Motor Wankel: o que é?
Quando todos pareciam não acreditar nas potencialidades do motor rotativo criado por Felix Wankel, a Mazda ficou fascinada pela simplicidade deste motor e decidiu comprar a patente em 1961. Desde essa altura tornou-se no único construtor deste tipo de motorização, com a qual ganhou as 24 horas de Le Mans, como já referimos, em 1991.
O Wankel trabalha de uma maneira totalmente diferente dos motores convencionais. Em vez de êmbolos, existem rotores que rodam no centro das paredes do motor que tem uma forma oval com um furo ao meio. O rotor tem um conjunto de dentes de engrenagem internos que combinam com uma engrenagem que se encontra fixa nas paredes da carcaça do motor onde funciona o veio excêntrico. Esta arquitectura torna redundante a existência de válvulas ou da tradicional cambota e as únicas peças que se movem são o rotor, que controla os tempos do motor (admissão, compressão, explosão e escape), e o veio excêntrico. Estas características permitem que este tipo de motor seja ao mesmo tempo leve e compacto. É o próprio rotor que gera a potência do motor rotativo após a explosão, aplicando-a ao veio excêntrico, que cumpre uma função semelhante à da cambota num motor de êmbolos tradicionais.
Conforme o número de rotores, assim a sua cilindrada. Neste caso, o Renesis do Mazda RX8 tem dois rotores com 654 c.c. cada um.
Motor Wankel: o que é?
Quando todos pareciam não acreditar nas potencialidades do motor rotativo criado por Felix Wankel, a Mazda ficou fascinada pela simplicidade deste motor e decidiu comprar a patente em 1961. Desde essa altura tornou-se no único construtor deste tipo de motorização, com a qual ganhou as 24 horas de Le Mans, como já referimos, em 1991.
O Wankel trabalha de uma maneira totalmente diferente dos motores convencionais. Em vez de êmbolos, existem rotores que rodam no centro das paredes do motor que tem uma forma oval com um furo ao meio. O rotor tem um conjunto de dentes de engrenagem internos que combinam com uma engrenagem que se encontra fixa nas paredes da carcaça do motor onde funciona o veio excêntrico. Esta arquitectura torna redundante a existência de válvulas ou da tradicional cambota e as únicas peças que se movem são o rotor, que controla os tempos do motor (admissão, compressão, explosão e escape), e o veio excêntrico. Estas características permitem que este tipo de motor seja ao mesmo tempo leve e compacto. É o próprio rotor que gera a potência do motor rotativo após a explosão, aplicando-a ao veio excêntrico, que cumpre uma função semelhante à da cambota num motor de êmbolos tradicionais.
Conforme o número de rotores, assim a sua cilindrada. Neste caso, o Renesis do Mazda RX8 tem dois rotores com 654 c.c. cada um.
ah ok...não o conhecia por este nome[:I]...mas axo que não há diesel...alias sem ser o rx 8 não debe haer muitos carros com este tipo de motor...
gostava de saber é se houve em diesel... se há ou se é viavel, e quais as limitaçoes em termos de rotação, ja me flaram há tempos que uma escola portuguesa estava a desenvolver um para um projecto de uma maquina escavadora.. nao sei como isso ficou...
Que eu saiba motor Wankel diesel não foi feito, apesar de teóricamente ser possível.
Houve sim um motor rotativo com ciclo diesel com válvulas, construído por Rambler-Renault, mas ñão tem nada a ver com o Wankel.
EDIT:- Due to its large residual chamber volume near the TDC, the Wankel cannot easily be operated in Diesel mode.
Segundo EDIT:- Já existe sim senhor
After some difficulties the Wankel R & D from basket stands for 1.7.2002 since that again on own legs. In time to the 100sten birthday of Felix Wankel to 13.8.2002 is thus again able to work the world Wankelzentrum. All projects are resumed, so also the fantastic Wankel Diesel, which is actually a dual-fuel engine and drives with almost everything which burns. Michael shepherd already emphasized the advantages of this engine 1993 in the magazine "motorcycle". (articles as pdf). Unfortunately to today nobody to the implementing Wankel Diesel on 2 wheels dared itself and could terminate this project. After it for a while looked as became the Wankel R & D does not continue sank also my hopes in such a way. After a discussion with the managing director Mr. Bax white I it both the private and industrielle of beginnings and is the idea of the Wankel Dieselmotorrades gives everything but forgetting.
