Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de viatura - Diesel vs. Hibrido Plug In (usados)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de viatura - Diesel vs. Hibrido Plug In (usados)

    Chegado o fim de vida útil do Astra H 1.7 100 cv de uma familiar minha, aos 302k km, surge a necessidade de arranjar substituto.

    Deverá ser uma viatura do segmento C, com câmara traseira de estacionamento e os normais equipamentos do segmento. Como requisito, e de forma a inimizar as queixas relativamente ao Astra H, o banco deverá ser mais alto, de forma a permitir a entrada e saída da minha avó... Uma rapariga dos seus 82 anos... Não é necessário SUV, pois a altura do banco da Fiat Strada chega bem.

    Orçamento: 15 mil € já com a retoma do charuto, que trabalha e anda... "Só" a parte elétrica/eletrónica é que está pela hora da morte, além de outras coisas.

    Percursos - 4x3km diariamente e uma viagem semanal de uns 160 km... Depois existem os imprevistos/passeios... o Astra fez uns 15 mil nos últimos 7 meses.

    Hipóteses em cima da mesa:
    - Nissan Pulsar dci / Fiat Tipo Mjet, com até 50 mil km e uns 2 anos;
    - Optar por um Toyota Prius Plug-in, que terá uns 6 anos e uns 100 mil a 150 mil km.

    Existe a possibilidade de carregar a viatura em casa, razão pela qual equacionei o plug in.

    A diferença de IUC ronda os 50€/ano, a favor dos diesel, a manutenção do Prius teria que ser feita na marca (oficina 40 km) para preserva a garantia das baterias.

    Digam-me de vossa justiça... existem outras opções? qual a melhor destas?

    #2
    Um Nissan Leaf não será hipótese?

    Isto naqueles em que a bateria já é da viatura... para não ter de ficar a pagar o aluguer da mesma.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Um Nissan Leaf não será hipótese?

      Isto naqueles em que a bateria já é da viatura... para não ter de ficar a pagar o aluguer da mesma.
      Qual será a autonomia disto? já perdeu 7% de capacidade das baterias?

      https://www.olx.pt/anuncio/nissan-le...tml#8c011e0b17

      Duvido que consiga mudar o mindset da senhora assim... mas não custa tentar

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
        Qual será a autonomia disto? já perdeu 7% de capacidade das baterias?

        https://www.olx.pt/anuncio/nissan-le...tml#8c011e0b17

        Duvido que consiga mudar o mindset da senhora assim... mas não custa tentar



        A versão de 24kWh... dava como tendo uma autonomia de 199km

        Mas real, parece que andava nos 150km

        Já agora:


        https://www.km77.com/coches/nissan/l...ar/informacion
        Editado pela última vez por nto; 26 April 2019, 13:46.

        Comentário


          #5
          Já agora info do 1º Leaf, em que no caso falam também da versão com a bateria de 24kWh


          https://www.km77.com/coches/nissan/l...ar/informacion

          Comentário


            #6
            Toyota Prius é a melhor solução de longe. Melhor tecnologia e maior experiencia no ramo. O resto são copias que não valem a pena e diesel esquece que o ministro ja veio dizer que não iam valer nada daqui a pouco tempo
            Editado pela última vez por Bulhaa; 26 April 2019, 13:54.

            Comentário


              #7
              Conheço bem ambos os modelos. O Leaf mesmo novo seria arriscado para viagens de 160 km sem recarga. Um usado neste valor terá 4 a 5 anos e a bateria já contará com 20% ou mais de degradação, o que piora consideravelmente o cenário.

              Um Prius plug in de terceira geração é a.melhor opção, assegura os circuitos diários com uma única carga noturna e faz as viagens maiores com bons consumos. E se for preciso excecionalmente um viagem muito mais longa está lá para as curvas.

              Para este tipo de uso um diesel não faz sentido.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                Conheço bem ambos os modelos. O Leaf mesmo novo seria arriscado para viagens de 160 km sem recarga. Um usado neste valor terá 4 a 5 anos e a bateria já contará com 20% ou mais de degradação, o que piora consideravelmente o cenário.

                Um Prius plug in de terceira geração é a.melhor opção, assegura os circuitos diários com uma única carga noturna e faz as viagens maiores com bons consumos. E se for preciso excecionalmente um viagem muito mais longa está lá para as curvas.

                Para este tipo de uso um diesel não faz sentido.
                Obrigado pelo feedback. O próprio mecânico recomenda o Prius, mesmo sabendo que perderá a cliente, pois passará a ir à marca.

                Se as baterias derem raia, já que o carro é para manter por bastantes anos, que alternativas existem? Só na marca? Aftermarket?

