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Pergunta sobre travagens

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    Pergunta sobre travagens

    Boas,

    sabem me dizer se conduzir tentando apenas "travar" com reduções e desacelerando dá menos saúde ao carro do que se travamos com o travão + reduções (em menor quantidade)?

    ou o desgaste causado na embraiagem com as reduções não vale a pena em relação ao desgaste causado nos travões/discos?

    #2
    citação:Originalmente colocada por Pure_Water

    Boas,

    sabem me dizer se conduzir tentando apenas "travar" com reduções e desacelerando dá menos saúde ao carro do que se travamos com o travão + reduções (em menor quantidade)?

    ou o desgaste causado na embraiagem com as reduções não vale a pena em relação ao desgaste causado nos travões/discos?
    depende como seja feito, e da situação.

    Comentário


      #3
      Compensar näo sei se compensa,sei sim que é mais seguro travar com a caixa[|)]

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por joao cunha

        Compensar näo sei se compensa,sei sim que é mais seguro travar com a caixa[|)]
        é mais seguro travar com a caixa em piso molhado e é presiso alguma prática para isso para não bloquear as rodas.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Pure_Water

          Boas,

          sabem me dizer se conduzir tentando apenas "travar" com reduções e desacelerando dá menos saúde ao carro do que se travamos com o travão + reduções (em menor quantidade)?

          ou o desgaste causado na embraiagem com as reduções não vale a pena em relação ao desgaste causado nos travões/discos?
          Depende do tratamento que dás ao carro.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por joao cunha

            Compensar näo sei se compensa,sei sim que é mais seguro travar com a caixa[|)]
            ya eu uso bastante reduções mas costumo travar tb. só que como no outro dia tava a ver uns videos no http://www.redh.co.uk/ e num deles o gajo dizia que sempre que pudessemos deviamos usar apenas reduções e desacelarações pk os travões tavam caros fiquei a pensar nisso :P

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Pure_Water

              citação:Originalmente colocada por joao cunha

              Compensar näo sei se compensa,sei sim que é mais seguro travar com a caixa[|)]
              ya eu uso bastante reduções mas costumo travar tb. só que como no outro dia tava a ver uns videos no http://www.redh.co.uk/ e num deles o gajo dizia que sempre que pudessemos deviamos usar apenas reduções e desacelarações pk os travões tavam caros fiquei a pensar nisso :P

              Os travões estão caros, mas os motores também[|)]

              Comentário


                #8
                Entre tantas reduções com a caixa, deve haver ai muitas com rotações mais elevadas que não dão saude nenhuma ao motor. Os travoes servem para travar.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por lamborghini_

                  Entre tantas reduções com a caixa, deve haver ai muitas com rotações mais elevadas que não dão saude nenhuma ao motor. Os travoes servem para travar.
                  exacto, há sitios que acho que vale a pena travar pk senao com redução as rotações ficam demasiado elevadas(o que n deve dar mta saude ao carro) na minha opiniao, mas gosto sempre de ouvir a opiniao de mais pessoal :P

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por lamborghini_

                    Entre tantas reduções com a caixa, deve haver ai muitas com rotações mais elevadas que não dão saude nenhuma ao motor. Os travoes servem para travar.
                    acho que um bom condutor não faz reduções á toa só para afrochar,
                    e desde quando é que os travões são mais caros que uma embraiagem.
                    o gajo devia estar numa de Bob Marley.

                    agora numa descida mais ingreme curta ou longa auxilio sempre os travões com a caixa e quando o motor tem força para o segurar é deixar ir, e quando não tem devez enquanto uns toques para não o deixar embalar.

                    Comentário


                      #11
                      a madeira é uma boa escola para quem tem essas duvidas!

                      aqui é assim........

                      se só reduzes, corres o risco dos pistões te furarem o capot!

                      se só travares, corres o risco de ficar sem travoes a meio de uma montanha!

                      portanto tira as tuas conclusoes!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                        a madeira é uma boa escola para quem tem essas duvidas!

