Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo motor 1.3 TCE da Mercedes e da Renault/Nissan - o Tópico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Lançamento] Novo motor 1.3 TCE da Mercedes e da Renault/Nissan - o Tópico

    Boa noite, abro este tópico porque estou muito curioso em relação a este motor, vou comprar de carro daqui a uns tempos e vários modelos com este motor serão fortes candidatos, agradeceria que quem experimentou desse o seu ponto de vista, a sua experiência e coloquem também ensaios da imprensa que estejam disponíveis, obrigado.

    #2
    Ainda não o conduzi mas do que tenho lido é um motor muito equilibrado, não é demasiado gastador nem demasiado fraco, não é o melhor motor do mercado mas é bom em tudo, se for bastante fiável como costumam ser os motores a gasolina da Renault e da Mercedes tem tudo para ser um tremendo sucesso, de alguma forma lembra o 1.5 dCi em relação aos modelos onde vai estar disponível e ao seu preço e poderá ter o mesmo sucesso do dCi que apesar de já ter quase 20 anos continua a ser um best seller, tal como o dCi este novo motor vai estar disponível desde o Clio até aos segmentos mais elevados.

    Comentário


      #3
      É um motor linear e progressivo o que é o ideal para o dia a dia, os consumos também são bons para um motor de 160cv é um motor que casa na perfeição com o Clio, o Megane/Classe A/B e o Qashqai/Kadjar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
        Ainda não o conduzi mas do que tenho lido é um motor muito equilibrado, não é demasiado gastador nem demasiado fraco, não é o melhor motor do mercado mas é bom em tudo, se for bastante fiável como costumam ser os motores a gasolina da Renault e da Mercedes tem tudo para ser um tremendo sucesso, de alguma forma lembra o 1.5 dCi em relação aos modelos onde vai estar disponível e ao seu preço e poderá ter o mesmo sucesso do dCi que apesar de já ter quase 20 anos continua a ser um best seller, tal como o dCi este novo motor vai estar disponível desde o Clio até aos segmentos mais elevados.
        Talisman também?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
          Talisman também?
          Não era mal jogado...tendo em conta que o Mondeo usa o 1.0 ecoboost...

          Acaba por ser um bom motor numa plataforma espaçosa...na Scénic (& Grand scénic) também não casa mal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nitrogen Ver Post
            Talisman também?
            Não sei mas faz todo o sentido que o Talisman também receba este novo 1.33 TCe na versão de 160cv.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
              Ainda não o conduzi mas do que tenho lido é um motor muito equilibrado, não é demasiado gastador nem demasiado fraco, não é o melhor motor do mercado mas é bom em tudo, se for bastante fiável como costumam ser os motores a gasolina da Renault e da Mercedes tem tudo para ser um tremendo sucesso, de alguma forma lembra o 1.5 dCi em relação aos modelos onde vai estar disponível e ao seu preço e poderá ter o mesmo sucesso do dCi que apesar de já ter quase 20 anos continua a ser um best seller, tal como o dCi este novo motor vai estar disponível desde o Clio até aos segmentos mais elevados.
              Credo, misturar Tces com DCis...

              Único ponto bom dos DCI 1.5 , pa mim : consumos.

              No resto são inferiores à concorrência. Fiabilidade, performance....

              Comentário


                #8
                é um motor absolutamente normal.

                Como todos os turbinados desta gama, sensível nos consumos a variações de andamento. Tende a ser guloso em SUV.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                  Credo, misturar Tces com DCis...

                  Único ponto bom dos DCI 1.5 , pa mim : consumos.

                  No resto são inferiores à concorrência. Fiabilidade, performance....
                  Isso não é verdade. Depende dos anos e das versões, desde finais de 2012 é um dos mais fiáveis e antes disso tirando a questão das capas das bielas/bomba de óleo que é barato de substituir é fiável.

                  O 1.5 dCi é simplesmente um dos motores mais bem sucedidos de sempre. Os 1.6/2.0/2.3 dCi também são muito fiáveis.
                  Editado pela última vez por Fabulous; 14 April 2019, 02:33.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                    é um motor absolutamente normal.

