Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda para compra do primeiro carro automático

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda para compra do primeiro carro automático

    Amigos, sou nova aqui no fórum e procuro pela vossa vasta sabedoria para me darem uma pequena ajuda.
    Tenho a carta (só de carro de caixa automática) há pouco tempo, e procuro comprar o meu primeiro carro, dentro de um valor que não exceda os 6000€.
    Já vi alguns carros, mas parece que aqui em Lisboa são mais difíceis de encontrar do que noutros locais.
    Procuro um carro usado como é óbvio, no mínimo com 4 lugares/5 portas, pode até ser mais antigo, mas que seja um carro fiável e confortável, que dê para andar bem tanto em localidades como auto-estradas. Sei que provavelmente por este valor não vou ter uma super máquina, mas pelo menos uma que não apareça na minha vida para estar todos os dias no mecânico.

    Até ao momento, a única coisa que vi foi citroens, o C3, o C4 e o Picasso, um Opel, e um Lancia Musa.
    Test drive ainda só fiz ao Musa porque os outros deixaram-me de pé atrás. Achei que o Musa treme muito á frente e o motor faz um barulho incomodativo, a condução nele não parece muito confortável, apesar de que o carro que testei tinha poucos kilómetros e parecia bem conservado.
    Adoro Jeeps, mas como primeiro carro pus fora de questão porque preciso de um carro económico. Também gosto dos Toyota, especialmente dos Aygo, mas esses não os estou a conseguir encontrar e também não sei como seria a condução num.
    Estou cautelosa na minha compra para não ser enganada, vejo por aí carros muito caros para aquilo que são...

    Poderiam dar-me algum feedback sobre estes vários carros? e quem sabe recomendar algum, alguma marca?
    Não sei mesmo qual será a melhor escolha e precisava de comprar o carro o mais breve possível.

    #2
    Tenho um Yaris 1.0 vvti Sol automático de 1999. Nunca tive um carro, ou conheci outro, tão fiável. A caminho dos 300.000km, anda muito bem, gasta pouco e tem uma manutenção muito económica. Não é o único carro cá de casa, é pau para toda a obra, tanto faz as voltas na cidade como vai esticaras pernas em viagem e não nos vamos desfazer dele. Aliás, não é muito fácil encontrar particulares com os seus à venda, o que lhes pode fazer subir um pouco o preço. De caras, era a minha escolha.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Jeeps Ver Post
      Amigos, sou nova aqui no fórum e procuro pela vossa vasta sabedoria para me darem uma pequena ajuda.
      Tenho a carta (só de carro de caixa automática) há pouco tempo, e procuro comprar o meu primeiro carro, dentro de um valor que não exceda os 6000€.(...)
      Vai vendo o que há nos sites de usados e mete opções aqui para vermos.

      Já agora uma pergunta: o que é isso de carta só de caixa automática?

      Comentário


        #4
        Hum... Siponho que sejam rstrições na carta devido a um grau de incapacidade. Ainda no outro dia ouvi uma pessoa a usar a mesma expressão.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por hifi Ver Post
          Hum... Siponho que sejam rstrições na carta devido a um grau de incapacidade. Ainda no outro dia ouvi uma pessoa a usar a mesma expressão.
          Pode ser também por problemas de saúde! Imagina que és perneta e não tens a perna esquerda? Como carregas no pedal da embraiagem para por as mudanças? Só lá vais com a caixa automática!
          Trabalhei com um rapaz, em que rebentou a botija de gas a frente dele, e prontos, não ficou novo, e perdeu a força na perna esquerda, pelo que os carros que ele podia conduzir tinham que ser caixa automática!
          Mas também poderá haver o caso, de as pessoas não se adaptarem a caixa manual! Até por incapacidade intelectual! Mas gostava de saber tambem no caso da user o porquê de ter que ser caixa automática?
          Editado pela última vez por Pittboxer; 02 May 2019, 10:08.

          Comentário


            #6
            Os "pernetas" não têm um problema de saúde, têm uma deficiência e podem pedir que lhes seja atribuído um grau de incapacidade, um dístico par acesso a estacionamentos reservados, etc. Normalmente ficarão com uma limitação averbada na carta de condução. Acho que percebes.
            Essa da incapacidade intelectual é uma pérola absolutamente brutal.

