Compra ; VW Golf tdi vs Bmw S1

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Título: Compra ; VW Golf tdi vs Bmw S1

  1. #1
    Piloto de Testes EVOII's Avatar
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    Por Defeito Compra ; VW Golf tdi vs Bmw S1

    Boas, não vou fazer copy parte do formulário para a compra de um carro, visto que a decisão vai ser entre estas duas propostas:

    -VW Golf 7,5 (1.6 TDI DSG, 115ps) 2018
    Equipamento : Versão confortline (inclui gps) e cx auto

    - Bmw 116d Lci auto (2018)
    Equipamento: Versão sport, cx auto, iluminação led, gps business


    Sem entrar em grandes discussões a aquisição desta viatura vai servir um propósito mt específico, que é duas a três viagens Mensais de 600 kms (ida e volta) e pequenas deslocações pontuais em cidade.

    Durante sensivelmente 6 meses um ano vai ser viatura única (dois condutores).
    Caso justifique no final do período de utilização, transita a segundo carro.

    Neste momento vejo prós e contras em ambas as opções, estou divido até pq o valor de aquisição é rigorosamente o mesmo, assim como a kilometragem de ambas as unidades.

    Agradeço desde já as vossas opiniões.
    Última edição por EVOII : 15-04-19 às 21:48:02


  2. #2
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
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    Acho que neste caso é uma questão de gosto pessoal, até porque ambos se vendem quase por si só no mercado alemão (isto já a pensar numa possível revenda).

    De resto, o Golf será um carro mais prático porque bastante mais espaçoso, por exemplo, e a manutenção também será mais barata. Em conclusão: se a racionalidade e objectividade forem factores determinantes, Golf sem dúvida.
    EVOII gosta disto.

  3. #3
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    Precisando de espaço, escolheria o Golf.

    Em termos de configuração acho que prefiro o bimmer. Só o led, para mim teria imensa importância.

  4. #4
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    Se espaço e sentido prático forem importantes, iria para o Golf. Sendo durante 6 meses o único carro iria mesmo para o mais completo.

    o 1.6 TDI é conhecido por fazer um casamento muito feliz com a DSG.

    Depois deixa-nos aqui a tua decisão

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
    Precisando de espaço, escolheria o Golf.

    Em termos de configuração acho que prefiro o bimmer. Só o led, para mim teria imensa importância.
    É justamente a questão da iluminação led no caso do Bmw, q está a “baralhar” a opinião aqui em casa.

    A questão do espaço não será demasiado relevante, até pq as viagens serão feitas a dois (adultos) e uma criança de 9 anos.


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
    Se espaço e sentido prático forem importantes, iria para o Golf. Sendo durante 6 meses o único carro iria mesmo para o mais completo.

    o 1.6 TDI é conhecido por fazer um casamento muito feliz com a DSG.

    Depois deixa-nos aqui a tua decisão

    Aqui por casa algures por 2013, passou uma A3 Sportback 1.6 tdi 105ps (8VA) com caixa dsg.

    Por ter ficado amplamente satisfeito, estou a equacionar novamente este binómio embora com “vestes” diferentes.

  7. #7
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    Mas o Golf é mesmo muito mais espaçoso? Pergunto porque são carros similares em tamanho e gostaria de perceber o porquê desta opinião.

    Em relação à manutenção, se o Bmw tiver os 100 mil kms/5 anos incluídos pode ser um trunfo (ou não...). O led também é outro grande trunfo e a fama da dinâmica (se de facto isto se verificar na prática e se sequer importar para o caso).

    Pessoalmente gosto dos 2, mas o S1 seria a minha escolha, mesmo que não tivesse led, por gosto pessoal apenas.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por EVOII Ver Post
    É justamente a questão da iluminação led no caso do Bmw, q está a “baralhar” a opinião aqui em casa.

    A questão do espaço não será demasiado relevante, até pq as viagens serão feitas a dois (adultos) e uma criança de 9 anos.
    E em relação ao conforto? A 1.ª geração do S1 era uma autêntica tábua, não sei se isso melhorou nas gerações seguintes, mas o Golf continuará sempre a ser o mais confortável.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Mas o Golf é mesmo muito mais espaçoso? Pergunto porque são carros similares em tamanho e gostaria de perceber o porquê desta opinião.

