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Renault ZOE, compensa ou não?

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    Renault ZOE, compensa ou não?

    Olá a todos,

    Enquanto passeava nos sites do costume de classificados, verifiquei que se arranja um Renault Zoe por cerca de 8.500 euros usado, mais ou menos o valor de um segmento B do mesmo ano.

    Então comecei a fazer contas, como tenho em casa um utilitário que faz cerca de 500/600kms mês, um elétrico era o ideal em termos de economia... pensava eu

    Fiz as seguintes contas:
    Na carro a gasolina gasto mais ou menos:
    60 euros por mês em combustível (720 ano), 100 IUC e cerca de 150 euros para revisão anual, o que dá um total de 970 euros ano.

    Na carro a eletrico gasto mais ou menos:
    7 euros por mês em combustível (84 ano), 0 IUC e cerca de 100 euros para revisão anual, o que dá um total de 184 euros ano, mas verifiquei que para um máximo de 7.500kms ano pago mais 57 euros/mês pelo aluguer das baterias .
    São mais 684 a somar aos 184... 868 euros

    Isto tudo para verificar uma poupança de 100 euros... não me parece que compense... Será que estou a fazer bem as contas, ou falta alguma coisa? É que vejo tantos ZOE...

    #2
    muitos desses ZOE devem ser de empresa.. há benefícios fiscais para EV

    quanto às contas, cada caso é um caso e só tu sabes do teu.. acredito que estejas a fazer bem as contas, mas tem em atenção que os combustíveis só têm uma tendência: aumento de preço!!!

    Comentário


      #3
      Se tiveres onde o deixar a carregar, é sempre uma boa hipótese. O problema de muita gente é que não tem precisamente isso.
      De resto, as contas são basicamente essas. Se conseguires arranjar um sem aluguer de baterias, a poupança aí é substancial.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
        Olá a todos,

        Enquanto passeava nos sites do costume de classificados, verifiquei que se arranja um Renault Zoe por cerca de 8.500 euros usado, mais ou menos o valor de um segmento B do mesmo ano.

        Então comecei a fazer contas, como tenho em casa um utilitário que faz cerca de 500/600kms mês, um elétrico era o ideal em termos de economia... pensava eu

        Fiz as seguintes contas:
        Na carro a gasolina gasto mais ou menos:
        60 euros por mês em combustível (720 ano), 100 IUC e cerca de 150 euros para revisão anual, o que dá um total de 970 euros ano.

        Na carro a eletrico gasto mais ou menos:
        7 euros por mês em combustível (84 ano), 0 IUC e cerca de 100 euros para revisão anual, o que dá um total de 184 euros ano, mas verifiquei que para um máximo de 7.500kms ano pago mais 57 euros/mês pelo aluguer das baterias .
        São mais 684 a somar aos 184... 868 euros

        Isto tudo para verificar uma poupança de 100 euros... não me parece que compense... Será que estou a fazer bem as contas, ou falta alguma coisa? É que vejo tantos ZOE...
        Não consegues arranjar sem contrato de aluguer das baterias?

        Há uns anos também fiz as contas e com o aluguer das baterias os preços não eram nada competitivos, claro que há a vantagem de não ter custos para substituir as baterias quando estas estiverem degradadas mas mesmo assim acho que não compensa.

        Não pões a hipótese de importar um? Aí já não deve o "problema" de aluguer de baterias.

        Comentário


          #5
          Praticamente ninguém quer um eléctrico com aluguer de bateria. Por isso é que o preço é baixo.

          Comentário


            #6
            A vantagem são esses 100€ mais a redução do valor das revisões que nos elétricos são valores residuais em relação aos de combustão. O aluguer das baterias não me parece nada descabido, eu se tivesse um eletrico seria com essa modalidade, porque qualquer problema que surja com as mesmas a troca fica por conta da marca.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
              Se tiveres onde o deixar a carregar, é sempre uma boa hipótese. O problema de muita gente é que não tem precisamente isso.
              De resto, as contas são basicamente essas. Se conseguires arranjar um sem aluguer de baterias, a poupança aí é substancial.
              Assim como o maior preço de compra do veiculo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                Não pões a hipótese de importar um? Aí já não deve o "problema" de aluguer de baterias.
                Pelo que me vou apercebendo dos sites de usados, podes importar nos dois moldes, com ou sem contrato de aluguer de baterias.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                  A vantagem são esses 100€ mais a redução do valor das revisões que nos elétricos são valores residuais em relação aos de combustão. O aluguer das baterias não me parece nada descabido, eu se tivesse um eletrico seria com essa modalidade, porque qualquer problema que surja com as mesmas a troca fica por conta da marca.
                  Mas lá está, para ir para um eléctrico com aluguer de baterias, em termos financeiros a vantagem é muito curta, e com as limitações que os eléctricos ainda têm, acaba por ser mais confortável continuar à mesma com um ICE.
                  Ainda por cima o valor de aluguer das baterias tem a ver com os km mensais que fazes, aqueles 54€ devem ser para o escalão mais baixo, para apenas "meia dúzia de km" por mês.

