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Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

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    Como gasta mais? Ponto morto a descer ou engatado?

    é uma duvida k ainda ng me soube explicar ao pormenor,imaginem se dentro do vosso carro a dexer kk estrada,uma colina,uma rua..etc..etc...e para poupar gasolina o que é k fazem?

    a)PONTO MORTO
    b)5ª(ou noutra caixa a mudança mais elevada)

    #2
    depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Darth Vader

      depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!
      se for numa mudança alta o carro n perde velocidade!

      mas agora pondo a questao de outra maneira... a descer uma rua ingreme muito devagar, como é que gasta mais? desengatado, ou engatado em 1ª por exemplo e deixar o carro ir travado com o motor?

      Comentário


        #4
        Sempre engatado, em ponto morto a descer gasta mais.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por eL niNo

          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

          depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!
          se for numa mudança alta o carro n perde velocidade!

          mas agora pondo a questao de outra maneira... a descer uma rua ingreme muito devagar, como é que gasta mais? desengatado, ou engatado em 1ª por exemplo e deixar o carro ir travado com o motor?
          mesmo sendo alta perde sempre,se fizeres o teste vai ver que tenho razão!gasta mais desengatado.

          Comentário


            #6
            Gasta mais desengatado.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Darth Vader

              citação:Originalmente colocada por eL niNo

              citação:Originalmente colocada por Darth Vader

              depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!
              se for numa mudança alta o carro n perde velocidade!

              mas agora pondo a questao de outra maneira... a descer uma rua ingreme muito devagar, como é que gasta mais? desengatado, ou engatado em 1ª por exemplo e deixar o carro ir travado com o motor?
              mesmo sendo alta perde sempre,se fizeres o teste vai ver que tenho razão!gasta mais desengatado.
              Ai a guerra que estás a arranjar:D:D

              Eu acho que deve gastar tanto desengatado como a dexer com um pouco de acelarador;)

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                citação:Originalmente colocada por eL niNo

                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!
                se for numa mudança alta o carro n perde velocidade!

                mas agora pondo a questao de outra maneira... a descer uma rua ingreme muito devagar, como é que gasta mais? desengatado, ou engatado em 1ª por exemplo e deixar o carro ir travado com o motor?
                mesmo sendo alta perde sempre,se fizeres o teste vai ver que tenho razão!gasta mais desengatado.
                ali a descer a ip5, sempre em 6ª entre os 90 e os 100 e ele n perde velocidade... tb n ganha, mas n abranda! ;)

                Comentário


                  #9
                  Desengatado vai a ganhar mais velocidade mas vai tb a gastar mais ... logo esse ganho n compensa.

                  Cumps

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                    #10
                    citação:Originalmente colocada por eL niNo

                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                    citação:Originalmente colocada por eL niNo

                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                    depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!
                    se for numa mudança alta o carro n perde velocidade!

                    mas agora pondo a questao de outra maneira... a descer uma rua ingreme muito devagar, como é que gasta mais? desengatado, ou engatado em 1ª por exemplo e deixar o carro ir travado com o motor?
                    mesmo sendo alta perde sempre,se fizeres o teste vai ver que tenho razão!gasta mais desengatado.
                    ali a descer a ip5, sempre em 6ª entre os 90 e os 100 e ele n perde velocidade... tb n ganha, mas n abranda! ;)
                    depende mt do tipo de descida,mas na generalidade mais vale andar engatado que desengatado!não compliques

                    Comentário


                      #11
                      acho que é igual quer desengatado ou engatado, desde que não se toque no acelarador, pelo menos nos diesel a bomba pode criar pressão se o carro for engatado mas desde que se não acelere o gásoil só tem que pelo tubo de retorno para o depósito.
                      agora a gasolina não sei se pode aplicar o mesmo prencipio dos a diesel.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por C3_soul

                        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                        citação:Originalmente colocada por eL niNo

                        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                        depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!
                        se for numa mudança alta o carro n perde velocidade!

                        mas agora pondo a questao de outra maneira... a descer uma rua ingreme muito devagar, como é que gasta mais? desengatado, ou engatado em 1ª por exemplo e deixar o carro ir travado com o motor?
                        mesmo sendo alta perde sempre,se fizeres o teste vai ver que tenho razão!gasta mais desengatado.
                        Ai a guerra que estás a arranjar:D:D

                        Eu acho que deve gastar tanto desengatado como a dexer com um pouco de acelarador;)

                        só se tiveres um pezinho mt leve!