                        aqui é assim........

                        se só reduzes, corres o risco dos pistões te furarem o capot!

                        se só travares, corres o risco de ficar sem travoes a meio de uma montanha!

                        portanto tira as tuas conclusoes!
                        é auxiliar sempre uma com a outra.

                        Comentário


                          #13
                          eu para travar meto sempre uma abaixo!claro que se for em primeira não mete marcha atras.lol

                          Comentário


                            #14
                            e quando os travões falham é meter a mudança mais baixa até partir.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por terminator

                              e quando os travões falham é meter a mudança mais baixa até partir.
                              eu já desci meia encumeada sem travões num clio II, estava a descer aquilo na arda desde o paul da serra, e nao sabia que com os carros "novos" os travões quando deixam de funcionar é de ummomento pa outro, estava habituado ao sunny que deixa de travar progressivamente!

                              então vou eu contente da vida com os discos ao rubro, quando meto o pé no travão e aquilo parece a embraiagem ....sem efeito nenhum!!!

                              reduzir pa segunda e travão de mão nas curvas até chegar a uma zona onde desse pa dar um peão....que foi ao pé da farmacia pa quem conhece.....[8)]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                citação:Originalmente colocada por terminator

                                e quando os travões falham é meter a mudança mais baixa até partir.
                                eu já desci meia encumeada sem travões num clio II, estava a descer aquilo na arda desde o paul da serra, e nao sabia que com os carros "novos" os travões quando deixam de funcionar é de ummomento pa outro, estava habituado ao sunny que deixa de travar progressivamente!

                                então vou eu contente da vida com os discos ao rubro, quando meto o pé no travão e aquilo parece a embraiagem ....sem efeito nenhum!!!

                                reduzir pa segunda e travão de mão nas curvas até chegar a uma zona onde desse pa dar um peão....que foi ao pé da farmacia pa quem conhece.....[8)]
                                calhou bem ao pé da farmácia para desfarçares a cena sais do carro e ias comprar um preservativos.[}]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por terminator

                                  citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                  citação:Originalmente colocada por terminator

                                  e quando os travões falham é meter a mudança mais baixa até partir.
                                  eu já desci meia encumeada sem travões num clio II, estava a descer aquilo na arda desde o paul da serra, e nao sabia que com os carros "novos" os travões quando deixam de funcionar é de ummomento pa outro, estava habituado ao sunny que deixa de travar progressivamente!

                                  então vou eu contente da vida com os discos ao rubro, quando meto o pé no travão e aquilo parece a embraiagem ....sem efeito nenhum!!!

                                  reduzir pa segunda e travão de mão nas curvas até chegar a uma zona onde desse pa dar um peão....que foi ao pé da farmacia pa quem conhece.....[8)]
                                  calhou bem ao pé da farmácia para desfarçares a cena sais do carro e ias comprar um preservativos.[}]
                                  [}][}][}] e dizia.....desculpe lá o espalhafato.......era uma urgência

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                    citação:Originalmente colocada por terminator

                                    citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                    citação:Originalmente colocada por terminator

                                    e quando os travões falham é meter a mudança mais baixa até partir.
                                    eu já desci meia encumeada sem travões num clio II, estava a descer aquilo na arda desde o paul da serra, e nao sabia que com os carros "novos" os travões quando deixam de funcionar é de ummomento pa outro, estava habituado ao sunny que deixa de travar progressivamente!

                                    então vou eu contente da vida com os discos ao rubro, quando meto o pé no travão e aquilo parece a embraiagem ....sem efeito nenhum!!!

                                    reduzir pa segunda e travão de mão nas curvas até chegar a uma zona onde desse pa dar um peão....que foi ao pé da farmacia pa quem conhece.....[8)]
                                    calhou bem ao pé da farmácia para desfarçares a cena sais do carro e ias comprar um preservativos.[}]
                                    [}][}][}] e dizia.....desculpe lá o espalhafato.......era uma urgência
                                    [}][}][}][}]

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                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                      citação:Originalmente colocada por terminator

                                      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                      citação:Originalmente colocada por terminator

                                      e quando os travões falham é meter a mudança mais baixa até partir.
                                      eu já desci meia encumeada sem travões num clio II, estava a descer aquilo na arda desde o paul da serra, e nao sabia que com os carros "novos" os travões quando deixam de funcionar é de ummomento pa outro, estava habituado ao sunny que deixa de travar progressivamente!