            Comentário


              #7
              Há países onde se pode, ou podia, optar por tirar carta apenas para carros com transmissão automática, Israel por exemplo. Julgo que nos Estados Unidos também já foi assim, mas não estou certo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                Os "pernetas" não têm um problema de saúde, têm uma deficiência e podem pedir que lhes seja atribuído um grau de incapacidade, um dístico par acesso a estacionamentos reservados, etc. Normalmente ficarão com uma limitação averbada na carta de condução. Acho que percebes.
                Essa da incapacidade intelectual é uma pérola absolutamente brutal.
                Então uma deficiência não é um problema de saude?
                Atenção que o meu objetivo não foi contradizer o que disseste! E neste caso em questão nao estou a acusar ninguem, mas conheço casos, em que tiram a carta, em carros manuais, e depois chega a altura de pegar no carro, e saber meter as mudanças tá quieto! É como ao se tirar a carta és obrigado a usar os espelhos e quando depois se pega no carro, em vez de usar os espelhos, olha-se para tars que é mais facil!

                Comentário


                  #9
                  Que conversa aqui vai tem que se dar conta que podem estar a ofender a user....

                  Quanto a propostas, primeiro seria importante saber quantos kms perspetivas fazer anualmente, para vermos se compensa diesel ou gasolina...

                  https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link - Se gostas do Aygo, este é irmão

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por HP4 Ver Post
                    Há países onde se pode, ou podia, optar por tirar carta apenas para carros com transmissão automática, Israel por exemplo. Julgo que nos Estados Unidos também já foi assim, mas não estou certo.


                    Suiça também... em que carta de cx auto, fica até mais barata do que quem tira com cx manual.

                    Sendo que e claro está, depois só pode conduzir com cxa auto.

                    Comentário


                      #11
                      https://www.olx.pt/anuncio/smart-for...v-IDBbebK.html

                      Como amante da smart, deixo aqui a sugestão!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                        https://www.olx.pt/anuncio/smart-for...v-IDBbebK.html

                        Como amante da smart, deixo aqui a sugestão!
                        Já conduzi um, também com caixa automática.

                        Não. Não e não. Não deve haver no mundo automóvel caixa automática mais horrível que a desse Smart.

                        Comentário


                          #13
                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Mrur2.html

                          O facto de ter carta apenas para cx automática pode indiciar alguma condicionante física, mas tb pode ser decisão da pessoa. Tenho carta normal e atualmente nunca compraria carro de caixa manual. De 5 carros existes na família, so a passat é manual e so eu é q a conduzo... Ninguém gosta ja de a conduzir

                          Comentário


                            #14
                            Já vi que vai para aqui uma conversa da treta por causa da minha carta de automático.
                            É deveras supreendente como os portugueses ficam a bater tão mal por causa de um simples detalhe.
                            Não venho para aqui para dar contas da minha vida pessoal, se foi por incapacidade ou escolha apenas, é algo pessoal e mais nada.

                            Agora agradecia que se pudessem focar no tópico em questão e pudessem dar alguma ajuda na escolha de um carro.

                            pedrolima678, Não conhecia esse citroen, parece uma boa opção! será mais fácil de encontrar do que o Toyota Aygo?

                            hifi, isso é óptimo! de facto nunca ouvi falar de grandes problemas com carros Toyota.

                            Pittboxer, Smart está fora de questão, preciso de um carro maior, mas agradeço a sugestão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jeeps Ver Post
                              Já vi que vai para aqui uma conversa da treta por causa da minha carta de automático.
                              É deveras supreendente como os portugueses ficam a bater tão mal por causa de um simples detalhe.
                              Não venho para aqui para dar contas da minha vida pessoal, se foi por incapacidade ou escolha apenas, é algo pessoal e mais nada.

                              Agora agradecia que se pudessem focar no tópico em questão e pudessem dar alguma ajuda na escolha de um carro.

                              pedrolima678, Não conhecia esse citroen, parece uma boa opção! será mais fácil de encontrar do que o Toyota Aygo?

                              hifi, isso é óptimo! de facto nunca ouvi falar de grandes problemas com carros Toyota.