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                          citação:Originalmente colocada por C3_soul

                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                          citação:Originalmente colocada por eL niNo

                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                          depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!
                          se for numa mudança alta o carro n perde velocidade!

                          mas agora pondo a questao de outra maneira... a descer uma rua ingreme muito devagar, como é que gasta mais? desengatado, ou engatado em 1ª por exemplo e deixar o carro ir travado com o motor?
                          mesmo sendo alta perde sempre,se fizeres o teste vai ver que tenho razão!gasta mais desengatado.
                          Ai a guerra que estás a arranjar:D:D

                          Eu acho que deve gastar tanto desengatado como a dexer com um pouco de acelarador;)

                          só se tiveres um pezinho mt leve!
                          Quem tiver um carro com CB que vá tirar teimas:D

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por C3_soul

                            citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                            citação:Originalmente colocada por C3_soul

                            citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                            citação:Originalmente colocada por eL niNo

                            citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                            depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!
                            se for numa mudança alta o carro n perde velocidade!

                            mas agora pondo a questao de outra maneira... a descer uma rua ingreme muito devagar, como é que gasta mais? desengatado, ou engatado em 1ª por exemplo e deixar o carro ir travado com o motor?
                            mesmo sendo alta perde sempre,se fizeres o teste vai ver que tenho razão!gasta mais desengatado.
                            Ai a guerra que estás a arranjar:D:D

                            Eu acho que deve gastar tanto desengatado como a dexer com um pouco de acelarador;)

                            só se tiveres um pezinho mt leve!
                            Quem tiver um carro com CB que vá tirar teimas:D

                            homem que percebes de carro faz as contas de cabeça!:D

                            Comentário


                              #15
                              Quando o carro está engatado a descer, gasta menos do que se for desengatado, porque vai a a"aproveitar" a marcha por inercia, e não é injeitado combustivel no motor.... Basta conferir no BC, e no manual de indtruções do carro...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                depende se for ingreme vai engatado,se for pouco ingreme é desengatado porque ao estar engatado o motor trava o carro e temos que acelerar logo não poupamos!
                                x2 [^]

                                Comentário


                                  #17
                                  Esta foi uma dúvida q "pus" ao professor de "motores" na universidade e ele disse-me:

                                  Se for de carburador poupas em ir desengatado, se for de injecção poupas em ir engatado numa alta.
                                  Mas qdo lhe ía a perguntar porquê, acabou a aula! E o gajo nca mais me respondeu, dizia q eu tinha a obrigação de saber.

                                  Já agora, há mtos cb q indicam 0 L/100 km qdo tao desengatados, mas quer dizer, n façam de mim parvo, o motor tá a trabalhar tá a gastar, querem ver agora que me convencem q tá a trabalhar e o gasóleo volta todo pelo retorno, então e a combustão faz-se com o quê, é uma mistura de 22 porções de ar para uma porção de ar também (ou 14,7 pa 1 no caso da zagoline)!

                                  Comentário


                                    #18
                                    ESPRIT em alguns carros muda de l/km para l/h

                                    Comentário


                                      #19
                                      Haja alguem k tenha certezas....lol

                                      é simples,gasta mais engatado ou desengatado qd se ta a dexer??

                                      ha diferencas nos carros a gasolina e nos carros a gasoleo??

                                      haja ai alguem doutorado em mecanica automovel ahahah :P

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                        n façam de mim parvo, o motor tá a trabalhar tá a gastar, querem ver agora que me convencem q tá a trabalhar e o gasóleo volta todo pelo retorno, então e a combustão faz-se com o quê, é uma mistura de 22 porções de ar para uma porção de ar também (ou 14,7 pa 1 no caso da zagoline)!
                                        Quem diz que está a haver combustão? O motor está a rodar apenas por estar ligado às rodas. Não existe combustão nesse carro.

                                        O teu prof disse-te as coisas muito bem. Num carro de injecção electrónica, se não houver carga sobre o motor a injecção é nula.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por ppais

                                          citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                          n façam de mim parvo, o motor tá a trabalhar tá a gastar, querem ver agora que me convencem q tá a trabalhar e o gasóleo volta todo pelo retorno, então e a combustão faz-se com o quê, é uma mistura de 22 porções de ar para uma porção de ar também (ou 14,7 pa 1 no caso da zagoline)!
                                          Quem diz que está a haver combustão? O motor está a rodar apenas por estar ligado às rodas. Não existe combustão nesse carro.

