Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Primeiro carro – Imensas dúvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Primeiro carro – Imensas dúvidas

    Boa tarde, finalmente acabei de tirar a carta de condução e pretendo adquirir um carro usado a um stand.

    No entanto não percebo nada no que respeita a seguros e documentação relacionada ao veículo, e gostaria de fazer tudo bem à primeira de maneira a não ter problemas :/

    No fundo o que preciso de saber é que documentação (para além do Cartão do Cidadão e da Carta de Condução) vou precisar e como a obter.

    - Do que é que preciso de tratar a nível de documentação antes de ir buscar o carro?

    - Com que documentação devo sair do stand?

    - De que documentação devo tratar depois de ter o carro?

    - Que documentação, selos, etc. preciso sempre de ter comigo no carro?

    - Que equipamento (para além do triângulo e do colete) devo / é recomendável ter no carro?

    Outras questões:
    - Em relação à manutenção do carro, o que é que devo fazer?

    - Em caso de acidente, como proceder, no local, a nível do preenchimento dos papeis do seguro?

    - Se ficar com o carro avariado no meio do nada, como proceder? O seguro inclui assistência em viagem?

    Mais alguma coisa que não esteja coberta aqui e que recomendem?

    Muito Obrigado!
    Editado pela última vez por autonoob; 16 May 2019, 17:13.

    #2
    Originalmente Colocado por autonoob Ver Post
    Boa tarde, finalmente acabei de tirar a carta de condução e pretendo adquirir um carro usado a um stand.

    No entanto não percebo nada no que respeita a seguros e documentação relacionada ao veículo, e gostaria de fazer tudo bem à primeira de maneira a não ter problemas :/

    No fundo o que preciso de saber é que documentação (para além do Cartão do Cidadão e da Carta de Condução) vou precisar e como a obter.

    - Do que é que preciso de tratar a nível de documentação antes de ir buscar o carro?
    Se vais a stand só precisas do dinheiro, isto tendo em conta se andas com os documentos

    - Com que documentação devo sair do stand?
    Com o DUA provisório enquanto não recebes o novo e seguro feito

    - De que documentação devo tratar depois de ter o carro?
    Ver acima

    - Que documentação, selos, etc. preciso sempre de ter comigo no carro?
    IUC e IPO são pagos e feitos no mês da matricula do carro, IPO a primeira é aos 4 anos, depois de 2 em 2 anos até aos 8 anos, a partir daí, anualmente

    - Que equipamento (para além do triângulo e do colete) devo / é recomendável ter no carro?
    Declaração amigavel, macaco e chave de rodas para o caso do carro ter pneu suplente, senão um kit anti furos. Lenços tambem dão jeito, um suporte de telemovel e.t.c um cheirinho fica sempre bem

    Outras questões:
    - Em relação à manutenção do carro, o que é que devo fazer?
    O que esta no manual, aconselho a investires algum tempo na pesquisa e saberes exactamente o que o carro precisa e os preços.

    - Em caso de acidente, como proceder, no local, a nível do preenchimento dos papeis do seguro?
    Se não houver feridos e haver entendimento entre as partes é preencher a declaração amigavel (normalmente o seguro oferece) e siga. Caso contrário chamam a policia e tiras as duvidas.

    - Se ficar com o carro avariado no meio do nada, como proceder? O seguro inclui assistência em viagem?
    Ligas para o seguro e eles mandam reboque

    Mais alguma coisa que não esteja coberta aqui e que recomendem?
    Sim, recomendo ir tirar a carta

    Muito Obrigado!
    É isto

    Comentário


      #3
      Bem antes de mais parabéns pela carta, agora é que vais aprender a conduzir lembro-me bem destas duvidas quando tive a minha carta na mão, estive a trabalhar um verão inteiro para conseguir comprar o meu primeiro carro, um corsa B que na altura custou 300€. Rapidamente respondendo ás tuas questões:

      Quando vais comprar um carro primeiro tens de ter dinheiro para pagar se sim muito bem, se não vais ter de recorrer a credito e isso é mais chato tens de apresentar declaração de IRS comprovativos de moradas etc etc....
      Depois é simples normalmente nem é preciso copias do CC ou Carta de condução, basta o DUA - Impresso Único para registo automóvel, mas depois também depende de vendedor para vendedor, vais ter de procurar sempre onde fizeres o negócio.
      Depois de comprar o carro e passar para o teu nome, a primeira coisa é tratar do seguro, como estás nos primeiros anos de carta prepara-te que vai sair mais caro do que o normal.
      Tens sempre que ter contigo, para além dos teus documentos o comprovativo do seguro, da inspeção e livrete, por vezes policias mais chatos podem te pedir o comprovativo do IUC mas isso não é obrigatório andar co carro
      Isso só tu é que sabes, eu por exemplo ando sempre com algumas luzes suplentes, um booster, uma lanterna e uma mala de ferramentas, mas já tive carros que levava mais coisas porque sábia que podia dar azar.
      Depende de carro para carro, mas convém estar sempre atento ao nivel de agua e oleo, se possível as temperaturas dos mesmos em andamento e ao desgaste dos pneus e travões.
      Basta leres o que está na folha de participação ao seguro
      Pode não ter, mas é uma das coisas de que eu não abdico

      O que te recomendo é comprar um carro pequeno e de manutenção barata, bastante juízo e precaução nos primeiros tempos. Posso me ter esquecido de alguma coisa mas o essencial acho que está ai.

      Comentário


        #4
        Obrigado pela ajuda, já me deram um bom ponto de partida.

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X