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Audi e-tron: problemas e mais problemas

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    Audi e-tron: problemas e mais problemas

    Bom, há tantos tópicos anti-Tesla que talvez não seja mau por os pés na realidade.

    Por aqui se advoga que mal as marcas tradicionais o quisessem, era só produzirem elétricos às paletes, com a sua irrepreensível qualidade de acabamentos, e a Tesla estaria feita.

    Vejamos então os primeiros passos de uma consagradíssima marca, a Audi, com o seu e-tron.

    O carro está muito bem em design e acabamentos, dentro do estilo da marca, e até consegue um sistema de carragamento muito interessante, porventura o mais rápido existente no mercado (assim houvesse postos de carregamento de 150 kW para se tirar partido dele). Mas depois:

    - gasta energia que nem um bebedolas, é o carro elétrico mais ineficiente à venda (com o necessário impacto na autonomia que fica ridícula para viagens de autoestrada);

    - está a ser produzido a conta-gotas por falta de baterias (onde estão os que criticavam a Tesla pela demora em escalar a produção?);

    - atrasos de produção devido a problemas de software;

    - e agora, cereja em cima do bolo, todas as unidades vendidadas chamadas à oficina para resolver um problema de impermeabilização, que deixava entrar água nos circuitos de alta voltagem com risco de incêndio para as baterias.

    https://forococheselectricos.com/201...incendios.html

    Presumo que seja muito mais sexy dizer mal da Tesla...

    #2
    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
    Bom, há tantos tópicos anti-Tesla que talvez não seja mau por os pés na realidade.

    Por aqui se advoga que mal as marcas tradicionais o quisessem, era só produzirem elétricos às paletes, com a sua irrepreensível qualidade de acabamentos, e a Tesla estaria feita.

    Vejamos então os primeiros passos de uma consagradíssima marca, a Audi, com o seu e-tron.

    O carro está muito bem em design e acabamentos, dentro do estilo da marca, e até consegue um sistema de carragamento muito interessante, porventura o mais rápido existente no mercado (assim houvesse postos de carregamento de 150 kW para se tirar partido dele). Mas depois:

    - gasta energia que nem um bebedolas, é o carro elétrico mais ineficiente à venda (com o necessário impacto na autonomia que fica ridícula para viagens de autoestrada);

    - está a ser produzido a conta-gotas por falta de baterias (onde estão os que criticavam a Tesla pela demora em escalar a produção?);

    - atrasos de produção devido a problemas de software;

    - e agora, cereja em cima do bolo, todas as unidades vendidadas chamadas à oficina para resolver um problema de impermeabilização, que deixava entrar água nos circuitos de alta voltagem com risco de incêndio para as baterias.

    https://forococheselectricos.com/201...incendios.html

    Presumo que seja muito mais sexy dizer mal da Tesla...
    O facto do e tron gastar mais que a concorrência acho que está ligado ao facto de ser um carro extremamente pesado.
    Pelo que tenho lido, o.carro segue os pergaminhos da marca em.termos de qualidade e solidez, ao contrário dos concorrentes da tesla que estão muitos furos abaixo da audi, pelo que a diferença de peso pode vir daqui.
    Em AE, a aerodinamica também não é famosa, mas mesmo assim é o carro que tem.menor aumento de consumo com a velocidade (vi um teste com.esses dados).
    Não fosse o.preço alto e o facto.de não haver uma.rede de carregamento em condições (ponto para a tesla), e seria uma opção mais que válida.
    Hoje o Bjorn fez um.teste de 1000km em 10h (falhou por 10min) com o.model 3.
    Falou-se que era interessante faZer o mesmo.com.o.audi.
    Vamos ver se ele faz e quais os resultados.

    Comentário


      #3
      Só uma correcção: Essa ideia de que o e-tron carrega mais rápido que o Model 3 já foi desmontada, porque foi baseada num gráfico que já se provou ser falso e desonesto por parte da Audi.

      Correcting Audi: Tesla Model 3 Charges Over 2 Times Faster Than Audi e-tron

      https://cleantechnica.com/2019/05/17...n-audi-e-tron/

      De resto, é o esperado porque fazer um carro eléctrico não é fácil, e toda a gente que não faz carros eléctricos acha que é fácil. O que isto faz é apenas desmontar outro mito de que um fabricante "premium" ou com 100+ anos de experiência tem sempre um know-how maior que um novo construtor ou um "non-premium".