                              Pittboxer, Smart está fora de questão, preciso de um carro maior, mas agradeço a sugestão.


                              Além do AYGO e C1, podes ainda ver o PEUGEOT 107/108, são todos irmãos e com mesmos motores.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jeeps Ver Post
                                Já vi que vai para aqui uma conversa da treta por causa da minha carta de automático.
                                É deveras supreendente como os portugueses ficam a bater tão mal por causa de um simples detalhe.
                                Não venho para aqui para dar contas da minha vida pessoal, se foi por incapacidade ou escolha apenas, é algo pessoal e mais nada.

                                Agora agradecia que se pudessem focar no tópico em questão e pudessem dar alguma ajuda na escolha de um carro.

                                pedrolima678, Não conhecia esse citroen, parece uma boa opção! será mais fácil de encontrar do que o Toyota Aygo?

                                hifi, isso é óptimo! de facto nunca ouvi falar de grandes problemas com carros Toyota.

                                Pittboxer, Smart está fora de questão, preciso de um carro maior, mas agradeço a sugestão.
                                Fui eu que perguntei, e perguntei porque desconhecia por completo que pudesse ser uma opção, não queria saber os motivos pessoais, nem me tinha ocorrido. Só queria saber o que isso implicava.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais um...

                                  https://www.custojusto.pt/aveiro/lig...ional-29040201

                                  Comentário


                                    #18
                                    https://www.olx.pt/anuncio/peugeot-1...tml#5aecc4f635

                                    Não tem as 5 portas, mas o formato especial das portas dianteiras proporciona uma boa acessibilidade mesmo aos lugares traseiros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Agradeço as dicas.
                                      E estes citroens e peugeots ''irmãos'' do toyota são igualmente fiáveis?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim, tecnicamente são equivalentes e, como carros citadinos e pouco complexos que são, apresentam índices de fiabilidade muito razoáveis.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                          Pode ser também por problemas de saúde! Imagina que és perneta e não tens a perna esquerda? Como carregas no pedal da embraiagem para por as mudanças? Só lá vais com a caixa automática!
                                          Trabalhei com um rapaz, em que rebentou a botija de gas a frente dele, e prontos, não ficou novo, e perdeu a força na perna esquerda, pelo que os carros que ele podia conduzir tinham que ser caixa automática!
                                          Mas também poderá haver o caso, de as pessoas não se adaptarem a caixa manual! Até por incapacidade intelectual! Mas gostava de saber tambem no caso da user o porquê de ter que ser caixa automática?
                                          Tu é que deves ter alguma incapacidade cognitiva.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jeeps Ver Post
                                            Agradeço as dicas.
                                            E estes citroens e peugeots ''irmãos'' do toyota são igualmente fiáveis?
                                            Não, não são nada fiáveis. Essa caixa robotizada é má, surgem problemas de embraiagem e os custos de reparação são elevados. Acredita no que te digo porque tive um Citroen C1 com essa caixa robotizada e nunca mais compraria outro idêntico.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ah sim, nem me lembrava do "detalhe" da caixa robotizada...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HP4 Ver Post
                                                Há países onde se pode, ou podia, optar por tirar carta apenas para carros com transmissão automática, Israel por exemplo. Julgo que nos Estados Unidos também já foi assim, mas não estou certo.
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                Suiça também... em que carta de cx auto, fica até mais barata do que quem tira com cx manual.

                                                Sendo que e claro está, depois só pode conduzir com cxa auto.
                                                ... e Portugal!

                                                Impressionante como num hiato temporal tão grande e com algumas visualizações e participações não houve ninguém que "alertasse" que existe a possibilidade de obter a categoria B condicionada a veículos com caixa automática, por parte de qualquer cidadão com mais de 18 anos (independentemente de factores como o grau de incapacidade).
                                                Se a memória não me falha essa possibilidade não existe há muito tempo (alguns anos, talvez seja da mesma época que a possibilidade de conduzir motociclos 125cc com carta de carro), mas foi divulgada nos meios de comunicação social e as próprias escolas de condução fazem publicidade.

                                                No limite, foi mais fácil presumir e justificar a carta com uma presumivel incapacidade do user, do que efetuar uma pesquisa no google.
                                                Editado pela última vez por AstonM; 02 May 2019, 22:32.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                  Já conduzi um, também com caixa automática.

