenho carta à 19 anos...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                              Dêem-se por sortudos do inspetor ter feito o ajuste dos faróis. É que eles estão proibidos de fazer isso e se cumprissem tudo certinho chumbavam o carro na hora. Vá lá que nem todos os inspectores são bestas.
                                              Não chumbará por ter as luzes baixas, na primeira anotação.

                                              Na última IPO o inspector deu conta que eu não tinha o colete no carro. Alguém o deve ter subtraído numa intervenção anterior, uma vez que no ano passado, ainda lá estava. Disse-me logo que dava chumbo. No final ofereceu-me um colete e passou o carro sem anotações, mesmo eu dizendo que ia comprar um colete para colocar no carro e que voltava lá depois. Impecável.

                                              E para não fugir ao tópico, já tive anotação por luzes baixas e noutra circunstância já aconteceu um inspector baixar-me as luzes de nevoeiro para não chumbar.
                                              Editado pela última vez por Ecoflex; 30 March 2019, 15:43.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O ano passado, passaram-me o carro, mas fiquei com uma nota de médios desnivelados. No dia seguinte fui ao electricista e de facto tinha um farol demasiado em cima. Ontem por acaso levei o carro à inspecção e passou sem problemas.

                                                Ainda bem que me alertaram disto. De facto vêm-se muitos carros com este problema.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bianom Ver Post
                                                  O farol esquerdo tem de estar mais baixo que o direito. A anotação pode ser por estarem iguais.

                                                  Como é que isso funciona?

                                                  A diferença entre cada farol está na forma interior e não na altura da regulação do feixe. Por isso é que os faróis dos LHD não são iguais aos dos RHD. Não basta descer um deles.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                                                    Só acho estranho porque desde 1983 ja comprei 17 carros e só um é que foi novo, e nunca tive problemas com a "baixeza" dos farois!
                                                    O máximo de problemas que já tive foi um nevoeiro desalinhado.

                                                    Material depo, what else

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bianom Ver Post
                                                      O farol esquerdo tem de estar mais baixo que o direito. A anotação pode ser por estarem iguais.
                                                      O que faz a diferença na iluminação entre esq. e dir. não é a altura mas o reflector da óptica.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                        O que faz a diferença na iluminação entre esq. e dir. não é a altura mas o reflector da óptica.
                                                        Já foi dito por outro user que se trata de um mito, os faróis devem estar no mesmo nível.
                                                        O que disse advém do facto de falaram isso na escola de condução na altura que tirei a carta. A justificação era que como o farol esquerdo era o da valeta, então podia ficar a apontar um pouco mais alto e iluminar mais longe para ver melhor peões, apenas por isso referi. A estrutura interna dos faróis é irrelevante para o que falei e aparentemente está errado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                          O que faz a diferença na iluminação entre esq. e dir. não é a altura mas o reflector da óptica.
                                                          Outro user disse que se trata de um mito, os faróis devem estar no mesmo nível.
                                                          O que disse advém do facto de falaram isso na escola de condução na altura que tirei a carta. A justificação era que como o farol esquerdo era o da valeta, então podia ficar a apontar um pouco mais alto e iluminar mais longe para ver melhor peões, apenas por isso referi. A estrutura interna dos faróis é irrelevante para o que falei e aparentemente está errado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                                            E os de xénon?

                                                            É que a mim fiquei com anotação por um dos faróis de xénon estar supostamente mais baixo que o outro. Curiosamente numa parede branca na garagem estão alinhadíssimos.
                                                            A tua parede branca tem as miras de ajuste? o carro estava a distância certa? Estavam alinhadissimos como?

                                                            Eu tenho faróis de xénon. Na última inspeção foi alertado que estavam baixos. Fui ao concessionário, nem me levaram nada, e regularam. E não é que até fiquei a ver ainda melhor de noite?

                                                            Comentário

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