Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Start/Stop vs lubrificação do turbo.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Start/Stop vs lubrificação do turbo.

    Olá a todos,
    esta é a minha primeira intervenção apesar de já ser "voyeur" há já algum tempo e seguir com interesse (e aprendendo) o que por aqui se vai escrevendo.

    Nunca até à data tive um veículo com o sistema Start/Stop.Tenho uma Peugeot 307 1.6 sw de 2005 e para a semana (espero) já terei o meu novo carro,que traz já esse sistema,agora corriqueiro,mas com o qual nunca tive contato.

    Passando então para a dúvida;

    Desde sempre que ouvi dizer que uma das maneiras a preservar/estimar um turbo seria esperar até um minuto antes de iniciar a marcha após ligar o carro,e esperar até um minuto antes de desligar,por causa da lubrificação do turbo.
    Ora,com este sistema ,isso não vai acontecer (sei que posso desligá-lo),vai haver um ligar e desligar constante sem que eu dê esse tempo ao turbo.
    Algum dos experientes users deste forum me pode ilucidar e dar a sua opinião?

    Um bem haja a todos.
    Editado pela última vez por rpedro77; 21 May 2019, 15:11.

    #2
    Eu sinceramente acho uma perda de dinheiro e aumento da poluição, ter um carro parado 1 minuto a aquecer. É dar à chave, colocar o cinto e arrancar. Nos 1os kms, não puxar pelo carro e depois, gradualmente ir puxando um pouco mais.
    Quando se chega ao destino é a mesma coisa. Em vez de estar 1 minuto à espera, porque não ir reduzindo a intensidade? Eu quando faço uma viagem longa em AE, depois de sair das portagens, deixo a mecânica arrefecer, conduzindo com mais suavidade. Quem.tem tempo para perder 1 minuto com o carro parado, certamente tem tempo para fazer os últimos kms mais devagar.
    Depois entre estacionar, tirar o cinto e desligar, já se deu tempo suficiente para o arrefecimento.
    Tenho S&S no carro e ando sempre com ele ligado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
      Depois entre estacionar, tirar o cinto e desligar, já se deu tempo suficiente para o arrefecimento.
      O motor de um carro no trânsito de uma qualquer grande cidade, no pára-arranca aquece mais que andar numa AE vários km's...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
        O motor de um carro no trânsito de uma qualquer grande cidade, no pára-arranca aquece mais que andar numa AE vários km's...
        A temperatura da água talvez. A do óleo não me parece.

        Comentário


          #5
          A cena é que por exemplo ao parar numa área de serviço do AE, um cajo vem por ex a 120 e já com turbo sempre a trabalhar e depois estaciona e eu pelo menos nunca desligo logo o motor, deixo estar tipo 1 min ao ralenti, que tb não tem qualquer expressão nem no consumo nem na poluição.

          Comentário


            #6
            Falando cá de casa:

            Carro com quase 9 anos, actualmente com 120 mil kms. Mesma bateria de origem. Motor de arranque de origem. Não consome óleo e faz depósitos mistos de 5.2 a 5.5l. Start/stop sempre desligado a não ser que me esqueça de carregar no botão. Turbo ainda com muita saúde. Embraigem e bi-massa de origem, sem vibrações ou tiques estranhos.

            Problemas de relevo até à data: Uma EGR e conjunto de injectores, ambos categorizados e substituídos como defeito de fabrico. Levou também 1 compressor de AC pelo facto de ter moido o veio de transmissão (também defeito de fabrico daquele modelo de compressor em si que foi substituído por um de um fabricante diferente tal como preconizado pela marca na guia de reparação).

            Cuidados: Não puxo por ele a frio. Só aperto com ele quando tem de ser ou quando há alguma situação que me obrigue a andar a fundo, não ando com a faca nos dentes a correr de semáforo em semáforo no dia a dia nem faço a auto-estrada a ritmos de XXX como se vê por aqui. Manutenção a tempo e horas, evito o longlife fazendo revisões, ou muda de óleo e filtros, anual. Sempre que possível é estacionado em garagem.

            Carro com 7 meses a gasolina. Cerca de 6000kms e 0 problemas a reportar. Leva e vai continuar a levar com o mesmo tratamento referido acima.

            Comentário


              #7
              Acho que a questão não será tanto a temperatura, mas sim a lubrificação do turbo, no caso de vir a rodar e desligar-se o carro interrompendo a mesma. Ao deixarmos uns 30 segundos ao ralenti, damos tempo a que o turbo pare de rodar ainda com lubrificação, diminuindo o seu desgaste e consequentemente aumentando o seu tempo de vida útil.

