IPO anotaçoes tipo 1 PERDIDAS

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Título: IPO anotaçoes tipo 1 PERDIDAS

  1. #1
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    Por Defeito IPO anotaçoes tipo 1 PERDIDAS

    Boa tarde, sei que é pouco ético mas sendo directo.

    Se eu for inspeccionar o carro a um IPO diferente do que fui no antepassado em que o carro passou com varias anotações do tipo 1 e tendo eu perdido a folha de inspecção e selo.
    Eles vão conseguir saber quais eram as anotações do tipo 1 que o carro tinha no antepassado por uma inspecção feita noutra IPO?


  2. #2
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    Por Defeito

    Como a apresentação da folha de IPO anterior é obrigatória, se tiveres perdido a folha de inspecção terás de ir pedir uma segunda via...

  3. #3
    Piloto de Kart bellsb88's Avatar
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    Por Defeito

    sei que não preciso da 2ª via, porque o carro já passou o prazo da inspecção
    e não sei a qual foi o IPO onde levaram o carro no antepassado.

  4. #4
    Piloto de Testes midnightblack's Avatar
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    Por Defeito

    Extravio da ficha (papel) e/ou selo da última inspeção
    Por lei, a ficha de inspeção, tal como os restantes documentos, devem acompanhar o veículo.
    Em caso de perda ou destruição da ficha de inspeção de um veículo, pode o responsável pela apresentação do veículo à inspeção solicitar ao centro de inspeção a emissão de segunda via da referida ficha. Este documento será emitido, contendo todos os dados constantes na ficha de inspeção, acrescidos da indicação de que se trata de uma segunda via, da sua data de emissão e do número da primeira ficha emitida.
    Se já está na altura de fazer a nova IPO (Inspeção Periódica Obrigatória), é possível efetuá-la sem a ficha de inspeção e/ou selo. Deve fazê-lo de preferência no Centro onde efetuou a última.
    O valor a pagar pela emissão da 2ª via da ficha de inspeção está descrito na "Tabela de Preços".

    porém...

    Sempre que se deixar ultrapassar o prazo para a reinspeção, a lei determina que seja feita uma nova inspeção.
    A reinspeção deve ser efetuada, obrigatóriamente no mesmo Centro onde fez a inspeção. Caso queira escolher outro Centro, terá de fazer uma nova inspeção.

    Resumindo...

    Vai lá fazer a nova inspecção e depois dá-nos o feedback! Tens ideia de qual as anomalias tipo 1 que estavam registadas? Pelo selo da inspecção vês o código...e vendo o código pesquisas o centro onde foi feita a ultima ipo...
    https://www.educacao-rodoviaria.pt/p...entros_ipo.pdf
    Última edição por midnightblack : 15-05-19 às 16:41:38

  5. #5
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    Tanto texto e conseguiu não responder...

    Não se trata de reinspeção, é mesmo uma inspecção periódica normal... o período de 1 ano já passou dá para ver pela data do registo da matricula.
    Não sei qual foi o IPO da ultima inspecção "do antepassado" não tenho o selo para ver o código do IPO


    Não faço ideia quais eram as anomalias, nem o mecânico que não vê nada para arranjar.


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    sei que não preciso da 2ª via, porque o carro já passou o prazo da inspecção
    e não sei a qual foi o IPO onde levaram o carro no antepassado.
    Se sabes isso então qual o motivo da abertura do tópico?

    O que irá acontecer seguramente é que ao realizares inspecção sem a ficha antiga o centro de inspecções das duas uma, ou tem acesso à base de dados e sabe a informação da última na mesma e cobra isso, ou se não tiver acesso a isso, vai indicar para ires ao IMTT obter a segunda via,, já que o IMTT terá a base de dados geral de todas as inspecções.
    jferreira gosta disto.

  7. #7
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    é exactamente isso que quero saber... se existe cruzamento de dados entre centros de inspecção e principalmente se trocam a informação das anotações.

    ou se é possível chegar a um IPO qualquer e perguntar quais são as anotações da ultima inspecção ao carro da matricula XX

  8. #8
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    Por Defeito

    Tu queres é saber se vão topar que não arranjaste as anotações do ano anterior e que "perdeste" a ficha.

    Não faço ideia se já há uma base de dados centralizada. Mas devia...

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    é exactamente isso que quero saber... se existe cruzamento de dados entre centros de inspecção e principalmente se trocam a informação das anotações.

    ou se é possível chegar a um IPO qualquer e perguntar quais são as anotações da ultima inspecção ao carro da matricula XX
    Talvez não tenhas percebido mas a ficha da última inspecção é de apresentação obrigatória.

    A questão agora, é saber se quem emite a segunda via é apenas o centro de inspecções anterior, se o novo o poderá fazer, ou em desconhecimento/impossibilidade de ambos teres de ir ao IMTT solicitar essa segunda via.

  10. #10
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    Sim é tudo isso que eu gostava de saber...
    Poupava-me bastante tempo e viagens pra-qui e pra-li

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Tu queres é saber se vão topar que não arranjaste as anotações do ano anterior e que "perdeste" a ficha.

    Não faço ideia se já há uma base de dados centralizada. Mas devia...
    Há e vão passar a tipo 2 com direito a chumbo. Excepto medidas dos pneus.
    LuisMiguel e bellsb88 gostam disto.

  12. #12
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    Pois eu sei, é a minha preocupação, se souber quais são resolvia-as antes de ir, mas é que nem o mecânico encontra nada no carro, e eu sei que eram mais de 3

  13. #13
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    Xico-espertismo à la portuguesa!

