Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Panda 1.3 Mjt - Óleo do Motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Panda 1.3 Mjt - Óleo do Motor

    Boas a todos,
    Eu vi noutros fóruns/tópicos o pessoal a dizer que o óleo 10w40 não era o mais indicado para este carro, sendo o 5w40 o recomendado. É um motor diesel multijet 188A8000, versão 169 (carro de 2010, não é a versão mais recente). Li que o óleo 10w40 pode interferir no arranque a frio, nos consumos, na própria lubrificação de componentes, etc...A verdade é que o carro acabou de completar 170.000 KM, e na última revisão colocaram o 10w40 (e presumo que antes devia ser usado o mesmo, pois tenho o carro apenas desde os 155.000 Km)...
    No site da BP, por exemplo, recomendam o BP Visco 7000 C 5W-40. Nem sei se é o mais adequado ou não, em termos da marca, até porque noutros sites vejo o EDGE 5W-40, entre outros...Comprei o carro sem o manual, por isso não posso verificar (um erro fatal da minha parte, que não se tornará a repetir em aquisições futuras). Pior do que isso, foi eu nem ter exigido o comprovativo de todas as revisões antecedentes, desde novo (foi comprado "agora" em 2ª mão num stand).
    Alguém sabe algo acerca deste assunto, se seria recomendado mudar para o 5w40 ou não (visto que o carro já tem alguns KM e pode começar a beber muito óleo, digo eu)? Obrigado!

    P.S.: Nos meses de novembro, dezembro, janeiro, o carro chegou a dar uns problemas de arranque umas 6-8 vezes, em que custava muito a pegar (dava-se à chave e era preciso várias tentativas para pegar). Eu espero sempre aquele tempinho de as luzes do painel desligarem, antes de ligar. O carro, ainda em garantia, foi até ao stand, e na máquina não detectaram nenhum problema. Entretanto, a partir de janeiro nunca mais aconteceu. Já para não falar de outras inúmeras avarias, problemas e substituições que tiveram de ser efectuadas em poucos meses (carro adquirido em julho de 2018). Não sei se o tipo de óleo pode interferir nisto ou não...chegaram a dizer-me que podia ser a EGR suja, mas não sei, nunca mais aconteceu. Obrigado, mais uma vez.

    #2
    O óleo recomendado pela Marca é o Selenia WR 5W-40.
    Esse motor é sensível ao óleo e ao seu nível.
    Eu trocava já esse que aí está por um 5w-40 que cumpra as normas exigidas por esse motor.

    Comentário


      #3
      Onde foi realizada essa revisão?

      Comentário


        #4
        Acho piada continuarem a insistir com o 10w40 em carros mais recentes... muitas das vezes com a desculpa que "já tem quase 200.000", como se isso tivesse alguma coisa a haver. O único motivo que vejo para alterar a graduação é começar a notar-se com consumo de óleo considerável entre revisões. Tenho carros com 400.000 a levar 5w40.... um que comprei recentemente com 300.000 tinham feito a revisão a poucos kms (notava-se pela cor do óleo) e meteram 10w40... no mesmo dia coloquei 5w40... já fiz 5000 km e 0 de consumo de óleo.

        As tolerâncias nos motores são cada vez menores e colocar um óleo mais "espesso" pode fazer mais mal que bem. Se com a troca para 5w40 o motor começar a fazer barulhos estranhos... é porque o motor pode já não estar com boa saúde.

        Comentário


          #5
          Tópico na secção errada. Quanto ao óleo, é ver as normas do fabricante para esse tipo de motor, seja no manual ou online.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
            Onde foi realizada essa revisão?
            A revisão foi efetuada na oficina do stand onde comprei o veículo. Aliás, no contrato está estabelecido que sou obrigado a fazer lá as manutenções, caso contrário, perco a garantia de 1 ano...Ainda me restam 3 meses de garantia...(Carro comprado com 155 mil km, atualmente com 170 mil km)...
            Colocaram o óleo HX7 10W40, e cobraram exatamente 35,00€ por este (sem contar com a mão de obra e os restantes filtros, como é óbvio). Já me disseram que eles compram este óleo por meia dúzia de trocos e depois colocam no carro e cobram estes preços, porque sai muito mais barato para eles, e acabam por lucrar muito mais. Tenho de tomar medidas...
            Editado pela última vez por igorpestana; 07 April 2019, 11:37.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
              Tópico na secção errada. Quanto ao óleo, é ver as normas do fabricante para esse tipo de motor, seja no manual ou online.
              Peço desculpa por ter colocado nesta secção, mas é que sou novo por aqui e só reparei depois que havia a secção de "auto ajuda". Ainda tentei remover daqui, mas não consegui...E quando ao manual, apenas os Fiat Panda mais novos dispõem de manual on-line, pois já tive à procura para a versão anterior (caso do meu) e não encontrei...

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X