Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que comprar. Mota ou Carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que comprar. Mota ou Carro

    Boa noite Pessoal,

    Moro a 6 km do meu trabalho e estou a pensar comprar uma moto(125cc) para realizar esta deslocação como único meio de transporte mesmo no inverno com chuva e vento, para alem de casa-trabalho também irei fazer de casa para a faculdade sendo uma percurso de 14 km no máximo, em ambos os trajectos existe transito, estas viagens vão ter uma duração de alguns anos.
    No caso da mota ser uma melhor opção acham que vale a pena investir em motas 125 premium ou uma 125 baratuxa conseguirá dar conta do recado?

    Aguardo respostas, para ajudar nesta decisão difícil.

    Deixando aqui uma note : Para o caso de viagens temos sempre o carro da Maria.

    #2
    Originalmente Colocado por Pnoxx Ver Post
    Boa noite Pessoal,

    Moro a 6 km do meu trabalho e estou a pensar comprar uma moto(125cc) para realizar esta deslocação como único meio de transporte mesmo no inverno com chuva e vento, para alem de casa-trabalho também irei fazer de casa para a faculdade sendo uma percurso de 14 km no máximo, em ambos os trajectos existe transito, estas viagens vão ter uma duração de alguns anos.
    No caso da mota ser uma melhor opção acham que vale a pena investir em motas 125 premium ou uma 125 baratuxa conseguirá dar conta do recado?

    Aguardo respostas, para ajudar nesta decisão difícil.

    Deixando aqui uma note : Para o caso de viagens temos sempre o carro da Maria.
    E' perigoso andar de mota mesmo em distâncias curtas. Nessa situação optaria por transporte público ou carro.

    Comentário


      #3
      Boa noite, o problema é que onde moro não existe transporte publico isto é uma "aldeia" nos arredores de Lisboa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pnoxx Ver Post
        Boa noite, o problema é que onde moro não existe transporte publico isto é uma "aldeia" nos arredores de Lisboa.
        Não me digas que és meu vizinho, eheheh.
        Pelo preço duma 125 compras um Clio II com o eterno 1.2 de 60 CV que dura e dura e dura....
        Claro que a maior diferença vai ser no seguro que geralmente é mais do dobro da mota mas pessoalmente acho que o principal meio de transporte deve ser sempre um carro, a mota vem depois para complementar.

        Comentário


          #5
          Não havendo grandes problemas de engarrafamentos ou para estacionar, carro. Caso contrário...

          Comentário


            #6
            Já andaste de mota antes?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pnoxx Ver Post
              Boa noite Pessoal,

              Moro a 6 km do meu trabalho e estou a pensar comprar uma moto(125cc) para realizar esta deslocação como único meio de transporte mesmo no inverno com chuva e vento, para alem de casa-trabalho também irei fazer de casa para a faculdade sendo uma percurso de 14 km no máximo, em ambos os trajectos existe transito, estas viagens vão ter uma duração de alguns anos.
              No caso da mota ser uma melhor opção acham que vale a pena investir em motas 125 premium ou uma 125 baratuxa conseguirá dar conta do recado?

              Aguardo respostas, para ajudar nesta decisão difícil.

              Deixando aqui uma note : Para o caso de viagens temos sempre o carro da Maria.
              Andar de Inverno ao frio e à chuva?
              Mesmo sendo apenas meia duzia de km e sendo veículo único, eu preferia um carro, depois até vai servir para umas voltas maiores.
              E olha que eu gosto muito de motos...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
                Não me digas que és meu vizinho, eheheh.
                Pelo preço duma 125 compras um Clio II com o eterno 1.2 de 60 CV que dura e dura e dura....
                Claro que a maior diferença vai ser no seguro que geralmente é mais do dobro da mota mas pessoalmente acho que o principal meio de transporte deve ser sempre um carro, a mota vem depois para complementar.
                Para comprar uma 125 decente serão uns 2 000€ e mesmo assim usada, ainda falta o material de segurança e protecção de chuva etc, ainda é algum investimento. Um carrito dá para se comprar com menos.

                O bom é fugir ao transito e o estacionamento, mas o que me mete mais confusão é nos dias de muita chuva e frio, já nem falo de possíveis quedas. Por mais caro que fique o carro o conforto para mim paga isso.
                Editado pela última vez por joliveira33; 13 May 2019, 09:48.