    (...)
    Desde logo pela arquitectura do carro. Tracção traseira e motor longitudinal nunca foram amigos da racionalidade de espaço, ao contrário da tracção dianteira/motor transversal.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    E em relação ao conforto? A 1.ª geração do S1 era uma autêntica tábua, não sei se isso melhorou nas gerações seguintes, mas o Golf continuará sempre a ser o mais confortável.
    O sport continua bastante rijo. Nesse tipo de utilização é assumindo que seria em estradas sem buracos, iria para o S1... Caso haja buracos, Golf

  11. #11
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    Lino, que versão do S1 da 1ª geração é que conduziste ou andaste? Tenho lá um por casa jante 16 run-flat e de tábua não tem nada. Aliás o conforto surpreendeu-me quando o experimentei antes de comprar exactamente por ter lido opiniões como a que deste.

    Dito isto, às vezes é preciso uma dose de relatividade com o termo que se tem para comparação.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Mas o Golf é mesmo muito mais espaçoso? Pergunto porque são carros similares em tamanho e gostaria de perceber o porquê desta opinião.

    Em relação à manutenção, se o Bmw tiver os 100 mil kms/5 anos incluídos pode ser um trunfo (ou não...). O led também é outro grande trunfo e a fama da dinâmica (se de facto isto se verificar na prática e se sequer importar para o caso).

    Pessoalmente gosto dos 2, mas o S1 seria a minha escolha, mesmo que não tivesse led, por gosto pessoal apenas.
    O Golf efectivamente possui cotas de habitabilidade superiores ao S1.

    No caso do Bmw possui o “service inclusive” e 4 anos garantia de Fábrica.
    A questão dinâmica não é relevante para a utilização a dar. Já no q diz respeito ao conforto, em teoria a suspensão traseira do S1 deve ser mais tolerante que o eixo de torção do Golf.

    Nota: A unidade do S1 em questão, não possui pneus runflat.

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Desde logo pela arquitectura do carro. Tracção traseira e motor longitudinal nunca foram amigos da racionalidade de espaço, ao contrário da tracção dianteira/motor transversal.
    Gostava de ver quotas de habitabilidade...repara “muito mais espaçoso” foi o termo que usaste. Pela própria filosofia do Golf parece normal é óbvio que seja mais espaçoso (e confortável também), mas muito mais ao ponto disso ser decisivo para 3 ou 4 pessoas?

    A tração traseira prejudica essencialmente o lugar do meio atrás, que é quase um meio lugar. O Classe A da 1ª geração é pior nos outros 2 lugares traseiros que o S1 e tem tração dianteira.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por EVOII Ver Post
    O Golf efectivamente possui cotas de habitabilidade superiores ao S1.

    No caso do Bmw possui o “service inclusive” e 4 anos garantia de Fábrica.
    A questão dinâmica não é relevante para a utilização a dar. Já no q diz respeito ao conforto, em teoria a suspensão traseira do S1 deve ser mais tolerante que o eixo de torção do Golf.

    Nota: A unidade do S1 em questão, não possui pneus runflat.
    Nunca esteve isso em causa na minha cabeça, mas sim a diferença.

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    E em relação ao conforto? A 1.ª geração do S1 era uma autêntica tábua, não sei se isso melhorou nas gerações seguintes, mas o Golf continuará sempre a ser o mais confortável.

    Eu possui um S1 primeira geração em 2007 com pack M e jantes 18...um autêntico quebra costas

    Para além da geração actual ser mt mais tolerante no conforto, o S1 q estou a equacionar possui jantes 16 e sem runflat.
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  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por EVOII Ver Post
    Eu possui um S1 primeira geração em 2007 com pack M e jantes 18...um autêntico quebra costas

    Para além da geração actual ser mt mais tolerante no conforto, o S1 q estou a equacionar possui jantes 16 e sem runflat.
    É isto...a configuração faz toda a diferença.

  17. #17
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    Dado que estamos a falar de 2 carros em fim de vida terás que ter em conta um factor adicional.

    o serie 1 ja tem leaks de fotos, e sairá la para setembro, o que tem naturalmente impacto nos valores dado que o modelo atual passa a ser um mono em resto de stock.

    O golf só deve ser substituído lá para março 2020, e deixa margem de manobra.
    EVOII gosta disto.