                    Como todos os turbinados desta gama, sensível nos consumos a variações de andamento. Tende a ser guloso em SUV.
                    Raio de mania de dizer as coisas como elas são...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                      Isso não é verdade. Depende dos anos e das versões, desde finais de 2012 é um dos mais fiáveis e antes disso tirando a questão das capas das bielas/bomba de óleo que é barato de substituir é fiável.

                      O 1.5 dCi é simplesmente um dos motores mais bem sucedidos de sempre. Os 1.6/2.0/2.3 dCi também são muito fiáveis.
                      Capa das bielas, coisa pouca e que custou milhares de euros a tanta gente.

                      Só não estou a ver é onde é que seja mais bem sucedido que a concorrência. Foram anos a fio de problemas, coisa que a concorrência não teve.

                      Mas indo de encontro ao tópico, a ideia que me dá é que se este 1.3 tce tambem for fiável como os outros motores a gasolina da renault, continua a tradição de ser a marca francesa com os motores a gasolina mais interessantes e fiáveis.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Capa das bielas, coisa pouca e que custou milhares de euros a tanta gente.

                        Só não estou a ver é onde é que seja mais bem sucedido que a concorrência. Foram anos a fio de problemas, coisa que a concorrência não teve.

                        Mas indo de encontro ao tópico, a ideia que me dá é que se este 1.3 tce tambem for fiável como os outros motores a gasolina da renault, continua a tradição de ser a marca francesa com os motores a gasolina mais interessantes e fiáveis.
                        As capas das bielas da Renault não terá sido um problema de concepção das mesmas,foi mesmo uma má liga que lá andou durante muito tempo.

                        Quando deram fé tarde de mais,e já tinham o mercado minado com motores assim.

                        Neste mesmo periodo de tempo a VAG também teve os mesmos problemas nos seus TDI.

                        Em motores a diesel,os 1.5 DCi e os 1.3 e 1.6 mj da fiat são considerados os mais robustos e fiáveis do mercado,e o 1.6 DCi também se juntou à lista.

                        Os PSA também o são,mas com reticências.

                        Os Fiat que foram para a Opel/Vauxhall devido a periféricos montados à la GM,perderam em fiabilidade.

                        Atenção estou a falar de motorizações atuais e montadas neste mesmo momento

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Capa das bielas, coisa pouca e que custou milhares de euros a tanta gente.

                          Só não estou a ver é onde é que seja mais bem sucedido que a concorrência. Foram anos a fio de problemas, coisa que a concorrência não teve.

                          Mas indo de encontro ao tópico, a ideia que me dá é que se este 1.3 tce tambem for fiável como os outros motores a gasolina da renault, continua a tradição de ser a marca francesa com os motores a gasolina mais interessantes e fiáveis.
                          Concordo contigo quando dizes que demoraram muito tempo a resolver esse problema, mas a concorrência também teve problemas durante muitos anos, por exemplo o 1.6 Hdi deu vários problemas desde fugas de óleo até injetores passando por problemas de turbo e de Fap pelo menos até 2011 ou todos os problemas dos 1.3 cdti montados nos Opel. Acho que os fornecedores como a Faurecia ou a Bosch também tiveram a sua quota parte de responsabilidade nestes problemas. No entanto como estes motores são muito comuns todos os seus defeitos são mais do que conhecidos e as peças são acessíveis por isso é que aguentam tanto, 1.5 DCis com mais de 400kkm é o que não falta por aí, então táxis Dacias 1.5 dCi já deve haver alguns com mais de 600kkm.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                            é um motor absolutamente normal.

                            Como todos os turbinados desta gama, sensível nos consumos a variações de andamento. Tende a ser guloso em SUV.
                            Também é essa a minha ideia, é um motor equilibrado em tudo, no fundo é uma boa base para evoluções futuras e provavelmente um motor para os próximos (longos) anos e para ser aplicado numa grande panóplia de modelos.