                Comentário


                  #9
                  Bem, isto principalmente passa pelo que tu estás disposto a abdicar.

                  Tens que fazer uma autoavaliação.

                  Estás disposto a andar de mota com chuva?

                  Estás disposto a andar diariamente nos engarrafamentos?


                  Olha, eu moro também nos arredores de Lisboa, a cerca de 25km do trabalho e uso bicicleta e comboio... Faça chuva ou faça sol. Sabe bem ir de carro, em vez de levar o fato para a chuva e levar com a chuva na tromba, mas depois demoro mais tempo de carro do que de comboio e bicicleta.

                  E como é elétrica, por vezes dá-me na cabeça e faço os 25km a pedalar e nem ao comboio vou, isto em 70 minutos. De carro, demoro entre 45 minutos e 60 minutos.


                  Mas volto a frizar, depende muito do que tu estás disposto a abdicar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                    Para comprar uma 125 decente serão uns 2 000€ e mesmo assim usada, ainda falta o material de segurança e protecção de chuva etc, ainda é algum investimento. Um carrito dá para se comprar com menos.

                    O bom é fugir ao transito e o estacionamento, mas o que me mete mais confusão é nos dias de muita chuva e frio, já nem falo de possíveis quedas. Por mais caro que fique o carro o conforto para mim paga isso.
                    Se o problema é trânsito e estacionamento nada bate uma mota (quer dizer, uma bicicleta ainda é melhor, mas está limitada a um pónei de potência...), especialmente quando o tempo está mau e o trânsito colapsa. E como dizem os Suecos: "não existe mau tempo, apenas vestuário inadequado". Mas se é para usar também nestas situações há que investir e bem em equipamento: capacete integral (boa sorte a andar com um jet à chuva), bom casaco, impermeável integral para quando chove a sério (1 ou 2 peças ao gosto do freguês), boas botas impermeáveis (ou sobre-bota), pelo menos dois pares de luvas (verão e inverno) e já agora calças com alguma protecção. Tudo junto, mesmo indo para o material mais em conta, no mínimo dos mínimos 500-700€.
                    Ando todos os dias de mota, faça chuva faça sol, e não tenho saudades nenhumas de andar de carro (no eixo segunda circular-CRIL o trânsito é do pior), mas tive de me convencer que o problema não é se se vai cair, mas quando se vai cair (e já aconteceu). Daí a importância do equipamento e da condução defensiva. Mas mesmo assim, se o percurso regular incluir muito empedrado, passadeiras, estradas com terra/areia, aí punha logo a mota de lado. Se incluir muita via rápida, a 125 pode ser curta.

                    Comentário


                      #11
                      Se estás a fazer esse tipo de pergunta, já tens uma noção da escolha, no fundo queres apenas confirmar.

                      Comentário


                        #12
                        Depende muito do que realmente estás disposto a abdicar... eu ando de moto todos os dias da semana faça chuva ou faça sol, faço 60km's dia, Casa->Trabalho->Casa. No meu caso (2 carros em casa) é mesmo por causa do transito caótico na A2... de carro chego a demorar 1h nos dias bons ou 2h nos dias maus! (para cada lado...)
                        Tens que perceber que andar de moto é sim perigoso, não de ti... mas principalmente por causa dos outros carros, que na maioria vêm a brincar ao telemóvel, ou a fazer ultrapassagens parvas sem assinalar a manobra e tu és apenas um pequeno "mosquito" no retrovisor, que muitas das vezes nem vêm!
                        Dito isto, tens que estar sempre 100% focado no que os outros vão fazer e antecipares para não ires ao chão... e no inverno 200%!