  18. #18
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    Nunca esteve isso em causa na minha cabeça, mas sim a diferença.
    Sim, o Golf é consideravelmente mais espaçoso e o acesso ao habitáculo é imensamente mais fácil no Golf, no S1 as portas são minúsculas (refiro-me às versões de 5 portas). Em carros pequenos como estes, todos os centímetros contam.

    Respondendo ao post inicial, nas questões práticas o Golf é francamente mais bem concebido e funcional.
    Última edição por Jbranco : 16-04-19 às 11:41:58

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Sim, o Golf é consideravelmente mais espaçoso e o acesso ao habitáculo é imensamente mais fácil no Golf, no S1 as portas são minúsculas (refiro-me às versões de 5 portas). Em carros pequenos como estes, todos os centímetros contam.

    Respondendo ao post inicial, nas questões práticas o Golf é francamente mais bem concebido e funcional.
    Portas minúsculas? Então mas as do Golf têm mais um palmo?

    O acesso é compreensível tendo em conta o cariz (diferente) de ambos os modelos.

    Quanto ao espaço, desculpa mas continuo à espera dos números para analisar...não acredito que os actuais modelos tenham assim tanta diferença.

    A concepção da 1ª geração não é brilhante e fica muitos furos abaixo do Golf da época. Actualmente não sei, mas acredito que o Golf continue melhor.

  20. #20
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    Basicamente, em dois carros tão parecidos compra aquele que achas que melhor se venda na altura que o quiseres fazer.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Portas minúsculas? Então mas as do Golf têm mais um palmo?

    O acesso é compreensível tendo em conta o cariz (diferente) de ambos os modelos.

    Quanto ao espaço, desculpa mas continuo à espera dos números para analisar...não acredito que os actuais modelos tenham assim tanta diferença.

    A concepção da 1ª geração não é brilhante e fica muitos furos abaixo do Golf da época. Actualmente não sei, mas acredito que o Golf continue melhor.
    O espaço nos lugares é francamente acanhado em comparação com o Golf. Claro que se trata sempre de poucos centímetros, mas em carros pequenos qualquer centímetro adicional é uma bênção.

    Citação Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
    Basicamente, em dois carros tão parecidos compra aquele que achas que melhor se venda na altura que o quiseres fazer.
    Em utilização não têm nada de parecido. O S1 é mais engraçado de conduzir, o Golf é mais confortável, mais espaçoso e mais funcional.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    Dado que estamos a falar de 2 carros em fim de vida terás que ter em conta um factor adicional.

    o serie 1 ja tem leaks de fotos, e sairá la para setembro, o que tem naturalmente impacto nos valores dado que o modelo atual passa a ser um mono em resto de stock.

    O golf só deve ser substituído lá para março 2020, e deixa margem de manobra.
    Desculpem fazer hijack ao tópico, mas também ando com a ideia de importar um 120i de 2017/2018, mas isto de daqui uns meses sair uma nova versão deixa-me um bocado apreensivo para depois uma venda posterior, a acontecer digamos daqui uns 3 anos. Estou um bocado com a panca do serie 1, mas não queria que desvalorizasse em demasia, ainda por cima com a nova versão de 2019.

    Acham que vale mais a pena apostar no GTI, mesmo que não me agrade tanto? Vi os preços de compra de um novo em Portugal e são abusivos (~50k), por isso deduzo que o valor em usado seja mais elevado?

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    O espaço nos lugares é francamente acanhado em comparação com o Golf. Claro que se trata sempre de poucos centímetros, mas em carros pequenos qualquer centímetro adicional é uma bênção.

    Em utilização não têm nada de parecido. O S1 é mais engraçado de conduzir, o Golf é mais confortável, mais espaçoso e mais funcional.
    São poucos cms e notam-se. Estamos de acordo. Se fazem a diferença para definir a compra, isso já depende do que se procura. P.e usar com frequência os 3 lugares atrás ou ter que andar com ovos dos recém-nascidos pode ser um dealbreaker. Igual para pessoas com mobilidade reduzida, muito pelo acesso mais baixo o S1, tornando-o como disseste mais complicado de entrar e sair.

    Algo que piora esta percepção (de pouco espaço) é mesmo a posição mais baixa dos bancos e do pilar C, levando-nos a sentir “claustrofobia” dentro do carro.

    Por tudo isto, o conselho de testar os 2 é o melhor de todos. Às vezes há pormenores para uns que podem ser “pormaiores” para outros.

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