Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Punto 2008 gasóleo ou Punto 2012 gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Punto 2008 gasóleo ou Punto 2012 gasolina

    Boas.

    Estou indeciso entre dois carros:

    -Fiat Punto 2008 1.3mjet (75cv) a gasóleo - stand 1ano de garantia.

    -Fiat Punto 2012 1.2 (69cv) a gasolina. Privado

    Ambos carros custam o mesmo preço e tem 130k, e estão em estados semelhantes.
    Faço à volta de 10000 kms anuais.

    Por um lado tenho a gasóleo que permite poupar uns euros em gasóleo e com garantia, mas por outro tenho um carro mais recente a gasolina a um privado (lotaria).

    Alguma opinião?

    Obrigado
    Editado pela última vez por casser; 27 April 2019, 03:13.

    #2
    Comprar a um stand, mesmo com garantia, não deixa de ser também uma lotaria.

    Esses 11000 km/ano que o diesel apresenta até podem ser reais, mas são mais suspeitos do que os do gasolina, que fez quase o dobro. Não faltarão casos de pessoas que compraram diesel quando claramente não se justificava, mas eu iria ver as quilometragens às datas das inspeções.

    Comentário


      #3
      Eu iria para o a gasolina.
      Para 10.000 km/ano não se justifica um diesel. Além disso, esse motor a gasolina é bem mais fiável que o diesel e a dar problemas sai mais barato.
      Ficas também com um carro mais recente.

      Comentário


        #4
        o 1.3 é bastante fiável, não digas asneiras. já andei num com mais de 300 mil e de 2003, ou seja, mais velho que esse, que fazia 1000kms por semana em duas viagens de 500kms cada. para o user atingir 300 mil, o carro vai primeiro para a sucata.

        no entanto, um carro mais recente cerca de 4 anos, mesmo sendo a gasolina, é de ficar de pensar duas vezes. é um test-drive aos dois e aí decide-se.

        Comentário


          #5
          Não digo asneiras?
          Em primeiro lugar, eu não disse que o 1.3 Mjet não era fiável. Disse sim que o 1.2 é ainda mais fiável.
          Em segundo lugar eu tive um Panda com esse motor desde novo até aos 197.000 kms. Foi razoavelmente fiável mas tive de trocar injectores por exemplo.
          Em terceiro lugar, o 1.2 a gasolina por ser muito mais simples, tem menos por onde avariar, e em caso de avarias é mais acessível.
          Se somarmos isto tudo aos 10.000 kms anuais e ao facto do otto ser 4 anos mais novo, eu só posso recomendar o 1.2 a gasolina.

          Comentário


            #6
            Agradeço as respostas.

            O que dizem vai a encontro do que tenho pesquisado, o motor do 2012 é fiável..

            Eu também estou inclinado para o gasolina, mas 130.000km em 7 anos nos Açores parece me muito, não temos autoestradas, somos uma ilha sem muito para ir

            O gasóleo, tem a vantagem de ser vendido pelo stand de usados do representante Fiat dos Acores, disseram me que conseguem confirmar a origem do carro e se tem feito as revisões na marca.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
              Não digo asneiras?
              Em primeiro lugar, eu não disse que o 1.3 Mjet não era fiável. Disse sim que o 1.2 é ainda mais fiável.
              Em segundo lugar eu tive um Panda com esse motor desde novo até aos 197.000 kms. Foi razoavelmente fiável mas tive de trocar injectores por exemplo.
              Em terceiro lugar, o 1.2 a gasolina por ser muito mais simples, tem menos por onde avariar, e em caso de avarias é mais acessível.
              Se somarmos isto tudo aos 10.000 kms anuais e ao facto do otto ser 4 anos mais novo, eu só posso recomendar o 1.2 a gasolina.
              também conheço quem tenha um cora 1.2 a gpl de origem e o carro sendo de 2014, já vai no segundo injetor. ou seja, problemas qualquer um tem e pode vir a ter...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                também conheço quem tenha um cora 1.2 a gpl de origem e o carro sendo de 2014, já vai no segundo injetor. ou seja, problemas qualquer um tem e pode vir a ter...
                Pois podem, mas o histórico destes 1.2 fire (nada a ver com esse cora, será corsa?!?!?) é melhor que o do multijet.

                Comentário


                  #9
                  corsa, sim. é o meu teclado que te andado a falhar muito. já são alguns anos. eu sei que o motor é diferente, mas dá problemas na mesma. aliás, qualquer motor ou conjunto de periféricos tem as suas manias.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por casser Ver Post
                    Agradeço as respostas.