                                      então vou eu contente da vida com os discos ao rubro, quando meto o pé no travão e aquilo parece a embraiagem ....sem efeito nenhum!!!

                                      reduzir pa segunda e travão de mão nas curvas até chegar a uma zona onde desse pa dar um peão....que foi ao pé da farmacia pa quem conhece.....[8)]
                                      calhou bem ao pé da farmácia para desfarçares a cena sais do carro e ias comprar um preservativos.[}]
                                      [}][}][}] e dizia.....desculpe lá o espalhafato.......era uma urgência
                                      :D[^]

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                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por joao cunha

                                        Compensar näo sei se compensa,sei sim que é mais seguro travar com a caixa[|)]
                                        Isso é falso.

                                        Numa travagem de emergência deves levar a embraiagem a fundo, para que os travões usem toda a sua força para travar apenas o carro, pois se não o fizeres, os travões tb têm o ónus de travar o próprio motor.

                                        Isto é uma das regras que se aprende num curso de pilotagem de condução de segurança, infelizmente nas escolas de condução não se ensina este tipo de condução.

                                        Comentário


                                          #21
                                          é obvio que para travar sempre recorrer a caixa.
                                          Poupa imenso nos travões, e quando se reduz, é claro que tem de existir o bom senso de não espetar reduções à maluca, elevando brutalmente as reduções.

                                          com o fiestazinho, a travar e reduzir ao mesmo tempo, não costuma passar das 3000.

                                          Há situações em que permite apenas desacelarar e reduzir com caixa, e se mantermos o bom senso, não é a andar a 120 às 4000rpm em 5ª, que vou reduzir para uma 4ª. Isso sim, pode dar pouca saúde ao motor, caixa e embraiagem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                            citação:Originalmente colocada por joao cunha

                                            Compensar näo sei se compensa,sei sim que é mais seguro travar com a caixa[|)]
                                            Isso é falso.

                                            Numa travagem de emergência deves levar a embraiagem a fundo, para que os travões usem toda a sua força para travar apenas o carro, pois se não o fizeres, os travões tb têm o ónus de travar o próprio motor.

                                            Isto é uma das regras que se aprende num curso de pilotagem de condução de segurança, infelizmente nas escolas de condução não se ensina este tipo de condução.
                                            calma lá isso só se for em carros FWD agora em carros com RWD ajuda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Volto a dizer o que já tinha dito:

                                              Deve-se sempre "pisar a embraiagem a fundo" (desembraiar) nas seguintes circunstancias:

                                              - numa travagem a "fundo" (quando a força de travagem produz ou tende a produzir o bloqueio das rodas) para imobilização do veículo.
                                              - em viaturas sem ABS ou, mesmo com ABS, nas de tracção traseira.
                                              - em todos os veículos, em condições de aderência reduzida.

                                              Noutras condições, a desembraiagem não será imprescindível.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os carros modernos têm uma avançada gestão (ABS, distribuição, etc.) da travagem, é totalmente desnecessário reduzir com a caixa que não seja para reduzir a fadiga durante travagens prolongadas (a descer uma serra por ex.).
                                                Os travões modernos também são suficientemente potentes para que a contribuição do motor não seja sentida.
                                                Em alguns manuais dos carros indicam que numa travagem de emergência o melhor é carregar a fundo nos dois pedais (meio e esquerda).
                                                Usar a caixa não só desgaste o sistema e discos de embraiagem como a poupança aos discos e material abrasivo dos travões é insignificante.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por PauloFVF