                        Depois há outra coisa... ter carro ao contrário do que se julga, é mais barato do que ter moto.... SIM... eu explico!!
                        1º por norma as 125cc mudam de óleo a cada 4mil km's, 2º tens que ter uns bons pneus e estes duram sempre menos que os de um carro (se andares com juízo 15 ou 20mil antes que comecem a ficar quadrados), 3º tens que comprar um bom capacete com pinlock... (eu fugia dos abertos e dos modulares pois se fores com os queixos ao chão, ele fica lá....) e claro o pinlock é para não andares com a viseira embaciada no inverno... 3º tens que comprar um bom casaco, um bom par de calças, umas boas luvas e umas botas.... que geralmente são anunciados como "waterproof" mas é mais para "chuva molha parvos", porque para serem garantidamente 100% impermeáveis têm que ser "Gore-Tex" (caríssimo) e todo este equipamento que descrevi custa tanto como um carro usado!! Podes sempre comprar equipamento normal e depois usares uma "second skin" impermeável para vestires por cima do blusão e das calças.
                        PS: Claro que podes andar como muitos andam sem nada.... apenas um capacete comprado no Lidl, mas...........

                        Quanto à moto... tens várias, mas eu escolheria sempre uma marca conhecida, como Honda, Yamaha, etc... não te metas com chinesices!

                        Agora, para fazeres apenas 6km's ou no máximo 14km's, para mim tinha mesmo que justificar o tempo do percurso, que não me parece que seja assim tão grande. Já o estacionamento... é outra questão!

                        Comentário


                          #13
                          Eu esperei 8 anos até comprar a primeira mota. Tirei logo a A2 quando a de carro, mas acabei por não lhe dar uso.

                          Entretanto comprei mota, a quem posso recorrer quando me apetecer para vir trabalhar, fugir ao trânsito e estacionar à porta. São cerca de 12 km para cada lado.

                          No fundo, a minha vontade é andar sempre de mota e ter o carro como backup, mas a realidade é que o carro acaba por ser prioritário, a menos que faças como um amigo meu que tem há mais de 10 anos mota como "pau para toda a obra", mas que quando o tempo é realmente mau pode recorrer a um automóvel da família

                          De resto acho que já tudo foi dito, com destaque para o TugaAzeiteiro.

                          Comentário


                            #14
                            A estrada em si é a Nacional nada de buracos , 3 rotundas e maior parte do caminho é a direito. eu estou mais inclinado para comprar a mota para ser sincero porque evito muito transito, e o estacionamento na faculdade do lumiar é tudo a pagar e não é nada barato. Quanto ao andar de mota, sim já andei de mota anteriormente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pnoxx Ver Post
                              A estrada em si é a Nacional nada de buracos , 3 rotundas e maior parte do caminho é a direito. eu estou mais inclinado para comprar a mota para ser sincero porque evito muito transito, e o estacionamento na faculdade do lumiar é tudo a pagar e não é nada barato. Quanto ao andar de mota, sim já andei de mota anteriormente.
                              Tendo em conta a zona, o trânsito e o estacionamento parece-me perfeitamente razoável a opção pela mota. Mantêm-se todas as recomendações em relação ao equipamento.

                              Comentário


                                #16
                                Quanto a mota acham que uma baratuxa da conta do recado ou uma mais ajeitadinha como as duke 125,MT 125 e as cb125r

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pnoxx Ver Post
                                  Quanto a mota acham que uma baratuxa da conta do recado ou uma mais ajeitadinha como as duke 125,MT 125 e as cb125r
                                  Tudo depende da tua carteira, da tua experiência com duas rodas e se pretendes usufruir das duas rodas, mesmo 125cc, para além de meio de transporte casa/univ/trabalho.
                                  Se é como simples meio de transporte não é necessário investires numa duke/rc 125, yamaha yzf/mt/wr 125 cb125r (neo), pois essas em custo de aquisição são caras apesar de terem a potência máxima permitida para a categoria...cerca de 15cv, mas que também permitem umas passeatas.
                                  Uma 125cc simples chega, depois tens de ver entre aspirador (acelera) ou com mudanças e aí veres a tua carteira, os teus gostos e investires em equipamento de protecção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se optares pela mota, nunca lhe percas o medo... É uma das regras essenciais para quem anda de mota.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                      Depende muito do que realmente estás disposto a abdicar... eu ando de moto todos os dias da semana faça chuva ou faça sol, faço 60km's dia, Casa->Trabalho->Casa. No meu caso (2 carros em casa) é mesmo por causa do transito caótico na A2... de carro chego a demorar 1h nos dias bons ou 2h nos dias maus! (para cada lado...)
                                      Tens que perceber que andar de moto é sim perigoso, não de ti... mas principalmente por causa dos outros carros, que na maioria vêm a brincar ao telemóvel, ou a fazer ultrapassagens parvas sem assinalar a manobra e tu és apenas um pequeno "mosquito" no retrovisor, que muitas das vezes nem vêm!
                                      Dito isto, tens que estar sempre 100% focado no que os outros vão fazer e antecipares para não ires ao chão... e no inverno 200%!