  14. #14
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    Mais de 3 de tipo 1 o carro não chumba?

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    Pois eu sei, é a minha preocupação, se souber quais são resolvia-as antes de ir, mas é que nem o mecânico encontra nada no carro, e eu sei que eram mais de 3
    Ligas para o centro mais próximo de ti.
    Perguntas se eles podem emitir uma segunda via de um carro que n sabes onde foi.
    Vais lá buscar a 2ª via. Vês os problemas. Arranjas e voltas lá para fazer a inspecção.

    Resolvido.
    A4B5 gosta disto.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    Boa tarde, sei que é pouco ético mas sendo directo.

    Se eu for inspeccionar o carro a um IPO diferente do que fui no antepassado em que o carro passou com varias anotações do tipo 1 e tendo eu perdido a folha de inspecção e selo.
    Eles vão conseguir saber quais eram as anotações do tipo 1 que o carro tinha no antepassado por uma inspecção feita noutra IPO?

    sim vão saber já está tudo informatizado e informação cruzada logo mesmo que mudes de IPO vão sempre saber a ocorrência do ano anterior, e como foi dito se perdeste a folha, e visto que é necessária andar no carro só tens que te dirigir ao IPO onde foste o ano passado e pedir a 2ª via...

    não vale apena andar a tentar entrar em esquemas, que os centros de IPO cada vez estão mais apertados no controlo.

  17. #17
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    Forma simples...
    Ir à IPO onde bem entender...se chumbar...reparar o que está anotado e ir à reinspecção.

  18. #18
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    De cá para lá, de lá para cá...
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Forma simples...
    Ir à IPO onde bem entender...se chumbar...reparar o que está anotado e ir à reinspecção.
    E de reboque, porque está sujeito a apanhar uma multa...

  19. #19
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    Está tudo informatizado! Se não estivesse era bom era!! Tudo o que fosse tipo um era "perder" a folha de um ano para o outro e zás. Siga para bingo! Eu por acaso também me convinha perder, tenho lá uma anotação do farol do lado direito muito baixo. Avisa depois para ver se perco a minha antes que chegue Setembro.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    Pois eu sei, é a minha preocupação, se souber quais são resolvia-as antes de ir, mas é que nem o mecânico encontra nada no carro, e eu sei que eram mais de 3
    Até podes aparecer no centro sem a guia , mas o que vai acontecer é passarem-te logo uma guia das vermelhas , ficas logo chumbado, porque não podes ir a inspecção com os mesmos problemas da ultima inspecção. O meu conselho é ires a um centro e pedir a 2ª via , qualquer um serve. Eles estão lá para zelar pela tua segurança , e já agora a dos outros também, não andam a verificar problemas nas viaturas só por desporto.

  21. #21
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    ou seja, não me safo de perder tempo e voltas, 4 vezes para resolver o um problema, coisa que queria fazer só em 2
    ir á inspecção, chumbar, ir oficina, voltar á oficina, e reinspecção...

    e vá-lá que ainda á inspecções ao sábado... para aqueles que trabalham...

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    ou seja, não me safo de perder tempo e voltas, 4 vezes para resolver o um problema, coisa que queria fazer só em 2
    ir á inspecção, chumbar, ir oficina, voltar á oficina, e reinspecção...

    e vá-lá que ainda á inspecções ao sábado... para aqueles que trabalham...
    Podes sempre pedir a um amigo menos ocupado que te leve o carro à inspeção...ou a oficina onde pretendes fazer a reparação...

  23. #23
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    ou seja, não me safo de perder tempo e voltas, 4 vezes para resolver o um problema, coisa que queria fazer só em 2
    ir á inspecção, chumbar, ir oficina, voltar á oficina, e reinspecção...

    e vá-lá que ainda á inspecções ao sábado... para aqueles que trabalham...
    Chumba?

    Mas então o mecânico não dizia que não encontrava nada.
    Como é que já sabes que vai chumbar.

    Arranja lá os problemas que o carro tem...
    LuisMiguel gosta disto.

  24. #24
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    Às voltas com as voltas que a vida dá...
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    Citação Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    Tanto texto e conseguiu não responder...
    pareces ser um tipo engraçado...


    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Tu queres é saber se vão topar que não arranjaste as anotações do ano anterior e que "perdeste" a ficha.

    Não faço ideia se já há uma base de dados centralizada. Mas devia...
    nem era preciso escreveres isso. estava-se mesmo a ver... mas no tempo dos "antepassados" era tudo mais simples, perdia-se a folha e já está, nova inspeção e aí via-se o que surgia.


    Citação Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    Sim é tudo isso que eu gostava de saber...
    Poupava-me bastante tempo e viagens pra-qui e pra-li
    "pra-qui e pra-li?" parece o título de uma música pimba.


    Citação Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
    ou seja, não me safo de perder tempo e voltas, 4 vezes para resolver o um problema, coisa que queria fazer só em 2
    ir á inspecção, chumbar, ir oficina, voltar á oficina, e reinspecção...

    e vá-lá que ainda inspecções ao sábado... para aqueles que trabalham...
    eu conto 5 situações, não 4. "vá-lá" que ainda sei contar até 12... aprendi isso na escola. demorei uns anos, mas aprendi. de rsto só contas simples de somar e subtrair.
    quanto aos horários, eles não fecham à hora do almoço e estão abertos até às 19h (convém chegar até às 18h30, pois já vi tipos a chegarem e a irem embora logo de seguida) e ao sábado pelo menos até ao meio-dia estão lá para te "servir".

  25. #25
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    Por Defeito

    Arranja lá o carro pois se não tiveres dinheiro o melhor é andar a pé.

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