                                                  Não. Não e não. Não deve haver no mundo automóvel caixa automática mais horrível que a desse Smart.
                                                  Mais um aqui...

                                                  Andei uma semana com um e chegou-me....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                    (...)
                                                    No limite, foi mais fácil presumir e justificar a carta com uma presumivel incapacidade do user, do que efetuar uma pesquisa no google.
                                                    Eu não presumi nada, apenas estou curioso em saber o que isso implica, tipo, sujeita-se a multa se conduzir um carro manual (deve dizer na carta)? É mais barata (porque é menos versátil)?

                                                    Já por aqui vi umas escolas de condução com carros eléctricos e fiquei com a mesma curiosidade se também fazem o mesmo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                      Eu não presumi nada, apenas estou curioso em saber o que isso implica, tipo, sujeita-se a multa se conduzir um carro manual (deve dizer na carta)? É mais barata (porque é menos versátil)?

                                                      Já por aqui vi umas escolas de condução com carros eléctricos e fiquei com a mesma curiosidade se também fazem o mesmo.
                                                      Não me estava a referir a ti, que te limitaste a levantar a questão.
                                                      Sim, só estás habilitado a conduzir veículos de passageiros com caixa automática. Como não se trata de uma categoria diferente, julgo que seja uma "observação" que vem associada à categoria B. Se em caso de operação stop estiveres a conduzir um veículo com caixa manual incorres numa infração e és multado.
                                                      Relativamente ao preço, julgo não existirem diferenças. A verdade é que num passado não muito distante as escolas de condução não possuíam carros de caixa automática e neste momento muitas escolas possuem pelo menos um veículo com essas características (não sei até se não são obrigadas para exercer atividade, mas é mera suposição minha).

                                                      De qualquer modo o meu conhecimento sobre o assunto é meramente "geral", considerando o que foi à data veiculado nos meios de comunicação social (como disse anteriormente não é algo recente).
                                                      Editado pela última vez por AstonM; 02 May 2019, 22:49.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                        ... e Portugal!

                                                        Impressionante como num hiato temporal tão grande e com algumas visualizações e participações não houve ninguém que "alertasse" que existe a possibilidade de obter a categoria B condicionada a veículos com caixa automática, por parte de qualquer cidadão com mais de 18 anos (independentemente de factores como o grau de incapacidade).
                                                        Se a memória não me falha essa possibilidade não existe há muito tempo (alguns anos, talvez seja da mesma época que a possibilidade de conduzir motociclos 125cc com carta de carro), mas foi divulgada nos meios de comunicação social e as próprias escolas de condução fazem publicidade.

                                                        No limite, foi mais fácil presumir e justificar a carta com uma presumivel incapacidade do user, do que efetuar uma pesquisa no google.

                                                        Pois... de facto nem me surgiu que em Portugal também existisse... tão só.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Será que podemos deixar-nos da conversa sobre carta de carro automático e passarmos mesmo ao tema principal do meu post?
                                                          Poderiam fazer um post só sobre isso depois para informarem quem tem curiosidade ou não sabe...

                                                          E falando de caixas robotizadas e automáticas, o que acham da caixa do lancia musa? já li aqui no fórum muito sobre o musa mas nada sobre a caixa dele...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jeeps Ver Post
                                                            Será que podemos deixar-nos da conversa sobre carta de carro automático e passarmos mesmo ao tema principal do meu post?
                                                            Poderiam fazer um post só sobre isso depois para informarem quem tem curiosidade ou não sabe...

                                                            E falando de caixas robotizadas e automáticas, o que acham da caixa do lancia musa? já li aqui no fórum muito sobre o musa mas nada sobre a caixa dele...



                                                            Quanto às caixas... como em tudo, por vezes e no decorrer dos tópicos, surgem outras questões, que acabam por ser aí também esclarecidas, que é o caso.


                                                            Relativamente ao Musa... se pretendes seguir essa via, podes também espreitar o FIAT IDEA... que é o mesmo carro.

                                                            Independentemente das escolha que possas seguir, não esquecer que viaturas já terão alguns anos, daí que não será de descurar a troca de óleo da caixa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X