      Comentário


        #4
        Concordo. Não fosse ser caro, ineficiente, não ter rede de abastacimento, bem como a panóplia de problemas de juventude que o estão a afetar, seria um carro bom.

        Quem quiser um carro menos bem acabado, mas mais barato, eficiente, com uma rede de carragamento rápido distribuída por toda a europa, já sabe onde procurar.

        Comentário


          #5
          As pessoas pensam que um carro é... um carro, logo quem faz um Q7 também sabe fazer um E-Tron.

          As marcas não tinham nos seus quadros pessoas qualificadas para desenvolver carros eléctricos, não fabricavam carros eléctricos, para que é que precisavam dessas pessoas?

          Agora estão a aprender como outro qualquer.

          Sim porque um carro eléctrico não é como um carro ICE, embora para o comum dos mortais "deve ser tudo igual" mas é um pressuposto errado.

          Quantos aos problemas podem juntar ai as dificuldades em carregar nos próprios carregadores da rede patrocinada pela Audi (Ionity) onde os carregadores não reconheciam os carros...

          Todas as marcas vão passar por isto, tenho é pena dos últimos a chegar...

          Comentário


            #6
            O audi a150km/h consome mais 10% que o model x (27x30), pelo que em viagens grandes o audi terá vantagem teórica pois carrega mais rápido (havendo carregadores para isso).
            Não é, de todo, tão ineficiente como indicas.

            Comentário


              #7
              Os alemães investiram demasiado no Diesel, com todas as consequências que daí advêm. Não é por acaso que um grande número de notícias a dar o Diesel com um grande futuro e os eléctricos como má solução vêm da Alemanha...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                Só uma correcção: Essa ideia de que o e-tron carrega mais rápido que o Model 3 já foi desmontada, porque foi baseada num gráfico que já se provou ser falso e desonesto por parte da Audi.

                Correcting Audi: Tesla Model 3 Charges Over 2 Times Faster Than Audi e-tron

                https://cleantechnica.com/2019/05/17...n-audi-e-tron/

                De resto, é o esperado porque fazer um carro eléctrico não é fácil, e toda a gente que não faz carros eléctricos acha que é fácil. O que isto faz é apenas desmontar outro mito de que um fabricante "premium" ou com 100+ anos de experiência tem sempre um know-how maior que um novo construtor ou um "non-premium".
                Realmente...deixei-me ir pelo gráfico. É verdade que apenas baixa dos 150 kW aos 80% de SOC, o que é muito melhor que a concorrência, mas onde a concorrência carrega a elevadíssima velocidade (SOCs baixos) o e-tron está a carregar devagar...só aos 55% de SOC chega aos 150 kW.

                Não sendo mau, de facto fica atrás do model 3.

                Comentário


                  #9
                  A ineficiência do eTron surpreende alguém quando usa um chassis em aço?

                  Em nome da rentabilidade a Audi cuspiu na fórmula que tanto defendeu no A8. Obviamente que isso tem consequências, nomeadamente num SUV médio/superior que já seria um paquiderme como ICE e que vai ser muito mais com um pack de baterias.

                  O EQC também não deve fazer melhor, comete o mesmo pecado.

                  De resto não vejo nada que justifique a histeria que o autor do tópico quer trazer.

                  A rede IONITY cresce de dia para dia e já é razoável nos maiores mercados europeus, portanto as vantagens do carregamento rápido já são possíveis.

                  O problema da impermeabilização ser resolvido nesta fase é um sinal de normalidade, mal seria se só o resolvessem com vários meses/anos de unidades na estrada. Problemas todos têm nomeadamente em novas tecnologias, esperar que seja tudo perfeito é não ser realista.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                    As pessoas pensam que um carro é... um carro, logo quem faz um Q7 também sabe fazer um E-Tron.

                    As marcas não tinham nos seus quadros pessoas qualificadas para desenvolver carros eléctricos, não fabricavam carros eléctricos, para que é que precisavam dessas pessoas?

                    Agora estão a aprender como outro qualquer.

                    Sim porque um carro eléctrico não é como um carro ICE, embora para o comum dos mortais "deve ser tudo igual" mas é um pressuposto errado.