                            Comentário


                              #15
                              Conheço de uma Megane. Já tem alguns milhares de km's que o dono anda bastante e não quer diesel...

                              É na declinação de 140 cv. Mexe-se bem, é muitíssimo suave e tem boas baixas.

                              O consumo é bipolar, como todos os pequenos zagolina turbinados, mas ele falou-me à volta dos 7 reais...

                              Comentário


                                #16
                                parece-me ser um motor promissor, é um bom compromisso entre os pequenos turbinado 1.0/1.2 e os motores maiores mas mais gastadores de 1400cc/1.600cc

                                Comentário


                                  #17
                                  Ando a maturar a ideia de adquirir um 7 lugares e a nova Grand Scénic é um dos modelos que mais me atrai. Andei a ver nos sites estrangeiros só para perceber a oferta que existe e aparecem imensas TCe nos diversos niveis de potência (115/130/140/160 cv). Parece-me ser uma boa alternativa ao Dci 1.5/1.6, sobretudo numa ótica de importação, já que no simulador do ISV a pagar, o valor a pagar por um gasolina é muito inferior a um diesel (cerca de 2.000€ vs cerca de 5.000€).

                                  Para um carroçaria com a Scenic, julgo que 140 ou 160cv seria o ideal mas ainda há muito pouca informação, pelo menos cá em PT.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                    Conheço de uma Megane. Já tem alguns milhares de km's que o dono anda bastante e não quer diesel...

                                    É na declinação de 140 cv. Mexe-se bem, é muitíssimo suave e tem boas baixas.

                                    O consumo é bipolar, como todos os pequenos zagolina turbinados, mas ele falou-me à volta dos 7 reais...
                                    7 é o consumo médio de um Focus 1.0 de 100cv, o mesmo consumo num Megane com quase mais 50% de potência é bastante bom

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                      Não sei mas faz todo o sentido que o Talisman também receba este novo 1.33 TCe na versão de 160cv.

                                      E já o recebeu

                                      Na França... (por exemplo), está disponível.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        E já o recebeu

                                        Na França... (por exemplo), está disponível.
                                        Se for lançado por cá deverá ser o bestseller da gama, agora com as vendas dos motores a gasolina a disparar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                          Concordo contigo quando dizes que demoraram muito tempo a resolver esse problema, mas a concorrência também teve problemas durante muitos anos, por exemplo o 1.6 Hdi deu vários problemas desde fugas de óleo até injetores passando por problemas de turbo e de Fap pelo menos até 2011 ou todos os problemas dos 1.3 cdti montados nos Opel. Acho que os fornecedores como a Faurecia ou a Bosch também tiveram a sua quota parte de responsabilidade nestes problemas. No entanto como estes motores são muito comuns todos os seus defeitos são mais do que conhecidos e as peças são acessíveis por isso é que aguentam tanto, 1.5 DCis com mais de 400kkm é o que não falta por aí, então táxis Dacias 1.5 dCi já deve haver alguns com mais de 600kkm.
                                          havia um dacia táxi aqui em PT à venda há 1 ano e tal com precisamente 600 mil e com poucos anos, 4 ou 6, se não me engano. pediam 6 ou 7 mil por ele.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            havia um dacia táxi aqui em PT à venda há 1 ano e tal com precisamente 600 mil e com poucos anos, 4 ou 6, se não me engano. pediam 6 ou 7 mil por ele.
                                            Uma média de kms impressionante...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Uma média de kms impressionante...
                                              e tendo em conta a forma como muitos taxistas conduzem ainda é mais impressionante, o que os carros sofrem

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Deutsch Ver Post
                                                e tendo em conta a forma como muitos taxistas conduzem ainda é mais impressionante, o que os carros sofrem
                                                Qualquer taxista trata bem melhor o carro do que qualquer mulher