                O que achas deste?

                https://www.olx.pt/anuncio/toyota-pr...tml#2aa0a1b4c9

                Comentário


                  #9
                  Eu no Prius teria em conta o estado das baterias com mais de 100.000km, antes de comprar levava o carro à Toyota para eles avaliarem o estado das mesmas...

                  Esse que postaste diz que só faz 20km em modo eléctrico, não sei quanto é que é suposto fazer em novo mas 20km de autonomia em eléctrico parece-me pouco...se calhar preferia comprar um híbrido normal tipo Auris, que com esse preço já se consegue comprar mais recente e com menos desgaste e são muito económicos também.

                  Para esse tipo de utilização,acho que não iria para um diesel.

                  Comentário


                    #10
                    Parece bom de aspeto. Como sempre o valor deveria ser negociado um pouco em baixa.

                    É de pedir o comprivativo de revisão e extensão da garantia da bateria. Se não tiver deverá ser uma condição de compra ir à marca fazer o teste e obter a extensão de garantia (pode ir até 10 anos, ano a ano).

                    A bateria do plug in é de apenas 3 kWh úteis e dá para vcerca de 20 km. A degradação deste exemplar tendo em conta um que conheço com mais 1 ano e o dobro dos km não será nada de especial (menos de 10%).

                    Comentário


                      #11
                      Nota: um plug in não é destinado a andar sempre em elétrico, mas sim a fazer o essencial dos km de circuitos pendulares em elétrico. É o que acontece neste caso.

                      Comentário


                        #12
                        Para a utilizadora final, a caixa de velocidades não é problema? Digo isto porque há n pessoas que vetam logo os hibridos / elétricos por não terem caixa manual.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                          Eu no Prius teria em conta o estado das baterias com mais de 100.000km, antes de comprar levava o carro à Toyota para eles avaliarem o estado das mesmas...

                          Esse que postaste diz que só faz 20km em modo eléctrico, não sei quanto é que é suposto fazer em novo mas 20km de autonomia em eléctrico parece-me pouco...se calhar preferia comprar um híbrido normal tipo Auris, que com esse preço já se consegue comprar mais recente e com menos desgaste e são muito económicos também.

                          Para esse tipo de utilização,acho que não iria para um diesel.
                          Julgo que era a autonomia anunciada.

                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                          Parece bom de aspeto. Como sempre o valor deveria ser negociado um pouco em baixa.

                          É de pedir o comprivativo de revisão e extensão da garantia da bateria. Se não tiver deverá ser uma condição de compra ir à marca fazer o teste e obter a extensão de garantia (pode ir até 10 anos, ano a ano).

                          A bateria do plug in é de apenas 3 kWh úteis e dá para vcerca de 20 km. A degradação deste exemplar tendo em conta um que conheço com mais 1 ano e o dobro dos km não será nada de especial (menos de 10%).
                          E se as baterias derem raia? Quanto fica a conta?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                            Para a utilizadora final, a caixa de velocidades não é problema? Digo isto porque há n pessoas que vetam logo os hibridos / elétricos por não terem caixa manual.
                            Não é problema, mas é uma observação válida

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                              Para a utilizadora final, a caixa de velocidades não é problema? Digo isto porque há n pessoas que vetam logo os hibridos / elétricos por não terem caixa manual.
                              Pois...são as pessoas que não sabem o que é conforto...

                              Comentário


                                #16
                                Rui, esse quotidiano pede mesmo um plug-in. Em alternativa, e tendo em conta que há, pelo menos, as deslocações semanais de 160 kms, não teria assim tanto problema em comprar um carro com FAP, mesmo que fosse diesel.

                                Portanto, como primeira escolha veria os plug-in, no sentido de encontrar algum que preencha os vossos requisitos. Em alternativa, qualquer outro carro com poucos kms e poucos anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quanto ao custo das baterias, não sei. Nunca dei conta em forum algum de um caso de substituição de baterias de um plug in. Mas recordo que no exemplo em causa a garantia ainda pode ser estendida por mais 5 anos bastando fazer as revisoes na marca.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                    Nota: um plug in não é destinado a andar sempre em elétrico, mas sim a fazer o essencial dos km de circuitos pendulares em elétrico. É o que acontece neste caso.
                                    Eu sei qual é a finalidade de um plug in.

                                    Pensava era que estes Prius tivessem uma autonomia em novo de cerca de 40 km e quando vi anunciado 20 km achei pouco, mas pelos vistos é a praticamente a mesma autonomia de novo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                      Para a utilizadora final, a caixa de velocidades não é problema? Digo isto porque há n pessoas que vetam logo os hibridos / elétricos por não terem caixa manual.
                                      Qaundo comprei o meu primeiro carro automático a minha mulher até não era muito fã, até fez uma ou outra travagem a fundo a pensar que estava a carregar na embraiagem e era o travão, mas em pouco tempo uma pessoa habitua-se e ela agora não quer outra coisa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                        Eu sei qual é a finalidade de um plug in.