                    Quantos aos problemas podem juntar ai as dificuldades em carregar nos próprios carregadores da rede patrocinada pela Audi (Ionity) onde os carregadores não reconheciam os carros...

                    Todas as marcas vão passar por isto, tenho é pena dos últimos a chegar...
                    Em Portugal o Jaguar i-Pace não consegue carregar nos postos de carga rápida. Problemas de protocolos...associado a pouca eficiência, fica impossível de viajar para além do alcance normal do carro.

                    Olha se fosse um Tesla.
                    Editado pela última vez por RLTsport; 10 June 2019, 19:05.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                      A ineficiência do eTron surpreende alguém quando usa um chassis em aço?

                      Em nome da rentabilidade a Audi cuspiu na fórmula que tanto defendeu no A8. Obviamente que isso tem consequências, nomeadamente num SUV médio/superior que já seria um paquiderme como ICE e que vai ser muito mais com um pack de baterias.

                      O EQC também não deve fazer melhor, comete o mesmo pecado.

                      De resto não vejo nada que justifique a histeria que o autor do tópico quer trazer.

                      A rede IONITY cresce de dia para dia e já é razoável nos maiores mercados europeus, portanto as vantagens do carregamento rápido já são possíveis.

                      O problema da impermeabilização ser resolvido nesta fase é um sinal de normalidade, mal seria se só o resolvessem com vários meses/anos de unidades na estrada. Problemas todos têm nomeadamente em novas tecnologias, esperar que seja tudo perfeito é não ser realista.
                      Por uma fração disto já aqui havia 300 tópicos a malhar na Tesla, se fossem problemas dessa marca.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                        Realmente...deixei-me ir pelo gráfico. É verdade que apenas baixa dos 150 kW aos 80% de SOC, o que é muito melhor que a concorrência, mas onde a concorrência carrega a elevadíssima velocidade (SOCs baixos) o e-tron está a carregar devagar...só aos 55% de SOC chega aos 150 kW.

                        Não sendo mau, de facto fica atrás do model 3.
                        O model 3 ainda não carrega com as velocidades desse gráfico.
                        Saiu agora um update que permite que o carro carregue a 200kwh. Nos SC V2 não consegue essa velocidade.
                        Estou curioso para ver como o model 3 se comporta a carregar com este novo update.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                          O audi a150km/h consome mais 10% que o model x (27x30), pelo que em viagens grandes o audi terá vantagem teórica pois carrega mais rápido (havendo carregadores para isso).
                          Não é, de todo, tão ineficiente como indicas.
                          Gasta o dobro do model 3 (culpa do formato SUV), mas é o pior de todos os SUV à venda (model X, i-Pace, EQC).

                          Comentário


                            #14
                            E a tesla que se apresse a trabsformar os SC v2 em v3, principalmente em Portugal, pois quero parar pouco tempo para carregar.

                            Comentário


                              #15
                              Quero ver se os mesmos do costume vão comentar as falhas do E-Tron no que toca a possiveis incêndios ou vão ficar em silêncio, denunciando assim, a sua parcialidade e organização que está aqui montada, como muitos já viram.

                              Quanto ao carro, continuava a ser o único SUV eléctrico que comprava neste momento... Contudo, as falhas têm de ser revistas principalmente se aumentam o risco de incêndio. É grave e tem de ser revisto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                Gasta o dobro do model 3 (culpa do formato SUV), mas é o pior de todos os SUV à venda (model X, i-Pace, EQC).
                                No teste gastou mais 50% que o model 3.
                                O ipace é um marreco pequeno. O eqc nunca vi nenhum, nem nenhum teste em condições.
                                Mas comparar o model 3 com o.etron é abusar.
                                Não é muito diferente do model x

                                Comentário


                                  #17
                                  Não se preocupem que eles vendem na mesma

                                  No entanto o tópico parece estranho, parace que o autor está todo contente com os defeitos do e-tron, não entendo. Contudo vem aí um novo e-tron mais leve, veremos se vem já com muitos dos problemas resolvidos.

                                  E não entendo pq comparam a rede de carregamento tesla a uma inexistente e que nunca vai existir, era bonito todas as marcas fazerem os seus postos de re-carregamento...

