Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor e rotações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor e rotações

    Boas. Aqui vai uma dúvida, provavelmente estúpida.
    Queria saber o seguinte:
    O esforço do motor qdo vai à rotação X é igual, qualquer que seja a mudança engatada?

    #2
    depende 4000 para uma 5º não é nada mas para uma 1º já vais a esforçar!

    Comentário


      #3
      4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por AF147

        4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
        mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por AF147

          4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
          Mas o esforço do motor é diferente.
          Tens que ter em conta o acrescimo de atrito da estrada, do ar e claro dos elementos moveis da viatura, tudo isso aumenta com a velocidade;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por Darth Vader

            citação:Originalmente colocada por AF147

            4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
            mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!
            O motor vai em mais esforço em 5º

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por xicos perto

              citação:Originalmente colocada por Darth Vader

              citação:Originalmente colocada por AF147

              4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
              mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!
              O motor vai em mais esforço em 5º
              no meio é que está a virtude. :D

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por AF147

                citação:Originalmente colocada por xicos perto

                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                citação:Originalmente colocada por AF147

                4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
                mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!
                O motor vai em mais esforço em 5º
                no meio é que está a virtude. :D
                :D
                Ainda estou para descobrir onde anda ela:D
                Eu bem procuro, mas....é complicado:D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por xicos perto

                  citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                  citação:Originalmente colocada por AF147

                  4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
                  mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!
                  O motor vai em mais esforço em 5º
                  então faz porto lisboa em 1º as 4000,e depois faz porto lisboa em 5º as 4000!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                    citação:Originalmente colocada por xicos perto

                    citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                    citação:Originalmente colocada por AF147

                    4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
                    mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!
                    O motor vai em mais esforço em 5º
                    então faz porto lisboa em 1º as 4000,e depois faz porto lisboa em 5º as 4000!
                    Para descobrir o quê?

                    Já coloquei a explicação mais acima, tenho a certeza do que digo, por isso para mim é um assunto encerrado;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por xicos perto

                      citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                      citação:Originalmente colocada por xicos perto

                      citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                      citação:Originalmente colocada por AF147

                      4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
                      mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!
                      O motor vai em mais esforço em 5º
                      então faz porto lisboa em 1º as 4000,e depois faz porto lisboa em 5º as 4000!
                      Para descobrir o quê?

                      Já coloquei a explicação mais acima, tenho a certeza do que digo, por isso para mim é um assunto encerrado;)
                      Para mim tambem é!;)

                      Comentário


                        #12
                        É preciso definir "esforço".
                        Os motores desgastam-se em grande parte pelo número de voltas que dão e assim sendo, a maior rotação maior desgaste.
                        Por outro lado o motor pode estar a rodar a grande rpms sem que haja injecção (explosão), ou a baixas rpms com muito combustível a ser queimado....

                        Comentário


                          #13
                          Darth Vader e Xicos Perto, acho podem então começar por definir em quê que o motor faz mais esforço. mas não podem olhar a factores extermos, pois esses são variaveis e podem funcionar para os dois lados, a favor ou contra.
                          imaginem um ambiente controlado, sem atritos, nem coisas desse género.
                          um motor realiza mais esforço a funcionar em 1ª a 4000rpm ou em 5ª às 4000rpm? porquê?

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por AF147

                            Darth Vader e Xicos Perto, acho podem então começar por definir em quê que o motor faz mais esforço. mas não podem olhar a factores extermos, pois esses são variaveis e podem funcionar para os dois lados, a favor ou contra.
                            imaginem um ambiente controlado, sem atritos, nem coisas desse género.
                            um motor realiza mais esforço a funcionar em 1ª a 4000rpm ou em 5ª às 4000rpm? porquê?
                            Tambem posso meter a colher?

                            Eu tinha a msm opinião que o xicos_esperto, mas quando o darth disse aquilo de ir de lisboa ao porto em 1ª pus me a pensar...