Na minha opinião pela animação poderá não existir tempo suficiente para que o ar comprimido aqueça o suficiente para permitir a detonação do gasoleo ao ser injectado (em vez de velas teria injectores).Também não sei se aceitaria correctamente um turbo.
é pena quando uma marca apenas compra a patente, parece-me que este tipo de motores sao muito mais eficientes..
Mas a mazda detém a patente, mas a dona da mazda quem é? E quantas marcas tem esse grupo?
O problema é que foi devido ao Wankel que a mazda quase fechou portas, porque mais nenhuma marca se interessa por este motor, logo os já de si elevados custos de produção(o motor é quase artesanal) ainda ficam mais elevados por ser o unico a arcar com os custos.
é pena quando uma marca apenas compra a patente, parece-me que este tipo de motores sao muito mais eficientes..
Mas a mazda detém a patente, mas a dona da mazda quem é? E quantas marcas tem esse grupo?
O problema é que foi devido ao Wankel que a mazda quase fechou portas, porque mais nenhuma marca se interessa por este motor, logo os já de si elevados custos de produção(o motor é quase artesanal) ainda ficam mais elevados por ser o unico a arcar com os custos.
pois agora imagina se a VW tem pegado na patente, ou melhor se a patente nao fosse de niguem, tipo motor convencionais, quem quer fazer faça.. se calhar a historia era diferente..
é pena quando uma marca apenas compra a patente, parece-me que este tipo de motores sao muito mais eficientes..
se não me engano existem mais marcas com direitos sobre a patente e que também podem desenvolver motores wankel se assim o desejarem.
tenho ideia de ter lido isso algures.
A investigação da MAZDA tem sido no wankel a hidrogénio e no fundo é por ai que o caminho deve ser..não sei se irá haver investigação no diesel porque seria um pouco como andar para trás..
Neruson aproveitando o link que deixaste aqui explica bem a vantagens do wankel pra o hidrogenio..
citação:Motor rotativo: ideal para o uso de hidrogénio combustível
A decisão da Mazda de optar por um motor rotativo em vez de um motor de pistões como base para os seus projectos de veículo a hidrogénio não se deve apenas à experiência única da marca com esta tecnologia. Na verdade, o motor rotativo adequa-se particularmente aos requerimentos específicos do hidrogénio combustível já que, sendo o hidrogénio altamente explosivo, isso pode causar problemas na câmara de combustão de um motor de pistões, dando origem a uma combustão anormal.
Num motor tradicional, a mistura combustível/ar é injectada directamente numa câmara de combustão de alta temperatura que é selada por válvulas de escape muito quentes. Estas são condições pouco favoráveis e tornam o hidrogénio menos atraente enquanto combustível para um motor recíproco.
Em contraste, o motor rotativo apresenta câmaras de entrada, combustão e escape separadas. Assim, o hidrogénio é injectado a uma temperatura mais baixa e apenas entra em contacto com as altas temperaturas da câmara de combustão no último momento.
A outra característica chave do hidrogénio é o facto de produzir menos energia em volumes equivalentes quando ardido porque tem menor densidade que o petróleo. A baixa densidade do hidrogénio – injectada na sua forma gasosa – significa que, com a quantidade necessária para a combustão, ocuparia 29,5% do volume da câmara de combustão, comparativamente com os 1,7% necessários para a gasolina. Deste modo, o resultado seria uma quantidade reduzida do ar injectado, resultando numa combustão incompleta e menor potência.
Uma estratégia melhor é optar por injecção directa na câmara de combustão para contrabalançar este fenómeno. É mais fácil colocar um injector adicional na câmara de entrada de um motor rotativo do que no lado de uma estreita cabeça de cilindro de um motor de pistões.
Por fim, o motor rotativo é melhor que um motor recíproco a combinar a mistura ar/hidrogénio devido ao seu ciclo mais longo. O resultado é uma mistura mais uniforme que consequentemente permite melhor combustão.