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  havia um dacia táxi aqui em PT à venda há 1 ano e tal com precisamente 600 mil e com poucos anos, 4 ou 6, se não me engano. pediam 6 ou 7 mil por ele.
                                                  Não é difícil um dos taxis do meu pai era precisamente um dacia e fez 400mil em 5 anos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    havia um dacia táxi aqui em PT à venda há 1 ano e tal com precisamente 600 mil e com poucos anos, 4 ou 6, se não me engano. pediam 6 ou 7 mil por ele.
                                                    Tambem já andei numa Logan MCV (modelo de 2008) com mais de 500.000km e estava num surpreendente bom estado para os quilómetros. Escusado será dizer que quando lhe perguntei sobre a máquina passou a viagem a gabar a Logan, que aquilo era um relógio suíço, sempre a andar, baixos consumos, impecável

                                                    Qual é o destino dos ex-táxis com quilometragens elevadíssimas? Imagino que muitos deles devem ser exportados para África como "semi-novos"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Este motor é de 3 ou 4 cilindros ? Alguém sabe quais os valores máximos de binário das várias versões ? E a potência é obtida a que rpms ?

                                                      Não tem nada a ver com o motor com a mesma cilindrada dos Alfas ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O motor é 4 cilindros e posso estar enganado mas pelas minhas contas deve ter sido desenvolvido pela Nissan. Pelo menos tem um valor de cilindrada comum em motores usados por marcas orientais. Alguém confirma
                                                        Editado pela última vez por JCF; 20 April 2019, 00:55.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          MOTOR NOVO SCENIC
                                                          TCe 115 FAP TCe 140 FAP TCe 140 EDC FAP TCe 160 FAP TCe 160 EDC FAP Blue dCi 120 Blue dCi 150 Blue dCi 150 EDC
                                                          Cilindrada (cm3) 1,332 1,332 1,332 1,332 1,332 1,749 1,749 1,749
                                                          Número de cilindros – válvulas 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16 4 – 16
                                                          Combustível Gasolina Gasolina Gasolina Gasolina Gasolina Gasóleo Gasóleo Gasóleo
                                                          Potência máxima (kW/CV) 85 (115) 103 (140) 103 (140) 117 (160) 117 (160) 88 (120) 110 (150) 110 (150)
                                                          Binário máximo (Nm) 220 240 240 260 270 300 340 340
                                                          Regime de potência máxima em r.p.m. 4,500 5,000 5,000 5,500 5,500 3,500 3,500 3,500
                                                          Regime de binário máximo em r.p.m. 1,500 1,600 1,600 1,750 1,800 1,750 1,750 1,750

                                                          PERFORMANCE
                                                          Velocidade máxima (km/h) 193 201 201 210 210 195 210 210
                                                          0 à 100 km/h (s) 11.0 10.4 9.6 10.0 9.3 14.2 12.1 10.4
                                                          400 m D.A. (s) 18.0 17.3 17 16.9 16.7 18.7 17.5 17.3
                                                          1000 m D.A. (s) 33.5 31.5 30.8 30.4 29.8 34.2 31.9 31.5
                                                          CONSUMO E EMISSÕES*
                                                          Consumo ciclo misto (l/100 km) 6.6/6.7 6.7/6.8 6.8/7.1 6.8/6.8 6.8/7.1 5.4/5.6 5.3/5.6 7.0/ -
                                                          Emissões de CO2 ciclo misto (g/km) 150/151 151/154 155/161 153/155 155/162 142/148 141/147 158/162


                                                          + info sobre os motores TCe:

                                                          https://www.razaoautomovel.com/2019/...renault-megane
                                                          Editado pela última vez por mpereira; 21 April 2019, 01:28.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                            Tambem já andei numa Logan MCV (modelo de 2008) com mais de 500.000km e estava num surpreendente bom estado para os quilómetros. Escusado será dizer que quando lhe perguntei sobre a máquina passou a viagem a gabar a Logan, que aquilo era um relógio suíço, sempre a andar, baixos consumos, impecável

                                                            Qual é o destino dos ex-táxis com quilometragens elevadíssimas? Imagino que muitos deles devem ser exportados para África como "semi-novos"



                                                            Para África... pouco interessa se são semi-novos ou afins.

                                                            É um mercado paralelo mesmo, existindo empresas gigantes a lucrarem com esse mercado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X