                                        Pensava era que estes Prius tivessem uma autonomia em novo de cerca de 40 km e quando vi anunciado 20 km achei pouco, mas pelos vistos é a praticamente a mesma autonomia de novo.
                                        40-50 km é a geração atual (4G) em que a bateria duplicou de 3 para 6 kWh. A geração 3G sempre foi de cerca de 20 km.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                          Eu sei qual é a finalidade de um plug in.

                                          Pensava era que estes Prius tivessem uma autonomia em novo de cerca de 40 km e quando vi anunciado 20 km achei pouco, mas pelos vistos é a praticamente a mesma autonomia de novo.
                                          40-50 km é a geração atual (4G) em que a bateria duplicou de 3 para 6 kWh. A geração 3G sempre foi de cerca de 20 km.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda não foram dados grandes passos, talvez na próxima semana que tenho mais disponibilidade.

                                            Entretanto, surgiu a questão... Prius vs. Opel Ampera.

                                            Sei que são conceitos um pouco diferentes. Mas para 4x3 km diariamente é uma viagem de 2x80 km semanal, será uma boa aposta? Como é a fiabilidade daquilo?

                                            Estou a pensar num exemplar de 2012.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Ainda não foram dados grandes passos, talvez na próxima semana que tenho mais disponibilidade.

                                              Entretanto, surgiu a questão... Prius vs. Opel Ampera.

                                              Sei que são conceitos um pouco diferentes. Mas para 4x3 km diariamente é uma viagem de 2x80 km semanal, será uma boa aposta? Como é a fiabilidade daquilo?

                                              Estou a pensar num exemplar de 2012.
                                              O carro até se tem portado bem em termos de fiabilidade das baterias. Em relação ao Prius trm bastante mais autonomia (50-70 km), com a contrapartida de gastar bastante mais combustível quando esgota a carga das mesnas. Um problema é ter um espaço interior acanhado atrás, com dois lugares apertados, e uma mala muito pequena, e outro o ser um carro descontinuado na europa pelo que poderá haver problemas de assistência.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Dado que há várias deslocações diárias de 3 kms o plugin parece-me muito interessante. As opções em usado são curtas e a que de imediato me ocorre é o já mencionado Prius PHEV.

                                                Convém que tenha revisões na marca, penso que assim estará abrangido com garantia até 10 anos desde que vá anualmente à marca. A fiabilidade costuma ser de muito bom nível mas ainda assim eu preferia ter garantia. A manutenção na Toyota costuma ser em conta e nestes carros há menos componentes a necessitar de troca. Os componentes de travagem costumam durar muito mais graças às travagem regenerativa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                  O carro até se tem portado bem em termos de fiabilidade das baterias. Em relação ao Prius trm bastante mais autonomia (50-70 km), com a contrapartida de gastar bastante mais combustível quando esgota a carga das mesnas. Um problema é ter um espaço interior acanhado atrás, com dois lugares apertados, e uma mala muito pequena, e outro o ser um carro descontinuado na europa pelo que poderá haver problemas de assistência.
                                                  Obrigado pelo feedback.

                                                  Desconhecia esse pormenor da diferença de consumo. O espaço não é o factor mais importante, visto que os filhos, estão criados e têm os seus carros.

                                                  Relativamente à mecânica, fiando-me nos sites de peças, o Ampera/Volt partilhas muitos componentes com o Astra J. Mas obviamente que em componentes específicos, a coisa será mais complicada, se já está descontinuado na Europa. É que apesar de o carro não ser para mim, qualquer sinal de avaria que dê sou eu que tenho de tomar medidas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ora bem, finamente está escolhido o alvo...

                                                    Malta entendida, o que ver neste espécime?

                                                    https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ser importado não é problema? Não há risco de ter sido táxi/Uber?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                        Ser importado não é problema? Não há risco de ter sido táxi/Uber?
                                                        Essa foto tinha-me passado completamente

                                                        Uma vez que tem revisões na Toyota, em Portugal também, e tem a garantia das baterias activa. Não me parece impedimento...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Essa foto tinha-me passado completamente

                                                          Uma vez que tem revisões na Toyota, em Portugal também, e tem a garantia das baterias activa. Não me parece impedimento...
                                                          Na foto o último carimbo é de fora de Portugal com aparentemente 128.000km.

                                                          Não digo que seja factor de exclusão mas convém ver mais em pormenor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Ora bem, finamente está escolhido o alvo...

                                                            Malta entendida, o que ver neste espécime?

                                                            https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link
                                                            Levava a Toyota para um check-up geral, principalmente as baterias, que há que ter mais atenção que os híbridos "normais".

                                                            Ver a questão do ser importado e se a garantia está activa em Portugal.

                                                            De resto, ver se funciona tudo como deve de ser.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X