                                  É um produto novo, não sei que esperavam, só em relação a esse recall parece amadorismo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
                                    Não se preocupem que eles vendem na mesma

                                    No entanto o tópico parece estranho, parace que o autor está todo contente com os defeitos do e-tron, não entendo. Contudo vem aí um novo e-tron mais leve, veremos se vem já com muitos dos problemas resolvidos.

                                    E não entendo pq comparam a rede de carregamento tesla a uma inexistente e que nunca vai existir, era bonito todas as marcas fazerem os seus postos de re-carregamento...

                                    É um produto novo, não sei que esperavam, só em relação a esse recall parece amadorismo...
                                    A rede ionity não existe?
                                    Claro que existe e está em franca expansão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sendo um produto com muitas inovações (para a marca) é normal que tenha problemas de juventude. Tal como acontece na Tesla.

                                      Aparentemente só a Nissan é que concebeu e testou o Leaf como deve ser. Os Japoneses não brincam, nem com carros elétricos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                        E a tesla que se apresse a trabsformar os SC v2 em v3, principalmente em Portugal, pois quero parar pouco tempo para carregar.
                                        Já te decidiste?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fui simular uma viagem de 1000km entre Oslo e a Alemanha no abetterrouteplaner e o TM3 Performance é mais rápido que o E-Tron (mesmo este carregando a 150kw na rede Ionity) mas é mais rápido... 8min, já o TMX Long Range faz exactamente o mesmo tempo do E-Tron.

                                          O Bjorn parece que na próxima semana pode fazer novamente o teste porque o carro dele vai ter uma actualização de software e vai poder carregar a 200kw na rede Ionity onde o E-Tron só consegue carregar a 150Kw.

                                          De qualquer forma os 200Kw deverão ter uma curva de carregamento diferente do E-Tron mas vai servir para dilatar os 8 min de avanço.

                                          Tenho a ideia que há carregadores Ionity com 175Kw de potencia máxima ou seja nem sempre poderá utilizar os 200kw.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Sendo um produto com muitas inovações (para a marca) é normal que tenha problemas de juventude. Tal como acontece na Tesla.

                                            Aparentemente só a Nissan é que concebeu e testou o Leaf como deve ser. Os Japoneses não brincam, nem com carros elétricos.
                                            Essa não é aquela marca que lançou um carro eléctrico com um deficiente controlo de temperatura das baterias e que deu má fama aos carros eléctricos porque as baterias se degradavam a uma velocidade assinalável, o que levou a que ainda hoje muita gente ache que as baterias dos carros eléctricos não duram muito tempo?

                                            Comentário


                                              #23
                                              O mais importante disto tudo é que em Portugal não se pode vender electricidade sem ser pela Mobi.e e isso está a atrasar Portugal em relação à rede de carregamentos, no mesmo simulador uma viagem do Porto a Faro no TMX leva 5h25, num E-Tron... 7h44, coisa pouca, mas também podem comprar um I-Pace e levar 7h17 para fazer a mesma viagem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                                Já te decidiste?
                                                Falta vender a minha carrinha, mas já esteve mais longe.
                                                Ainda existe a remota possibilidade de ser um kauai, mas a hyundai não gosta de vender carros.
                                                Mas o mais certo é ser o model 3 lr rwd. Até ao final.do mês vou comprar, quase de certeza.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                  Falta vender a minha carrinha, mas já esteve mais longe.
                                                  Ainda existe a remota possibilidade de ser um kauai, mas a hyundai não gosta de vender carros.
                                                  Mas o mais certo é ser o model 3 lr rwd. Até ao final.do mês vou comprar, quase de certeza.
                                                  Tem a certeza que está preparado para ter um Tesla?

                                                  No sábado foi levantar um TMS (não era para mim) e aquilo é surreal, o carro é entregue num armazém partilhado com uma empresa de parqueamento automóvel do aeroporto de Lx, os funcionários percebem tanto de Tesla como eu de varinhas magicas, não acredito que as pessoas mais picuinhas consigam sobreviver à experiência.

                                                  Ao lado estavam a entregar um TMX a um casal já velhotes... até me arrepiei.

                                                  É importante informarem-se primeiro de como tudo funciona, o grupo do facebook ajuda, os youtuber explicam tudo, informem-se com quem tem carros iguais, como se carrega, que é preciso fazer ás tomadas onde carregam em casa, os cartão que precisam, as aplicações, a rede wifi na garagem, as configurações dos comandos do carro.