                                                  reduzir pa segunda e travão de mão nas curvas até chegar a uma zona onde desse pa dar um peão....que foi ao pé da farmacia pa quem conhece.....[8)]
                                                  excelente, quando eu ficar sem travões vou esperar pelas curvas para sacar o travão de mão[8], aproveitar as rectas para isso? é para os fracos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                                    Volto a dizer o que já tinha dito:

                                                    Deve-se sempre "pisar a embraiagem a fundo" (desembraiar) nas seguintes circunstancias:

                                                    - numa travagem a "fundo" (quando a força de travagem produz ou tende a produzir o bloqueio das rodas) para imobilização do veículo.
                                                    - em viaturas sem ABS ou, mesmo com ABS, nas de tracção traseira.
                                                    - em todos os veículos, em condições de aderência reduzida.

                                                    Noutras condições, a desembraiagem não será imprescindível.
                                                    não me leves a mal,
                                                    mas nada melhor que conhece o carro, porque cada carro é como uma mulher são todos diferentes.

                                                    e por experiemcia própia travar a fundo num carro sem abs é crime no sentido na distancia de travagem e num carro sem abs deixar o motor a fazer um pouco de força com reduções não o mata mas tambem evita que as rodas bloqueiem quer em FWD e RWD.

                                                    e numca ouviste dzer que em piso molhado auxiliar a travagem com a caixa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por PauloFVF

                                                      [}][}][}] e dizia.....desculpe lá o espalhafato.......era uma urgência
                                                      muito boa[}]

                                                      Mas foi mesmo de um momento para o outro?

                                                      Eu por acaso nunca senti fadiga com o corsa, por um lado eu tinha algum cuidado nas esmifras e o sistema de travagem era competente. MAs e' estranho ser assim sem aviso, torna-se perigoso...[xx(]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        reduzir e travar em rwd's? evita bloqueio de rodas? mas vcs tem a carta? já conduziram? travem forte num rwd reduzam a medias rotações e larguem a embraiagem para ver onde vão buscar a traseira, então se for em curva e molhado é uma festa...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por terminator

                                                          citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                                                          Volto a dizer o que já tinha dito:

                                                          Deve-se sempre "pisar a embraiagem a fundo" (desembraiar) nas seguintes circunstancias:

                                                          - numa travagem a "fundo" (quando a força de travagem produz ou tende a produzir o bloqueio das rodas) para imobilização do veículo.
                                                          - em viaturas sem ABS ou, mesmo com ABS, nas de tracção traseira.
                                                          - em todos os veículos, em condições de aderência reduzida.

                                                          Noutras condições, a desembraiagem não será imprescindível.
                                                          não me leves a mal,
                                                          mas nada melhor que conhece o carro, porque cada carro é como uma mulher são todos diferentes.

                                                          e por experiemcia própia travar a fundo num carro sem abs é crime no sentido na distancia de travagem e num carro sem abs deixar o motor a fazer um pouco de força com reduções não o mata mas tambem evita que as rodas bloqueiem quer em FWD e RWD.

                                                          e numca ouviste dzer que em piso molhado auxiliar a travagem com a caixa.
                                                          Atencao que se fores num carro ja a travar no limite e fizeres uma reducao sem ponta tacao as rodas irao bloquear...;)

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por cromados

                                                            reduzir e travar em rwd's? evita bloqueio de rodas? mas vcs tem a carta? já conduziram? travem forte num rwd reduzam a medias rotações e larguem a embraiagem para ver onde vão buscar a traseira, então se for em curva e molhado é uma festa...
                                                            olha eu costumo conduzir mais é um 190d que não tem bloqueio do diferencial e uma L200 que tem bloqueio do diferencial LSD,
                                                            o mercedes por mais que queira bloquear as rodas motrizes em piso molhado não consigo e com a L200 mesmo carregada é uma festa á entrada das curvas com ela atravessada.

                                                            uma vez que as de trás travam menos que as da frente eu com a caixa obrigo a travar com mais força as rodas detrás mas só em causa de desespero e já me safei assim muitas vezes .

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