              Comentário


                #8
                Pois, a menos que o start stop mantenha a bomba de óleo em funcionamento...será?

                Comentário


                  #9
                  Pois eu sou do pessoal do 1 min... Tres viaturas todas turbo, sendo a menor km o Smart 219mkm e maior a passat 287mkm.
                  Nenhum deles tem esses sistema montado. Igualmente qd arranco vou suave ate atingir a correta temperatura de funcionamento e mais syave na condução qd a parar.
                  A experiência do pessoal mais aficionado aos automóveis nos carros com o sistema montado é anular o mesmo via kit do ebay

                  Comentário


                    #10
                    Não tens de te preocupar com isso.

                    Comentário


                      #11
                      O problema é o chamado oil cooking. Por exemplo se fizemos uma subida em que o motor vai com bastante carga, quando paramos toda a zona do turbo pode estar especialmente quente. Quem nunca viu imagens de motores com turbo em que o colector de escape até fica incandescente?

                      Se o motor for parado nessa situação, o óleo que estava a circular no turbo pode atingir temperaturas muito elevadas pode ficar queimado e agarras-se as peças que pretende lubrificar e arrefecer.

                      Isto hoje em dia, nos motores mais modernos é evitado mantendo a agua em circulação para arrefecer estas partes. O Ecoboost por exemplo tem isso.

                      A recomendação é:

                      Sempre que possivel tirar ou aliviar ao máximo o acelerador antes de parar. Por exemplo em AE se vamos parar numa AS, retirar o pé do acelerador e deixar o carro ir perdendo velocidade por si. Poupam combustível e travões. Neste caso não é preciso esperar tempo nenhum.

                      Se não for de todo possível entao fazer a espera do tempo necessário para arrefecer.

                      Para por a trabalhar não é preciso esperar tempo nenhum, o óleo ganha pressão em segundos. Acelerar com muita moderação até a temperatura subir um pouco.
                      Editado pela última vez por JCF; 21 May 2019, 16:32.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                        Eu sinceramente acho uma perda de dinheiro e aumento da poluição, ter um carro parado 1 minuto a aquecer. É dar à chave, colocar o cinto e arrancar. Nos 1os kms, não puxar pelo carro e depois, gradualmente ir puxando um pouco mais.
                        Quando se chega ao destino é a mesma coisa. Em vez de estar 1 minuto à espera, porque não ir reduzindo a intensidade? Eu quando faço uma viagem longa em AE, depois de sair das portagens, deixo a mecânica arrefecer, conduzindo com mais suavidade. Quem.tem tempo para perder 1 minuto com o carro parado, certamente tem tempo para fazer os últimos kms mais devagar.
                        Depois entre estacionar, tirar o cinto e desligar, já se deu tempo suficiente para o arrefecimento.
                        Tenho S&S no carro e ando sempre com ele ligado.
                        antigamente esperava mais que um minuto, hoje faço como dizes mas ainda assim espero pelo menos 30~45 segundos porque entre ligar o carro, por o cinto, ajustar a ventilação e abrir o portão/fechar o portão ( eletrico ) leva mais ou menos esse tempo.

                        só não cumpro o tempo de espera se tiver o carro numa zona duvidosa ( o que raramente acontece uma vez em anos ).

                        spot/start desligo de imediato, não suporto esse sistema.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Acho que a questão não será tanto a temperatura, mas sim a lubrificação do turbo, no caso de vir a rodar e desligar-se o carro interrompendo a mesma. Ao deixarmos uns 30 segundos ao ralenti, damos tempo a que o turbo pare de rodar ainda com lubrificação, diminuindo o seu desgaste e consequentemente aumentando o seu tempo de vida útil.
                          Ecoflex,era exatamente a isto que me referia,mas frases escritas com mestria são outra loiça E é isto que me faz pensar que outro dos hábitos a criar após ligar o carro,possa ser carregar no off do S&S.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                            O problema é o chamado oil cooking. Por exemplo se fizemos uma subida em que o motor vai com bastante carga, quando paramos toda a zona do turbo pode estar especialmente quente. Quem nunca viu imagens de motores com turbo em que o colector de escape até fica incandescente?

                            Se o motor for parado nessa situação, o óleo que estava a circular no turbo pode atingir temperaturas muito elevadas pode ficar queimado e agarras-se as peças que pretende lubrificar e arrefecer.