                    O que dizem vai a encontro do que tenho pesquisado, o motor do 2012 é fiável..

                    Eu também estou inclinado para o gasolina, mas 130.000km em 7 anos nos Açores parece me muito, não temos autoestradas, somos uma ilha sem muito para ir

                    O gasóleo, tem a vantagem de ser vendido pelo stand de usados do representante Fiat dos Acores, disseram me que conseguem confirmar a origem do carro e se tem feito as revisões na marca.
                    Sendo stand da marca e com a explicação de estares nos Açores a probabilidade de km "artificialmente baixos" no diesel é menor.

                    Quando fui aí de férias, aluguei um carro que tinha 5 anos e já apresentava princípios de ferrugem nas portas. Fiquei com a ideia que o clima é mais húmido, o que não surpreende porque não se conseguem afastar muito do mar. É uma situação recorrente? É que, em caso afirmativo, é um argumento extra a favor do carro mais recente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      o 1.3 é bastante fiável, não digas asneiras. já andei num com mais de 300 mil e de 2003, ou seja, mais velho que esse, que fazia 1000kms por semana em duas viagens de 500kms cada. para o user atingir 300 mil, o carro vai primeiro para a sucata.

                      no entanto, um carro mais recente cerca de 4 anos, mesmo sendo a gasolina, é de ficar de pensar duas vezes. é um test-drive aos dois e aí decide-se.
                      E é nisso que te baseias para fizer que o 1.3 é mais fiável que o 1.2 gasolina ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                        Sendo stand da marca e com a explicação de estares nos Açores a probabilidade de km "artificialmente baixos" no diesel é menor.

                        Quando fui aí de férias, aluguei um carro que tinha 5 anos e já apresentava princípios de ferrugem nas portas. Fiquei com a ideia que o clima é mais húmido, o que não surpreende porque não se conseguem afastar muito do mar. É uma situação recorrente? É que, em caso afirmativo, é um argumento extra a favor do carro mais recente.
                        É mesmo comum aqui problemas de ferrugem e não é só em carros..tb em casas, tudo o que tem metal tem uma vida muito curta aqui. Humidade média de 80%, muitos dias de maresia. A ferrugem é uma das razões que estou a desfazer-me do meu carro actual..

                        Estou inclinado para o Punto de 2012 a gasolina.. claro que daqui a 5/6 anos se quiser vender o carro, vai estar com quase 200.000 kms, vai ser dificil desfazer-me dele por um preço jeitoso.

                        Comentário


                          #13
                          O Punto em 2010 recebeu um GRANDE restyling que o melhorou em todos os aspetos, desde a qualidade interior até à segurança. Um Punto de 2012 é globalmente bem superior ao de 2008.

                          Além disso teoricamente o 1.2 Fire será mais fiável do que o Mjet porque é um motor muito mais simples.

                          Se para ti 69cv são suficientes, então vai para o Punto de 2012.

                          Comentário


                            #14
                            Ia falar no ambiente marítimo agressivo das ilhas, mas já vi que o conheces melhor que eu... e isso afecta ambos os veículos.

                            Paga 60€ no IMT e pede certidão de ambos os carros! Talvez ambos apresentem os km reais! Mas não perdes em ter mais alguma certeza.

                            O 1.2 a gasolina não é um foguete! Mas é barato de manter... (mesmo que a junta da cabeça venha a dar o berro) e não creio que no final de 3 anos a diferença de consumos consiga justificar outra escolha...

                            Ao fim de mais 6 anos nenhum deles vai valer nada!


                            PS: Gosto de ambos e não tenho nenhum nem nunca tive! Apenas os conduzi (e não me posso queixar dos custos do 1.3 diesel... só o conduzi durante os 1os 3 anos e 100k km... nem um injector aquilo levou, daí para a frente desconheço!)




                            Daqui a 6 anos, vens cá vendê-lo a este amigo: https://forum.motorguia.net/forum-ge...te-1200-a.html


                            Não lhe digas é que o carro vem das ilhas!
                            Editado pela última vez por CL; 28 April 2019, 22:59.

                            Comentário


                              #15
                              Sobre esse Punto, um familiar meu tem o de 2013 que é igual ao de 2012 acho eu, e com 1.2i 69cv.