                  Comentário


                    #10
                    Com baterias próprias, o mais barato que encontrei numa pesquisa rápida, foi 13500€, mas já com 6 anos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                      Pelo que me vou apercebendo dos sites de usados, podes importar nos dois moldes, com ou sem contrato de aluguer de baterias.
                      Não sabia que dava para importar com contrato de aluguer de baterias, estamos sempre a aprender.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                        Não sabia que dava para importar com contrato de aluguer de baterias, estamos sempre a aprender.
                        Pesquisa no SV. Uma grande parte são importados, e vários com contratos de aluguer.

                        EDIT: Exemplo - https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#ef2b966f65
                        Editado pela última vez por Vanquish; 24 May 2019, 10:46.

                        Comentário


                          #13
                          Como diz o colega @sgtscales , podes procurar um ZOE com baterias incluídas (sem regime de aluguer), ainda que o preço pedido deva ser superior.

                          As baterias são uma questão que não é muito fácil.

                          Por um lado, pagar o aluguer mensal pesa muito nos baixos custos de utilização dum EV. Por outro, sem aluguer, e mesmo que a probabilidade seja baixa, se a bateria der algum problema, a reparação ou troca será a teu custo e pode ser avultada (no caso da troca será de vários milhares de euros).

                          A poupança dum EV é tentadora mas a eventual troca duma bateria é uma despesa de vários milhares de euros.

                          Eu tentava informar-me melhor sobre as possibilidades de reparação existentes no mercado e assim decidir em face dos riscos. A ideia que tenho é que há situações em que casas especializadas conseguem efectuar reparações "em conta" evitando a compra de uma bateria nova.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                            Mas lá está, para ir para um eléctrico com aluguer de baterias, em termos financeiros a vantagem é muito curta, e com as limitações que os eléctricos ainda têm, acaba por ser mais confortável continuar à mesma com um ICE.
                            Ainda por cima o valor de aluguer das baterias tem a ver com os km mensais que fazes, aqueles 54€ devem ser para o escalão mais baixo, para apenas "meia dúzia de km" por mês.
                            Exato, daí que eu tenha dito "se comprasse um elétrico". [emoji6]

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                              Praticamente ninguém quer um eléctrico com aluguer de bateria. Por isso é que o preço é baixo.

                              Em grande parte...

                              Comentário


                                #16
                                O resultado das contas deu poupança...e concluiu que não compensa?...

                                Comentário


                                  #17
                                  A questão é: aluguer de baterias compensa?

                                  A resposta é: dificilmente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                    O resultado das contas deu poupança...e concluiu que não compensa?...



                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                      O resultado das contas deu poupança...e concluiu que não compensa?...
                                      Ter poupança, não significa que seja compensador.

                                      No meu caso 100€ anuais de poupança, não compensa as limitações que um eléctrico com pouca autonomia impõe.
                                      No meu caso mesmo que seja para 2º carro só para utilização casa/trabalho/casa, por vezes é preciso um ou outro desvio em que ia ficar com dores de cabeça com um carro destes.

                                      Tudo depende de cada um. Para uns, esses 100€ podem ser compensadores outras não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na minha opinião este tipo de carro só compensa com contrato de aluguer de baterias. O valor dos contratos é que tem de baixar/aumentar o número de KMs. Estar a mexer em instalações electricas auto não é "para meninos" e mais vale resolver o problema de uma vez com a marca. Isto no fundo é um modelo a la nespresso, enquanto a malta for pagando o café a máquina vai ficando cada vez mais barata.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                          O resultado das contas deu poupança...e concluiu que não compensa?...
                                          No meu ponto de vista não, pois esses 100 euros anuais não cobrem as limitações de um elétrico.
                                          Mesmo que eu não ande no carro o aluguer das baterias tenho que pagar...