                                          O teu prof disse-te as coisas muito bem. Num carro de injecção electrónica, se não houver carga sobre o motor a injecção é nula.
                                          entao se for injeccao é melhor ir engatado numa alta...?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isto já aqui foi discutido mais de 1.000x

                                            SE FORMOS A DESCER:

                                            ENGATADO ACIMA DAS 1.200/1.300 RPM VAI A GASTAR 0 (zero)
                                            DESENGATADO VAI A GASTAR UNS 0.3L/100

                                            Isto para carros de injecção, quer sejam gasolina ou diesel.

                                            Para carros a carburador, tanto faz.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nunca se deve desengatar o carro, só parado, claro.. E os carros actuais têm a vantagem de cortar o combustivel nas descidas qdo engatado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Numa AutoHoje de Agosto, vinha um artigo sobre dicas para poupar combustível.
                                                Aí diziam que nos motores recentes, a única forma de cortar completamente a ignição com o motor ligado é ter o carro engatado e não usar o acelerador.
                                                Aconselhavam nas descidas a engatar um relação superior e a não pisar o acelerador em vez de termos só o carro desengatado.
                                                De qualquer forma, também tenho dúvidas sobre qual o que compensa mais, até porque em certos casos, mesmo uma relação superior pode travar o motor..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por ppais

                                                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                  n façam de mim parvo, o motor tá a trabalhar tá a gastar, querem ver agora que me convencem q tá a trabalhar e o gasóleo volta todo pelo retorno, então e a combustão faz-se com o quê, é uma mistura de 22 porções de ar para uma porção de ar também (ou 14,7 pa 1 no caso da zagoline)!
                                                  Quem diz que está a haver combustão? O motor está a rodar apenas por estar ligado às rodas. Não existe combustão nesse carro.

                                                  O teu prof disse-te as coisas muito bem. Num carro de injecção electrónica, se não houver carga sobre o motor a injecção é nula.
                                                  também já li qualquer coisa do género.Engatado não gasta,ou se gasta é menos do que se for um ponto m.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No meu Fiat Idea Multijet em descida engatado ele corta a entrada de combustivel...e a prova disso é k no outro dia desci a serra da estrela smp em 3ª só recorrendo ao travão e quando cheguei lá a baixo a temperatura do motor era 0...ou seja...estava a aproveitar na totalidade o movimento das rodas. A minha duvida é se este sistema é antigo ou recente. No 1.9 psa do meu pai acho que n corta o combustivel nas descidas. Penso eu:s

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                                      Nunca se deve desengatar o carro, só parado, claro.. E os carros actuais têm a vantagem de cortar o combustivel nas descidas qdo engatado.
                                                      Como é que corta o combustível se o motor continua a trabalhar ? e se o motor está a trabalhar , há combustível a ser queimado....

                                                      Pode é não estar a ser "bombeado" para lá... pode simplesmente "escorrer" para lá (para o motor)....será isso ? [8)]

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                        citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                                        Nunca se deve desengatar o carro, só parado, claro.. E os carros actuais têm a vantagem de cortar o combustivel nas descidas qdo engatado.
                                                        Como é que corta o combustível se o motor continua a trabalhar ? e se o motor está a trabalhar , há combustível a ser queimado....

                                                        Pode é não estar a ser "bombeado" para lá... pode simplesmente "escorrer" para lá (para o motor)....será isso ? [8)]
                                                        o que faz o motor trabalhar é o movimento das rodas!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                                                          citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                                          Nunca se deve desengatar o carro, só parado, claro.. E os carros actuais têm a vantagem de cortar o combustivel nas descidas qdo engatado.
                                                          Como é que corta o combustível se o motor continua a trabalhar ? e se o motor está a trabalhar , há combustível a ser queimado....

                                                          Pode é não estar a ser "bombeado" para lá... pode simplesmente "escorrer" para lá (para o motor)....será isso ? [8)]
                                                          O motor continua a trabalhar, pq as rodas fazem-no mexer...

                                                          Se for desengatado é que a injecção electrónica tem de injectar combustivel para o motor "nao ir abaixo"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho q este assunto já foi aqui discutido antes.

                                                            Mas para os mais cepticos, poderão fazer uma experiencia.
                                                            Vão para o unicio de uma subida e façam-a toda com o carro engatado, podendo travar para manter a velocidade +/- constante.
                                                            Depois voltam a fazer o mesmo mas sem combustivel algum no deposito, e verão se o carro não faz exactamente o mesmo.

                                                            Claro que isto é uma experiencia um pouco chata e é apenas para quem não acredita sem ver.

                                                            Comentário

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