                            O motor quando vai em 5ª a 4000 Rpms vai a fazer força nas rodas para elas andarem para a frente, no entanto se fores em 1ª o motor vai mais a travar as rodas do que a faze-las andar.

                            Se fores em 5ª e tirares o pe do acelarador, o carro apenas vai perdendo velocidade gradualmente, mas se fores em 1ª ele manda um "soluço" e perde velocidade mt mais rapidamente;)

                            Se calhar tou aqui a dizer uma bacorada, mas pra mim o motor desgasta-se menos em 5ª pelas razões que disse acima;)

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por AF147

                              Darth Vader e Xicos Perto, acho podem então começar por definir em quê que o motor faz mais esforço. mas não podem olhar a factores extermos, pois esses são variaveis e podem funcionar para os dois lados, a favor ou contra.
                              imaginem um ambiente controlado, sem atritos, nem coisas desse género.
                              um motor realiza mais esforço a funcionar em 1ª a 4000rpm ou em 5ª às 4000rpm? porquê?
                              Sinceramente não vejo qual o sentido desta pergunta, em ambiente controlado, na ausência de atrito feito pelo ar, alcatrão, etc… o desgaste será exactamente o mesmo em 1ª e 5ª, dado que a rotação é a mesma. Num ambiente normal o desgaste é será maior em 5ª dado que a energia que o automóvel tem de contrariar mais forças (a velocidade é maior) para atingir a mesma rotação. Se contabilizarmos o trabalho exercido (energia utilizada por objectivo) temos uma melhor relação em 5ª dado que apesar de despender um pouco mais de energia (combustível) avança muitos mais metros de cada vez.

                              Em relação à comparação acho que não faz qualquer sentido.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
                                mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!
                                O motor vai em mais esforço em 5º
                                então faz porto lisboa em 1º as 4000,e depois faz porto lisboa em 5º as 4000!
                                Na realidade não tens razão, uma vez que em 5ª faz mais esforço. Esse exemplo que deste não é junto, uma vez que o motor vai trabalhar muito mais tempo para chegar a lisboa em 1ª do que em 5ª. Mas se andares meia hora em 1ª a 5000rpm e meia hora em 5ª a 5000rpm o motor esforçou-se mais em 5ª. Claro que o barulho em primeira n parece muito saudavel... Mas na realidade é o mesmo, apenas n tens os barulhos de rodagem a filtrar o barulho do motor. ;)

                                Obviamente que irá fazer uma média de gasto superior se contabilizares litros/100km, mas se fizeres em litros/tempo, em 1ª será bem menos guloso.

                                Acho que estou certo...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Devil_Angel

                                  citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                  citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                  citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                  4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
                                  mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!
                                  O motor vai em mais esforço em 5º
                                  então faz porto lisboa em 1º as 4000,e depois faz porto lisboa em 5º as 4000!
                                  Na realidade não tens razão, uma vez que em 5ª faz mais esforço. Esse exemplo que deste não é junto, uma vez que o motor vai trabalhar muito mais tempo para chegar a lisboa em 1ª do que em 5ª. Mas se andares meia hora em 1ª a 5000rpm e meia hora em 5ª a 5000rpm o motor esforçou-se mais em 5ª. Claro que o barulho em primeira n parece muito saudavel... Mas na realidade é o mesmo, apenas n tens os barulhos de rodagem a filtrar o barulho do motor. ;)

                                  Obviamente que irá fazer uma média de gasto superior se contabilizares litros/100km, mas se fizeres em litros/tempo, em 1ª será bem menos guloso.