                            Isto hoje em dia, nos motores mais modernos é evitado mantendo a agua em circulação para arrefecer estas partes. O Ecoboost por exemplo tem isso.

                            A recomendação é:

                            Sempre que possivel tirar ou aliviar ao máximo o acelerador antes de parar. Por exemplo em AE se vamos parar numa AS, retirar o pé do acelerador e deixar o carro ir perdendo velocidade por si. Poupam combustível e travões. Neste caso não é preciso esperar tempo nenhum.

                            Se não for de todo possível entao fazer a espera do tempo necessário para arrefecer.

                            Para por a trabalhar não é preciso esperar tempo nenhum, o óleo ganha pressão em segundos. Acelerar com muita moderação até a temperatura subir um pouco.
                            Em relação à ultima frase, ora, o óleo quando a frio é que tem mais pressão. Demasiada até, mas não preocupante. A questão do ligar o carro a frio é mais por ser do tipo : ligar, colocar cinto, ligar rádio ou assim, e siga. Basicamente esperar uns 10 ou 20s até o óleo já estar a circular pelo motor todo.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho mais perguntas que respostas...

                              Será que quem desenhou o software do motor não pensou nisso? O start-stop por vezes fica indisponível, será devido à lubrificação do turbo? Ou devido à carga da bateria?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Pois, a menos que o start stop mantenha a bomba de óleo em funcionamento...será?
                                Não,de todo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                  O problema é o chamado oil cooking. Por exemplo se fizemos uma subida em que o motor vai com bastante carga, quando paramos toda a zona do turbo pode estar especialmente quente. Quem nunca viu imagens de motores com turbo em que o colector de escape até fica incandescente?

                                  Se o motor for parado nessa situação, o óleo que estava a circular no turbo pode atingir temperaturas muito elevadas pode ficar queimado e agarras-se as peças que pretende lubrificar e arrefecer.

                                  Isto hoje em dia, nos motores mais modernos é evitado mantendo a agua em circulação para arrefecer estas partes. O Ecoboost por exemplo tem isso.

                                  A recomendação é:

                                  Sempre que possivel tirar ou aliviar ao máximo o acelerador antes de parar. Por exemplo em AE se vamos parar numa AS, retirar o pé do acelerador e deixar o carro ir perdendo velocidade por si. Poupam combustível e travões. Neste caso não é preciso esperar tempo nenhum.

                                  Se não for de todo possível entao fazer a espera do tempo necessário para arrefecer.

                                  Para por a trabalhar não é preciso esperar tempo nenhum, o óleo ganha pressão em segundos. Acelerar com muita moderação até a temperatura subir um pouco.
                                  Subscrevo.
                                  É mesmo isto.
                                  Na maioria das situações dá para fazer isso. Porque raios ir a abrir até ao destino de depois esperar para desligar, quando grande parte das vezes podemos abrandar e fazer o mesmo em andamento. E ainda se poupa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Tenho mais perguntas que respostas...

                                    Será que quem desenhou o software do motor não pensou nisso? O start-stop por vezes fica indisponível, será devido à lubrificação do turbo? Ou devido à carga da bateria?
                                    Pois daí eu ter perguntado se o SS foi pensado para manter o óleo em circulação , tal como mantem a bomba de travões ligada por ex.

                                    E sim por vezes o SS não se activa ou de repente liga o motor, por vezes basta aumentar a intensidade do AC que ele liga logo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nós como clientes não deveríamos ter que nos preocupar com estas coisas. Quem desenvolve o carro é que deveria pensar em todos estes pormenores.

                                      Mas a história mostra que afinal não é bem assim, veja-se o caso dos filtros de partículas em percursos curtos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Pois, a menos que o start stop mantenha a bomba de óleo em funcionamento...será?
                                        quando questionei na mercedes ( quando tive o E 300 H ) sobre o start / stop e sistema hibrido que liga o motor e coloca em regimes pouco recomendáveis para um motor frio, disseram que tem uma bomba eletrica que faz isso.

                                        até hoje não vi nenhum bomba desse tipo num motor.

                                        por isso passei a usar em S e assim o carro arrancava sempre com o motor a combustão e nunca desligava quando parava.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Nós como clientes não deveríamos ter que nos preocupar com estas coisas. Quem desenvolve o carro é que deveria pensar em todos estes pormenores.

                                          Mas a história mostra que afinal não é bem assim, veja-se o caso dos filtros de partículas em percursos curtos.
                                          Exacto. Daí que quem diz que não há problema nenhum, convinha fundamentar.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X