                                      Depois há outra coisa... ter carro ao contrário do que se julga, é mais barato do que ter moto.... SIM... eu explico!!
                                      1º por norma as 125cc mudam de óleo a cada 4mil km's, 2º tens que ter uns bons pneus e estes duram sempre menos que os de um carro (se andares com juízo 15 ou 20mil antes que comecem a ficar quadrados), 3º tens que comprar um bom capacete com pinlock... (eu fugia dos abertos e dos modulares pois se fores com os queixos ao chão, ele fica lá....) e claro o pinlock é para não andares com a viseira embaciada no inverno... 3º tens que comprar um bom casaco, um bom par de calças, umas boas luvas e umas botas.... que geralmente são anunciados como "waterproof" mas é mais para "chuva molha parvos", porque para serem garantidamente 100% impermeáveis têm que ser "Gore-Tex" (caríssimo) e todo este equipamento que descrevi custa tanto como um carro usado!! Podes sempre comprar equipamento normal e depois usares uma "second skin" impermeável para vestires por cima do blusão e das calças.
                                      PS: Claro que podes andar como muitos andam sem nada.... apenas um capacete comprado no Lidl, mas...........

                                      Quanto à moto... tens várias, mas eu escolheria sempre uma marca conhecida, como Honda, Yamaha, etc... não te metas com chinesices!

                                      Agora, para fazeres apenas 6km's ou no máximo 14km's, para mim tinha mesmo que justificar o tempo do percurso, que não me parece que seja assim tão grande. Já o estacionamento... é outra questão!
                                      Um dos melhores conselhos que já aqui li. Tudo o que disseste é a mais pura da verdade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já pensas-te naquelas motas de 3 rodas? Não sei o preço mas parecem ser mais seguras no equilíbrio.Assim evitavas de cair na tentação de ultrapassar riscos contínuos e passar no meio de 2 carros, andar em zigzag, cumprindo assim o código da estrada ;) Os automobilistas agradecem pois assim existe menos riscos de acidentes.
                                        Editado pela última vez por gmrg; 14 May 2019, 12:15.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gmrg Ver Post
                                          Já pensas-te naquelas motas de 3 rodas? Não sei o preço mas parecem ser mais seguras no equilíbrio.Assim evitavas de cair na tentação de ultrapassar riscos contínuos e passar no meio de 2 carros, andar em zigzag, cumprindo assim o código da estrada ;) Os automobilistas agradecem pois assim existe menos riscos de acidentes.
                                          Yamaha Tricity 125

                                          A minha escolha para quando achar que pedalar é cansativo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Estava mais ou menos na tua situação que tu à uns anos.. Tenho um Audi A7 que bebia como um camelo e uma Harley que bebia como um mini camelo.. Pensar atrás de pensar decidi comprar uma Keeway Superlight a qual te vou recomendar vivamente (scooter é coisa de menina).. Além de ser uma mota extremamente ágil e super confortável (é um autêntico sofá com rodas) é bonita e não se mexe nada mal.. Além demais facilmente encontras usadas baratas.. A minha tem 21.000km e é só meter gasolina e rodar.. No problems at all..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por gmrg Ver Post
                                              Já pensas-te naquelas motas de 3 rodas? Não sei o preço mas parecem ser mais seguras no equilíbrio.Assim evitavas de cair na tentação de ultrapassar riscos contínuos e passar no meio de 2 carros, andar em zigzag, cumprindo assim o código da estrada ;) Os automobilistas agradecem pois assim existe menos riscos de acidentes.
                                              Resumindo: sugeres algo que reúne os pontos negativos de um carro e os pontos negativos duma mota, maravilha!

                                              Quanto ao código, só não o cumpre quem não quer, independentemente do veículo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Só um acrescento ao que foi dito; se for uma scooter, tipo Honda PCX, podes comprar umas coberturas que existem, tipo isto:

                                                https://www.unobike.com/es/info/mant...5_-7530CB.html

                                                Proteje da chuva e do frio, em Itália usam muito...