                                          Agora se não tivesse que pagar aluguer de baterias, tinha uma poupança anual de cerca de 800 euros, e isso sim era poupar e valia bem a pena.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                            Na minha opinião este tipo de carro só compensa com contrato de aluguer de baterias. O valor dos contratos é que tem de baixar/aumentar o número de KMs. Estar a mexer em instalações electricas auto não é "para meninos" e mais vale resolver o problema de uma vez com a marca. Isto no fundo é um modelo a la nespresso, enquanto a malta for pagando o café a máquina vai ficando cada vez mais barata.
                                            Se o aluguer fosse metade do valor, era uma boa alternativa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Poupança é poupança...o user parece que entrou com os dados todos e é conhecedor das limitações...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                No meu ponto de vista não, pois esses 100 euros anuais não cobrem as limitações de um elétrico.
                                                Mesmo que eu não ande no carro o aluguer das baterias tenho que pagar...

                                                Agora se não tivesse que pagar aluguer de baterias, tinha uma poupança anual de cerca de 800 euros, e isso sim era poupar e valia bem a pena.
                                                100€ por ano não compensa as limitações e 800 sim... é isso?...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                  Na minha opinião este tipo de carro só compensa com contrato de aluguer de baterias. O valor dos contratos é que tem de baixar/aumentar o número de KMs. Estar a mexer em instalações electricas auto não é "para meninos" e mais vale resolver o problema de uma vez com a marca. Isto no fundo é um modelo a la nespresso, enquanto a malta for pagando o café a máquina vai ficando cada vez mais barata.
                                                  Nunca vai compensar porque quem faz o aluguer tem de receber o suficiente para pagar as baterias que tem de substituir.

                                                  O problema é que num sistema assim, podem ter de meter baterias novas num carro em fim de vida, enquanto uma pessoa normal simplesmente trocaria de carro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                    100€ por ano não compensa as limitações e 800 sim... é isso?...
                                                    Sim, é isso.

                                                    Poupar 800 euros por ano, dá para umas férias ... 100 euros não dá para nada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                      Olá a todos,

                                                      Enquanto passeava nos sites do costume de classificados, verifiquei que se arranja um Renault Zoe por cerca de 8.500 euros usado, mais ou menos o valor de um segmento B do mesmo ano.

                                                      Então comecei a fazer contas, como tenho em casa um utilitário que faz cerca de 500/600kms mês, um elétrico era o ideal em termos de economia... pensava eu

                                                      Fiz as seguintes contas:
                                                      Na carro a gasolina gasto mais ou menos:
                                                      60 euros por mês em combustível (720 ano), 100 IUC e cerca de 150 euros para revisão anual, o que dá um total de 970 euros ano.

                                                      Na carro a eletrico gasto mais ou menos:
                                                      7 euros por mês em combustível (84 ano), 0 IUC e cerca de 100 euros para revisão anual, o que dá um total de 184 euros ano, mas verifiquei que para um máximo de 7.500kms ano pago mais 57 euros/mês pelo aluguer das baterias .
                                                      São mais 684 a somar aos 184... 868 euros

                                                      Isto tudo para verificar uma poupança de 100 euros... não me parece que compense... Será que estou a fazer bem as contas, ou falta alguma coisa? É que vejo tantos ZOE...
                                                      Claro que com aluguer de baterias não compensa agora sem aluguer de baterias a conversa já é outra

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Esquece o 'ZÉ'. É um charuto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                                          Claro que com aluguer de baterias não compensa agora sem aluguer de baterias a conversa já é outra
                                                          Nesse caso compensa a curto prazo, se houver uma anomalia numa bateria... ui...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                            Nunca vai compensar porque quem faz o aluguer tem de receber o suficiente para pagar as baterias que tem de substituir.

                                                            O problema é que num sistema assim, podem ter de meter baterias novas num carro em fim de vida, enquanto uma pessoa normal simplesmente trocaria de carro.
                                                            Não penso assim, acho que se parte do principio que um carro elétrico irá precisar sempre de baterias e acho que nem sempre isso irá acontecer, por variados motivos.

                                                            Por isso pagar, por exemplo 30 euros por mês para o aluguer das baterias, pode ser vantajoso para ambas as partes, a marca ganha 30 euros por mês, o dono do carro tem a segurança de que se algo acontecer a marca assume. Funcionaria como um género de seguro.

                                                            Também pagamos seguro a vida inteira e podemos nunca ter acidentes.

                                                            Comentário

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