                                                  Informem-se, muita informação, os carros são espetaculares mas sem informação vão passar um mau bocado.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                    Tem a certeza que está preparado para ter um Tesla?

                                                    No sábado foi levantar um TMS (não era para mim) e aquilo é surreal, o carro é entregue num armazém partilhado com uma empresa de parqueamento automóvel do aeroporto de Lx, os funcionários percebem tanto de Tesla como eu de varinhas magicas, não acredito que as pessoas mais picuinhas consigam sobreviver à experiência.

                                                    Ao lado estavam a entregar um TMX a um casal já velhotes... até me arrepiei.

                                                    É importante informarem-se primeiro de como tudo funciona, o grupo do facebook ajuda, os youtuber explicam tudo, informem-se com quem tem carros iguais, como se carrega, que é preciso fazer ás tomadas onde carregam em casa, os cartão que precisam, as aplicações, a rede wifi na garagem, as configurações dos comandos do carro.

                                                    Informem-se, muita informação, os carros são espetaculares mas sem informação vão passar um mau bocado.
                                                    É para exactamente isso que este fórum e outros sítios online servem.

                                                    Há comunidades online onde a entre-ajuda é espectacular!

                                                    De resto, é isso mesmo: o carro requer uma certa curva de aprendizagem no início, que tipos de carregadores há, fichas type 2, CCS2, ChadeMo, sumerchargers, ionitys, etc, como pagar, como instalar em casa, como agendar um serviço, e se rachar o vidro como substituir e etc.

                                                    Há um risco, mas também há um benefício. Os early adopters ajudam sempre depois a quem vem a seguir.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                      Tem a certeza que está preparado para ter um Tesla?

                                                      No sábado foi levantar um TMS (não era para mim) e aquilo é surreal, o carro é entregue num armazém partilhado com uma empresa de parqueamento automóvel do aeroporto de Lx, os funcionários percebem tanto de Tesla como eu de varinhas magicas, não acredito que as pessoas mais picuinhas consigam sobreviver à experiência.

                                                      Ao lado estavam a entregar um TMX a um casal já velhotes... até me arrepiei.

                                                      É importante informarem-se primeiro de como tudo funciona, o grupo do facebook ajuda, os youtuber explicam tudo, informem-se com quem tem carros iguais, como se carrega, que é preciso fazer ás tomadas onde carregam em casa, os cartão que precisam, as aplicações, a rede wifi na garagem, as configurações dos comandos do carro.

                                                      Informem-se, muita informação, os carros são espetaculares mas sem informação vão passar um mau bocado.
                                                      A entrega do carro não me faz confusão. Pior que a nissan não deve ser!!!
                                                      O carregamento pode ser feito numa.tomada normal, que é mais.que suficiente para utilização do dia a dia.
                                                      Wi fi na garagem também tenho, assim como várias tomadas.
                                                      Para carregar nos supercharger e info sobre o funcionamento do.carro os vendedores devem dar essa informação.
                                                      O cartão da rede mobi e, quando comprar o carro também posso perguntar aqui, ou no site da mobi e.
                                                      Relativamente a peças de desgaste, vidros, peças de substituição é o meu maior receio, mas com a quantidade de teslas que estão a vender, mau é se já não têm informação para me dar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Bjorn publicou a roadtrip que fez no Kia eSoul e a páginas tantas reconhece que com a autonomia do Kia e a rede Ionity demora o mesmo tempo a fazer a viagem que no seu Model 3.
                                                        De resto, a Audi (e a Mercedes) não foram as primeiras marcas alemãs a entrar no mercado dos carros eléctricos: toda a gente se parece esquecer que o BMW i3 já anda por aí aos anos...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                          A rede ionity não existe?
                                                          Claro que existe e está em franca expansão.
                                                          Pertence apenas a uma marca?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
                                                            Pertence apenas a uma marca?
                                                            Não, mas qq marca pode lá carregar.
                                                            E e uma excelente rede que está a crescer a bom ritmo e com potências de carregamento muito boas.
                                                            Pode não ser tão boa como acrede supercharger, mas daqui a uns anos não duvido que seja maior.

                                                            Não, mas

                                                            Comentário

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