                              O motor é lentinho, parece ser menos de 69cv sem dúvida. Mas, o silêncio, a direcção precisa e suave, a caixa boa e toda aquela suavidade da transmissão e embraiagem , encantaram-me

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                E é nisso que te baseias para fizer que o 1.3 é mais fiável que o 1.2 gasolina ?
                                não, basei-o no que este motor aguenta no grupo fiat, ao contrário do grupo Opel. também te podia falar da minha parca experiência de 3 dias e cerca de 150kms com um de 2010 ou 2011. gostei de o conduzir, era básico, mas em nacionais da N125 andava e desenrascava-se bem. os consumos andavam muito próximos dos 6 de CB. EM SUMA, ACHEI-O UM CARRO HONESTO, BOM PARA FAMÍLIAS QUE NÃO CONDUZAM MUITO E QUE QUEIRAM ALGO FIÁVEL.

                                Comentário


                                  #17
                                  Agradeço as respostas.

                                  Fui ontem ver o carro de 2012, e estava com bom estado, curti o carro Mas pede 5000€, e fico com o pé atrás, pois 130k kms nos Açores não são 130k kms do continente, aqui os carros ficam muito mais mal tratados com falta de bons pisos.


                                  Entretanto vi um Fiat Punto EVO de 2010 - 1.2 65cv gasolina, com 90k kms, muito bem estimado por 5000€..mas tem a luz de aviso da direção assistida acesa, o dono diz que a luz está acesa à anos e nas últimas 2 revisões a Fiat diz que está sempre tudo ok. Amanhã o carro vai novamente à Fiat para confirmar se há mesmo problema da direção assistida.


                                  Mas partindo do princípio que a Fiat resolve o problema da direção assistida..
                                  2012 1.2 69cv gasolina com 130k kms
                                  2010 1.2 65cv gasolina com 92k kms

                                  Em termos de consumos, iria ver grande diferença entre os dois carros?

                                  Obrigado.
                                  Editado pela última vez por casser; 02 May 2019, 12:28.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por casser Ver Post
                                    Agradeço as respostas.

                                    Fui ontem ver o carro de 2012, e estava com bom estado, curti o carro Mas pede 5000€, e fico com o pé atrás, pois 130k kms nos Açores não são 130k kms do continente, aqui os carros ficam muito mais mal tratados com falta de bons pisos.


                                    Entretanto vi um Fiat Punto EVO de 2010 - 1.2 65cv gasolina, com 90k kms, muito bem estimado por 5000€..mas tem a luz de aviso da direção assistida acesa, o dono diz que a luz está acesa à anos e nas últimas 2 revisões a Fiat diz que está sempre tudo ok. Amanhã o carro vai novamente à Fiat para confirmar se há mesmo problema da direção assistida.


                                    Mas partindo do princípio que a Fiat resolve o problema da direção assistida..
                                    2012 1.2 69cv com 130k kms
                                    2010 1.2 65cv com 92k kms

                                    Em termos de consumos, iria ver grande diferença entre os dois carros?

                                    Obrigado.
                                    Se for pelo mesmo preço, acho que preferia o de 130k, se já tiver a revisão dos 100k feita.
                                    Sendo que é 2 anos mais recente.

                                    PS: Sim também escolhia o carro a gasolina, aliás foi o que fiz à cerca de 3 anos atrás com um Fiat 500 para a minha mulher.
                                    Na altura não obtive bom feedback do 1.3 diesel da Fiat, para quem faz poucos kms anuais...

                                    Comentário


                                      #19
                                      baseio-me e não basei-o nem sei o que é que escrevi no outro post!

                                      quanto à tua dúvida, se a diferença fosse maior, aí uns 75 mil para 130, escolhia o mais antigo. sendo assim, se calhar o de 130 ia melhor pelo mesmo preço. são praticamente 10 anos que o outro já leva e kms não são tudo, embora eu prefira sempre poucos kms. vê isso da direção assistida. pode ser o city ou a direção assistida que funciona e do nada deixa de funcionar. isso é caro e chato de resolver.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Entre um de 2012 que aparenta estar em bom estado e outro com mais 2 anos (embora menos kms) e com problemas na direcção, pelo mesmo valor, qual é mesmo a dúvida?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                          Entre um de 2012 que aparenta estar em bom estado e outro com mais 2 anos (embora menos kms) e com problemas na direcção, pelo mesmo valor, qual é mesmo a dúvida?
                                          A fiabilidade do motor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ddrexj Ver Post
                                            A fiabilidade do motor.
                                            O motor é o mesmo.

                                            O 1.2 69cv e esse 1.2 65cv são basicamente a mesma coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              O motor é o mesmo.

                                              O 1.2 69cv e esse 1.2 65cv são basicamente a mesma coisa.
                                              Ah vi mal, achei que ainda estavam a falar do 1.2 vs 1.3. Nesse caso também não vejo dificuldade.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X