                                  Acho que estou certo...
                                  tu contradizes-te todo!então em 5º desgasta mais,mas como em 1º demora mais tempo a chegar em lisboa,logo pela tua logica tenho razão!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                    citação:Originalmente colocada por AF147

                                    Darth Vader e Xicos Perto, acho podem então começar por definir em quê que o motor faz mais esforço. mas não podem olhar a factores extermos, pois esses são variaveis e podem funcionar para os dois lados, a favor ou contra.
                                    imaginem um ambiente controlado, sem atritos, nem coisas desse género.
                                    um motor realiza mais esforço a funcionar em 1ª a 4000rpm ou em 5ª às 4000rpm? porquê?
                                    Tambem posso meter a colher?

                                    Eu tinha a msm opinião que o xicos_esperto, mas quando o darth disse aquilo de ir de lisboa ao porto em 1ª pus me a pensar...

                                    O motor quando vai em 5ª a 4000 Rpms vai a fazer força nas rodas para elas andarem para a frente, no entanto se fores em 1ª o motor vai mais a travar as rodas do que a faze-las andar.

                                    Se fores em 5ª e tirares o pe do acelarador, o carro apenas vai perdendo velocidade gradualmente, mas se fores em 1ª ele manda um "soluço" e perde velocidade mt mais rapidamente;)

                                    Se calhar tou aqui a dizer uma bacorada, mas pra mim o motor desgasta-se menos em 5ª pelas razões que disse acima;)

                                    Boas C3_soul, o meu nick é xicos perto, de xicos que estão perto e não de chico esperto, acho que isso não sou:D
                                    Mas na boa, tou só na risada:D

                                    Depois estamos a falar do esforço e não do desgaste do motor.

                                    Podes fazer uma experiencia caseira, mais uma? porra:D

                                    1º pões o carro em 1ª velocidade ás 4 mil rpms em recta com o carro estabilizado e verifica o seu consumo instantaneo.

                                    2º Depois faz exactamente o mesmo só que em 5ª velocidade.

                                    3º tiras as tuas conclusões;)

                                    Nota: como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                      citação:Originalmente colocada por C3_soul

                                      citação:Originalmente colocada por AF147

                                      Darth Vader e Xicos Perto, acho podem então começar por definir em quê que o motor faz mais esforço. mas não podem olhar a factores extermos, pois esses são variaveis e podem funcionar para os dois lados, a favor ou contra.
                                      imaginem um ambiente controlado, sem atritos, nem coisas desse género.
                                      um motor realiza mais esforço a funcionar em 1ª a 4000rpm ou em 5ª às 4000rpm? porquê?
                                      Tambem posso meter a colher?

                                      Eu tinha a msm opinião que o xicos_esperto, mas quando o darth disse aquilo de ir de lisboa ao porto em 1ª pus me a pensar...

                                      O motor quando vai em 5ª a 4000 Rpms vai a fazer força nas rodas para elas andarem para a frente, no entanto se fores em 1ª o motor vai mais a travar as rodas do que a faze-las andar.

                                      Se fores em 5ª e tirares o pe do acelarador, o carro apenas vai perdendo velocidade gradualmente, mas se fores em 1ª ele manda um "soluço" e perde velocidade mt mais rapidamente;)

                                      Se calhar tou aqui a dizer uma bacorada, mas pra mim o motor desgasta-se menos em 5ª pelas razões que disse acima;)

                                      Boas C3_soul, o meu nick é xicos perto, de xicos que estão perto e não de chico esperto, acho que isso não sou:D
                                      Mas na boa, tou só na risada:D

                                      Depois estamos a falar do esforço e não do desgaste do motor.

                                      Podes fazer uma experiencia caseira, mais uma? porra:D

                                      1º pões o carro em 1ª velocidade ás 4 mil rpms em recta com o carro estabilizado e verifica o seu consumo instantaneo.

                                      2º Depois faz exactamente o mesmo só que em 5ª velocidade.

                                      3º tiras as tuas conclusões;)

                                      Nota: como sabem o consumo instantaneo é revelador do esforço que o motor está a fazer no momento.
                                      então tenho razão,em 1º a essa rotação gasta mais que em 5º as 4000!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                        4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
                                        mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!