é pena quando uma marca apenas compra a patente, parece-me que este tipo de motores sao muito mais eficientes..
se não me engano existem mais marcas com direitos sobre a patente e que também podem desenvolver motores wankel se assim o desejarem.
tenho ideia de ter lido isso algures.
diz aí a lista de empresas com direito à patente...
Por isso disse que mais ninguém se interessou por este motor, infelizmente, quem nunca o experimentou não sabe o que perde, é de um prazer de condução fenomenal mesmo[8D].
A investigação da MAZDA tem sido no wankel a hidrogénio e no fundo é por ai que o caminho deve ser..não sei se irá haver investigação no diesel porque seria um pouco como andar para trás..
MAZDA RULEZ
sim claro.. so gostava de saber se existiram.. e se tinham as mesmas limitaçoes de rpm teoricas de um diesel convencional.. foi so por curiosidade ;)
Os ensaios públicos em estradada do primeiro protótipo RX-8 Hydrogen de 2004 forneceram uma importante quantidade de informações úteis para a actual versão, a qual difere do seu predecessor em diversos aspectos:
- Caixa de velocidades automática: o protótipo foi equipado com uma caixa manual de 5 velocidades. Para um prazer de condução ainda maior, particularmente em condições de trânsito urbano, a nova versão do RX-8 Hydrogen está equipada com uma caixa automática de 4 velocidades com patilhas de mudanças atrás do volante.
- Tanques de hidrogénio maiores para maior autonomia: com a sua maior capacidade (110 litros), a autonomia do veículo no modo de hidrogénio foi aumentada para aproximadamente 100 quilómetros, apesar do aumento do consumo causado pela transmissão automática.
- Mudança rápida do tipo de combustível: um interruptor (em forma de rotor) no painel de bordo permite ao condutor mudar de hidrogénio para gasolina enquanto conduz. O interruptor fica iluminado de azul quando o carro se encontra no modo de hidrogénio.
- Nova disposição dos instrumentos: na primeira versão do RX-8 Hydrogen RE, o ponteiro de hidrogénio, o indicador do modo de combustível e luzes de aviso encontravam-se no centro do painel de bordo. Agora passaram a estar incorporados no painel de instrumentos.
E em relação às principais especificações técnicas do RX-8 Hidrogen, estamos perante um veículo com uma distância entre eixos de 2.700 mm, com medidas de comprimento, largura e altura de, respectivamente, 4.435 mm, 1.770 mm e 1.340 mm, e um peso de 1.460 kg. Depois, com capacidade para quatro adultos, o seu motor RENESIS rotativo a hidrogénio com sistema de duplo combustível é capaz de desenvolver uma potência máxima de 109 CV quando movido a hidrogénio, a qual sobe para os 210 CV se optarmos pelo uso da gasolina.
Já o binário máximo com a utilização de hidrogénio é de 140 Nm, um valor que sobe igualmente com o uso da gasolina, neste caso para os 222Nm. A sua autonomia é de 100 quilómetros quando nos deslocamos à custa do uso do hidrogénio, aumentando para os 550 quilómetros no uso normal da gasolina.
Por fim, e a título de curiosidade, o Mazda RX-8 Hydrogen RE é o primeiro carro de passageiros de combustão interna de hidrogénio disponível em leasing, isto depois das companhias Idemitsu Kosan Co. Ltd, em Tóquio, e a Iwatani International Corporation, em Osaka, terem sido as primeiras a dar este passo pioneiro, seguindo a Cidade e Câmara Municipal de Hiroshima. O preço de leasing para estes veículos Mazda RX-8 Hydrogen está definido em apenas 420.000 yen por mês (cerca de 2.860 euros por mês), ou seja, apenas pouco mais de metade do preço de leasing de um modelo equivalente com sistema de pilhas de combustível, o que representa uma forte vantagem competitiva para assegurar o desenvolvimento a longo prazo de uma rede de hidrogénio.
vi na wikipédia que o primeiro motor wankel gastava muito oleo. é normal e até faz sentido mas é a unica desvantagem desse motor? o problema já foi resolvido? porque só se aplica ao rx-8?
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