                                                7530cb-.jpg

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por gmrg Ver Post
                                                  Já pensas-te naquelas motas de 3 rodas? Não sei o preço mas parecem ser mais seguras no equilíbrio.Assim evitavas de cair na tentação de ultrapassar riscos contínuos e passar no meio de 2 carros, andar em zigzag, cumprindo assim o código da estrada ;) Os automobilistas agradecem pois assim existe menos riscos de acidentes.
                                                  Já exprimentaste andar de mota alguma vez?
                                                  Exprimenta.
                                                  Por ter três rodas...sendo mais larga não quer dizer que não passe riscos continuos porque continua a andar mais que muitos carros.
                                                  Os automobilistas não agradecem nada porque na generalidade ficam é irritados de estar nas filas e metem-se a mudar de faixa repentinamente sem sequer ligar o pisca...mas sim furar filas é ilegal...mas até os policias de mota o fazem...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                    Já exprimentaste andar de mota alguma vez?
                                                    Exprimenta.
                                                    Por ter três rodas...sendo mais larga não quer dizer que não passe riscos continuos porque continua a andar mais que muitos carros.
                                                    Os automobilistas não agradecem nada porque na generalidade ficam é irritados de estar nas filas e metem-se a mudar de faixa repentinamente sem sequer ligar o pisca...mas sim furar filas é ilegal...mas até os policias de mota o fazem...
                                                    Os policias de carro tb passam riscos contínuos não é só de mota,o que ate se compreende pois afinal sao policias mas isso nao quer dizer que nós podemos fazer, mas no caso das motas é constantemente. E passar entre dois veiculos tambem é ilegal e vai contra o codigo da estrada!Quanto aos piscas vejo mais as motas a nao fazer do que os carros porque se assim fosse a manete do pisca ja estaria avariada lol e sim ja andei de mota e jurei nunca mais.
                                                    Editado pela última vez por gmrg; 14 May 2019, 17:09.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                      Já exprimentaste andar de mota alguma vez?
                                                      Exprimenta.
                                                      Por ter três rodas...sendo mais larga não quer dizer que não passe riscos continuos porque continua a andar mais que muitos carros.
                                                      Os automobilistas não agradecem nada porque na generalidade ficam é irritados de estar nas filas e metem-se a mudar de faixa repentinamente sem sequer ligar o pisca...mas sim furar filas é ilegal...mas até os policias de mota o fazem...
                                                      Furar filas não é ilegal,... ilegal é ultrapassar pela direita (salvo algumas excepções) e pisar o risco continuo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                        Furar filas não é ilegal,... ilegal é ultrapassar pela direita (salvo algumas excepções) e pisar o risco continuo.
                                                        Quando eu estudei o código da estrada não se podia ultrapassar no meio de dois veículos. Mas parece que cada um depois faz o seu código.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por gmrg Ver Post
                                                          Quando eu estudei o código da estrada não se podia ultrapassar no meio de dois veículos. Mas parece que cada um depois faz o seu código.
                                                          Tens razão, fui ler melhor e é ilegal... apesar de alguns artigos dizerem; "...é uma prática tolerada...", mas não deixa de ser ilegal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sim é ilegal, se a policia quiser pode multar.
                                                            Agora temos que ver que se uma moto andar entre filas (de transito parado ou muito lento), de modo tranquilo e sem se armar em motário, é beneficio para todos... Quem anda de carro escusa de ter mais um veiculo à sua frente e consequentemente mais tempo de espera! (no entanto há pessoal que não tem dois dedos de cabeça para perceber isto e fica com dor de cotovelo...)
                                                            Há vários exemplos de países/estados/cidades que já têm esta mentalidade de mobilidade desenvolvida, e é perfeitamente normal o "lane splitting", quer seja por motivos de transito ou ambientais.
                                                            Em Portugal como mandam os bons costumes... se alguém está a andar mais rápido do que nós, temos que acelerar e dificultar a vida ao máximo, para depois....... acidentes parvos e mais acidentes, que adivinhem.... criam mais constrangimentos no transito! É o chamado "viver em sociedade"... mas ao contrário!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X