                                        Isso do esforco e' muito subjectivo, pois em 1a o motor mantem mais facilmente as 4000 rpm, e por essa logica vai em menos esforco.
                                        Claro que se se estivermos a fazer uma viagem ai desgastara menos o motor ir em 5a pois e' correctamente refrigerado, etc...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                          citação:Originalmente colocada por AF147

                                          4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
                                          mas o motor vai em mt mais esforço em 1º!

                                          Isso do esforco e' muito subjectivo, pois em 1a o motor mantem mais facilmente as 4000 rpm, e por essa logica vai em menos esforco.
                                          Claro que se se estivermos a fazer uma viagem ai desgastara menos o motor ir em 5a pois e' correctamente refrigerado, etc...
                                          então tenho razão!

                                          Comentário


                                            #22
                                            reis os pistoes tao a fazer mais esforço ás 4000rpm?!ou ás 4000rpm?!

                                            tirando todos os factores externos o carro tá a fazer o mesmo esforço...nao?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Xcuz

                                              reis os pistoes tao a fazer mais esforço ás 4000rpm?!ou ás 4000rpm?!

                                              tirando todos os factores externos o carro tá a fazer o mesmo esforço...nao?!

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader
                                                então tenho razão!
                                                ja e' a 3a vez que dizes que tens razao, achas isso assim tao importante?

                                                Como eu disse no post anterior, depende do que se entende por "esforco"... Portanto nao ha ca razoes ou meias razoes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  4.000 rpm são 4.000 rpm! E para o motor, rodar a 4.000 rpm em 1ª ou 2ª é a mesmíssima coisa...

                                                  Simplesmente a caixa é que desmultiplica a potência do motor em andamento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                    4.000 rpm são 4.000 rpm! E para o motor, rodar a 4.000 rpm em 1ª ou 2ª é a mesmíssima coisa...

                                                    Simplesmente a caixa é que desmultiplica a potência do motor em andamento.
                                                    Então por essa lógica o motor rodar a 4000 rpms sem estar engatado tambem está a esforçar os mesmo que está em 1ª ou em 2ª?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

                                                      citação:Originalmente colocada por Darth Vader
                                                      então tenho razão!
                                                      ja e' a 3a vez que dizes que tens razao, achas isso assim tao importante?

                                                      Como eu disse no post anterior, depende do que se entende por "esforco"... Portanto nao ha ca razoes ou meias razoes.
                                                      nãos e trata de importante ou não mas o user xico_perto é que disse logo no inicio que tinha razão e acabava ali a discussão!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                        4.000 rpm são 4.000 rpm! E para o motor, rodar a 4.000 rpm em 1ª ou 2ª é a mesmíssima coisa...

                                                        Simplesmente a caixa é que desmultiplica a potência do motor em andamento.
                                                        e?então se fizeres uma viagem ou mesmo centro da cidade sempre em 1º as 4000,é igual a ires em 4 ou 5º?
                                                        depois diz-me quanto tempo dura o motor e os componentes!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader
                                                          Como eu disse no post anterior, depende do que se entende por "esforco"... Portanto nao ha ca razoes ou meias razoes.
                                                          nãos e trata de importante ou não mas o user xico_perto é que disse logo no inicio que tinha razão e acabava ali a discussão!
                                                          o xicos_perto assumiu a primeira definicao de "esforco" de que eu falei. Tu assumiste a segunda, portanto estao os dois certos... ou os dois errados, dependendo da perspectiva.:D

                                                          ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                                            citação:Originalmente colocada por AF147

                                                            4000rpm são 4000rpm, seja em 1ª seja em 5ª.
                                                            Mas o esforço do motor é diferente.
                                                            Tens que ter em conta o acrescimo de atrito da estrada, do ar e claro dos elementos moveis da viatura, tudo isso aumenta com a velocidade;)

                                                            Esta tudo dito aqui, ponto final nao compliquem

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X